Vales

Atenção

Esta documentação se aplica somente aos módulos: AP, BS.

Estrutura do menu no sistema

O menu Vales apresenta uma estrutura diferente, dependendo do módulo que for acessado. Ainda, algumas telas e recursos estão disponíveis somente para um módulo, enquanto outros estão presentes em mais de um módulo.

No módulo Administração de Pessoal, o menu pode ser acessado em Cálculos > Vales, enquanto no módulo de Benefícios em Benefícios > Vales.

Administração de Pessoal

Este item permite que sejam informados valores relativos a vales adiantados, tratando-os pelo líquido ou pelo bruto. Compras efetuadas através de convênios com farmácias, supermercados, lojas etc, onde o código de evento a ser levado para a folha poderá ser único ou diverso. Emite listagens e extratos dos dados digitados.

O cálculo do IR pode ocorrer a partir do Bruto adiantado ou do líquido, onde é apurado o IR e o valor bruto para cobrir o vale líquido adiantado.

Benefícios e Tarefeiros

Através desta rotina é possível controlar os diferentes tipos de vales utilizados para os colaboradores, como por exemplo: vale refeição, vale compras (estabelecimentos conveniados com a empresa como: lojas, farmácias, supermercados, etc.), vale de adiantamento salarial, etc.. 

Sua utilização é simples:

A integração funciona da seguinte maneira:

  1. Lê a tabela de vales e verifica se tem evento para a integração;
  2. Verifica o tipo de base do vale para formação da base de cálculo;
  3. Verifica os afastamentos assinalados para perda de vale e deduz os dias afastados da base;
  4. Verifica a data de admissão do colaborador e deduz os dias não trabalhados da base;
  5. Se no Assinalamento ou Solicitação o percentual do colaborador estiver informado aplica este percentual sobre a base de cálculo. Senão, a base de cálculo será aplicada nas faixas do colaborador (cadastrados no tipo de vale) para encontrar o percentual;
  6. Se no Assinalamento ou Solicitação o percentual subsidiado pela empresa estiver informado aplica este percentual sobre o valor encontrado para o colaborador. Senão, este valor será aplicado nas faixas de subsídio (definidas no cadastro de tipo de vale) para encontrar o percentual;
  7. Desconta o valor subsidiado do valor do colaborador;
  8. Chama as regras. Existem duas variáveis de sistema para serem usadas nas regras para buscar ou setar valores: RgrValCol e RgrValSub;
  9. Verifica se o valor final está entre o valor mínimo e máximo permitido;
  10. Integra no movimento o evento do colaborador e do subsidiado, se existir.

Este artigo ajudou você?