Histórico Vínculo
Permite informar os percentuais de insalubridade e periculosidade devidos para os cargos em determinados locais do organograma. Dessa forma, os colaboradores que estiverem alocados a esse local e cargo receberão o adicional automaticamente no cálculo da folha.
Os campos de usuário utilizados pelas empresas para pagamento de outros adicionais, os quais o Administração de Pessoal não calcula automaticamente, poderiam ser incluídos nessa tela. Isso facilitaria o controle por parte do usuário que teria os adicionais do sistema e os adicionais criados pelo usuário em uma única tela.
Não é possível inserir dois adicionais dentro do mesmo período, mesmo que sejam adicionais diferentes. Neste caso, será necessário inserir uma Competência de Término no histórico anterior e inserir os adicionais necessários na competência desejada.
Informar o local de trabalho que deve ser pago o adicional ou clique no botão listar para selecionar um local cadastrado
Informar o código do cargo para o qual deve ser pago o adicional ou clique no botão listar para selecionar um cargo cadastrado. Este campo pode ser deixado em branco, sendo que neste caso o sistema pagará o adicional considerando apenas o local de trabalho, independente de cargo.
Informar a data da alteração que irá para o histórico.
Informar o percentual de insalubridade devido em cada local ou cargo, podendo ser zero.
Informar o percentual de periculosidade devido em cada local ou cargo, podendo ser zero.
Indicar o fator para conversão do período trabalhado pelo colaborador neste local, para o cálculo do tempo de serviço para aposentadoria para Homens.
Indicar o fator para conversão do período trabalhado pelo colaborador neste
local, para o cálculo do tempo de serviço para aposentadoria para mulheres.
Indicar, se o colaborador tiver direito, a quantidade de anos devido de Aposentadoria Especial.
Essa opção afetará diretamente o cálculo do %RAT, na GPS, e a categoria do colaborador no Sefip.
Os percentuais são cadastrados no menu Tabelas / Valores / Previdência / Acréscimo RAT.
Competência de Término
Permite fechar os históricos de adicionais informados no sistema, possibilitando assumir outros tipos de históricos na sequência de busca. Ou seja, com essa competência, é possível finalizar um histórico existente e assumir um nível hierárquico menor.
A Competência de Término considera o último dia do mês na busca do adicional válido.