Gerar PPP
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
O menu PPP permite gerenciar as informações do Perfil Profissiográfico Previdenciário de forma direta e prática. A emissão do modelo PPP realiza-se em duas etapas:
- Geração do PPP: nesta etapa poderá ser gerado o PPP dos colaboradores com base nos históricos de Lotação, PGRs cadastrados, Exames, etc. Após gerar o PPP, é possível editar os dados gerados, afim de realizar as alterações pertinentes.
- Listar o PPP: emite o PPP baseado nos dados gerados para cada colaborador.
Na geração do PPP permite utilizar a regra por processo 551 - Bloquear Geração/Manutenção do PPP cuja finalidade é bloquear os processos de gerar, regerar ou complementar o PPP.
A rotina de geração do PPP é afetada também pela ligação do colaborador com o GHE, definida na Configuração de Segurança do Trabalho (FR000SEG) - campo Ligação do Colaborador com GHE:
Ligação do colaborador com GHE | Impactos na rotina de geração do PPP | Exemplo para um período de geração de 01/01/2010 até 01/01/2019 |
---|---|---|
Sempre foi definida por posto de trabalho (cenário mais comum) | A geração do PPP será realizada normalmente e nenhuma ação adicional é necessária. | Geração única do PPP considerando o período de 01/01/2010 até 01/01/2019. |
Sempre foi definida por colaborador | ||
Era definida por colaborador e passou a ser utilizada a ligação por posto de trabalho | A geração do PPP deverá ser dividida em duas etapas, uma para cada período de ligação do GHE. |
Alteração da ligação com o GHE para posto feita em 01/01/2018. Neste caso, deverá ser feita a primeira geração referente ao período de 01/01/2010 até 31/12/2017. Data de referência: 31/12/2017, data anterior à troca do GHE por posto; E na segunda geração de 01/01/2018 até 01/01/2019. Data de referência: 01/01/2018, data da troca do GHE por posto; |
Gerar
As informações do colaborador são geradas para um cadastro específico antes de
emitir o documento PPP. Desta forma será possível adequar estas informações a
realidade do colaborador e evitar problemas do sistema em gerar informações
incorretas que foram definidas para o mesmo cargo e local.
A preocupação é que na hora de gerar as informações no PPP, se tenha agilidade
de alterar os dados de acordo com a necessidade.
Permite gerar os PPPs dos colaboradores desejados através de uma abrangência. Ao pressionar o botão Mostrar serão listados na grade todos os colaboradores que estiverem dentro dos filtros especificados no botão Seleção. O botão Processar inicia a operação de geração dos PPPs dos Colaboradores que estiverem na grade. A grade indicará para cada colaborador se ele já possui o PPP gerado e quem foi o usuário que efetuou a última geração do PPP. Dependendo como estiver o PPP do colaborador (gerado ou não), o sistema irá automaticamente sugerir para Regerá-lo ou Complementá-lo, contudo será possível alterar estas opções para cada colaborador.
Na opção de Regerar o PPP, todos os dados que já estiverem cadastrados na manutenção serão excluídos e regerados com base nos históricos do Colaborador. Na opção de complementar o PPP, o sistema irá somente complementar os dados a partir da data dos últimos registros cadastrados. Somente serão gerados os itens selecionados na tela (Lotação, CATs, Profissiografia, etc). Os dados do Colaborador, Filial e Justificativas sempre serão regerados.
Ao efetuar a complementação o sistema poderá encontrar conflitos entre os dados
cadastrados no PPP e os dados que estão sendo gerados, se os mesmos estiverem
diferentes ou com problemas de períodos sobrepostos. Se conflitos forem
encontrados, haverá um aviso e poderá ser verificado o que aconteceu a tela de
Manutenção do PPP. A rotina não irá complementar um PPP que já estiver
cadastrado com conflitos.
Ao final do processo de geração do PPP, será disponibilizado para consulta o
Log(tipo 91) de geração que conterá o que aconteceu com cada colaborador
processado.
A partir do botão PPP a tela de manutenção do PPP será disponibilizada de acordo
com o colaborador ativo na grade.
A assinatura do responsável do RH não é gravada na tela do cadastro do PPP do Colaborador. O relatório do PPP utiliza por padrão a assinatura do responsável do RH da Filial do Colaborador (a filial está cadastrada na tabela do PPP - R035CAB). Se alguma assinatura for especificada na tela de manutenção do PPP, o relatório utilizará a mesma.
Existe uma definição para bloquear alteração em PPP Importado, em Segurança\PPP\Definições.
Data Início
Caso a data de início informada seja anterior à data de
admissão, irá considerar a data de admissão do colaborador.
Quando o campo Data Início estiver zerado será buscada a data de admissão do
colaborador. Se encontrar histórico de filial somente após a data de início,
seta esta data para a data da primeira filial. Podem existir colaboradores
transferidos de uma empresa para outra e neste caso a Admissão deles é a data de
primeira filial.
Data
Limite
Permite
definir uma data limite para o último período das informações do PGR, ou seja,
para o último período informará a data indicada como sendo a data final.
Controlar conflitos rigorosamente
Este campo tem a função de controlar os conflitos que podem ocorrer nas
pastas Lotação, Profissiografia, Riscos, Responsáveis pela Monitoração
Biológica e Responsáveis pelo Registro Ambiental. Quando este campo estiver
marcado, que corresponde ao comportamento anterior da rotina, as situações
descritas abaixo serão consideradas conflito, ou seja, serão apresentadas na
cor vermelha.
- Foi gerado o PPP para um determinado colaborador, com seu devido risco informado etc. Posteriormente para o mesmo local de trabalho deste colaborador e atividade foi cadastrado outro perigo/fator de risco. Ao gerar o PPP complementar, será apresentado um novo registro em conflito.
- Na tela de geração do PPP foi informado uma data no campo 'Data Limite'. Na tela de manutenção do PPP, a data de término do último período que consta na pasta Lotação, Profissiografia, Riscos, Responsáveis corresponde a data limite. Posteriormente é gerado um PPP complementar para o mesmo colaborador, mas sem a data limite. Nesta situação vai gerar novos períodos em conflito em todas as pastas com data a partir da data limite informada na geração anterior.
Se a opção estiver desmarcada, não será considerado um conflito a situação em que um novo perigo/fator de risco ocorrer no ambiente de trabalho como também a data de término do período nas pastas estiver diferente da data de término a ser gerada, caso o período encontrado tiver sido gerado automaticamente. Existe uma exceção que gerará conflito sempre, ou seja, quando já existirem registros cadastrados manualmente no último período do cadastro.
Gerar por CPF
Este campo tem a
função de complementar a abrangência do botão Seleção. Ao setar o campo,
serão considerados todos os cadastros com o mesmo CPF relacionados pela
abrangência de colaborador, filial, local e cargo. Exemplo: Se na seleção
foi solicitado para considerar determinado local, então neste caso, além de
relacionar os colaboradores deste local, será considerado também o cadastro
cujo CPF seja o mesmo de um dos colaboradores deste local.