Histórico Funções
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A partir dessa opção são cadastrados os Históricos de Função dos colaboradores. Esses históricos possibilitarão o cálculo do adicional de função. Para mais informações sobre o cálculo do adicional de função, consulte o item "Informações Adicionais/Rotinas Especiais/Adicional de Função" no help do Administração de Pessoal.
Poderá haver sobreposição de históricos de função, ou seja, mais de um histórico para cada colaborador sem data de término.
- Este histórico não é obrigatório e não atualizará a ficha básica dos colaboradores.
- No módulo Controle de Ponto e Refeitório, este histórico somente estará disponível quando for informado 'S' no campo Utiliza Histórico de Função da tela Cálculos > Apuração > Definições > Gerenciar Horário.
- No módulo Treinamento, este histórico poderá ser utilizado como critério de análise na rotina de Levantamento de Necessidades, na tela Desenvolvimento > Consultas > Levantamento Necessidades.
- Ao utilizar o tipo de pagamento "7 - Diferença de Salário do Substituto" será considerado o salário do período de vigência da função.Exemplo:
Início da função: 01/05
Final da função: 20/05
Salário do substituto: R$ 1.000,00
Salário do substituído: R$ 2.000,00
O colaborador que estiver substituindo receberá um adicional de função através do seguinte cálculo:
2000,00 - 1000,00 = 1000,00
1.000,00 / 30 * 20 = 666.67
Se o colaborador que está sendo substituído receber uma alteração salarial em 25/05, este salário não será considerado para o cálculo.
Exemplo:
Salário do substituto: R$ 1.000,00
Salário do substituído: R$ 2.000,00
Salário do substituído em 25/05: R$ 2.500,00
O cálculo continuará o mesmo pois a alteração salarial ocorreu apenas após a data fim da função.
Observação
Para o colaborador substituto o comportamento é diferente. Sempre será considerado o salário do último dia do mês.
Data Início
Informar a data inicial, ou seja, a partir de quando o colaborador passará a
desempenhar a função.
Sequência
Este campo
permite informar várias funções com mesma data de início
alterando apenas a seqüência.
Titular / Substituto
Indicar se o colaborador será o titular ou substituto dessa função:
- T - Colaborador será o Titular.
- S - Colaborador será o Substituto. Nesta situação, será informado o Substituído e o cálculo do adicional poderá ser feito com base no salário do Substituído.
Tipo Substituído
Indicar o tipo do Substituído.
Cadastro Substituído
Informar o cadastro do colaborador que está sendo substituído.
Local
Indicar o código do local em que o colaborador exercerá a função.
Função
Informar a função que o colaborador desempenhará num determinado período. Essa
função, na verdade, será um cargo da estrutura utilizada pela empresa. A partir deste cargo, o sistema fará o cálculo do adicional, respeitando os
parâmetros no cadastro da empresa.
Havendo estrutura e percentual de cálculo indicada no cargo e no histórico de função, prevalecerá a estrutura do histórico.
Data Final
Informar a data final, ou seja, até quando o colaborador desempenhou a função. Esse campo não é obrigatório. Não havendo data
de término, deixar zeros.
Função eSocial
Defina se esse registro do histórico de função deve ou não ser enviado para o eSocial.
Esta campo só é mostrado quando na tela de Definições do eSocial consta o valor "1 - Histórico de Função" para o campo Função eSocial.
Data de Início do eSocial
Este campo serve para indicar a data do início da função, quando o funcionário possui mais de uma função dentro da filial. Essa opção será habilitada nas condições abaixo:
- Nas Definições do eSocial consta o valor "1 - Histórico de Função" para o campo Função eSocial;
- Se o campo Titular / Substituto estiver preenchido com "T - Titular\" e
- A Data Final não pode ser menor que a Data Início eSocial.
Estrutura
Indicar o código da estrutura salarial que será utilizada no cálculo do adicional de função. Este campo não é obrigatório. Não havendo estrutura indicada no histórico de função, o sistema buscará a estrutura indicada no cargo da função
Classe Salarial
Indicar a classe salarial que será utilizada no cálculo do adicional de função.
Nível Salarial
Indicar o nível salarial que será utilizada no cálculo do adicional de função.
% Cálculo
Informar o percentual que será utilizado no cálculo do adicional de função.
Este campo não é obrigatório. Não havendo percentual indicado no histórico de
função, o sistema buscará o percentual indicado no cargo da função.
Este campo só é exibido quando o módulo está integrado com o Administração de Pessoal.
Observação
Permite informar uma observação referente ao desempenho da função.
Motivo Alteração
Indicar
o motivo da alteração da função do colaborador. Os motivos indicados aqui são
cadastrados em Tabelas > Motivos > Reajustes.