Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento - Local > Definições > Versão/Revisão (Orçamento Individual)

Versão do Orçamento

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Nesta tela é possível cadastrar Versões e Revisões do cálculo do Orçamento Individualizado.  

Guias desta tela:

Versão

Situação: Definir se a Versão é Oficial ou se é uma Simulação. Caso determinada versão contenha alguma revisão "Oficial", não será permitido alterar a situação da versão para "Simulado".

Nota

Este campo é informativo, ou seja, o sistema não executa nenhum processo automático com a informação aqui cadastrada.

Permite Revisão
Definir se esta versão permite o cadastro de uma revisão. Ou seja, o objetivo do campo é impedir que sejam cadastradas novas revisões para a versão do orçamento. Ex: Quando o usuário deseja bloquear o cadastro de novas revisões para orçamentos passados.

Revisão

Situação
Definir se a Revisão é Oficial ou se é uma Simulação. A revisão só poderá ser Oficial quando a versão também for.

Este campo influenciará na busca do adiantamento do 13º salário, onde serão consultadas apenas as revisões anteriores com situação "Oficial". Por isso, é importante que as versões e revisões sejam cadastradas de forma seqüencial para um mesmo ano de cálculo.

Critérios para buscar o adiantamento do 13º salário
Quando a competência de início da revisão for = Janeiro, deve buscar somente os valores de adiantamento de 13º salário dentro da própria revisão e, se não encontrar, considera que não houve adiantamento 13º salário.

Se a competência da revisão for diferente de Janeiro, deve:

  1. Identificar dentro da própria revisão se o valor do adiantamento foi calculado, e se foi, deve considerar este.
  2. Se não encontrar dentro da própria revisão, deve identificar o mês de adiantamento do 13º do colaborador, verificando se este tem programação de férias(no módulo de Administração de Pessoal) com adiantamento de 13o. ou a data do adiantamento informada no cadastro da revisão ou no cadastro do sindicato(quando respeita sindicato).
    • Irá buscar o adiantamento 13º salário em versões/revisões anteriores, com as seguintes características:
      • com mesmo ano de cálculo;
      • na data identificada para o pagamento do 13o.(por férias ou definição da revisão/sindicato);
      • em uma revisão que tenha indicação de oficial;
      • ordenando de forma descendente por Versão/Revisão;

Bloqueada
Definir se o cenário relacionado a esta revisão será bloqueado para operações de alteração ou processamentos referentes ao orçamento e/ou manutenção. Podendo-se definir as seguintes opções:

1 - Não O cenário relacionado a revisão não estará bloqueado
2 - Sim - Para Manutenção O cenário relacionado a revisão estará bloqueado para efetuar alterações/manutenções nos históricos do cenário, manutenção do quadro do cenário e movimentações coletivas. Setando esta opção, apenas será possível efetuar alterações na tela de manutenção do orçamento ou efetuar o cálculo do orçamento.
3 - Sim - Para Manutenção/Cálculo O cenário relacionado a revisão estará bloqueado para efetuar alterações/manutenções nos históricos do cenário, manutenção do quadro do cenário, movimentações coletivas e também para efetuar alterações na tela de manutenção do orçamento ou efetuar o cálculo do orçamento.
Notas

Os usuários coordenadores do cenário não respeitarão a definição de revisão bloqueada, ou seja, se o usuário que estiver utilizando o cenário estiver relacionado como coordenador, este poderá realizar cálculos e alterações, mesmo que a revisão esteja bloqueada..

Este campo apenas será apresentado quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Cenário
Informar o código do cenário do qual serão buscadas as informações para o cálculo do orçamento. Sendo que, ao informar o código de cenário, o campo Competência Base será desabilitado e será carregada a data de "Competência Base" informada no cadastro do cenário. Esta competência não poderá ser maior que o ano de cálculo. Caso não seja informado um código de cenário, o campo "Competência Base" permanecerá habilitado para que seja informada a competência base da revisão.

Este campo apenas será apresentado quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Competência Base
Competência da qual serão buscadas as informações utilizadas como base para o cálculo do Orçamento.

Importante

A competência base deve ser numa data em que a folha de pagamento dos colaboradores já esteja calculada.

Quando utilizar cenário será possível informar uma competência base diferente da sugerida(que é igual a cadastrada para o cenário), ou seja, poderá informar uma competência posterior a competência cadastrada para o cenário e inferior ou igual a competência de início do calculo do orçamento. Sendo que, caso isso ocorra, será necessário utilizar a rotina de complementação, em: Orçamento\Cenário\Cadastro\Complementação.

Competência Início
Competência na qual será iniciado o cálculo do Orçamento. Sempre será considerado como período de cálculo aquele compreendido entre a Competência de Início e o último mês do ano.

Competência Final
Informar a data de competência final, sendo que, esta não poderá ser maior que 12 meses a partir da competência inicial.

Notas

Este campo apenas será apresentado quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Quando a empresa utilizar orçamento individual por cenário, será permitido informar um período contendo até 24 meses.

Salário Admitidos
Definir qual salário o sistema deve buscar, caso haja uma variação do quadro em função de admitidos. Tendo as opções:

1 - Salário médio dos ocupantes do cargo Vai considerar o salário médio dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilize o item "1 - Salário médio dos ocupantes do cargo", e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não houver ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção "8 - Salário médio do cargo na estrutura - inicial e final".
2 - Salário menor dos ocupantes do cargo Vai considerar o menor salário dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilize o item "2 - Salário menor dos ocupantes do cargo", e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não houver ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção "5 - Salário inicial do cargo na estrutura salarial".
3 - Salário maior dos ocupantes do cargo Vai considerar o maior salário dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilize o item "3 - Salário maior dos ocupantes do cargo", e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não existirem ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção "6- Salário final do cargo na estrutura salarial".
4 - Salário de mercado do cargo na estrutura salarial O próprio cadastro da revisão, neste caso, irá exigir que seja informado o nível da tabela salarial para que seja considerado como salário de mercado. Neste caso, há necessidade de rever, em Tabelas > Cargos > Cadastro, todos os cargos que não tenham Estrutura/Classe Inicial do cargo cadastrada na guia Informações Salariais.
5 - Salário inicial do cargo na estrutura salarial Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na guia Informações Salariais, nos campos Estrutura e Classe/Nível Inicial. Portanto, há a necessidade de verificar se os cargos têm essa informação.
6- Salário final do cargo na estrutura salarial Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na guia Informações Salariais, nos campos Estrutura e Classe/Nível Final. Portanto, há a necessidade de verificar se os cargos têm essa informação.
7 - Salário médio do cargo na estrutura salarial- Todos os níveis

Média de todos os salários desde a classe e nível inicial até a classe e nível final. Busca no Cadastro do Cargo (R024CAR) as informações salariais, que poderão estar cadastradas por filial ou empresa, através do botão Estrutura ou na guia Informações Salariais dessa mesma tela. Verifica o conteúdo que está nos campos Estrutura Salarial, Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, e busca nas tabelas de níveis salariais todos os níveis salariais cadastrados entre o nível inicial e final do cargo, somando todos os valores e dividindo pela quantidade de níveis encontrados; resultando no salário médio do cargo. Considera todos os salários entre o nível inicial e final do cargo, calculando a média desses níveis salariais.

Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na guia Informações Salariais ou no botão Estrutura, nos campos Estrutura Salarial, Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final. Portanto, há a necessidade de verificar se os cargos têm essa informação.

 8-Salário Médio do Cargo - Inicial e Final

Média entre o salário inicial e final do cargo. Busca no Cadastro do Cargo (R024CAR) as informações salariais, que poderão estar cadastradas por filial ou empresa, através do botão Estrutura ou na guia Informações Salariais dessa mesma tela. Verifica o conteúdo que está nos campos Estrutura Salarial, Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, e busca nas tabelas de níveis salariais o valor do salário inicial e final do cargo, somando os dois valores e dividindo por 2; resultando no salário médio do cargo. Considera apenas o salário inicial e final do cargo, calculando a média desses dois níveis salariais.

Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na guia Informações Salariais ou no botão Estrutura, nos campos Estrutura Salarial, Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final. Portanto, há a necessidade de verificar se os cargos têm essa informação.

10 - Salário médio dos ocupantes do posto Considera o salário médio dos ocupantes do posto que estiver calculando, considerando o histórico do posto vigente no mês do cálculo do orçamento.
11 - Salário menor dos ocupantes do posto Considera o menor salário dos ocupantes do posto de trabalho que estiver calculando, considerando o histórico de posto vigente no mês de cálculo do orçamento.
12 - Salário maior dos ocupantes do posto Vai considerar o maior salário dos ocupantes do posto de trabalho que estiver calculando, considerando o histórico do posto vigente no mês de cálculo do orçamento.
13 - Salário de mercado do posto na estrutura salarial O próprio cadastro da revisão, neste caso, irá exigir que seja informado o nível da tabela salarial para que seja considerado como salário de mercado. Utilizando esta opção, é necessário verificar se os postos de trabalho, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos, possuem a guia de Informações Salariais cadastrada com os campos Estrutura Salarial e Classe/Nível Inicial.

14 - Salário inicial do posto na estrutura salarial

Será considerado o salário informado no cadastro do posto de trabalho, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos, na guia Informações Salariais, nos campos Estrutura Salarial e Classe/Nível Inicial. Portanto, há a necessidade de verificar se os postos têm essa informação.
15 - Salário final do posto na estrutura salarial Será considerado o salário informado no cadastro do posto de trabalho, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos, na guia Informações Salariais, nos campos Estrutura Salarial e Classe/Nível Final. Portanto, há a necessidade de verificar se os postos têm essa informação.
16 - Salário médio do posto na estrutura salarial - Todos os níveis Esta opção faz média de todos os salários desde a classe e nível inicial até a classe final do posto. Busca essas informações no cadastro do posto de trabalho, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos, na guia Informações Salariais. Verificar o conteúdo que está nos campos Estrutura Salarial, Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, e busca nas tabelas de níveis salariais todos os níveis salariais cadastrados entre o nível inicial e final do cargo, somando todos os valores e dividindo pela quantidade de níveis encontrados; resultando no salário médio do posto.
17 - Salário médio do posto na estrutura salarial - Inicial e final Esta opção faz a média entre o salário inicial e final do posto. Busca estas informações no cadastro do posto de trabalho, em Tabelas > Postos de Trabalho > Postos, na guia Informações Salariais.
Nota

Apenas será possível informar as opções 7 e 8 quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Quando estiver calculando o orçamento por CENTRO de CUSTO, ao buscar o salário dos admitidos irá considerar as informações do botão Estrutura (no Cadastro de Cargo), onde estão cadastradas as informações da estrutura, classe e nível, inicial e final por FILIAL. A filial deve ser informada no campo Filial Orçamento do cadastro do Centro de Custo em Empresas > C.Custo.

Nível Admissão
Neste campo deverá ser informado o nível salarial de mercado que será utilizado para calcular o salário dos admitidos. Este nível salarial deverá ser um nível válido cadastrado na estrutura salarial e, será combinado com a estrutura/classe salarial informada no cadastro do cargo, na pasta informações salariais ou por filial (botão estrutura). Caso não seja encontrado o nível na estrutura/classe salarial do cargo, será informado através do log(ao calcular o orçamento) que não foi possível calcular o salário para o cargo, pois o nível salarial do cargo não é válido ou não foi informado.

Quando não informado um nível no cadastro de revisão, ao calcular o salário dos admitidos, o sistema buscará essa informação no cadastro da estrutura salarial, campo Nível, que terá o número de sequência do nível de mercado, ou seja, por exemplo: se informar no campo Nível da estrutura do cargo o número 3, sempre irá buscar na classe salarial do cargo o nível salarial cadastrado na sequência 3 (R076NIV.SEQNIV). Se não for informado nada nesse campo também, irá gerar um aviso no log alertando que não foi possível calcular o salário dos admitidos para o cargo, por não conseguir encontrar o nível de mercado. Habilitado apenas para tipo 4 - Salário de Mercado.

% Admissão
O % informado será o percentual do salário calculado para admitidos que deverá ser orçado. Se o salário calculado para admitidos for, por exemplo, de R$ 1.000,00 e no campo % Admissão estiver informado 94%, será considerado um salário de R$ 940,00 e não R$ 1000,00.

Não há necessidade de informar um percentual se desejar que seja orçado 100% do salário calculado para admitidos.

Salário Demitidos
Definir qual salário o sistema deve buscar, caso haja uma variação do quadro em função de demitidos. Tendo as opções:

1-Salário Médio do Cargo Vai considerar o salário médio dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilizar o item 1-Salário médio do cargo, e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não existirem ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção: 8-Salário médio do cargo na estrutura-inicial e final.
2-Salário Menor do Cargo Vai considerar o menor salário dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilizar o item 2-Salário menor do cargo, e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não existirem ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção: 5-Inicial do cargo na estrutura.
3-Salário Maior do Cargo Vai considerar o maior salário dos ocupantes do centro de custo/cargo (ou local/cargo) que estiver calculando, considerando os históricos vigentes no mês de cálculo do orçamento.
Caso utilizar o item 3-salário maior do cargo, e ao realizar o cálculo do orçamento por cenário não existirem ocupantes para determinado cargo, apenas variação do quadro, irá buscar o valor do salário da variação com a opção: 6-Final do cargo na estrutura.
4-Salário de Mercado do Cargo O próprio cadastro da revisão, neste caso, irá exigir que seja informado o nível da tabela salarial para que seja considerado como salário de mercado. Neste caso há necessidade de rever no menu Tabelas/Cargos/Cadastro, todos os cargos, que na pasta Informações Salariais não tenham Estrutura/Classe Inicial do cargo cadastrado.
5-Salário Inicial do Cargo Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na pasta Informações Salariais, nos campos Estrutura/Classe/Nível Inicial.
6-Salário Final do Cargo Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na pasta Informações Salariais, nos campos Estrutura/Classe/Nível Final.
7-Salário Médio do Cargo - Todos os níveis Média de todos os salários desde a classe e nível inicial até a classe e nível final. Busca no Cadastro do Cargo(R024CAR) as informações salariais, que poderão estar cadastradas por filial ou empresa, através do botão Estrutura ou na pasta Informações Salariais dessa mesma tela. Verifica o conteúdo que está nos campos Estrutura/Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, e busca nas tabelas de níveis salariais todos os níveis salariais cadastrados entre o nível inicial e final do cargo, somando todos os valores e dividindo pela quantidade de níveis encontrados, o que resulta no salário médio do cargo. Considera todos os salários entre o nível inicial e final do cargo, calculando a média desses níveis salariais.
Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na pasta Informações Salariais ou no botão Estrutura, nos campos Estrutura/Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, portanto há a necessidade de verificar se os cargos têm esta informação.
 8-Salário Médio do Cargo - Inicial e Final Média entre o salário inicial e final do cargo. Busca no Cadastro do Cargo(R024CAR) as informações salariais, que poderão estar cadastradas por filial ou empresa, através do botão Estrutura ou na pasta Informações Salariais dessa mesma tela. Verifica o conteúdo que está nos campos Estrutura/Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, e busca nas tabelas de níveis salariais o valor do salário inicial e final do cargo, somando os dois valores e dividindo por 2, o que resulta no salário médio do cargo. Considera apenas o salário inicial e final do cargo, calculando a média desses dois níveis salariais.
Será considerado o salário informado no cadastro do cargo na pasta Informações Salariais ou no botão Estrutura, nos campos Estrutura/Classe/Nível Inicial e Classe/Nível Final, portanto há a necessidade de verificar se os cargos têm esta informação.
Notas

Apenas será possível informar as opções 7 e 8 quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Quando estiver calculando o orçamento por CENTRO de CUSTO, ao buscar o salário de demitidos NÃO irá buscar as informações do botão "Estrutura"(no Cadastro de Cargo), onde estão cadastrados as informações da estrutura, classe e nível, inicial e final por FILIAL. Isso por que não existe uma ligação da filial com o centro de custo, e portanto não há a possibilidade de buscar essa informação quando estiver calculando o salário dos demitidos.

Nível Demissão
Neste campo deverá ser informado o nível salarial de mercado que será utilizado para calcular o salário dos demitidos. Este nível salarial deverá ser um nível válido cadastrado na estrutura salarial e, será combinado com a estrutura/classe salarial informada no cadastro do cargo, na pasta informações salariais ou por filial (botão estrutura).

Caso não seja encontrado o nível na estrutura/classe salarial do cargo, será informado através do log(ao calcular o orçamento) que não foi possível calcular o salário para o cargo, pois o nível salarial do cargo não é válido ou não foi informado.

Neste caso, o sistema, ao calcular o salário dos demitidos irá buscar essa informação no cadastro da estrutura salarial, campo Nível, que terá o número de seqüência do nível de mercado, ou seja, por exemplo: se informar no campo Nível da estrutura do cargo o número 3, sempre irá buscar na classe salarial do cargo o nível salarial cadastrado na seqüência 3 (R076NIV.SEQNIV). Se não for informado nada nesse campo também, irá gerar um aviso no log alertando que não foi possível calcular o salário dos demitidos para o cargo, por não conseguir encontrar o nível de mercado. Habilitado apenas para tipo 4 - Salário de Mercado.

% Demissão
O % informado será o percentual do salário calculado para demitidos que deverá ser orçado.Se o salário calculado para demitidos for, por exemplo, de R$ 1.000,00 e no campo % Demissão estiver informado 94%, será considerado um salário de R$ 940,00 e não R$ 1000,00.

Não há necessidade de informar um percentual se desejar que seja orçado 100% do salário calculado para demitidos.

Mês Adto 13º Salário
Mês em que deve ser pago o adiantamento do 13º salário.
Se o colaborador tiver férias antes do mês de adiantamento do 13º, o mesmo será pago no mês de férias.

Adm. Ano 13º
Este campo é utilizado para definir como será o cálculo da proporcionalidade do adiantamento do 13º. Pois colaboradores admitidos durante o ano não tem direito ao décimo terceiro integral, assim como o adiantamento também deve ser proporcional.

S Considera como meses trabalhados (para a proporcionalização) todos desde a data de admissão até Dezembro do ano de cálculo.
N Considera como meses trabalhados (para a proporcionalização) todos desde a data de admissão até o mês de pagamento do adiantamento do 13º salário.

Perc. 1/3 Férias
Informar o percentual de 1/3 Férias quando for diferente do normal que equivale a 33,34%.

Este campo apenas será apresentado quando estiver utilizando Orçamento Individual com Cenário. Conforme definição do campo Orçamento Individual = 'C', em Empresas\Empresas.

Insalubridade/Periculosidade
Identifica a forma de busca dos percentuais de Insalubridade/Periculosidade.

1-Vigente no mês orçamento Irá buscar o último histórico '<=' ao mês do orçamento.
2-Vigente na base de cálculo Buscará o último histórico '<=' a data base de cálculo.

Programação Férias

1-No Início das Férias Calcula as férias no mês de início das férias, e caso haja reajuste no mês seguinte é apurado a diferença das férias.
2-Proporcional ao Período das Férias Os valores dos dias referentes ao mês inicial serão atribuídos neste mês e os valores  referentes aos dias do segundo mês serão atribuídos ao mês de término.
3-Não Considera Não considera no cálculo do orçamento as programações de férias cadastradas para os colaboradores. Esta opção desabilita o campo Abono Férias(presente nesta tela).
Nota

O orçamento utiliza a programação de férias(Individual ou Coletiva) cadastrada no módulo de Administração de Pessoal para calcular o orçamento (no módulo de Administração de Pessoal: Colaboradores\Férias\Programação\Cadastro\Coletivas - Colaboradores\Férias\Programação\Cadastro\Individual  - Colaboradores\Férias\Programação\Gerar ).

Abono Férias

1-Final das Férias Projeta os dias de abono sobre o final das férias. Caso os dias de abono excedam o mês inicial e haja reajuste no mês posterior, será pago neste mês(posterior) a diferença de abono referente aos dias que excederam o mês de início.
2-No Início das Férias Os dias de abono serão considerados sempre no mês inicial das férias e o sistema nunca calculará diferença de férias por conta de projeção do abono.
3-Proporcional ao Período de Férias os dias de abono serão proporcionais aos dias de gozo de cada mês. Caso esteja parametrizado para efetuar o cálculo das férias proporcional, no primeiro mês será atribuído os valores de abono proporcional a este mês e no segundo mês será atribuído os valores de abono proporcional ao mês de término. No entanto se for  parametrizado para efetuar o cálculo no início das férias e caso haja reajuste no mês de término, a diferença de férias, relativa ao abono, considerará somente os dias proporcionais de abono, referente a este último período. Esta opção reproduzirá o comportamento padrão do módulo de Administração de Pessoal.

Rateio: Este campo define se o cálculo do orçamento individual considera (S) ou não (N) o Rateio de MO(Mão de Obra). Caso a definição do campo Rateio MO Cálculo, em Empresas\Empresas, esteja assinalada com N-Não Usa Rateio, este campo é desabilitado.

Notas

Os percentuais de rateio do Colaborador e percentuais de rateio por Local e Cargo deverão ser cadastrados pelo módulo de Administração de Pessoal, através das telas:

  • Cálculos\Lançamentos\Rateios\Colaborador, ou;
  • Cálculos\Lançamentos\Rateios\Local e Cargo.

Caso o colaborador estiver definido para ratear, mas se não possuir lançamentos nem por colaborador, nem por local/cargo, irá considerar 100% no rateio padrão. O rateio padrão é definido no campo Código de Rateio (no Cadastro de Centro de Custo) e no campo Rateio (na tela de Locais do Organograma, nas Propriedades do Local).

Regra por Colaborador
Informar regra especial que será executada antes de iniciar o cálculo do colaborador. Será executada uma única vez por colaborador.
O objetivo deste campo é permitir gravar em tabelas de usuário, informações que possam ser utilizadas no cálculo de vários itens e em vários meses. Desta forma há um ganho de performance, pois a regra será executada apenas uma vez por colaborador ou uma vez por mês para cada colaborador, evitando que esta informação necessária para cálculo do item fosse buscado nos diversos itens e em todos os meses.

Regra por Mês
Informar regra especial que será executada antes de iniciar o cálculo do mês, sendo executada para cada mês calculado para cada colaborador (a princípio 12 vezes por colaborador, considerando o cálculo no período de 12 meses).
O objetivo desse campo é permitir gravar, em tabelas de usuário e nas variáveis globais, as informações que possam ser utilizadas no cálculo de vários itens e em vários meses. Dessa forma, há um ganho de performance, pois a regra será executada apenas uma vez por colaborador ou uma vez por mês para cada colaborador, evitando que essa informação necessária para cálculo do item fosse buscada nos diversos itens e em todos os meses.

Permite Cálculo Simultâneo
Através deste campo é possível definir se o cálculo simultâneo é permitido [S] ou se não será considerado [N].

Observação

Para utilizar o cálculo simultâneo, é necessário possuir abrangências distintas, ou seja, dois usuários não poderão calcular a mesma filial, o mesmo centro de custo ou local. Se dois usuários estiverem calculando com as mesmas abrangências, poderá ocorrer violação de chave das tabelas ou cálculos inconsistentes.

Este artigo ajudou você?