Histórico Apuração

Atenção

Esta documentação se aplica somente ao módulo: CP.

No histórico de Apuração são gravados a data inicial e final do cálculo. A data inicial será informada na admissão do colaborador ao indicar o Tipo de Apuração ou quando o colaborador tem o Tipo de Apuração alterado (pode ser "Normal", "Somente Refeitório" ou "Não Apura Ponto"). A data final da apuração será atualizada cada vez que é realizado um novo cálculo ou quando é zerada a apuração.

Na tela de Acertos, a data inicial e final da apuração são mostradas no botão Hist. Apuração.

Tipo de Apuração
Indicar a forma de apuração do colaborador:

Notas

Participa Processo acerto
Indica se o colaborador participa do processo de acertos. Quando o colaborador participa do processo, são geradas as pendências para acerto de ponto.

Nota

No módulo Gestão do Ponto, por padrão, a pendência é gerada no dia que existe alguma situação de exceção e fica com o colaborador. Porém, é possível customizar a geração de pendências na regra de apuração, onde definem-se quais situações podem gerar pendências em geral.

Ajusta Ponto
Indica se o colaborador ajusta o seu ponto. Se este parâmetro estiver com "Sim", a pendência é gerada para o colaborador, caso contrário a pendência é gerada direto para o gestor. Este parâmetro normalmente é utilizado para colaboradores que não têm acesso ao sistema para realizar acertos.

Aprova Próprio Ponto
Indica se o colaborador aprova o seu próprio ponto. Utilizado somente para gestores. Quando o parâmetro estiver com "Sim", o gestor irá aprovar as suas próprias pendências.

Nota

Os campos Participa Processo Acerto, Ajusta ponto e Aprova Próprio Ponto, estarão disponíveis apenas quando integrado com o módulo Gestão do Ponto.

Artigo 62 da CLT
Informe o artigo 62 da CLT. Campo disponível somente quando tipo da apuração for diferente de "1 - Normal".

A informação do colaborador dispensado do ponto é enviada ao eSocial quando:

Dessa maneira, ao inserir um novo histórico de apuração que possua as configurações para listar um histórico de anotação, o sistema verifica se Artigo 62 da CLT possui um tipo de anotação correspondente para utilizá-lo no cadastro do histórico de anotação.

Observação

A geração do histórico de anotação corresponde ao dia anterior à ocorrência, pois a anotação gerada pelo sistema serve para indicar o fim do trabalho da forma "dispensado do ponto". Portanto, no dia seguinte o colaborador estará em apuração normal.

Definição das Situações

A Definição das Situações também pode ser por sindicato, portanto prevalece a definição do sindicato. Se o sindicato não tiver definição, vale a definição das situações da empresa.

Importante

Para os tipos de apuração 3 - Somente Refeitório e 5 - Sem Controle de Ponto e Refeitório, o campo Definição das Situações não ficará disponível, pois não se aplica a este tipo de apuração.

Fuso Horário

Informe o fuso horário padrão utilizado para as marcações manuais inseridas pelos colaboradores.

Este artigo ajudou você?