Reajuste Salarial

Permite aplicar um percentual de reajuste por faixa salarial sobre os salários dos colaboradores, diretamente no histórico individual, atualizando os históricos salariais futuros e as propostas salariais futuras, se assim estiver definido na tela.

Após preenchidas as informações da tela e as abrangências, se necessário (através do botão Seleção), deve ser pressionado o botão Mostrar para apresentar na tela Aplica Reajuste Salarial os históricos salariais a serem criados com o novo percentual de reajuste, os históricos salariais futuros e as propostas salariais futuras que serão recalculados com base no novo histórico salarial que será criado.

Notas
  • Os salários dos colaboradores podem ser tratados independentes de estrutura salarial. Este item aplica reajustes independente dos valores da estrutura salarial e grava diretamente no histórico individual de cada colaborador.
  • Os salários devem sempre ser informados a nível mês.
  • É possível monitorar os reajustes efetuados por esta tela, de acordo com a definição do campo Monitora Salário = "S", em Diversos > Assinalamentos.

Tipo Sistema

Permite indicar somente um tipo de sistema para o reajuste seguindo os tipos cadastrados em Cargos > Sistemas.

Nota

Caso neste campo seja informado o valor 0 (zero),  o reajuste será realizado para os ocupantes de cargos de qualquer tipo de sistema, ou seja, não fará filtro.

Salário Normativo

Permite definir a utilização dos limites do salário normativo no momento do cálculo do reajuste.

Quando informado "S - Sim" neste campo, ele assume o seguinte tratamento: o salário normativo do sindicato é utilizado como piso (limite mínimo), ou seja, ao realizar o reajuste salarial, se o novo salário do colaborador for inferior ao salário normativo do seu sindicato, o normativo será considerado como novo salário.

Assim, no reajuste salarial, o novo salário do colaborador poderá ser maior que o salário normativo do sindicato, mas não poderá ser menor.

Admitidos no Mês

Permite considerar ou não os colaboradores admitidos.

Nota

Utilizando a opção Todos poderá ser informada qualquer data nos campos "Admitidos De" e "Admitidos Até" da grade de Faixas Salariais.

Demitidos

Permite reajustar ou não os salários dos demitidos.

Caso o usuário indique o assinalamento S, deverá informar no campo imediatamente abaixo a data inicial a partir do qual o módulo deverá considerar as rescisões. Todas as rescisões encontradas com data maior ou igual a informada em tela, serão consideradas para fins de reajuste.

Demitidos a Partir de

Este campo apenas fica disponível quando no item anterior for indicado S. Este campo indica a data inicial a partir da qual deverão ser consideradas as rescisões para fins de reajuste. Serão consideradas todas as rescisões com data maior ou igual a informada em tela.

Arredondar Mensalistas

Um número de 1 a 14 que indica até que casa deseja-se realizar o arredondamento do valor dos salários após o reajuste.

As opções para este tipo de arredondamento dividem-se entre normal e especial.

Regra(Arredondar Mensalistas)

Caso desejar outra forma de arredondamento, poderá informar uma regra. Disponível para este processo a variável de sistema ValorArredondado.

Arredondar Horistas

O módulo sempre irá verificar no sindicato do colaborador quantas casas decimais o sindicato usa, no momento do reajuste, ajuste e outros cálculos que envolvam salários. Se por ventura o colaborador não tiver sindicato, o módulo utilizará a definição geral que estará informada na tela de assinalamentos diversos.

As opções para este tipo de arredondamento dividem-se entre normal e especial.

Regra(Arredondar Horistas)

Caso desejar outra forma de arredondamento, poderá informar uma regra. Disponível para este processo a variável de sistema ValorArredondado.

Regra

Indicar, quando necessário, o código de uma regra que será utilizada quando desejar que o cálculo do reajuste salarial seja total ou parcialmente diferente do que está sendo calculado pelo sistema.

Nota
  • No momento da execução da Regra estará sempre lida a tabela R034FUN e, dependendo do registro que está sendo calculado, também as tabelas R038HSA Histórico Salarial e R076PSA Proposta Salarial.
  • O valor do novo salário e/ou complemento deverá ser atribuído para a variável SalPro e CplPro respectivamente, e esses serão os valores do novo histórico Salarial. Além disso o motivo de alteração será atribuído para o MotSalEmp. Se por ventura, na regra não for previsto SalPro e nem CplPro, não será gerado reajuste/ajuste.
     
  • E se a variável MotSalEmp não for setada, o registro será gerado com mesmo motivo anterior

REDatAlt = Data da Alteração;
REValSal = Salário Anterior(pasta Substituir);
RENovSal = Novo Salário(pasta Substituir);
RETipSis = Tipo Sistema;
RECodMot = Motivo;
RENormativo = Normativo;
REAdmMes = Admitidos Mês;
REDemMes = Demitidos;
REDatDem = Demitidos a Partir de;
REReaPro = Reajustar Propostas;
REHisFut = Hist. Salariais Futuros;
REArrMen = Arredonda Mensalistas;
REArrHor = Arredonda Horistas;
REReaSal = Reajustar;
REBasSal = Usar como base - Salário Nominal;
REBasCpl = Usar como base - Complemento;
RETipInt = Integrar (Salário ou Complemento ou Complemento ao salário ou ambos);
RETipSin = Tipo Sinal(Pasta Substituir: <,=,>);
 

Definir Uso Regra

Quando o usuário necessitar utilizar uma regra específica para calcular o valor do salário do colaborador, deverá indicar o código da regra no campo anterior e indicar no campo Definir Uso Regra, o tipo do uso que esta regra terá no cálculo:

  1. Definição da Tela + Regra
  2. Regra + Definição Tela
  3. Somente Regra
Nota

  • Utilizando as opções 2 e 3, o preenchimento dos campos 'Percentual' e 'Acrescentar' da grade Reajuste torna-se opcional, pois nesses dois casos o valor do salário será o valor retornado pela regra. Porém, se o usuário quiser utilizar essas informações na regra (percentual e valor a acrescentar), poderá continuar informando algum valor nestes campos.
  • Está disponível para uso nesta em regras a função RetFaiSalReaEfe que foi criada para buscar as faixas salariais informadas na pasta Reajustar.

Atenção

Clique aqui, para visualizar alguns detalhes sobre como tratar Propostas e Históricos Salariais Futuros na execução de uma regra, utilizando a variável de sistema TipoReaSal.

Regra Após Reajuste

Esta regra é executada ao clicar no botão Mostrar, para cada colaborador encontrado com os parâmetros informados.

A regra é executada após a regra definida no campo Regra e somente uma vez para cada colaborador, mesmo que o colaborador apareça nas grades Históricos Salariais Novos e Históricos Salariais Futuros, por exemplo.

As variáveis de sistema mencionadas na documentação do campo Regra e a tabela R034FUN estão disponíveis. O propósito desta regra é apenas consulta, não sendo possível realizar quaisquer alterações.

Para visualizar as informações do histórico salarial durante a gravação, utilize a regra por processo 16 – Inserir Histórico Salarial, que é executada ao clicar no botão Processar da tela Aplica Reajuste Salarial.

Usar Como Base

Informar se o reajuste será sobre o salário normal ou sobre o complemento.

Nota

Marcando as duas opções o reajuste será aplicado sobre o salário normal e também sobre o complemento. É obrigatório informar pelo menos uma das opções.

Integrar

Marque uma das opções abaixo, para determinar como integrar o resultado (aumento) decorrente da aplicação do reajuste:

É realizada uma combinação com as informações selecionadas neste item para saber como serão integrados os valores reajustados do salário e do complemento.
Para tanto, temos as seguintes formas de integrar o reajuste:

Considerar ao Reajustar

Observação
Este assinalamento só é disponibilizado quando marcado para considerar históricos salariais ou propostas futuras.

Reajustar

Este item permite ao usuário efetuar o reajuste salarial para colaboradores com ou sem indicação de estrutura\classe\nível salarial no histórico.

Reajustar

Faixas Salariais

Indique as faixas iniciais e finais de salários com os respectivos percentuais de aumento e os valores a acrescentar em cada uma, se necessário.

As colunas Admitidos De e Admitidos Até servem para delimitar os colaboradores que receberão o reajuste e diferenciar os percentuais de acordo com o período de admissão. Mesmo que o campo Admitido no mês esteja com o valor "T - Todos", o sistema aplicará o reajuste apenas para os colaboradores dentro do intervalo de datas definido nestas colunas.

Nota

O módulo verifica a data de admissão do colaborador, tendo que ser >= a data inicial e menor que a data final.

Os salários informados nas faixas, devem ser a nível mês.

Para excluir um ou mais itens da grade, pressione CTRL + DEL sobre a linha a ser excluída.

Reajuste de horistas

No caso de horistas, a faixa salarial respeitará o seu salário de acordo com o valor que ele teria se fosse mensal. Será feito o cálculo do valor hora vezes a hora mês/escala.

Para buscar o colaborador de acordo com a faixa, é feito o seguinte cálculo: 5,27 * 220 = 1159,40.

Caso na faixa seja inserido um valor de 0 a 5,27, não serão encontrados colaboradores com essa faixa salarial. Porém, se na faixa salarial for informado de 0 a 2000.00, o salário será ajustado e será calculado o reajuste.

Importante destacar que, para horistas, valores muito baixos inseridos no campo Acrescentar (abaixo de 1,0) não serão levados em consideração para o ajuste, uma vez que o sistema considera apenas as duas primeiras casas decimais após a vírgula para incrementar o valor do salário.

Substituir

Permite informar um salário anterior a ser substituído por um novo salário. Poderá ser assinalado, se o salário anterior a ser substituído, deverá ser igual ao informado, menor ou maior.

Nota

Devido aos colaboradores intermitentes não possuírem escala de horário fixa mensal, a rotina de substituir não deve ser utilizada. Nesse caso, é preciso utilizar a rotina de reajustar (grade), informando um percentual ou acrescentar valor.

Nos campos Salário Anterior e Novo Salário os valores deverão ser sempre informados considerando a escala horária do colaborador. Como por exemplo, um horista com um salário hora de R$ 3,00 em uma escala de 220 horas, teria um salário de R$ 660,00.

Salário Anterior

Informar o valor do salário anterior, que será substituído.

Novo Salário

Indicação do novo salário que irá substituir o anterior. Útil quando existirem muitos salários que serão substituídos por um mesmo valor.

Este artigo ajudou você?