Conceitos Avaliação
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
As avaliações têm por finalidade aferir o grau em que o empregado atende aos padrões técnicos e de comportamento exigidos pelo seu cargo e estimulá-lo a melhorar os resultados de seu trabalho, desenvolver-se e merecer as oportunidades e compensações que a empresa pode oferecer.
O simples fato de que as pessoas possuem diferentes conhecimentos e tendem a comportar-se de maneira desigual em relação aos objetivos de seus cargos e da organização justifica o uso da avaliação de desempenho. Ela oferece uma excelente oportunidade para superar essas dificuldades, além de servir para a consecução dos vários outros objetivos já alinhados. Constitui-se ainda em complemento importante para outros programas de recursos humanos, dentre eles, a Administração de Salários e o Levantamento de Necessidades de treinamento.
O objetivo fundamental da Avaliação de Desempenho é a necessidade de informação: os membros da direção formam conceito a partir da observação permanente de seus subordinados. O empregado é informado dos resultados e pode melhorar para a avaliação seguinte, assim por diante.
Quem avalia?
Várias podem ser as modalidades, mas em geral o superior imediato e a auto-avaliação são as mais utilizadas.
A avaliação 360
Está em alta e se resume à avaliação muito mais ampla, em que dentre os avaliadores também constam cargos pares, os clientes internos e externos, fornecedores, atribuindo-se pesos àquelas de maior relevância.
Os resultados da avaliação de desempenho podem ser estabelecidos em pontos ou percentuais de desempenho. Estes resultados poderão servir para determinar um plano de melhoria que inclui treinamentos e cursos, e de oportunidades de promoção e aumento de remuneração para os avaliados.
A avaliação deve ocorrer periodicamente tendo-se assim um acompanhamento da
evolução dos empregados.
O CS e o TR, permitem que os colaboradores sejam avaliados nas habilidades, competências e conhecimentos exigidos para o cargo. Após as avaliações serão obtidas as notas ou percentuais alcançados nas avaliações de Conhecimentos, habilidades técnicas e habilidades pessoais.
As avaliações do CS e do TR, seguem o padrão da Avaliação 360º e para que os avaliadores sejam definidos e suas notas calculadas pela rotina, deve-se informar os pesos de cada avaliador (no CS em: Habilidades/Definições/Avaliações/Conhecimento,Performance e Excelência e no TR: Desenvolvimento/ Avaliações/ Definições/ Conhecimento, Performance e Excelência). Para cada avaliador deve-se informar o peso: auto-avaliação, subordinado, superior, etc.
Caso algum dos avaliadores constantes nessa tela não participe da avaliação, basta deixar o peso com zeros (00).
Deve-se também informar o percentual mínimo a ser atingido para que a habilidade ou o conhecimento seja certificado. Essa informação é efetuada dentro do cadastro do bloco da habilidade e para os conhecimentos no cadastro do próprio conhecimento em Tabelas/Cursos/Conhecimentos.
As avaliações são cadastradas no CS em Habilidades/Avaliações/Conhecimento, Performance e Excelência ou no TR em Desenvolvimento/ Avaliações/ Conhecimento, Performance e Excelência e as notas a serem utilizadas nessas avaliações são cadastradas em Tabelas/Curso/Notas Avaliação/Cadastro.
A tabela de notas cadastrada deverá estar informada dentro do cadastro de habilidade Técnica, conhecimento ou habilidade pessoal.
Documentação referente aos recursos (CS/TR) disponível na WEB ou Cliente-servidor.