Candidato Externo
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
Atenção
Esta documentação possui informações que se aplicam somente a alguns módulos. Conteúdos que possuem o ícone indicam cada caso, posicione o mouse sobre esse ícone e veja a descrição dos módulos.
Atenção
Esta documentação se aplica somente aos módulos: RS, SM.
Esta tela só é mostrada no módulo de Medicina quando ele não está integrado ao módulo de Recrutamento e Seleção.
Cada candidato deve receber uma codificação e a mesma pode ser utilizada como número de currículo, ser for o caso poderão ser distintos. Para o currículo possibilita ter uma data de validade que poderá ser utilizada na exclusão de candidatos em Diversos > Utilitários > Exclui Candidatos.
As requisições onde os candidatos participaram dos processos seletivos poderão ser consultadas na guia Histórico.
- Nome;
- Data de Nascimento;
- Cidade de Nascimento;
- Estado Civil;
- Sexo;
- Raça / Etnia;
- Deficiente;
- Deficiência;
- Nacionalidade;
- Identidade (Número, Órgão Emissor, Estado e Data Expedição);
- Carteira de Trabalho (Número, Série, Dígito, Data de Expedição e Estado);
- Título de Eleitor (Número, Zona e Seção);
- CPF;
- PIS (Número e Data de Cadastramento);
- Habilitação (Número, Categoria, Órgão Emissor, Estado, Data da Expedição, Vencimento e Data Primeira Habilitação);
- Registro Identidade Civil (Número, Data Expedição, Órgão Emissor, Cidade e Estado).
- Passaporte (número, expedição, validade, país e emissor)
Além disso, ao associar uma pessoa ao candidato, os campos do cadastro do candidato são preenchidos com as informações da pessoa selecionada.
Em situações em que o vínculo entre o colaborador e a pessoa é obrigatório, conforme definido na tela de assinalamentos e/ou cadastro de empresa, ao cadastrar um candidato e não informar a pessoa, um novo código de pessoa é gerado. Contudo, antes de ser gerado um novo código, uma busca pelo cadastro da pessoa é feita utilizando os campos da guia Cadastro, comparando com os critérios estabelecidos no processo de geração de pessoas (FRGERPES), podendo seguir uma ordem conforme preestabelecido.
Permite utilizar o recurso de regras para validação da entrada de dados cadastrais. Para isto será utilizada uma regra de processo que será ativada sempre que mudar o código do candidato ou ao tentar sair da tela, o que poderá acontecer pelas seguintes maneiras:
- Pelo botões de navegação
- Ao digitar outro candidato
- Ao selecionado outro candidato pelo botão de consulta
- Pelo botão Sair
A regra determina que os campos Data de Inclusão, Número do currículo e Endereço não poderão ficar sem informação. Ao selecionar outro candidato, será apresentada uma mensagem de crítica da regra que impedirá a saída do cadastro atual, forçando o correto preenchimento do cadastro ou simplesmente continuar.
Para facilitar a inclusão de candidatos em relação ao número de sequência de seu cadastro, pode-se fazer uso do botão Novo Candidato onde será sugerido o primeiro cadastro disponível. Pela regra de processo 359 - Número Novo Candidato, permite interferir na geração deste cadastro.
Após a inclusão de um novo candidato, poderá ser utilizada a regra de processo 372 - Após Inserir Candidato. Esta regra será executada quando for desalocado o código do candidato e tem como objetivo controlar informações de outras tabelas.
Nas situações em que o candidato esqueceu a sua senha para acessar o currículo WEB, o responsável poderá enviar uma nova senha para o candidato através do botão Trocar Senha.
Existe a possibilidade em utilizar para o cadastramento de candidatos, no instante da inclusão de um novo candidato, dados existentes em uma tabela não pertencente ao Gestão de Pessoas | HCM, ou seja, uma tabela externa. Neste caso, será necessário incluí-la no Vetorh.tbs como uma tabela de usuário para em seguida importar os dados da tabela externa para essa tabela de usuário. A partir de então, será possível tratá-la através da regra de processamento 731 - Tabela Externa Candidatos para que as informações ali contidas possam ser utilizadas no cadastro do candidato externo (R122Cex).
No registro do candidato externo (R122Cex), será possível utilizar ainda as seguintes regras por processo:
- 188 - Inclusão de candidato
- 189 - Alteração de candidato
- 190 - Exclusão de candidato
Corresponde aos principais dados pessoais do candidato necessários para uma posterior admissão.
Candidato
Registrar um código de identificação para cada candidato externo. Utilizando-se o
botão Novo Candidato será apresentado automaticamente o primeiro código vago, sendo que
serão reaproveitados códigos de candidatos excluídos. Esta opção está preparada para
a utilização de mais de um usuário ao mesmo tempo.
- Na parte superior direita do cadastro do candidato será exibida a data da última atualização dos dados do colaborador.
- Quando o candidato já possui um cadastro na base de dados com o mesmo CPF, o HCM XT reutiliza um registro de candidato com o mesmo CPF que já esteja presente na tabela de Candidatos Externos (R122CEX), desde que o candidato não tenha uma requisição vinculada.
Nome
Informar o nome do candidato. Este campo é usado para pesquisa, a fim de evitar o cadastramento em duplicidade de candidatos.
Nota
Quando os módulos Controle de Ponto e Refeitório ou Jurídico estiverem integrados ao Recrutamento e Seleção, ao tentar cadastrar um ex-colaborador que entrou com uma reclamatória trabalhista (Jurídico), ou que seja uma pessoa não grata (Controle de Ponto e Refeitório), serão apresentadas respectivamente as mensagens de alerta: "Este candidato consta no cadastro de Reclamações Trabalhistas" ou "Este candidato consta no cadastro de Pessoas não gratas".
Esta consistência será feita para os campos Nome, CPF, CNH e Identidade no caso de pessoa não grata; ou para os campos CPF, CNH e Identidade no caso de reclamatória trabalhista. Em todos os casos serão apresentadas mensagens de alerta, existindo a possibilidade de prosseguir o cadastramento.
Cadastro
Nome Social
Se aplicável, informe o nome social para travesti ou transexual.
Nome Completo
Informe o nome do candidato com até 80 caracteres.
Data Cadastramento
Registrar a data de cadastramento do currículo sendo que é proposta data de hoje.
Data Validade
Informar a data final que este currículo terá validade.
Importante
No primeiro login do dia no módulo Recrutamento e Seleção, o sistema automaticamente irá alterar a situação do candidato para "7 - Expirado" ou "1 - Ativo no Processo" (dependendo da data cadastrada neste campo), se baseando na data do login.
Última Atualização
Este campo é preenchido automaticamente quando ocorre o
cadastramento de um currículo pela Web ou posteriormente nas alterações feitas
pela Web.
Nº Currículo
Registrar uma numeração sequencial, que poderá facilitar o processo de
localização do currículo no arquivo.
Situação Candidato
Identificar a situação do candidato dentro do módulo de
Recrutamento e Seleção:
- Ativo no processo
- Eliminado
- Desistente
- Admitido/Transferido
- Encaminhado
- Não Recomendável
- Expirado - Esta situação será informada automaticamente pelo RS nos casos de currículos vencidos, ou seja, se o campo Data Validade acima estiver com uma data inferior a data do dia (atual) será atribuído esta situação. A situação será alterada de "7 - Expirada" para "1 - Ativo no processo", quando a data do campo Data Validade for igual ou superior a data do sistema.
- Selecionado Não Admitido
Importante
A situação do candidato na guia Cadastro da tela refere-se ao próprio cadastro do candidato. Já na guia Histórico, as informações dizem respeito às requisições do candidato. Portanto para alterar as informações da guia Cadastro, é necessário modificar o cadastro do candidato. O campo muda quando o candidato é admitido, as informações da guia Histórico são referentes às requisições, correspondendo aos dados presentes no módulo de Gestão de Recrutamento e Seleção.
É possível cadastrar o parâmetro Sempre Substituir Endereço Conforme CEP, disponível em Diversos > Assinalamentos. Desta forma, os campos de endereço são atualizados quando o CEP é modificado.
PIS/PASEP
Indica o número do Pis/Pasep do candidato, sendo que quando informado, serão
checados os dígitos verificadores.
Cadastramento no PIS
Identifica a data de cadastramento no PIS/PASEP.
Pessoa
Código da pessoa que está vinculado com este cadastro. Este campo somente ficará disponível se a empresa utiliza a rotina de pessoas.
Arquivo
Informar o caminho para abrir um arquivo contendo informações complementares
do candidato. Pode-se pressionar o botão no final do campo para facilitar a
identificação do arquivo nos diretórios da máquina. Ao pressionar o botão Abrir
Arquivo localizado no rodapé da tela, disponibilizará na tela o documento.
Observações
Registrar o cadastramento de alguma observação que se faz necessária numa possível
análise do candidato.
Outros Dados
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Possibilita cadastrar os dados do candidato que serão analisados como requisitos para uma futura seleção.
Informar a Raça/Etnia do candidato. Este campo será útil caso o candidato seja efetivado, pois o sistema automaticamente levará essa informação para o cadastro no Administração de Pessoal (AP).
Este campo deve ser preenchido com um valor válido do campo Código eSocial da tela de cadastro de raça/etnia, em Tabelas > Gerais > Raça/Etnia (FR010ETN), e deve ser diferente de "6 - [Válido até 21/04/2024] Não Informado".
Nota
A lista de raças/etnias, bem como seu respectivo cadastro, encontram-se na tela de Cadastro de Raça/Etnia (FR010ETN).
Deficiente
Esta informação tem por finalidade auxiliar no preenchimento da cota mínima de
empregados que são
- Sim, se o candidato for pessoa com deficiência
- Não, se o candidato não for pessoa com deficiência
Esta informação é opcional, portanto, se é desconhecida, é possível deixar o campo em branco.
Grau Instrução
Informar a escolaridade do candidato. Este campo pode ser atualizado
automaticamente a partir do cadastramento dos cursos de formação que podem
ocorrer pelo usuário ou pelo candidato (WEB), mas para isso é necessário
verificar o campo Atualização Grau de Instrução, localizado em Diversos >
Assinalamentos, guia Cadastro.
Nacionalidade
Identificar o código de nacionalidade do
candidato. Assume nacionalidade brasileira.
Ano Veículo
Indicar o ano de fabricação do veículo do candidato.
Tipo Referência Indicação
Informar o tipo de referência do empregado.
Empresa Indicação Interna
Identificar a empresa no caso de indicação dentro da empresa.
Tipo Indicação Interna
Informar o tipo de colaborador, que poderá ser:
- Empregado
- Terceiro
- Parceiro
Indicação Interna
Informar o código do colaborador no caso de indicação dentro da empresa.
Fonte Recrutamento
Indicar qual a fonte de recrutamento utilizada na divulgação da vaga ou da empresa,
junto a este candidato.
Sistema Cargo
Informar o sistema a que pertence o cargo pretendido. Ou ainda, considerando que não
foi informado o cargo pretendido, indicar a qual sistema de cargos o candidato está se
cadastrando, conforme abaixo:
- Executivo
- Administrativo
- Operacional
Nos casos em que esteja se propondo a trabalhar em qualquer um dos sistemas, deixar este campo em branco.
Hierarquia
Informar a hierarquia relacionada ao candidato.
Qualificação
Informar a qualificação do candidato.
Bacharel economia, técnico têxtil, engenharia civil.
Empresa (+)
Informar o código da empresa em que deseja trabalhar.
Filial (+)
Informar o código da filial em que deseja trabalhar ou uma
abrangência.
Local (+)
Cadastrar o local de trabalho de interesse do candidato.
Horário (+)
Identificar os horários de trabalho de interesse do candidato.
Outros Rendimentos
Informar outros rendimentos recebidos pelo candidato além do salário.
Complemento
Cadastrar outras informações que poderão ser úteis no processo
seletivo.
Familiares
Nesta pasta serão informados os dados dos familiares do candidato.
A filiação, cônjuge e quantidade de filhos. Caso houver necessidade de informações mais detalhadas, em Seleção > Definições > Gerais - guia Candidato, pode-se utilizar a rotina de dependentes conforme o campo Usa Dependentes. Se indicado no campo "Sim", a guia Familiares ficará oculta e será disponibilizada a guia Dependentes. Informar a data de nascimento da mãe.
Documentos
Cadastre nesta guia os documentos do candidato, necessários para uma posterior admissão.
Indique a data de expedição do documento de identidade.
Identifique a Unidade Federativa onde foi emitida a carteira de identidade do candidato.
Informe o número do título de eleitor.
Identifique a seção eleitoral do candidato.
Nº/Categoria Certificado Reservista
Indique o número do certificado de reservista do candidato.
Cadastre a categoria do certificado de reservista do candidato.
Indique o código de identificação do colaborador.
Identifique o código do conselho profissional ao qual o candidato faz parte.
Informe o registro no conselho profissional no qual o candidato faz parte.
Informe o número e o emissor do passaporte do candidato. Nos campos ao lado deste, informe também as datas de expedição e validade do passaporte.
Informe o nome do país onde o passaporte foi emitido, ou selecione um da lista.
Informe a sigla da Unidade Federativa onde o passaporte foi emitido, ou selecione uma da lista.
Indica o número do Pis/Pasep do candidato, sendo que quando informado, serão checados os dígitos verificadores.
Estrangeiro
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Permite cadastrar documentos de candidatos estrangeiros.
Data Chegada
Informar a data de chegada ao Brasil, no caso de candidato estrangeiro.
Tipo do Visto
Informar conforme abaixo:
- Temporário
- Permanente
- Turista
- Outros
Tempo de Residência
Informar conforme abaixo:
- Prazo Indeterminado
- Prazo Determinado
Data de Término da Residência
Informar a data de término da residência no Brasil.
Reg.Estrangeiro
Cadastrar o número do registro de estrangeiro do candidato.
Validade do Visto
Informar a data da validade do visto do estrangeiro.
Data Validade CTPS
Informar a validade da Carteira de Trabalho do estrangeiro.
Número Portaria Naturalização
Informar o número da portaria de naturalização.
Contatos
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Permite cadastrar as formas de contato com o candidato com os respectivos telefones.
Forma Contato
Indicar qual a melhor forma, para entrarmos em contato com o candidato, conforme
abaixo:
- Telefone residencial
- Telefone para recados
- Carta
- Telegrama
- Recados colaborador na empresa
- E-mail (Correio Eletrônico)
- Telefone celular
Fone Contato 1
Informar o telefone de contato do candidato, precedido dos códigos DDI e
DDD. Exemplo: 055 047 3221-3300.
Pessoa Contato 1
Anotar o nome da pessoa que irá atender o telefone de contato.
Fone Contato 2
Informar o telefone de contato do candidato, , precedido dos códigos DDI e
DDD. Exemplo: 055 047 3221-3300.
Pessoa Contato 2
Anotar o nome da pessoa que irá atender o telefone de contato.
E-mail
Identificar o endereço de correio eletrônico para contato com o candidato.
Concurso
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Concurso
Permite cadastrar o candidato em concursos públicos. Esta
informação só será disponibilizada para as empresas que utilizam da rotina de concurso público
conforme o parâmetro Utiliza Concurso
(S,N) em Seleção > Definições > Geral, guia Concurso.No rodapé da tela são
apresentadas informações do candidato em relação ao concurso público.
Quando a inscrição ocorrer pela Web, caso seja utilizada a regra por processo 74 - Inscrição Concurso Público, o Cancel(1) nesta regra não terá efeito. Recomenda-se a utilização da função de programador Mensagem(Erro, "Texto alertando o usuário");.
Endereços Eletrônicos
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Esta aba só é mostrada quando o Novo RS é usado.
Tipo
Informe o código do tipo
de endereço eletrônico que deseja cadastrar.
- O mesmo tipo de endereço eletrônico pode ser cadastrado mais de uma vez. Neste caso, é criada um sequência diferente (na coluna Seq) para cada um.
- Ao cadastrar um vídeo, deve-se utilizar seu "embed". Em alguns sites, ao clicar com o botão direito no vídeo, aparece a opção para "Copiar embed". Já em outros sites, como o Youtube, deve ser utilizada a opção do botão Compartilhar e depois Incorporar, e no código que vai aparecer, copiar o que estiver entre aspas na propriedade source, que estará representada por "src".
Ao clicar no botão Compartilhar e depois Incorporar, irá
aparecer na caixa de texto
"<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/glofSn7xLDw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>".
Copiando o embed no source (src),
fica assim:
"http://www.youtube.com/embed/glofSn7xLDw".
Descrição (Tipo)
Este campo é
automaticamente preenchido de acordo com o que é informado no campo Tipo.
Endereço
Informe o endereço
eletrônico.
Cargos
Registrar os cargos em que o candidato tenha interesse em ocupar. Nas situações em que declara estar disposto a ocupar qualquer cargo, deixar este campo em branco.
Permite que seja utilizada a equivalência de cargos cadastrada em Tabelas/Cargos/Equivalência onde serão registrados os cargos da estrutura oficial utilizada pela empresa e os cargos equivalentes da mesma estrutura ou de outra. Ao cadastrar uma nova requisição, a informação da equivalência será registrada no requisito Experiência, pasta Equivalência de Cargo.
Estrutura / Cargos
Informar as estruturas e os cargos pretendidos pelo candidato, conforme tabela de
cargos. Caso seja indicado algum cargo, o candidato será considerado somente na triagem
de requisições para este cargo ou equivalente. Para a triagem de outras requisições será
contabilizado como Eliminado por Cargo.
Área
Informar em quais as áreas de atuação este candidato deseja concorrer.
Exames
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: SM.
Esta pasta é disponibilizada somente quando o RS não estiver integrado à base de dados.
Posto de Trabalho
Informar o posto de trabalho no qual o candidato irá trabalhar. Ao gerar os exames admissionais do candidato serão considerados os exames definidos por Filial, Local e Cargo. Ao informar um Posto de trabalho, serão considerados os exames relacionados a Filial, Local, Cargo e GHE (Grupo Homogêneo de Exposição) do Posto do Candidato.
Empresa da Filial
Indicar o código da empresa onde deverá estar cadastrado uma estrutura de
cargos e organograma que serão utilizados na emissão dos exames.
Cargo
Informar o cargo que este candidato está pretendendo.
Local
Informar o código do local onde este candidato ficará lotado.
Imagens
Permite relacionar imagens ao candidato.
Dependentes
Os dependentes poderão ser cadastrados com mais informações a partir desta pasta. Em Seleção>Definições>Geral - pasta Candidato, permite através do campo Usa Dependentes(S,N) definir se a rotina dos dependentes será disponibilizada ou não. Para aproveitar as informações que encontram-se na pasta familiares, em Diversos>Utilitários>Converter Familiares p/Dependentes, permite transferir os dados dos pais e cônjuge para o cadastro de dependentes. Neste cadastro permite inserir os dependentes com o grau de parentesco 1=Filho(a) dentre outros. Esses dados serão considerados na efetivação do candidato.
Dependente
Informar um código para cada dependente.
Grau Parentesco
Indicar o grau de parentesco do dependente,
conforme abaixo:
- Filho(a)
- Cônjuge
- Pai/Mãe
- Avô/Avó
- Bisavô/Bisavó
- Sobrinho(a)
- Tio(a)
- Neto(a)
- Sogro(a)
- Genro/Nora
- Enteado(a)
- Irmão(ã)
- Filho(a) Adotivo(a)
- Pensionistas
- Companheiro(a)
- Tutelado
- Menor sob Guarda
- Madrasta
- Padrasto
- Tutor
- Ex-Exposo(a)
- Bisneto(a)
- Ex-Companheiro(a)
- Concubino(a)
- Outros
Estado Civil
Informar o estado civil de cada dependente:
- Solteiro
- Casado
- Divorciado/Separado Judicialmente
- Viúvo
- Concubinato
- Separado
- União Estável
- Outros
Grau Instrução
Indicar, se necessário, o grau de instrução deste dependente, conforme tabela
definida em Tabelas > Gerais > Graus de Instrução.
Pensão Judicial
Indicar se o dependente em questão deve ser considerado como dependente para
cálculo de pensão judicial.
Histórico
Apresenta o histórico de requisições em que o candidato participou ou está participando. Quando eliminado pelo processo da Seletiva ou informado manualmente pelo usuário com a situação 2-Eliminado, no campo Informações do Candidato, será apresentado a descrição da eliminação quando a eliminação ocorrer pelo processo da seletiva e a justificativa quando o candidato for eliminado manualmente. Se houver necessidade a justificativa também poderá ser informada para o eliminado pelo processo da Seletiva na tela de manutenção da requisição.
Para considerar os motivos de eliminação do processo da Seletiva, o campo Histórico Eliminação no cadastro da requisição deverá estar com Sim.
Currículo
Nesta pasta apresenta o texto do currículo que foi digitado ou colado a partir de um editor de texto pelo candidato através do Currículo Web - Colar Texto Formatado. As informações deste currículo poderão ser utilizadas na busca de "Palavras-chave" na Triagem ou Seletiva.
Termo de Uso e Privacidade
Atenção
Esta documentação se aplica somente ao módulo: RS.
Essa guia permite a visualização de todos os Termos de Uso e Privacidade respondidos pelo candidato e sua situação em relação à aceitação ou não. Nela, são detalhados:
- A versão do termo;
- O título dessa versão;
- Se houve envio de e-mail alertando o candidato sobre a nova versão;
- A situação do termo (aceito ou recusado);
- A data e a hora de aceite ou recusa.
No rodapé, o botão Termo permite acessar o termo selecionado.
Importante
Os dados referentes a um candidato podem ficar ocultos nessa tela se:
- na tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP), ao publicar uma nova versão do termo, o usuário informar que deseja que os dados dos candidatos externos não estejam acessíveis para o RH até que os termos sejam aceitos;
- o candidato não aceitar os termos ao acessar seu currículo ou aceitá-los e revogar o aceite posteriormente.