Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Colaboradores > Segurança e Medicina > Fechamento SST

Fechamento SST

Atenção

Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, SM.

Esta tela tem como objetivo gerar as pendências do leiaute S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco). O envio deste leiaute é obrigatório. Mas, se o sistema identificar a existência de informações pendentes de outros eventos de SST, eles também serão enviados.

A tela ficará disponível no módulo Administração de Pessoal quando o cliente não possuir o módulo Segurança e Medicina, já possuir uma data de início de SST informada nas definições do eSocial e enquanto houver colaboradores com admissão fechada sem o fechamento de SST realizado.

Quando usar a tela de Fechamento do SST:

O processamento desta tela é obrigatório sempre que já houver colaboradores enviados para o eSocial. 

Este procedimento é realizado nas seguintes situações:

  1. Se utilizar o Segurança e Medicina sem integração com o Administração de Pessoal:
    • Apenas uma vez, imediatamente após a empresa passar a enviar os eventos de SST. Isto irá fazer a carga inicial dos eventos de SST para os colaboradores que já foram enviados.
    • Uma vez para cada colaborador que for admitido. Isto irá gerar os eventos de SST para este colaborador após a sua admissão.
  2. Se utilizar o Segurança e Medicina integrado ao Administração de Pessoal:
    • Apenas uma vez, imediatamente após a empresa passar a enviar os eventos de SST. Isto irá fazer a carga inicial dos eventos de SST para os colaboradores que já foram enviados.

    Quando há integração com o AP não é necessário fazer o fechamento do SST após cada admissão. Os eventos de SST serão gerados pelo AP logo após fazer o fechamento da admissão do colaborador.

Nota

Para gerar o leiaute S-2210, o usuário obrigatoriamente deve ter gerado o Fechamento SST.

Como fazer o fechamento do SST:

  1. Abra a tela Fechamento SST através do caminho no sistema: eSocial > Colaboradores > Fechamento SST;
  2. Preencha os campos Empresa, Filial, Tipo Colaborador e Colaborador com as informações desejadas;
  3. Após, clique em Processar. Fazendo isso uma pendência do leiaute S-2240 será criada. Porém, se o sistema perceber que existem informações pendentes de outros eventos de SST, serão criadas pendências para esses eventos.

    Ao processar as informações de cada colaborador, caso esteja integrado com o módulo AP ou realizar o procedimento neste módulo, o sistema irá verificar se o evento de admissão (S-2200 ou S-2300) do colaborador já foi enviado e recebido pelo governo. Caso não tenha sido recebido pelo governo ainda, uma mensagem será emitida no log;
  4. Para verificar o status da geração do leiaute, clique em Log. Será possível verificar se ocorreu algum erro durante a geração ou se o processo foi bem sucedido.
  5. Acesse a tela de Gerar Não Periódicos (FRGERNPE) e gere os leiautes que foram originados pelo fechamento do SST.

Este artigo ajudou você?