Postos de Trabalho

Efetue o cadastramento e a manutenção dos postos de trabalho de uma determinada estrutura. Cada estrutura poderá ter tantos postos de trabalho quanto forem necessários.

Antes de criar novos postos de trabalho, é necessário cadastre uma Estrutura de Postos. Para utilizar a rotina de posto de trabalho, efetue uma Restruturação dos Postos de Trabalho, crie os postos conforme suas características e faça alocação dos colaboradores que estão na estrutura padrão.

Estrutura de Postos
Informe para qual estrutura será cadastrado/alterado o posto de trabalho. Para a estrutura "001-Estrutura Padrão - Uso interno sistema" não é permitido efetuar alterações do posto padrão, desta forma, o sistema não permite alterar suas características. Além disso, não é permitido criar novos postos de trabalho dentro desta estrutura.

Código Posto
Determine o código do posto a ser cadastrado/alterado.

Duplicar
Através deste botão acesse a tela de Duplicação de Posto de Trabalho.

Cadastro

Data Criação
Informe a data de criação do Posto de Trabalho. Este campo é obrigatório.

A data pode ser alterada quando não há colaborador alocado no posto de trabalho e quando é superior à data de criação de uma segunda característica de Posto.

Importante

Ao cadastrar postos de trabalho, os códigos dos postos não podem conter espaços nos seus extremos, podendo resultar em inconsistências caso esta prática não seja adotada.

Descrição
Informe uma descrição para o posto de trabalho. Campo obrigatório.

Perfil
Informe o perfil definido para o posto de trabalho. As características do posto serão habilitadas para cadastro de acordo com o perfil informado.

Usuário últ. alteração
Usuário que efetuou a última alteração no cadastro deste posto.

Data/Hora últ. alteração
Informe a data e horário que ocorreu a última alteração no cadastro deste posto.

Características

Defina as características que compõem o posto.

Importante

Data Início
Informe a partir de qual data são válidas as características informadas. O mesmo posto pode ter características diferentes, desde que em outros períodos.

Ao alterar o campo Data Criação do Posto, o sistema ajusta automaticamente a Data Início da primeira revisão das características do Posto, desde que a nova data de criação do posto seja inferior à data de criação de uma segunda característica de Posto.

Vários Cargos
Permite informar se este posto comporta vários cargos. Neste campo é possível informar "S" apenas se assim estiver definido no Perfil.

Nota

Este campo é associado à abrangência do colaborador: 

Cargo
Informe o cargo válido para este posto.

Importante

O cargo precisa sempre ter a data de criação anterior ou igual do início de vigência da característica do posto onde ele está sendo inserido.

Tipo Colaborador
Informe o tipo de colaborador válido para este posto.

Tipo de Vaga
Informe o tipo de vaga válido para este posto. Quando houver informações no campo Vínculo, o Tipo de Vaga será preenchido automaticamente.

Projeto e Fase
A funcionalidade dos campos é resumida ao Orçamento. Essa informação é replicada para o Orçamento Individual - Val. Rateio - Posto (FR185VPR).

Tomador
O campo só fica habilitado quando a Característica de Tomador da tela Perfis do Posto (FR017PER) é "Opcional" ou "Obrigatória", sendo o tipo de configuração da característica também válido para o campo.

Nota

Esse campo é somente utilizado para geração da Lotação do eSocial, e não está relacionado a Rotina de Tomadores do Cadastro de empresa.

Cargos

Quando no campo Vários Cargos for informada a opção "S", devem ser indicados aqui os outros cargos que serão válidos para este posto nesta grade. Aqui são definidas as características do posto de trabalho e em quais cargos os colaboradores podem estar.

Quando o campo Alteração nas Características do Posto, da tela Assinalamentos Diversos (FR000ASS), estiver com a opção "Atualizar automaticamente os históricos" ou "Perguntar se deseja atualizar os históricos e o cadastro do colaborador", a tela Atualização dos cadastros vinculados às Características do Posto de Trabalho (FRREACOL) é aberta e permite informar os destinos para os cargos alterados na grade das características, quando este possui alguma lotação no posto de trabalho.

Necessidades especiais

Quando no campo Permite PcD está definido que o posto permite informar as deficiências permitidas para aquele posto de trabalho no período de validade da característica, esta grade fica habilitada. Devem ser informadas nesta grade as deficiências permitidas para este posto de trabalho.

Regra por Entidade

Ao inserir, alterar ou excluir caracteristicas, serão executadas as regras por entidade que estiverem configuradas em Tabelas > Gerais > Regras por Entidade (FR000RPE), vinculadas à entidade R017CAR.

Ao inserir um novo posto de trabalho, e já informar as suas características, será executada a regra de alteração, pois a primeira característica é inserida diretamente pelo banco de dados e a guia característica é aberta na condição de editar o registro já existente.

Grupos de Usuário

Nesta guia devem ser informados de quais grupos de usuários os colaboradores/usuários informados são membros. Ao informar um grupo de usuários nesta tela o usuário herdará automaticamente suas permissões e abrangências. Esta operação não tem influência sobre os grupos de usuário cadastrados no Senior Gerenciador de Usuários.

Observação

Essa rotina tem limitações referente à performance do sistema, e hoje as únicas abrangências que são carregadas por padrão são de Colaboradores, Acertos de Apuração e Códigos de Cálculo. Para informar uma outra abrangência, será necessário criar a chave com.senior.vetorh.combination_abrangencia na Central de Configurações Senior, informando o código da abrangência no formato Código;Código; como exemplo: 3;5;6.

Em caso de lentidão no sistema, será necessário utilizar apenas algumas abrangências ou utilizar outra definição de abrangência.

Controle de Vagas

Somente disponível com proprietária específica de Controle de Vagas por Posto de Trabalho. Ao cadastrar um posto de trabalho o sistema deve permitir informar como será o controle de vagas do posto de trabalho de forma histórica.

Importante

Ao criar um novo posto de trabalho, o sistema cria automaticamente um cadastro de controle de vagas, assinalamento que controla vagas no próprio posto e considerando como data de alteração, a data de criação do posto.

Controle vagas
Informe como será o controle de vagas de cada posto de trabalho. Se o controle de vagas for feito através de um posto agrupador, o saldo será apurado considerando o quadro previsto e efetivo de todos os postos que o compõem. A ocupação dos postos agrupados independe da previsão do quadro, desde que não exceda a quantidade de vagas do posto agrupador.

Posto Agrupador
É possível informar o posto agrupador quando o tipo de controle for 2. O posto agrupador deve ser da mesma estrutura de postos do posto em questão e deve controlar vagas.

Informações Salariais

Estrutura Salarial

Informe a que estrutura salarial o posto de trabalho pertence. As estruturas (tabelas salariais) devem estar cadastradas na tela de Cadastro de Estruturas Salariais. A empresa pode utilizar essa informação para enquadrar o salário dos seus colaboradores, quando houver uma transferência de posto de trabalho. Ou ainda, para classificação dos postos de trabalho perante a(s) tabela(s) salariais da empresa. Caso não utilize esta informação, deixar o campo zerado.

Classe/Nível Instrução

Informar a classe e o nível máximos, que o colaborador poderá chegar, se não tiver a instrução exigida no posto de trabalho. Ou seja, a empresa poderá verificar se o colaborador possui a instrução mínima exigida pelo posto de trabalho, e caso não tenha, o mesmo não receberá reajustes salariais (com exceção dos reajustes legais), quando o seu salário atingir o salário informado como máximo na classe/nível instrução.

Quantidade Pontos
Cadastrar a quantidade de pontos que o posto de trabalho atingiu na avaliação de postos, será útil para a manutenção da tabela salarial. Também servirá para ajustar o posto de trabalho na classe correspondente da tabela.

Adicionais

De acordo com a Portaria MTE Nº 1885 DE 02/12/2013 - que determina o recebimento de periculosidade para colaboradores que exerçam atividades de segurança, e que exercem cargos específicos - nesta aba é possível cadastrar o Adicional de Periculosidade por Cargo, independente do local onde este profissional atua.

Importante

Não é possível inserir dois adicionais dentro do mesmo período, mesmo que sejam adicionais diferentes. Neste caso, será necessário inserir uma Competência de Término no histórico anterior e inserir os adicionais necessários na competência desejada.

Data Início
Cadastrar a data do início do adicionais referentes ao posto de trabalho.

% Insalubridade
Indicar o percentual de insalubridade devido, podendo ser zeros. Esta informação será retornada na função: RetAdiEmp e na variável de sistemas PerInsEmp .

% Periculosidade
Indicar o percentual de periculosidade devido, podendo ser zeros. Esta informação será retornada na função: RetAdiEmp e na variável de sistemas PerInsEmp.

Fator Tempo Serviço Homens
Indicar o fator para conversão do período trabalhado pelo colaborador sob estes percentuais, para o cálculo do tempo de serviço para aposentadoria. Esta informação será retornada na função: RetInfSalPos.

Fator Tempo Serviço Mulheres
Indicar o fator para conversão do período trabalhado pela colaboradora sob estes percentuais, para o cálculo do tempo de serviço para aposentadoria. Esta informação será retornada na função: RetInfSalPos.

Aposentadoria Especial
Indicar, se o colaborador tiver direito, a quantidade de anos devido de Aposentadoria Especial. Esta opção será retornada nas funções: RetInfSalPos e na variável de sistemas ApoEspEmp após execução da função RetAdiEmp.

Competência de Término
Permite fechar os históricos de adicionais informados no sistema, possibilitando assumir outros tipos de históricos na sequência de busca. Ou seja, com essa competência, é possível finalizar um histórico existente e assumir um nível hierárquico menor. A competência considera o último dia do mês na busca do adicional válido.

Anexos

A funcionalidade de anexar vários arquivos em uma tela é composta por uma guia contendo uma lista de arquivos anexados, um painel de pré-visualização e um painel com a opção para anexar arquivo.

Os anexos são exibidos em uma lista contendo o nome de cada arquivo e uma descrição. Quando não houver arquivo anexado o nome do arquivo não é exibido. Ao acionar a opção para anexar um arquivo será executado a tela de abertura de arquivos do Windows. Ao informar o arquivo, este será armazenado e o nome do arquivo deve ser exibido.

A descrição do nome do arquivo anexado é exibida como um link de hipertexto (sublinhado e cor azul). Ao clicar sobre o nome do arquivo com o botão direito do mouse é executado um menu de contexto.

Quando o arquivo selecionado na lista for uma imagem suportada (*.BMP;*.GIF;*.JPG;*.PNG; etc.), será exibido dentro do painel de pré-visualização, caso contrário, é exibido no mesmo local a mensagem "Visualização não disponível".

Este painel é apresentado do lado direito da lista de arquivos anexados e permite redimensionamento.

Este artigo ajudou você?