Processos Automáticos
O Agendador tem a finalidade de executar processos pré-programados ou agendados antecipadamente, de uma forma automática, sem nenhum tipo de interação com usuário, através de um servidor de aplicações.
Como um pré-requisito fundamental para o funcionamento do Agendador de Processos, é necessário que a instalação do ambiente WEB esteja configurada e funcionando corretamente. Os procedimentos aqui descritos partem do pressuposto de que toda esta estrutura do ambiente WEB está configurada e operando perfeitamente.
Toda a parte de agendamento/cadastramento das tarefas é feita nos sistema Cliente-servidor (Sistema Gestão de Pessoas | HCM Windows). O cadastro dos processos automáticos está disponível em vários itens de menu no seguinte caminho: "Recursos/Processos Automáticos". No menu "Processos Automáticos" existem vários submenus, um para cada tipo de processo que pode ser cadastrado.
Importante
- Todos os processos automáticos executam utilizando o usuário do banco de dados. Portanto, caso seja necessário realizar a carga de abrangência de usuário, definição de cálculo ou empresa ativa, ou outras configurações relacionadas a usuário de sistema, deve-se usar as funções LSP designadas para esses propósitos. Consulte a lista de funções disponíveis através do Índice das Funções.
- O módulo de Benefícios, na versão Web, não disponibiliza a rotina de processo automático.
Exemplo do funcionamento
Executar todos os dias às 23:00 horas o cálculo de apuração do ponto dos colaboradores.
O cadastramento do processo automático é feito no módulo Controle de Ponto e Refeitório Windows. O Controle de Ponto e Refeitório Web executa o processo de acordo com as instruções do Agendador. Ou seja, o Agendador administra os horários, prioridades e periodicidade de execução dos processos.
Entre os processos disponíveis encontram-se
Logs da Execução Processos / Agendador
Quando o processo é executado, são gravadas informações sobre a execução do mesmo. Estas informações são guardadas na tabela de Logs dos Processos (R300LOG). Qualquer erro, exceção ou finalização que ocorra durante a execução de um processo gerará um log para ser gravado nesta tabela.
Existem duas formas de consultar estes logs gerados durante a execução. O primeiro é via SQL acessando a tabela R300PRO e a segunda é através da tela de consulta que está localizada nos Sistemas Gestão de Pessoas | HCM em Diversos > Logs > Agendador. Nesta tela é possível verificar se determinado processo foi executado com sucesso ou se ocorreram problemas durante a sua execução. Esta tela também oferece a possibilidade de organizar e limpar a tabela de logs, excluindo todos ou apenas alguns logs de todos ou determinado processo mediante a aplicação de filtros.
Além dos logs gravados durante a execução, o próprio executável do Agendador gera um arquivo texto (.txt) de log. A localização deste arquivo depende de onde está parametrizado para ser gravado na Central de Configuração (SeniorConfigCenter.exe), em Middleware > Logs de execução.
Se estiver sendo usado o modo de Compatibilidade, estas configurações são feitas no HTTPWIZARD.
O log do Agendador conterá as seguintes informações:
Data Início: 22/6/2001 Hora Início: 10:10:00 Data Término: 22/6/2001 Hora Término: 10:10:00 Código Processo: 1;2 Nome Processo: Processo 1 Status: 1 - Execução Ok
Exclusão de Processos
Existe uma lista de processos presente no aplicativo Agendador. Desta forma, quando o processo é excluído, o Agendador deverá saber disso para que o processo, que também está presente na sua lista, seja excluído. Somente depois deste procedimento o processo poderá ser realmente excluído da base de dados.
Isto acontece da seguinte forma:
O usuário vai até a tela de cadastro de processos, escolhe o processo desejado e clica no botão "Excluir", que mostrará uma mensagem de alerta dizendo que este processo será marcado para exclusão e quem o excluirá fisicamente será o software Agendador. O status do processo passa a ser "E".
Quando o Agendador solicitar a atualização da lista de processos, o processo que foi marcado para exclusão será enviado para o Agendador com o status = "E". Ao verificar o tipo, o Agendador exclui o processo de sua lista e logo em seguida envia uma ação para a aplicação informando que o processo "999" pode ser excluído.
A aplicação identifica este processo, e exclui fisicamente o processo da base de dados.
Processos Predecessores
Para configurar dois ou mais processos predecessores em cascata, é necessário que a chave "Intervalo de tempo para verificar se há alterações no agendamento dos processos" definida no SeniorConfigCenter esteja configurada com um valor maior que 60 segundos para que seja possível fazer todas as alterações/reagendamentos nos processos antes da ação que verifica alterações nos processos a ser executados pelo Middleware.
Caso esta chave possua um valor muito pequeno e existir uma grande quantidade de processos predecessores em cascata, pode ocorrer que algum processo fique de fora da lista de tarefas e o Middleware não executar nenhum processo pois um depende do outro.
Outra sugestão é finalizar o Middleware, fazer o cadastro ou alteração dos processos e iniciá-lo novamente.
Resumindo
Cadastrar os processos a serem executados automaticamente no Sistema Cliente-servidor através do menu Recursos > Processos Automáticos.
Até a versão 5.6.5
Certificar-se que o CASE e a Aplicação do Sistema Web estejam sendo executados no servidor de aplicações. A aplicação do Sistema, se conectará ao CASE e ficará aguardando as ações que serão enviadas para aplicação.
Após a aplicação retornar para o CASE a lista de tarefas, o Agendador interpretará esta lista e agendará as tarefas para serem executadas.
Através da estrutura Web é possível executar processos paralelos "no mesmo horário", desde que se tenha mais aplicativos (rondaserver.exe, por exemplo) ativos.
A partir da versão 5.7.4
Certificar-se que o Middleware e a Aplicação do Sistema Web estejam sendo executados no servidor de aplicações. A aplicação do Sistema, se conectará ao Middleware e ficará aguardando as ações que serão enviadas para aplicação.
Após a aplicação retornar para o Middleware a lista de tarefas, o Agendador interpretará esta lista e agendará as tarefas para serem executadas.