Fechamento da Admissão
Esta tela serve para realizar o fechamento do processo de admissão, que compreende a geração de números de matrícula para os colaboradores, para envio ao eSocial através do leiaute S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador.
O fechamento da admissão também irá gerar os eventos de SST do colaborador admitido, desde que o Administração de Pessoal esteja integrado com o Segurança e Medicina.
Filtros
Somente Ativos
Marque esta opção para filtrar os registros e exibir somente colaboradores ativos. Adicionalmente, você pode marcar a caixa de seleção Admitidos entre para definir um período específico de admissão.
Demitidos entre
Marque esta opção para filtrar os registros e exibir somente colaboradores demitidos.
O manual do eSocial determina que serão enviados ao eSocial somente os colaboradores ativos na implantação, logo, este filtro deverá ser utilizado apenas no caso de reintegração dos colaboradores.
Considerar transferidos
Essa opção complementa o campo Demitidos entre. Ela serve para apresentar os colaboradores transferidos de empregador antes do início dos não periódicos. Para que ela funcione, é necessário que a causa de demissão do afastamento gerado na transferência de empregador possua o campo Transferência com o valor "E – Transferência de Empresa".
Leiautes
Selecione as caixas de seleção correspondentes aos leiautes que deseja exibir na grade. Dependendo dos outros filtros selecionados, alguns leiautes ficarão indisponíveis, pois não se aplicam.
Grade Colaboradores
Depois de definir os filtros e clicar em Mostrar, esta grade apresenta os registros que se enquadram nas definições feitas.
Marque a caixa de seleção na coluna Seleção para escolher os colaboradores para os quais deseja gerar o número de matrícula.
Botões
Seleção
Apresenta filtros adicionais para exibição dos registros.
- Empresa - Identificar a(s) empresa(s) a ser(em) analisada(s).
- Tipo Colaborador - Informar um tipo de colaborador específico.
- Colaborador - Permite tratar apenas alguns colaboradores.
- Filial - Informar a(s) filial(is) dos colaboradores que devem ser analisados.
- Local - Informar o(s) local(is) dos colaboradores a serem analisados.
- Cargo - Permite tratar apenas alguns cargos.
- Vínculo - Informar determinados vínculos.
- Categoria eSocial - Permite tratar apenas categorias de trabalhado do eSocial.
- Lote - Nesta opção, pode-se selecionar um determinado lote, processando os colaboradores que fazem parte do lote selecionado.
Notas
Os filtros que forem deixados em branco considerarão todas as opções referentes ao filtro em questão.
O filtro Colaborador permite tratar apenas alguns colaboradores específicos. Porém, caso seja deixado em branco, irá considerar todos os colaboradores.
Mostrar
Exibe os registros na grade após a definição dos filtros.
Processar
Inicia a geração dos códigos de matrícula dos colaboradores selecionados na grade Colaboradores.
Log
Apresenta um log com os resultados do processamento.
Ajuda
Acessa a documentação da tela.
Sair
Cancela a operação e fecha a tela.
Importante
- Quando processado colaborador na vigência do eSocial Simplificado e o colaborador estiver classificado como Dirigente Sindical (categoria eSocial 401- Dirigente Sindical - informação prestada pelo sindicato), a obrigatoriedade da Matrícula Origem é consistida para o colaborador cuja categoria anterior seja do tipo Agente Público. A mesma consistência já existia para quando a categoria anterior fosse do tipo Empregado.
- Esta rotina possui um bloqueio que não permite enviar colaboradores com a categoria 104 - Empregado - Doméstico para o eSocial durante a vigência do eSocial Simplificado.