Candidatos a Efetivar

Esta opção permite efetivar os candidatos internos ou externos, individualmente ou coletivamente.

Os candidatos mostrados na tela serão aqueles que passaram pelo processo de triagem/seletiva nos módulos Recrutamento e Seleção e Gestão do Recrutamento ou pela pré-admissão pela solução de Admissão Digital.

A tela Candidatos a Efetivar é acessada ao clicar em Efetivação nas telas de cadastro de colaboradores, terceiros ou parceiros.

Tipo de Efetivação
Selecione o tipo de efetivação que você quer fazer:

Tipo de efetivação Descrição

Individual

Indique esta opção se quiser efetivar um candidato individual, externo ou interno (colaborador, terceiro e parceiro). Na efetivação individual, o cadastramento será efetuado diretamente na ficha básica após o usuário ter informado o novo cadastro.

Para terceiros e parceiros só é permitida a efetivação individual.

Nota

Caso o candidato seja interno e tenha a categoria eSocial igual a "901 - Estagiário", será possível optar por uma das opções abaixo:

  • "Novo Contrato": selecione esta opção quando o estagiário estiver mudando de categoria eSocial, sendo efetivado como colaborador. Nesse caso, o contrato anterior deve ser encerrado, e uma nova admissão será registrada no eSocial.

Atenção: devem ser realizados, primeiramente, o cálculo e o fechamento da rescisão do contrato de estágio para que seja possível enviar os dados do desligamento ao eSocial.

  • "Alteração Contratual": escolha esta opção se o estagiário estiver apenas mudando de cargo ou posto, mas permanecendo na mesma categoria no eSocial.

Coletiva

Na coletiva serão apresentados todos os candidatos externos. Quando esta opção é utilizada, é possível selecionar somente os candidatos de uma mesma Requisição.

Será apresentada a tela Efetivação Coletiva, onde serão informados os dados comuns a todos candidatos envolvidos.

Readmissão 

Indique esta opção se quiser efetivar um candidato que já trabalhou na empresa anteriormente.

Será gerado um histórico de crachá para o colaborador com o mesmo número de crachá do contrato anterior. Caso o crachá não esteja mais disponível (ou seja, no histórico de crachá anterior não existe data de término ou se o número do crachá estiver em uso por outro colaborador), você deverá cadastrar o histórico manualmente.

Mesmo selecionando o tipo de efetivação por readmissão, ao clicar em Ok será apresentada a tela de Efetivação Coletiva (FREFECOL), que deverá ser usada para continuar o processo.

Além disso, o sistema fará um backup do cadastro em questão, na faixa indicada no cadastro da empresa. Será utilizado o primeiro cadastro livre dentro da faixa.

Observação

A opção de readmissão fica disponível somente quando:

  • existir um candidato a ser efetivado (Recrutamento e Seleção), que possua um CPF como colaborador e não tenha nenhum contrato ativo no momento da efetivação
  • a rotina de admissão está ativa, ou seja, o campo Usa Rotina de Readmissão está definido com "S - Sim" em Diversos > Assinalamentos (FR000ASS)

Depois de selecionar o tipo de efetivação, serão apresentados os seguintes campos na grade da tela:

Notas

Depois de finalizar o processo será possível consultar a situação da geração da ficha médica. O log estará disponível em Diversos > Log > Processamentos, filtrando pelo tipo de processamento "83 - Efetivação Candidato".

Exemplos de informações obtidas pelo log:

Observação

Os campos Ano Concurso e Nr. Concurso aparecem na grade quando a rotina de concurso público está ativa.

Esta rotina é ativada pelo campo Utiliza Concurso no módulo RS, em Seleção > Definições > Gerais (FRDEFNRS), guia Concurso.

Botão Busca Rápida
Disponibiliza um campo para encontrar um determinado candidato.

Por padrão será o Nome do candidato mas permite selecionar outra informação ao clicar sobre os títulos dos campos na grade.

Botão Cancelar efetivação
Este botão tem como objetivo cancelar o processo de efetivação do candidato. Ao utilizá-lo são efetuadas as seguintes alterações:

Ao clicar neste botão, caso haja integração com a Admissão Digital (senior X) e o assinalamento "Motivo Cancelamento Efet. Candidato" esteja habilitado na tela de Assinalamentos Diversos (FR000ASS), será aberta a tela Motivo do Cancelamento (FRMOTCAN). Nessa tela, o usuário poderá fornecer (ou deixar o campo em branco) uma descrição referente ao motivo do cancelamento da efetivação do candidato. Ao clicar no botão Confirmar, será enviada a informação de cancelamento da efetivação do candidato para o Admissão Digital (senior X), juntamente com o motivo de cancelamento apresentado.

Geração automática de históricos de GHE na efetivação

Durante uma efetivação, seja ela individual ou coletiva, o sistema apresenta a opção de criar automaticamente os históricos de Grupos Homogêneos de Exposição (GHEs) para o colaborador, desde que:

  1. Haja integração com o módulo Segurança do Trabalho;
  2. Utilize ligação do GHE por colaborador;
  3. Haja GHEs informados na requisição de vaga.

Assim, no final do processo de efetivação, o sistema cria os históricos com as seguintes informações:

Regras por processo

Variáveis

Importante

Mesmo que o candidato tenha sido efetivado no módulo Recrutamento e Seleção, ele poderá ficar oculto nessa tela se:

Observação

Caso ocorra a efetivação de um empregado, a rotina buscará a conta bancária vinculada à pessoa e copiará para o cadastro do empregado se:

Dessa forma, caso exista uma conta vinculada à pessoa da qual está sendo feito o vínculo e uma conta foi cadastrada no cadastro do candidato, o novo empregado possuirá duas contas no histórico.

Caso o cadastro da pessoa tenha mais de uma conta bancária, no momento do vínculo, será solicitado ao usuário que escolha qual conta deseja que seja copiada do cadastro de pessoa para o cadastro de colaborador.

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