Refeições
Cadastre as informações relativas às refeições, como: os horários dos consumos e das reservas das refeições, em que relógios e funções serão realizadas as marcações para cada refeição, se a refeição é por quantidade ou por peso.
Refeição
Cada refeição recebe um código, entre 001 e 999, para facilitar a sua identificação.
Não é necessário que este código seja igual a função ou relógio em que os colaboradores realizam as marcações.
Descrição
Descrição da refeição, com até 20 posições.
Cadastro
Unidade
Informe a unidade para o cálculo do valor da refeição desta refeição:
- "1 - Quantidade": o valor da refeição será calculado pela quantidade de refeições realizadas, a quantidade de refeições poderá ser digitada na hora da marcação ou não, então cada marcação corresponderá a uma refeição;
- "2 - Peso - Quilo (kg)": a refeição é medida por uma balança que envia o peso na marcação. Este peso é utilizado para efetuar o cálculo do valor do desconto da refeição;
- "3 - Peso - Gramas (g)": a refeição é medida por uma balança que envia o peso na marcação. Este peso é utilizado para efetuar o cálculo do valor do desconto da refeição.
Evento da Refeição
Informe o código do evento onde será lançado o valor consumido nesta refeição.
Verificar no cadastro do evento o campo Unidade, se o desconto da refeição será enviada para a Folha de Pagamento em forma de valor ou em quantidade.
Número Subsidiadas
Indique o número de vezes, diário, em que o colaborador poderá consumir esta refeição e ela ainda ser subsidiada pela empresa. As
refeições que ultrapassarem este número serão cobradas com valor integral. Para que o sistema calcule o subsídio, é obrigatório informar os valores na tela Valores Refeições (FR068VRF). Caso a empresa
não utilize, poderá deixar este campo zerado.
A empresa estabelece que cada colaborador poderá almoçar somente uma vez em cada dia. Se o colaborador almoçar duas vezes, o segundo almoço terá valor integral. Neste caso, informe "1" neste dado.
Intervalo Subsídio
Informe a quantidade de horas que deve haver entre uma refeição e outra, para considerar outro subsídio na mesma jornada.
A refeição possui apenas um subsídio por dia, mas também considera subsidiada a refeição que for consumida quatro horas após a primeira refeição.
- Horário para consumo: das 11:00 às 22:00
- Número Subsidiadas: 01
- Primeiro consumo: 12:30
- Segundo consumo: 18:15
Se no campo Intervalo Subsídio for informado "00:00", então apenas a refeição consumida às 12:30 será subsidiada. Mas se for informado "04:00", então a refeição consumida às 18:18 também será subsidiada.
Se for obrigatório ter reserva para o consumo da refeição, então deverá ter reserva para o segundo consumo também, caso contrário, esta segunda refeição, do exemplo acima, não será considerada subsidiada.
Acesse outros exemplos.
Período de Consumo
Informe a faixa de horário em que os colaboradores podem realizar o consumo desta refeição. Se os colaboradores realizarem marcações de refeitório fora das faixas de consumo informadas, estas
marcações serão desprezadas e listadas no relatório de divergências quando da Leitura. Se a refeição puder ser realizada em qualquer hora, deixe estes campos zerados.
Possui Reserva
Assinalamento responsável por indicar se a refeição controla reserva.
Validade Reserva
Define para qual dia a reserva terá validade.
Se a refeição for reservada na sexta-feira e para escala do colaborador sábado e domingo são dias de folga, esta reserva é válida apenas para a segunda-feira, independente do colaborador ter consumido refeição na folga.
Consumo
Site
Informe o código do site que contem o relógio no qual poderá ser feito a marcação de consumo desta refeição. Somente utilizado quando a rotina de sites esta habilitada.
Coletor
Informe o código do relógio no qual poderá ser feito a marcação de consumo desta refeição. Este relógio já deverá ter sido cadastrado anteriormente em Coletores > Cadastro (FR058RLG).
Função
Informe o código da função que deverá ser utilizada para efetuar a marcação de consumo desta refeição. Este código já deverá ter sido cadastrado anteriormente em Coletores > Funções (FR058FNC). Somente utilizado se existem funções cadastradas na para consumo no momento do acesso.
Reserva
Coletor
Informe o código do relógio no qual poderá ser feita a marcação
de reserva desta refeição. Este relógio já deverá ter sido cadastrado anteriormente em Coletores > Cadastro.
Função
Informe o código da função que deverá ser utilizada para efetuar a marcação
de reserva desta refeição. Este código já deverá ter sido cadastrado anteriormente em Coletores > Funções.
H. Início Reserva
Informe a hora inicial da faixa de horário na qual os colaboradores podem
efetuar a reserva para esta refeição.
H. Fim Reserva
Informe a hora final da faixa de horário na qual os colaboradores podem
efetuar a reserva para esta refeição.
Se os colaboradores realizarem marcações de reserva fora das faixas estipuladas nos campos H. Início Reserva e H. Fim Reserva, estas marcações serão desprezadas e listadas no relatório de divergências quando da Leitura. Se a reserva puder ser efetuada a qualquer hora, deixe estes campos zerados.
Cancelamento Reserva
Nesta guia são cadastradas as combinações de relógio e função que efetuam o cancelamento das reservas de refeitório. Ou seja, ela permite que o colaborador cancele a reserva que já havia efetuado para uma refeição.
As marcações efetuadas com o relógio e função informados aqui serão gravadas na base com o uso "6 - Cancelamentos de Reservas". Quando o cálculo de refeitório encontrar uma marcação com este uso, irá verificar se existe na mesma data uma marcação com o uso "4 - Reserva". Se houver, o uso da primeira marcação será alterado para "7 - Reserva Cancelada" e o uso da segunda marcação será alterado para "8 - Cancelamento de Reserva Efetuado".
A guia Cancelamento Reserva somente está disponível se houver os assinalamentos corretos e reservas cadastradas.
Coletor
Informe o código do coletor no qual poderá ser feita a
marcação de cancelamento de reserva desta refeição. Este coletor já deverá
ter sido cadastrado anteriormente em Coletores, guia Cadastro.
Descrição (Coletor)
Exibe a descrição do relógio selecionado.
Função
Informe o código da função que deverá ser utilizada para
efetuar a marcação de cancelamento de reserva desta refeição. Este código já
deverá ter sido cadastrado anteriormente Coletores > Funções.
Descrição (Função)
Exibe a descrição da função selecionada.
Início Cancelamento Reserva
Informe a hora inicial da faixa de horário na qual
os colaboradores podem efetuar cancelamento de reserva para esta refeição.
Fim Cancelamento Reserva
Informe a hora final da faixa de horário na qual os
colaboradores podem efetuar cancelamento de reserva para esta refeição.
Somente poderá cadastrar os campos desta guia quando os campos Possui Reserva = "Sim" e Validade Reserva = "Jornada Atual". Estes campos estão disponíveis na guia Cadastro, desta mesma tela.
English
Español
English
Español


