Conversão Situação de Afastamento (COVID-19)
Esta tela/rotina de conversão de afastamento consiste em retificar os históricos de afastamento de suspensão, que foram enviados ao eSocial contendo qualquer uma das seguintes configurações no cadastro da situação (FR010SIT):
- Campo Motivo eSocial com uma opção diferente de 37 – Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
- Campo Gerar Estabilidade com uma opção diferente de D - Dobro de dias do afastamento pelo início do afastamento
Depois da retificação, o sistema vai gerar as pendências de envio desses afastamentos para o eSocial. Desta forma, para enviar/notificar o eSocial, torna-se necessário processar os leiautes na tela Gerar Não Periódicos (FRGERNPE).
Campos
Início
Informe a data de início do(s) afastamento(s) que deseja que o sistema busque.
Término
Informe a data de término do(s) afastamento(s) que deseja que o sistema busque.
Situação
Selecione a situação do(s) afastamento(s) que deseja que o sistema busque.
Pendências S-2230
Marque esta opção para que a rotina retifique os afastamentos que foram enviados para o eSocial com uma situação com motivo eSocial diferente de 37 -Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Hist. Estabilidade
Marque esta opção para que a rotina retifique os históricos de estabilidade que foram gerados por afastamentos com uma situação onde, no campo Gerar Estabilidade, estava selecionada uma opção diferente de D - Dobro de dias do afastamento pelo início do afastamento.
Para corrigir os históricos de estabilidade, quando a opção Hist. Estabilidade está selecionada, o sistema executa duas verificações:
Primeira verificação
Para cada afastamento encontrado, a rotina verifica se esse afastamento possui um histórico de estabilidade iniciando no mesmo dia do afastamento:
Possui histórico de estabilidade iniciando no mesmo dia:
- Significa que o histórico está correto e nenhuma ação é tomada.
Não possui histórico de estabilidade iniciando no mesmo dia:
- Verifica se possui um histórico de estabilidade iniciando um dia depois do término do afastamento:
- Se tiver, a data de início deste histórico será alterada para iniciar junto com o afastamento.
- Se não tiver, o sistema vai incluir um novo histórico de estabilidade para o afastamento.
Segunda verificação
Para cada afastamento encontrado, a rotina verifica se possui histórico de redução de jornada um dia após o término do afastamento:
- Se tiver, verifica se tem um histórico de estabilidade referente ao histórico de redução de jornada:
- Caso tiver, significa que está correto e nenhuma ação é tomada.
- Caso não tiver, cria histórico de estabilidade.
- Se não tiver histórico de redução de jornada, significa que está correto e nenhuma ação é tomada.
Hora de Início
Neste campo, será apresentada a hora de início do processamento das informações.
Hora de Término
Neste campo, será apresentada a hora de término processamento das informações.
Log Erros
Este campo é um contador, ou seja, será apresentada a quantidade de erros (caso haja) ao processar e, então, esses erros podem ser vistos no log.
Status
Neste campo, será apresentado o status do processamento das informações.
Botões
Seleção
Ao clicar neste botão, a tela Abrangência (FRTELABR) é aberta. Essa tela disponibiliza as seguintes abrangências:
- Empresa;
- Tipo Colaborador;
- Colaborador;
- Filial;
- Local;
- Cargo;
- Vínculo.
Importante
Apenas poderá ser informada uma situação com o tipo 37 – Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda válido já na data de início. Ou seja, o campo de Início possui dupla responsabilidade:
- será o responsável por buscar os afastamentos; e
- irá validar o Motivo Situação eSocial, do cadastro Situações - eSocial (R010ESO). Esse deve ter o motivo 37 – Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Gerar
Este botão processa a busca dos históricos de afastamento.
Cancelar
Este botão cancela a busca dos históricos de afastamento.
Log
Neste botão, são apresentados os logs.
Ajuda
Ao clicar neste botão, o Manual do Usuário é aberto.
Sair
Ao clicar neste botão, a tela é fechada.