Mudança de CPF pela RFB
Na eventual necessidade de alterar o CPF de um colaborador que já foi enviado para o eSocial (possui recibos), não será possível alterar este dado diretamente no cadastro deste colaborador (FR034FUN). Neste caso, é preciso usar esta tela de alteração de CPF.
Este procedimento é necessário pois o CPF é usado pelo eSocial como o principal identificador do trabalhador. Com base nele são aplicadas inúmeras regras e validações, entre elas, a necessidade de vincular o CPF antigo e o novo.
Por esta razão, apesar de tratar-se de um dado pessoal do trabalhador, essa alteração não pode ser feita através do envio de um evento S-2205 (Alteração de dados Cadastrais).
Importante
- A tela de mudança do CPF deve ser usada somente quando o CPF é alterado junto à Receita Federal do Brasil (RFB). Nunca poderá ser usada se o colaborador apenas foi enviado com o CPF errado para o eSocial, por exemplo.
- Esta rotina não está disponível por padrão no sistema. Se você tem colaboradores que alteraram seu CPF pela RFB e precisa utilizá-la, entre em contato com seu canal de Suporte via chamado através do 0800net. Será feita uma avaliação do cenário e, se necessário, fornecido um parâmetro para habilitar o menu no Administração de Pessoal.
Existem diversas regras que são aplicadas à troca do CPF do colaborador. Recomendamos a leitura das orientações completas na versão mais recente do Manual de Orientação do eSocial (MOS), disponível no Portal do eSocial.
Para trocar o CPF, o eSocial se baseia no envio de um evento de desligamento (S-2299 ou S-2399) seguido de um novo evento de admissão (S-2200 ou S-2300). Portanto, as informações preenchidas nesta tela serão usadas para gerar estes leiautes.
Para alterar o CPF usando esta tela, o colaborador não pode ter:
- envios de leiautes (não periódicos e periódicos) pendentes para envio ou para retorno do eSocial;
- um afastamento na data da alteração do CPF;
- um leiaute inicial S-2300 e admissão anteriores ao início dos leiautes não periódicos;
- pendências de envios do eSocial não processadas para o cadastro, assim como envios aguardando recibos;
- envios válidos com recibo posteriores à data de mudança do CPF.
O sistema possui estas condições pois, se não forem atendidas, o próprio ambiente do Governo não aceitará a troca do CPF.
Para saber mais sobre como fazer a alteração de CPF no sistema e ver a relação completa de condições, leia as orientações no nosso Manual do eSocial.
Para alterar o CPF do colaborador do tipo Beneficiário o processo deve ser realizado com o tipo de alteração 2 - Alterar pelo Administração de Pessoal. Siga os passos abaixo para realizar a troca do CPF:
- Alterar o CPF pela tela Mudança de CPF pela RFB (FR038CPF);
- Cadastrar o Término de Benefício (S-2420) com o motivo 10- Mudança de CPF do beneficiário;
- Cadastrar o Início de Benefício (S-2410) com a situação 3 - Mudança de CPF do beneficiário;
Campos
Empresa, Tipo Colaborador e Colaborador
Seleciona a empresa e o cadastro do colaborador que terá o seu CPF alterado.
CPF Anterior
Informe o número do CPF anterior (que será alterado) do colaborador.
Matrícula eSocial Anterior
Preencha com o número da matrícula anterior do colaborador junto ao eSocial. Após a troca do CPF, o colaborador receberá uma nova matrícula.
CPF
Informe o número do novo CPF do colaborador.
Data Alteração pela RFB
Preencha com a data em que o CPF foi alterado junto à Receita Federal Brasileira (RFB).
Observação
O motivo de desligamento "36 – Mudança de CPF" passou a existir na Tabela 19 do eSocial em 21/01/2019.
Portanto o campo Data Alteração pela RFB só permite informar uma data igual ou posterior a 22/01/2019 (pois o sistema gera um desligamento com este motivo no dia anterior à troca). Se essa data não for respeitada, o envio será rejeitado pelo eSocial.
Tipo de Alteração
Indique como a alteração do CPF foi ou será feita:
- 1 - Alteração realizada pelo Portal WEB (eSocial): indica que a alteração do CPF já foi feita diretamente pelo sistema Portal WEB do próprio eSocial. Esta opção indica ao sistema que o CPF já foi alterado pelo Portal.
Com esta opção o Administração de Pessoal não irá gerar os leiautes para trocar o CPF no eSocial (pois entende-se que o processo foi feito pelo Portal WEB). Somente irá considerar esta informação na geração dos leiautes futuros.
Será preciso também fornecer o novo número de matrícula do colaborador. A nova matrícula tem origem depois da troca pelo Portal WEB e o campo Nova Matrícula eSocial será habilitado para preencher este dado.
Condições para usar o tipo de alteração "1 - Alteração realizada pelo Portal WEB (eSocial)":Não é permitido utilizar esta opção quando:
- o colaborador tem S-1200 na competência de alteração ou posterior
- o colaborador tem eventos não periódicos com recibo e com data igual ou posterior à data de alteração
Caso o colaborador tenha algum evento não periódico com erro e data posterior à data de alteração de CPF, este evento deve ter sua pendência recriada a partir da tela de consulta de pendências e então processada novamente a partir da tela de Gerar Não Periódicos (FRGERNPE).
- 2 - Alterar pelo Administração de Pessoal: selecione esta opção se pretende realizar a alteração do CPF usando o Administração de Pessoal.
Com esta opção o sistema irá fazer o processo completo de alteração do CPF do colaborador, gerando os leiautes necessários para trocar o CPF no eSocial.
Nova Matrícula eSocial
Preencha a nova matrícula do colaborador junto ao eSocial. Esta matrícula é originada quando o CPF é alterado por meio do Portal WEB do eSocial.
Este campo é habilitado e obrigatório somente quando a opção "1 - Alteração realizada pelo Portal WEB (eSocial)" é selecionada no Tipo de Alteração. Além disso, deve ser informada a nova matrícula gerada no eSocial para que o sistema faça o vínculo com o portal.
Observação
Opcionalmente, forneça informações adicionais sobre a troca do CPF.
Botões
Processar
Quando todas as informações foram preenchidas, clique para iniciar a alteração do CPF.
Ao clicar neste botão, caso o processamento ocorra com sucesso, o sistema irá gerar as pendências de envio dos leiautes necessários para o eSocial, contendo as informações do CPF anterior e do novo CPF.
Log
Clique para verificar se o processamento da alteração ocorreu com sucesso ou se apresentou inconsistências.
English
Español
English
Español


