Digitar Passes Vale-Transporte
Quando solicitada a relação do período, os passes são gerados e cadastrados neste item. Permite também digitar uma quantidade de passes distribuída ao colaborador independentemente dele ter uma escala VTR cadastrada ou não.
Pode ser utilizado quando o colaborador deseja receber vales somente em alguns meses, ou quando não quiser receber todos os vales devidos em um determinado mês. Os dados contidos nesta tela são lançados no processamento da folha.
O número de passes gerados para a competência é demonstrado sempre que é indicada a competência e o período de referência.
Notas
- Esta tela deve ser usada apenas para realizar ajustes pontuais. Para a geração de Vale Transporte, o recomendado é utilizar a Rotina de Geração de Vale Transporte ou relatórios padrões disponibilizados no sistema;
- Nesta tela também está disponível para utilização a Regra por processo 998 - Digitar Passe.
- Quando houver alteração de histórico de escala de vale transporte e for utilizada uma nova linha nesse novo registro, as ausências durante o período em que era utilizada a linha anterior não serão consideradas na apuração de faltas do período informado.
Campos
Início e Fim do Período Referência
Informar o período a consultar ou alterar.
Início e Fim do Período de Faltas
Indicar o período para consideração dos afastamentos que fazem perder para vale-transporte. O período de faltas pode ser diferente do período da apuração.
Na tela de Definições do Vale-Transporte existe o campo Afastamentos Período Apuração. Ele influencia diretamente na forma de calcular as perdas.
Indique a opção desejada:
- "S - Gerar valores sobrepondo digitados": serão recalculados todos os valores gravados, excluindo, inclusive, tudo o que fora digitado ou alterado pelo usuário.
- "N - Gerar valores sem sobrepor digitados": será preservado tudo o que fora digitado ou alterado pelo usuário, ou seja, os valores que possuem origem D - Digitado. Serão recalculados apenas os valores calculados pela própria rotina de vale-transporte.
- "D - Não gerar valores": nesta opção o sistema buscará as informações dos passes gerados na tabela de Passes do Vale-Transporte (R028PVT), não fazendo nenhum recálculo, somente demonstrando o que já foi calculado. Esta opção supre a necessidade de apenas efetuar consulta dos valores calculados anteriormente.
Grade Referência
- Data:a quantidade de passes gerados é demonstrada para cada dia do período de referência, facilitando as alterações ou consultas. Quando se quer digitar passes para colaborador sem escala cadastrada, pode-se indicar a quantidade total de passes em um único dia. Para os semanalistas e quinzenalistas considera a quantidade de acordo com as datas do período de apuração da definição de cálculo e o abono VTR ocorre somente no processamento última semana;
- Escala VTR: indica o código da escala de vale-transporte;
- Linha: linha de vale-transporte;
- Empresa: empresa fornecedora do transporte;
- Valor: valor do passe;
- Qtde: quantidade de passes;
- Múltiplos: quantidade de múltiplos para cada valor;
- Status: indicação da situação do passe:
- E (Entregue): são os vales pagos ao colaborador;
- D (Faltas Descontada): são os afastamentos e faltas já descontadas na geração do vale-transporte.
- R (Rescisão): vales já calculados quando ocorre a rescisão do colaborador.
- N (Não Entregue): indica que foi gerado o vale-transporte para o colaborador, mas ele não o receberá devido a algum ajuste feito na tela relacionado à uma exceção (o colaborador foi trabalhar de carro neste dia, por exemplo).
Caso o colaborador tenha um afastamento por falta em um dos dias que receberam manutenção, o dia marcado como "não entregue" não será considerado na apuração do período de faltas do próximo mês. Ainda, os arquivos de vale-transporte gerados não consideram os dias com este status na contagem dos valores que devem ser entregues.
- Origem: indica a origem do lançamento, podendo ser:
- D - digitado nesta rotina.
- G - gerado automaticamente pelo módulo, conforme a escala.
- I - importado.
Grade Faltas
Esta guia apenas considera as linhas apresentadas na guia Referência.
- Data: data para falta no vale-transporte. A data informada deve estar dentro do período informado nos campos Período Faltas;
- Escala VTR: código da escala de vale-transporte do colaborar referente a data informada (somente leitura);
- Origem: indica a origem do lançamento, podendo ser:
- G - indica que a falta foi gerada pela rotina de calculo do vale- transporte;
- D - indica que a falta foi digitada ou alterada pelo usuário.
Quando o colaborador utilizar uma linha diferente da atual no período em que ocorrer a falta, o sistema não realizará o desconto do vale.
Nota
Quando um desconto por falta é gerado para um colaborador e depois excluído, o registro permanecerá gravado na tabela Passes do vale-transporte (R028PDI).
Grade Valor e Quantidade
Totais da Linha Valor
- Faltas a Descontar: é a somatória do campo Valor Passe multiplicado pela somatória do campo Qtde. - ambos campos da guia Faltas.
- Faltas Descontadas: é a somatória do campo Valor multiplicado pela somatória do campo Qtde. - ambos campos da guia Referência. São considerados somente registros com o campo Status igual a "D".
- Entregue: é a somatória do campo Valor multiplicado pela somatória do campo Qtde - ambos campos da guia Referência. São considerados somente registros com o campo Status igual a "E".
- Valor Total:é o resultado da subtração do campo Entregue pelo campo Faltas Descontadas.
Totais da Linha Quantidade
- Faltas a Descontar: é a somatória do campo Qtde., da guia Faltas.
- Faltas Descontadas: é a somatória do campo Qtde., da guia Referência, considerado somente registros com o campo Status igual a "D".
- Entregue: é o somatório do campo Qtde, da guia Referência, considerado somente registros com o campo Status igual a "E".
- Valor Total: é o resultado da subtração do campo Entregue pelo campo Faltas Descontadas.