Reestruturar Organograma

Permite reestruturar um organograma já existente, fazendo a conversão parcial ou total de Locais do Organograma, sem precisar criar uma nova Estrutura.

Esta rotina movimenta automaticamente Locais e Sublocais, sendo necessário informar somente o Local Pai, para que sejam convertidos também os respectivos Locais Filhos. A Reestruturação do Organograma também permite o tratamento de Tabelas do Usuário que possuem Locais do Organograma, de forma automática ou através de Regra por Processo.

Importante

Lembre-se de fazer uma cópia de segurança antes de reestruturar o organograma.

Notas:
  • Após a reestruturação, a mesma não poderá ser excluída.
  • Quando a reestruturação estiver em andamento, não é indicado que sejam cadastrados ou alterados os locais no organograma existente, pois essas modificações não serão levados para a Grade Sublocais. Caso tais ações sejam realizadas e a rotina seja processada, o sistema emitirá um alerta indicando a existência de locais cadastrados após o início do procedimento, impedindo, assim, a continuidade da reestruturação.
  • Não é possível efetuar a reestruturação para estruturas de organograma que não utilizam máscara.
  • Foram identificadas algumas tabelas críticas neste processo, que quando possuem muitos registros, tornam o mesmo muito lento. Para contornar esta situação, sugerimos criar índices antes de iniciar o processo, e excluí-los após o seu término. Estes índices não são criados como padrão, pois podem interferir de forma negativa em outras rotinas. Para saber quais os índices a serem criados temporariamente, clique aqui.
  • Quando o cliente possui o módulo Quadro de Lotação, há um procedimento que pode ser feito para acelerar o processo de reestruturação, no entanto, não é obrigatório. Consulte a documentação acerca da rotina de reestruturação de organograma para mais informações.
  • Os Históricos de Locais serão gerados também para os colaboradores demitidos na data da Reestruturação do Organograma. Este procedimento é feito pelo sistema, pois é necessário que os colaboradores demitidos tenham um local válido - para que continuem sendo considerados em relatórios, na pesquisa de colaboradores, e em possíveis rescisões complementares.
  • Locais que já foram ocupados por colaboradores e hoje estão inativos não poderão ser excluídos através da Reestruturação do Organograma, ou após o processamento desta rotina. Para desativar locais que não existem mais na empresa sugerimos que no De-Para da Reestruturação estes sejam alterados para "999999 - Inativo", e após isso seja alimentada a respectiva Data de Extinção, para que estes locais não sejam mais considerados nas rotinas do sistema a partir desta data.
  • Reflexos da reestruturação no PCMSO  

Consulte a documentação acerca da rotina de reestruturação do organograma para mais informações.

Organograma

Informar o código do organograma que será reestruturado. Todas as empresas que trabalham com este organograma sofrerão os ajustes aqui determinados para os locais e sublocais.

Data

Informar a data da reestruturação. O sistema incluirá em Tabelas/ Organogramas/ Locais um novo período para o organograma reestruturado, inserindo como período final para a estrutura antiga o dia imediatamente anterior à data da reestruturação. Para os colaboradores ligados aos locais reestruturados será gerado em Colaboradores/ Históricos/ Local um novo histórico nesta data. Se algum colaborador já tiver histórico de local nesta data, o mesmo será descartado, e será gravado o histórico com o novo local.

Situação Processo

Este campo é informativo e demonstra se a respectiva reestruturação está:

  1. Em Definição - nesta situação os dados estarão disponíveis para possíveis alterações e para o processamento da reestruturação.
  2. Processado - nesta situação os dados estarão disponíveis apenas para consulta, pois a reestruturação já fora processada.

Grade Locais

Nesta grade serão informados os Locais de Origem e de Destino (de-para), e a Descrição do Local Destino poderá ser alterada. Ao informar o Local Origem, o sistema mostrará na grade Sublocais todos os locais filhos deste. Ao informar um Local Destino, o sistema usará a mesma regra deste para montar e carregar na grade Sublocais os respectivos locais filhos, na coluna Sublocal Destino. Estes lançamentos poderão ser gravados e retomados a qualquer momento, para isto, basta clicar no botão Gravar antes de sair da tela. Ao voltar e informar o organograma e a data, o sistema carregará as informações salvas na tela.

Importante

  • A rotina não inclui a opção de exclusão de dados durante uma reestruturação em andamento, mas pode-se utilizar a combinação de teclas CTRL + DELETE no local indicado na Grade Locais. Isso resultará na limpeza dos dados, permitindo que um novo local seja informado para a reestruturação.
  • Após o início do processo, os dados são registrados na tabela Histórico Reestruturação Organograma - Sublocais (R016HRS) e não serão substituídos pelo procedimento mencionado acima.

Grade Sublocais

Nesta grade serão demonstrados todos os Sublocais ligados ao Local Pai selecionado na grade Locais. O Sublocal Destino e sua Descrição poderão ser alterados. Não é permitido excluir sublocais na reestruturação.

Botão Gravar

Servirá para armazenar, nas tabelas R016HRO (Histórico Reestruturação Organograma) e R016HRS (Histórico Reestruturação Organograma - Sublocais), os lançamentos efetuados nas grades Locais e Sublocais, respectivamente. Desta forma, o usuário salvará as informações e poderá sair da tela sem perde-las, dando continuidade no processo em outro momento. Ao retornar para a reestruturação, informando o código do Organograma e a Data de reestruturação, o sistema carregará as informações salvas. Após processada a Reestruturação do Organograma, os registros desta tabela permanecerão gravados para consulta.

Botão Processar

Este botão estará habilitado somente após a gravação das informações digitadas. O sistema iniciará o processo de reestruturação do organograma assim que o usuário clicar neste botão, não podendo ser cancelado. Após o processamento da rotina, será possível consultar os dados das telas de Reestruturação do Organograma e Tabelas do Usuário, mas não será possível alterar as informações.

Nota

Clique aqui para saber quais as tabelas tratadas pela rotina de reestruturação.

Botão Tabelas

Após gravar os locais e sublocais lançados, através deste botão será possível lançar as tabelas do usuário que precisam ser tratadas ao processar a reestruturação. Acesse a documentação acerca da rotina de duplicar/reestruturar organogramas para mais informações.

Botão Log

Estarão disponíveis informações sobre a reestruturação gerada. As mesmas estarão gravadas no mesmo log de processamento da rotina de duplicação do organograma: Tipo Processamento 19 - Duplicação Estrutura do Organograma.

Este artigo ajudou você?