Levantamento de Necessidades de Treinamento
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Levantamento de Necessidades de Treinamento é o conjunto de procedimentos que visam identificar as demandas que possam ser atendidas com atividades de T&D.
É possível efetuar o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) dos colaboradores.
A rotina permite comparar um conjunto de requisitos com os históricos de uma pessoa, identificando quais requisitos foram atendidos e quais estão pendentes.
O conjunto de requisitos pode ser obtido através dos grupos de requisitos definidos para o colaborador ou uma lista de requisitos informada pelo usuário.
Os grupos de requisitos serão obtidos a partir de:
- Um cargo, que pode ser o cargo atual do colaborador ou um cargo simulado;
- Um ou mais postos, que podem ser os postos onde o colaborador atua (atuação principal e/ou adicional) ou postos simulados.
Também é possível considerar os treinamentos necessários para membros da Brigada de incêndio, para os membros da CIPA e os treinamentos exigidos pelos EPIs.
Para efetuar o levantamento, o usuário deve informar uma data de referência, definir os critérios de análise, definir os filtros e processar.
Nota
Esta rotina somente está disponível quando a rotina de gestão por competências e a rotina de pessoas estiverem ativas.
Lista de colaboradores
É apresentada uma lista com os colaboradores que atendem os critérios e a abrangência informada. Não serão considerados os colaboradores demitidos na data de referência.
Lista de requisitos do colaborador selecionado
É apresentada uma lista com os requisitos do colaborador selecionado na lista de colaboradores que atendem os critérios e a abrangência informada.
Detalhes sobre o requisito selecionado
São apresentados os detalhes sobre o requisito selecionado na lista de requisitos. As informações apresentadas variam de acordo com o tipo de requisito e a situação.
Detalhes sobre requisitos de aperfeiçoamento
Requisito de aperfeiçoamento não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e links para as ações disponíveis para este tipo de requisito.
Requisito não atendido
- Colocar o colaborador em uma lista de espera
- Efetuar uma solicitação de treinamento para o colaborador
- Registrar o histórico para o colaborador
Requisito de aperfeiçoamento atendido
Apresenta texto indicando como o requisito foi atendido com um link para a respectiva tela do histórico.
Requisito atendido
Colaborador participou deste curso entre os dias 01/03/2012 e 15/03/2012, totalizando 80 horas. A média obtida foi 8,50 e a frequência foi de 75%.
Requisito de aperfeiçoamento planejado
Apresentar texto indicando que existem ações planejadas para este requisito com um link para as respectivas telas.
Requisito planejado
Existe uma solicitação de treinamento pendente para o colaborador desde 15/06/2012.
O colaborador consta na lista de espera da turma/evento 0001.
Detalhes sobre requisitos de competência
Requisito de competência não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e links para as ações disponíveis para este tipo de requisito.
Requisito não atendido
- Colaborador possui histórico desta competência com perfil de aplicação diferente do exigido.
- Colaborador possui histórico desta competência com revisão diferente do exigido.
- Colaborador possui histórico desta competência com nota/conceito abaixo do exigido.
- Cadastrar um objetivo no plano de desenvolvimento individual deste colaborador para desenvolver a competência.
- Registrar o histórico para o colaborador.
Requisito de competência atendido
Requisito atendido
Colaborador adquiriu a competência em 01/04/2012.
Requisito de competência planejado
Requisito planejado
Existe um objetivo no plano de desenvolvimento individual cadastrado para o desenvolvimento desta competência
Detalhes sobre requisitos de formação
Requisito de formação não atendido
Apresenta texto indicando que o requisito não foi atendido e as ações disponíveis para este tipo de requisito
Requisito não atendido
Efetuar uma solicitação de auxílio para o colaborador
Registrar o histórico para o colaborador
Requisito de formação atendido
Requisito atendido
Colaborador participou deste curso no período de 01/03/2008 e 15/12/2011 em Universidade Regional de Blumenau. Este curso está com situação: concluído.
Requisito de formação planejado
Requisito planejado
Existe uma solicitação de auxílio para este curso de formação feita em 29/10/2011.
Itens de medição do requisito de competência
Quando for um requisito de competência, apresenta os itens de medição a partir do cadastro da competência conforme protótipo. Quando o colaborador atendeu o requisito e a origem do seu histórico for calculada, são demonstrados quais itens foram considerados para a obtenção da competência.
Itens de desenvolvimento do requisito de competência
Quando for um requisito de competência, o sistema apresenta os itens de desenvolvimento da competência, que poderão ser usados para desenvolver o colaborador visando a aquisição da competência conforme protótipo. É permitido que o usuário inclua históricos para o colaborador conforme o tipo do item de desenvolvimento.
Ações disponíveis por tipo de requisito
É fornecido um conjunto de ações que visam o desenvolvimento do colaborador de acordo com o tipo de requisito. Estas ações podem ser personalizadas pelo administrador.
- Persistir o resultado da análise
- Permite a gravação do resultado do levantamento de necessidades de treinamento para consultas posteriores através de regras ou relatórios.
- Ao gravar o resultado da análise, são armazenadas as seguintes informações do colaborador:
- Empresa*
- Tipo de colaborador*
- Cadastro*
- Data do LNT*
- Estrutura de postos
- Posto de trabalho
- Estrutura de cargos
- Cargo
- Origem do cargo (Real/Simulado)*
- Origem do posto (Real/Simulado)*
Também são armazenadas as seguintes informações dos requisitos:
- Tipo de requisito: Aperfeiçoamento, Competência ou Formação *
- Código do curso de aperfeiçoamento - obrigatório quando o tipo for aperfeiçoamento
- Código da competência - obrigatório quando o tipo for competência
- Código do curso de formação - obrigatório quando o tipo for formação
- Situação do requisito: Atendido, Não atendido, Planejado*
- Origem do requisito: Cargo, Posto titular, Posto adicional, Brigada, CIPA, EPI*
Botões
Filtros (Seleção)
O usuário poderá definir a abrangência que será considerada ao buscar os colaboradores e seus requisitos.
Os filtros disponíveis são:
- Tipo de colaborador (+)
- Colaborador (+)
- Filial (+): ao pesquisar os registros serão exibidos somente filiais da empresa ativa
- Posto de trabalho (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente postos da estrutura usada pela empresa ativa
- Local (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente locais do organograma usado pela empresa ativa
- Cargo (+): ao pesquisar os registros são exibidos somente cargos da estrutura usada pela empresa ativa
- EPI (+) *
- Curso de formação (+) *
- Curso de aperfeiçoamento (+) *
- Competência (+)
- Perfil de aplicação (+) *
Os campos marcados com * estarão disponíveis apenas quando o conjunto de requisitos é obtido através dos grupos de requisitos definidos para o colaborador.
Mostrar
Ao processar a consulta, serão identificados os requisitos do cargo e/ou posto de cada colaborador através das rotinas de busca de requisitos do posto de trabalho e do cargo.
Serão considerados somente os grupos de requisitos cuja utilização esteja dentro da abrangência especificada nas definições do LNT por empresa.
Serão considerados os tipos de requisitos especificados nos critérios de análise.
A partir desta lista, será verificado se o colaborador possui os históricos correspondentes considerando os históricos por pessoa.
Reiniciar
Utilizado para reiniciar o processo de levantamento de necessidade de treinamento.