Horário de Verão
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: CP.
Quando o horário de verão inicia ou se encerra, os relógios devem ser adiantados ou atrasados em uma hora. Saiba como atualizar a hora dos equipamentos:
- Para coletores online, a configuração deve ser feita na solução de Ronda Senior:
- Acesse a tela Plano de Localização Física, através do menu Projeto Físico > Plano de Localização Física > Plano.
- Para os Locais físicos cuja Categoria seja “02 - Site”: preencha os campos Início Horário Verão e Fim Horário Verão com as respectivas datas.
- Para coletores offline, a alteração da hora deve ser efetuada no equipamento ou através do software que se comunica com o equipamento. Em casos de dúvidas ou dificuldades relacionadas à este alteração, entre em contato com o suporte do fabricante do equipamento.
- Para o aplicativo Captura Ponto Web, verifique as orientações de nosso banco de soluções no artigo Horário de versão para Captura Ponto Web Portaria 373.
- Para o aplicativo Captura Ponto cliente-servidor, a hora deve estar correta no sistema operacional onde o Servidor de Horas é executado.
Tratamento de apurações incorretas por estarem no horário de verão quando não deveriam ou não estarem quando deveriam
Por questões legais, não é possível alterar a hora de marcações Eletrônicas. Neste caso, trate a apuração incorreta através de uma Programação de Compensação:
- A configuração no sistema pode ser realizada através do Controle de Ponto de forma individual em: Colaboradores > Programações > Compensações, ou de forma coletiva em Colaboradores > Programações > Coletivas, guia Compensações.
- Para casos em que o sistema apurou Hora Extra, a programação deve ser do Tipo "1 - Extras para compensação", e em caso de Faltas, Tipo "2 - Ausências para compensação". Os demais campos, Período, Data Final, Qtde de Horas e Situação devem ser cadastrados conforme necessidade.
Observação
Para ambos os casos pode-se utilizar uma Situação específica para identificar tratar-se de uma questão relacionada a hora incorreta do equipamento através da descrição da Situação, ou se preferir pode-se utilizar qualquer outra a situação, como por exemplo Trabalho ou Horas Normais.
Em caso de dúvidas, consulte a documentação detalhada de Compensações.