Integração com o ERP Mega
O Administração de Pessoal pode executar as integrações financeira e contábil com o ERP Mega.
Esta documentação apresenta alguns conceitos e configurações que precisam ser feitas no módulo para fazer a integração entre os dois sistemas.
Nota
Conheça mais sobre o ERP Mega e suas funcionalidades de integração com o HCM.
Instrução para realizar a integração
As configurações devem ser iniciadas pelo Gestão de Pessoal | HCM, pois é a origem de dados para o ERP Mega. No módulo Administração de Pessoal (AP), deve ser utilizada a rotina de Integração por Consulta de Pendências.
Para realizar as configurações, é necessário logar no sistema com um usuário master. Após isso, deverá ser criado um novo usuário master, com as mesmas permissões do usuário master que foi usado para logar no sistema anteriormente, para poder utilizar nas integrações.
Importante
Para as integrações, é necessário utilizar a conta reduzida. Para fazer isso, é necessário acessar o menu Diversos > Utilitário > Converter Contas > Sim.
A integração via pendências pode ser usada em qualquer integração e é um pré-requisito para a integração com o ERP Mega. Para isso, deve ser ativado o tipo de integração. O campo Integrar Empresa, precisa estar preenchido com a opção 1 - Gera Pendência sem Integrar na tela de Empresas (FR030EMP) na guia Integração.
Para saber mais informações, consulte a documentação de Pendência sem Integrar.
Ainda no cadastro da Empresa, no campo Rateio MO Cálculo, deve ser preenchido com a opção C - Rateio P. C.Custos.
Observação
Para conferir se as informações foram cadastradas da forma correta, pode ser consultado via Banco de Dados na tabela R030EMP (não é possível realizar alterações, somente consulta).
Configurações integração HCM x ERP Mega
Cadastrar o Identificador MegaERP
Preencha o campo ID Integração com o valor "MegaERP", através da tela Integrações e consulta via pendência (FR320INT). Para isso, deve ser definida a quantidade de registros, informar que a integração está ativa preenchendo o campo Integração ativa com S - Sim e definir as tabelas que farão parte da integração.
Definição das tabelas que serão integradas
A integração precisa estar cadastrada na tela de Integrações de consulta via pendência (FR320INT), pois nesta tela, é feita a configuração de quais tabelas do banco de dados terão os valores integrados, ou seja, são selecionadas as tabelas que terão seus registros retornados pelos web services de integração.
Importante
Ao usar a rotina de integração utilizando pendências, as tabelas de contabilização e financeira (R047PEN, R047PER e R048CTB), não devem ser selecionadas neste cadastro. O sistema irá monitorar as tabelas e gerar as pendências para integração.
Definir o início das integrações e vincular o ID Integração
Para definir o início das integrações e vincular o ID Integração, deve ser feito através da tela Definições de Integração (FR047DEF). No campo Integrar Centro de Custos, preencher com a opção S - Sim e no campo ID Integração, preencher com o identificador cadastrado na tela Integrações e consulta via pendência (FR320INT).
Observação
Para verificar se o identificador foi cadastrado, basta verificar via banco de dados, através do código select * from R047DEF R
Configurações para integração financeira
Cadastro das CIF e criação das pendências dos títulos:
Na tela Cadastro dos CIF (FR047CIF), o campo Tipo Agrupamento dos registros deve estar definido como I - Individual.
Ao efetuar o fechamento da integração financeira ERP através da tela Fechamento (FRINTFIN_1), o sistema irá gravar na tabela Pendências Integração Financeira (R047PEN):
- um número de título para cada registro individual - campo Número do Título (NumTit);
- um identificador para cada grupo de registros - campo ID do Processo (IdProc).
Para cada identificador criado, o sistema gera uma pendência na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES). Esta pendência contém as seguintes informações da tabela Pendências Integração Financeira (R047PEN):
- Código da Empresa (NumEmp);
- ID do Processo (IdProc).
Importante
A quantidade de registros agrupados em cada identificador dependerá do que foi preenchido no campo Qtd. Lote Paginação, nos assinalamentos da integração financeira (FR047ASS).
Configurações para integração contábil
Após gerar a contabilização e clicar em processar na tela de Fechamento (FRINTCON_1), o módulo de Administração de Pessoal (AP) irá gerar uma pendência na tabela Pendências de Replicação (RTC_PENDENCIES).
Será criada uma pendência para cada identificador que foi gerado durante a contabilização. Esta pendência contém as seguintes informações da tabela Contabilização (R048CTB):
- Código da Empresa (NumEmp);
- Data do Lançamento (DatLan);
- Lote Contábil Paginação (LotSAP).
Importante
- A quantidade de registros agrupados em cada identificador dependerá do que foi preenchido no campo Qtd. Lote Paginação, nos assinalamentos da integração contábil (FR048DEF).
- No HCM para integrar com o Mega não é necessário CLC de contrapartida, apenas um CLC para apuração contábil, pois o débito e crédito será informado no Mega, bem como, a natureza de despesa para apropriação em contas diferentes do mesmo CLC.
Consistir Base através do CBDS
Importante
Nenhum usuário deve estar logado no HCM.
Passo a passo para consistir a base
- Acesse a pasta Vetorh (dentro do diretório onde o sistema está instalado);
- Abra o arquivo chamado CBDS (Central de Banco de Dados Senior);
- Clique em Arquivo e, posteriormente, em Conectar (usuário e senha padrão de login da aplicação Administração de Pessoal);
- Verifique se o ambiente disponível está correto e clique em Ok;
- Após o sistema carregar, clique em Ferramentas > Opção > Consistir Base…
- Após isso, irá aparecer uma tela chamada Consistir Base, deverá ser selecionada as duas opções:
- Apagar tabelas antigas ou não pertencentes ao Sistema;
- Mostrar comandos antes de executar;
- Clicar em Ok;
- Clique em Ok, para que seja feita a consistência da base.
Nota
Para monitorar e derrubar um usuário logado no módulo de Administração de Pessoal (AP), o script é: Select * from r911sec
Para saber mais informações, consulte a documentação de Consistência de Base.
Configurar rateio por centro de custo
Deve-se usar o rateio configurado por centro de custo. O campo Rateio deve ser igual a "C - Rateio Cálculo (C. Custo)" na tela Integração ERP > Integração Financeira > Assinalamentos (FR047ASS). Obrigatoriamente todo centro de custo deve ter um rateio associado, mesmo que este rateio não seja utilizado posteriormente para distribuição de custos. Isto é necessário para que as movimentações financeiras e contábeis sejam integradas para o ERP Mega, atendendo tanto ao critério de rateio por centro de custo quanto por projeto.
Importante
O campo Texto C.Custo no cadastro dos centros de custo é usado para identificar os centros de custo que representam projetos. Para isso, atribua o valor "P" no campo Texto C.Custo dos registros que representam projetos. Essa marcação é importante pois é utilizada como filtro nas rotinas que relacionam os centros de custo e projetos que serão criados no ERP Mega.
Definir estrutura dos centros de custo
No Administração de Pessoal, a relação entre centro de custo e rateio é sempre de 1:1 (um para um).
Não existe uma estrutura específica para definição de projetos. Por isso, tanto os centros de custo, quanto os projetos, precisam ser cadastrados como centros de custo.
A estrutura de centros de custo será composta por registros que representam os próprios centros de custo e outros que representam projetos.
Exemplo de centro de custo e rateio:
| Senior | Mega | |
|---|---|---|
| Centro de Custo | Rateio | Representação |
| 1 - Administrativo | 100 - Administrativo | Centro de Custo |
| 2 - Produção | 200 - Produção | Centro de Custo |
| 3 - Comercial | 300 - Comercial | Centro de Custo |
| 4 - Marketing | 400 - Marketing | Centro de Custo |
| 5 - Obra SP | 500 - Obra SP | Projeto |
| 6 - Obra PR | 600 - Obra PR | Projeto |
| 7 - Obra RJ | 700 - Obra RJ | Projeto |
| 8 - Obra SC | 800 - Obra SC | Projeto |
Atribuir centro de custo para os colaboradores
Para possibilitar a apuração de custo pelo critério de rateio por centro de custo, cada colaborador deverá ter obrigatoriamente um centro de custo definido em seu cadastro. Este será considerado o "centro de custo do cadastro" ou "centro de custo padrão" do colaborador.
Já para o rateio dos lançamentos por projeto, deve ser informado onde o custo será alocado. Isto é feito em uma das seguintes telas:
- Manutenção Lançamentos p/ Colaborador - menu Cálculos > Lançamentos > Variáveis > Manutenção (FRLANMNT).
- Rateio Mão de Obra - menu Cálculos > Lançamentos > Rateios > Colaborador (FR020RMO).
Para fins de distribuição de custo não deverá ser utilizado o recurso de transferir o colaborador de centro de custo, já que o processo de cálculo e fechamento de folha de pagamento sempre considera o centro de custo padrão atual do colaborador para alocar os custos.
Visualizar os custos
Por causa da relação 1:1 (um para um) entre centro de custo e rateio no Administração de Pessoal, não é possível visualizar em tela e/ou relatórios padrão do sistema, os custos em uma visão "cruzada" (Centro de Custo x Rateios ou Rateio x Centros de Custo).
Será apresentado somente o custo total de um determinado centro de custo ou projeto (rateio). A visão "cruzada" estará disponível no ERP Mega após a integração dos valores.
Definir Web services
Para determinar o web service (nome do computador) que fará conexão com o sistema ERP Mega na aplicação SeniorConfigCenter.exe, localizada na pasta <SENIOR> do servidor, deve seguir o passo a passo:
Configurações Integração Contábil
Todos os CLCs devem ser definidos no campo Nível de Lançamento, assinalando a opção "C - Centro de Custo", na tela de Cadastro de CLC (FR048CLC).
Importante
Não existe a necessidade de definição de Contas Contábeis no sistema Senior, e caso elas não sejam definidas, deve ser informado no campo Listar Contas Zerada, a opção "S - Sim", na tela de Definições Contabilização (FR048DEF).
Vínculos de/para
- Toda Filial, independentemente do tipo dela, criado no sistema Senior, deve ser vinculada ao sistema Mega de/para Filial.
- Todo Centro de Custo novo, criado no sistema Senior, deve ser vinculado ao sistema Mega de/para Centro de Custo.
- Todo Rateio, criado no sistema Senior, deve ser vinculado ao sistema Mega de/para Projeto.
- Todo CLC, criado no sistema Senior, deve ser vinculado e configurado ao sistema Mega CLC.
- Todo CIF, criado no sistema Senior, deve ser vinculado e configurado no sistema Mega CIF.
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