Cadastro de Telas de Entrada
Nesta tela é possível informar quais serão os destinatários do relatório. Neste caso, é possível definir uma tela de entrada para cada destinatário, fazendo com que um mesmo processo automático possa atender de maneiras diferentes, vários usuários.
Ao ser cadastrado um processo automático de
relatório, o sistema automaticamente insere um destinatário, que é a "Tela de
Entrada Padrão". Esta configuração inicial da tela de entrada será utilizada
para ser enviada ao destinatário (e-mail) que estiver cadastrado no processo
automático. Opcionalmente, pode-se remover este destinatário, sendo que neste
caso, não será gerado um relatório para o mesmo.
A Tela de Entrada
Padrão é utilizada para automatizar a definição de alguns parâmetros da tela de
entrada do modelo. Como exemplo, podemos utilizar um relatório onde existam vários
destinatários, mas a maioria deles irá utilizar os mesmos parâmetros na tela de
entrada. Se existir uma tela de entrada padrão definida, basta cadastrar o
e-mail do destinatário que o sistema fará a "junção" dos parâmetros da "Tela de
Entrada Padrão", o que isenta o usuário de informar a tela de entrada para cada
um dos destinatários. No entanto, este comportamento somente ocorrerá se o
assinalamento "Utiliza os valores da Tela de Entrada Padrão para os demais
destinatários" estiver habilitado. Esta junção somente acontecerá se o
destinatário não possuir a informação cadastrada; se houver algum valor informado
para um destinatário específico, este valor não será sobreposto.
Quando um
destinatário é considerado "Tela de Entrada Padrão", ele será apresentado em uma
coloração diferenciada dos demais destinatários.
Não é obrigatória a
existência de um destinatário que será a "Tela de Entrada Padrão". Desta forma,
é possível efetuar a exclusão do mesmo. Caso seja necessário definir novamente
uma tela de entrada padrão, basta cadastrar um novo destinatário ou escolher um
destinatário já existente e clicar sobre o mesmo com o botão direito do mouse.
Será exibido um menu onde é permitida a definição do destinatário como "Tela de
Entrada Padrão".
Ao cadastrar um destinatário, pode ser informado o
código de usuário. Quando o código do usuário é informado e este estiver
associado a um colaborador, o sistema fará a busca do e-mail comercial (campo Endereço do Correio Eletrônico Comercial (EmaCom) da tabela Ficha Complementar (R034CPL))
na ficha complementar do colaborador e preencherá automaticamente o campo de
e-mail. Adicionalmente, é exibido o nome do funcionário que está associado ao
colaborador, o que facilita a identificação do destinatário. Estes procedimentos
somente acontecerão caso o sistema esteja configurado para utilizar-se de
usuários/colaborador.
Além de trazer automaticamente o e-mail do colaborador
(caso esteja associado), a informação do usuário fará com que as abrangências do
mesmo sejam carregadas no momento da emissão do relatório. Com isto, o relatório
será gerado somente com as informações que o usuário tem direito de acordo com a
sua abrangência cadastrada no sistema. Este comportamento pode facilitar a
definição de algumas telas de entrada, já que em alguns casos, não será
necessário informar as abrangência na tela de entrada, pois os dados serão
filtrados automaticamente pela abrangência do sistema.
Pode-se informar
qualquer usuário no cadastramento do destinatário. Este não precisa estar
associado ao colaborador e, caso esteja, pode ser utilizado para um outro
destinatário, bastante para isso, alterar o e-mail do mesmo diretamente na grade. Caso houver um usuário master informado na tela de entrada, e este usuário master estiver com um usuário associado a Colaborador, com uma abrangência = 2,3,4 ou 5, vai respeitar esta abrangência.
Para cada destinatário cadastrado na grade, pode-se definir uma tela de entrada
diferenciada, caso seja necessário. Para isto, basta posicionar-se no
destinatário e clicar no botão Tela de Entrada do Destinatário.
Importante
A tela aberta pelo botão Tela de Entrada do Destinatário somente permite alterar as informações da guia Entrada. Para alterar as definições de saída do relatório, deve ser utilizada a propriedade "Formato de Saída" do "Modelo Gerador" no próprio Gerador de Relatórios.
Após feitas todas as definições, deve-se clicar no botão Gravar para
enviar para o banco de dados todas as alterações efetuadas na tela.
Utiliza Cadastro de Chefias
É possível enviar relatórios diferenciados para destinatários diferenciados sem ser necessário cadastrar estes destinatários. Isto é possível através do cadastro de chefias. Para utilizar esta opção, deve-se habilitar o assinalamento Utiliza o cadastro de Chefias. Ao habilitar esta opção é exibida uma nova página "Definições para o Tratamento de Chefias", onde é possível configurar mais detalhadamente como a rotina deverá se comportar com relação a emissão de relatórios para os destinatários deste cadastro.
Nesta página é possível customizar alguns procedimentos da rotina com relação ao cadastro de chefias:
- Considerar somente chefias alocadas no nível XX do organograma: esta opção indica que somente os chefes que estão cadastrados no organograma que estiverem no nível hierárquico XX serão considerados para este relatório. Caso manter com valor padrão 00, serão considerados todos os níveis do organograma, ou seja, será gerado o relatório para todos os chefes cadastrados e ativos.
- Considerar as chefias abaixo do nível especificado acima: esta opção somente estará ativa caso a opção anterior esteja definida (diferente de zero). Indica que deverão fazer parte deste processo todas as chefias que estão cadastradas abaixo do nível do organograma especificado anteriormente.
- Considera a informação do Turno na abrangência do modelo: além de definir automaticamente a abrangência de acordo com o local ao qual o chefe está setado, também existe a opção de considerar o turno, que é uma informação que está presente no cadastro de chefias. A consistência é realizada conforme o turno do cadastro da chefia com base no turno no cadastro da escala/horário do colaborador
- Considera Sub-locais na qual a chefia está cadastrada: esta opção permite que a chefia receba informações provenientes do local a que está cadastrada, incluindo os sub-locais. Desta forma, o sistema definirá como abrangência de local, o local atual onde o chefe está cadastrado e os locais imediatamente abaixo na hierarquia. Assinalando essa caixa de seleção, a abrangência de local que é criada dinamicamente será informada com o == após o local. Por exemplo: 1.02==.
- Utiliza a abrangência do usuário associado ao cadastro: esta opção permite que o usuário/colaborador que estiver associado ao cadastro do chefe seja levado em consideração no momento da emissão do relatório. Neste caso, o sistema irá utilizar as abrangências de usuário deste colaborador, o que efetuará um filtro mais adequado às informações que serão exibidas no relatório. Para que esta opção funcione adequadamente é necessário que o sistema esteja utilizando a opção de usuários/colaborador.
- Enviar Para: permite selecionar para quem será enviado o relatório. Selecionando as três opções abaixo, a rotina enviará o relatório para os três chefes.
- Chefe: selecionando este item, o relatório será enviado ao Chefe do local.
- Sub-chefe: selecionando este item, o relatório será enviado ao Sub-chefe do local.
- Substituto: selecionando este item, o relatório será enviado ao Substituto do local.
Importante
A rotina de chefias não considerará o cadastro de exceções de chefias.
Funcionamento
Para que a rotina funcione adequadamente é necessário que seja cadastrada uma tela de entrada padrão com informações que sejam comuns a todos os chefes que irão receber o relatório. Como exemplo: Data Inicial, Data Final, Empresa, Tipo de Colaborador. As demais abrangências serão criadas dinamicamente pela rotina conforme as parametrizações configuradas no processo.
Para cada chefe cadastrado poderá ser emitido um
relatório. Antes de emitir o relatório, o sistema define automaticamente como
abrangência de local, o local (e/ou sub-locais) no qual este chefe está
cadastrado. Isto garante que cada chefe somente receberá informações dos
colaboradores dos locais ao qual é chefe. Opcionalmente é possível incluir a
abrangência que está cadastrada para o usuário associado ao cadastro do
colaborador da chefia.
Para enviar o e-mail a chefia correspondente, o
sistema buscará o e-mail comercial do mesmo na ficha complementar. Caso o e-mail
não seja encontrado ou não esteja cadastrado, será gerada uma mensagem de erro
no log indicado que determinada chefia não possui o e-mail comercial definido.
Utilizar Hierarquia de Postos
É possível enviar relatórios diferenciados para destinatários diferenciados sem ser necessário cadastrar estes destinatários. Isto é possível através da hierarquia de postos. Para utilizar esta opção, deve-se habilitar o assinalamento Utilizar Hierarquia de Postos. Ao habilitar esta opção é exibida uma nova página "Definições para o Tratamento de Superiores por Posto", onde é possível configurar mais detalhadamente como a rotina deverá se comportar com relação a emissão de relatórios para os destinatários deste cadastro.
Observações
- Esta opção somente estará disponível na rotina de Posto de Trabalho.
- Este recurso filtrará apenas os relatórios que a seção detalhe principal possui relacionamento com as tabelas Histórico Postos de Trabalho (R038HPO), Postos de Trabalho (R017POS) ou Ficha Básica Colaborador (R034FUN). Outros relatórios funcionarão corretamente, porém ele será listado sem filtrar o posto de trabalho.
Nesta página é possível customizar alguns procedimentos da rotina com relação à hierarquia de postos, conforme segue:
Hierarquia
É obrigatório informa a hierarquia de postos a ser considerada no processo automático.
Assinalamentos
Considerar somente os postos alocados no nível __ da hierarquia (00 = todos os níveis)
É possível definir qual o nível da hierarquia a ser considerado no processo automático.
Importante
- O processo automático sempre enviará o arquivo que se encontra no diretório de saída. Caso encontre o arquivo do gestor anterior, enviará esse arquivo encontrado.
- Sempre que o usuário utilizar o processo automático de relatório para envio por chefia ou por hierarquia de posto, deve ser utilizada a opção "Renomear Arquivo" ou "Excluir Arquivo".
Considerando a estrutura abaixo:
Nível | Posto | Ocupantes/colaboradores |
---|---|---|
01 | Posto 1 | 1 |
02 | Posto 2 | 2 |
03 | Posto 3 | 3 |
Considerar somente os postos alocados no nível 00 da hierarquia (00 = todos os níveis)
- Ocupante do Posto 1 irá receber relatório contendo os colaboradores 1, 2 e 3;
- Ocupante do Posto 2 irá receber relatório contendo os colaboradores 2 e 3;
- Ocupante do Posto 3 não irá receber e-mail pois ele não é chefe (ultimo nível).
Considerar somente os postos alocados no nível 01 da hierarquia (00 = todos os níveis)
- Somente o ocupante do Posto 1 irá receber relatório contendo os colaboradores 1, 2 e 3.
Considerar somente os postos alocados no nível 02 da hierarquia (00 = todos os níveis)
- Somente o ocupante do Posto 2 irá receber relatório contendo os colaboradores 2 e 3.
Considerar os ocupantes alocados abaixo do nível especificado acima
Este assinalamento somente estará disponível quando for informado um nível diferente de 00. Serão considerados os postos alocados no nível informado e todos os demais que estiverem hierarquicamente abaixo desse nível.
Considerando a estrutura abaixo:
Nível | Posto | Ocupantes/colaboradores |
---|---|---|
01 | Posto 1 | 1 |
02 | Posto 2 | 2 |
03 | Posto 3 | 3 |
Considerando os postos alocados no nível 01
- Ocupante do Posto 1 irá receber relatório contendo os colaboradores 1, 2 e 3;
- Ocupante do Posto 2 irá receber relatório contendo os colaboradores 2 e 3;
- Ocupante do Posto 3 não irá receber e-mail pois ele não é chefe (ultimo nível).
Considerando os postos alocados no nível 02
- Ocupante do Posto 1 não irá receber relatório pois não está no nível definido para envio do e-mail;
- Ocupante do Posto 2 irá receber relatório contendo os colaboradores 2 e 3;
- Ocupante do Posto 3 não irá receber e-mail pois ele não é chefe (ultimo nível).
Utiliza a abrangência do usuário associado ao ocupante do posto
Quando este campo estiver assinalado as abrangências do usuário associado ao posto serão consideradas ao enviar o relatório pelo processo automático.
Enviar somente para superior imediato
Este assinalamento permite que o processo automático envie o relatório somente para o superior imediato pela hierarquia de postos de trabalho.
Enviar para
- Ocupante do Posto Superior - quando este campo estiver assinalado o sistema considera o ocupante do posto superior para enviar email com relatório listado com as informações de seus subordinados.
- Considerar delegações - quando este campo estiver assinalado, o sistema considera a delegação do posto superior com base na data do sistema para enviar email com o relatório listado com as informações dos subordinados do posto ao qual possui delegação.
Funcionamento
O sistema filtra a execução do modelo para apresentar apenas os registros conforme:
Hierarquia e posto do colaborador.
O colaborador 3 está no posto ADM001. Na hierarquia informada no processo automático este posto está acima dos postos ADM002 e ADM003. Os ocupantes desses postos são os colaboradores 10, 11, 12, 13. Consequentemente, o processo automático deverá listar o relatório exibindo apenas as informações referentes a estes colaboradores.
Se o "Ocupante do Posto Superior" estiver assinalado o sistema irá buscar o(s) ocupante(s) do posto superior para enviar o email com o relatório listado as informações dos seus subordinados.
- Posto A
- Posto B
- Posto C
- Posto D
O Posto A é superior ao posto B, C e D, portanto o Posto A irá receber as informações do relatório listado através do email com as informações dos Postos A, B, C e D.
Se "Considerar Delegações" estiver assinalado o sistema irá considerar a delegação do posto Superior, buscando o colaborador designado pela delegação com base na data do sistema para enviar o email com o relatório listado através do email com as informações dos subordinados do posto superior.
O colaborador ocupante do Posto A possui delegação. A delegação é por colaborador
- Posto B
- Posto C
- Posto D
O sistema verifica que o Posto A é superior ao posto B,C e D e que o Posto A possui uma delegação, portanto colaborador designado pela delegação receberá as informações do relatório listado através do email com as informações dos ocupantes dos postos B, C e D.
Se o "Ocupante do Posto Superior" e o campo "Considerar Delegações" estiverem assinalados o sistema irá considerar o ocupante do posto superior e o colaborador designado pela delegação, e o relatório será enviado por email para os dois colaboradores:
Posto A -> O posto A possui uma delegação na hierarquia informada.
- Posto B
- Posto C
- Posto D
O sistema verifica que o Posto A é superior ao posto B, C e D e que o Posto A possui uma delegação na data do sistema, portanto o ocupante do Posto A e o designado por delegação receberão as informação do relatório listado através do email com as informações do Posto B, C e D.
Utiliza os valores da Tela de Entrada Padrão para os demais destinatários
Permite indicar se a Tela de Entrada Padrão cadastrada deverá ser considerada também para os outros destinatários informados. Isto somente será feito se o destinatário não possuir uma tela de entrada própria cadastrada. Se houver, ela não será sobreposta.
Atualiza Datas da Tela de Entrada
Permite indicar se as datas da tela de entrada do relatório deverão ou não ser atualizadas quando o processo for executado. Para que as datas não sejam atualizadas, esta opção deve ser desmarcada no momento do cadastro do processo automático (por padrão, ela virá marcada).
Observação
O tratamento desta rotina não se aplica para Postos Adicionais.