Cálculo Apuração
Os cálculos de apuração, incluindo a leitura de marcações, são realizados nesta opção. O procedimento correto é efetuar a leitura de marcações sempre após ter feito as programações e as alterações nas tabelas e nos cadastros. Para poder fazer a leitura é necessário que as marcações dos colaboradores já tenham sido coletadas nos relógios e armazenadas num arquivo.
- Leitura de marcações através do Windows Access.
- O limite da quantidade de registros de marcações por colaborador em um período de apuração é de 2000 marcações.
- O limite de arquivos a serem carregados pelo sistema é de 32.687 e, caso a quantidade de arquivos existentes exceda este valor, o sistema apresentará uma mensagem de alerta.
Após a leitura, o Controle de Ponto e Refeitório disponibilizará a consulta do log com as marcações que foram rejeitadas (Cálculos > LOG > Leitura de Marcações) e a consulta do Log dos arquivos de marcações lidos (Cálculos > Log > Arquivos Lidos).
Em relação aos códigos de relógios e funções presentes nas marcações, o Controle de Ponto e Refeitório primeiramente compara com os relógios de função zerada, em seguida os relógios com funções cadastradas e por último as funções.
Caso o código do relógio que está na marcação não esteja cadastrado e a função estiver zerada, a marcação é aceita como ponto.
Clique em Seleção para definir quais colaboradores deseja considerar no cálculo.
Funcionalidade do sistema para cálculo da apuração (simultâneo) com empresas que possuem períodos de apuração distintos. O processo de apuração efetuará o cálculo apenas da primeira empresa, quando os períodos de cálculos forem diferentes. Portanto quando houver empresas com períodos de apuração diferentes é necessário cadastrar outro processo automático.
Ao efetuar o cálculo da apuração de empresas com períodos de apuração diferentes (selecionar abrangência de empresas), o sistema considera o primeiro período de apuração das demais empresas, maior ou igual a data inicial do período de apuração da empresa ativa. O que ocorre em alguns casos é que esta data inicial pode estar dentro de um período das demais empresas, que não é o desejado.
Data atual: 29/03/2004
Abrangência de empresas no cálculo : 1-2
- Período sendo apurado : 01/03/2004 a 31/03/2004
- Período da empresa 1 (ativa): 01/03/2004 a 31/03/2004
- Período da empresa 2 : 16/02/2004 a 15/03/2004, ou seja 01/03/2004 está dentro deste período e não entre 16/03/2004 a 15/04/2004.
Quando no campo Data Início Lei 13.103 Motoristas, na guia Ponto da tela Assinalamentos Diversos (FR000ASS), estiver informada uma data para início da vigência da lei 13.103, será permitida a leitura de marcações com o uso de reserva após o vigor da nova lei e apenas será efetuado o controle da apuração dessas marcações.
Período Inicial
Informar a data inicial do período que deve ser apurado. Esta data deve ser
maior ou igual à data de início do período de apuração do cálculo ativo.
Geralmente a leitura é efetuada na parte da manhã, neste caso não esqueça de ler o dia anterior, pois as marcações da parte da tarde daquele dia ainda não foram lidas.
Período Final
Informe a data final do período que deve ser apurado. Pode-se informar até um
dia após a data de término do período de apuração do cálculo ativo, pois para
horários do 3º turno (noturno) é necessário ler e apurar também as marcações do
dia seguinte. Neste caso, existe uma consistência que verifica os 3 itens
abaixo:
- Data final para cálculo informada for igual a data final do cálculo ativo + 1 dia;
- O cálculo ativo for o último cadastrado na base de dados.
- Houver um banco de horas cadastrado com a opção Separar Fechamento em Períodos = "N" com a data inicial do período do banco menor ou igual à data final do cálculo ativo, ou Separar Fechamento em Períodos = "S" independente da data.
Geralmente a leitura é efetuada na parte da manhã, neste caso não esqueça de ler o dia anterior, pois as marcações da parte da tarde daquele dia ainda não foram lidas.
Tipo Processamento
Selecionar uma opção de cálculo:
- 0 - Calcular Apuração e Refeitório
- 1 - Recalcular Apuração
- 2 - Recalcular Refeitório
- 3 - Calcular Refeitório em Dias Já calculados
- 4 - Recalcular Apuração em Dias Alterados
- 5 - Calcular Refeitório
Realocar Marcações
Indique se o sistema deve realocar as marcações do colaborador no período processado.
Nota
As marcações não são realocadas para um dia já com acertos quando o campo Desfazer Acertos Situações estiver com a opção "S – Sim".
Desfazer Acertos Situações
Indique se o sistema deve desfazer os acertos, efetuados manualmente pelo usuário, no período processado.
- Este assinalamento só terá validade se no campo Desfazer Acertos Situações for informado "S - Sim".
- Este assinalamento somente estará visível se, nas Definições de Apuração, tiver sido informado "1" ou "2" no campo Controle de Dias Verificados.
Manter Motivos Dias Recalculados
Informar se deseja-se manter os motivos de acertos já digitados para as
situações apuradas. Se for informado "S", os motivos serão mantidos para as
situações quando não houver alteração ou for alterada apenas a quantidade de horas. Se for
utilizado Rateio e houver mudança no código do mesmo, os motivos não serão
mantidos. Esta opção é válida somente para processamentos do tipo 1. Se for
efetuado um processamento de outro tipo, ou apurar através da tela de acertos na
data, os motivos informados serão zerados.
Este assinalamento somente estará visível se, nas Definições da Apuração, for informado "S - Sim" no campo Controlar Motivos de Acertos.
Leitura de Marcações
Nesta grade são mostrados os arquivos de marcações, conforme configuração
definida em Coletores > Modelos. Para selecionar os arquivos para a leitura,
basta clicar no check-box dos arquivos desejados ou clicar no botão Marcar
Todos.
Leitura de marcações através do Windows Access.
Após o fazer a leitura, o sistema renomeia os arquivos para uma extensão numérica com uma sequência. Essa sequência possui um limite de 50 caracteres, sendo que 9 deles são reservados para essa extensão. Caso o nome do arquivo de leitura contiver 45 caracteres, o sistema irá retirar 4 caracteres para colocar na extensão e ficar dentro dos 50 caracteres.
Botão Assíncrono
Envia ao servidor o serviço Assíncrono de Cálculo da Apuração. A apuração do
período de cálculo ativo será efetuada no servidor, utilizando os parâmetros
informados nesta tela. O
acompanhamento da execução deste serviço deve ser feito através do Console de Administração de Serviços, em Recursos > Web Services > Console.
- Esta opção não está disponível para o banco de dados SQL Server.
- Para utilizar os serviços Assíncronos, é necessário efetuar a configuração dos serviços em Recursos > Web Services > Configuração de Web Services Escaláveis.
- O sistema apenas fará a leitura dos arquivos de marcações quando forem selecionado todos os arquivos de marcação da tela. O sistema não efetua a leitura parcial dos arquivos no processo assíncrono.
Botão Agendar
Envia ao servidor o serviço Agendado de
Cálculo da Apuração. Ao clicar neste botão, será aberta a tela de Periodicidade do Serviço, para que seja agendada a sua execução. Depois
de definida a periodicidade, será aberta a tela de
Parâmetros de Seleção de Cálculo. Após
definir os parâmetros para o cálculo, o serviço será despachado ao servidor para
execução. O acompanhamento da execução deste serviço deve ser feito através do Console de
Administração de Serviços, em Recursos > Web Services > Console
- Esta opção não está disponível para o banco de dados SQL Server.
- Para utilizar os serviços Agendáveis, é necessário efetuar a configuração dos serviços em Recursos > Web Services > Configuração de Web Services Escaláveis.
Botão Log Arquivos
Clicar neste botão para consultar o log de arquivos lidos.
Utilizando o módulo Controle de Ponto e Refeitório, o sistema passa a consistir Tipo de Apuração 4 e 6. O sistema leva em consideração a consistência a partir da data inicial da Portaria 1510 (21/08/2009).
Cálculo da interjornada
Para a verificação do intervalo de 11hs ou 35hs (Descanso Semanal Remunerado + 11hs) de descanso, são consideradas como base as marcações realizadas pelo colaborador antes (última marcação) e após (primeira marcação) o período de descanso, sem verificar as tolerâncias antes ou após e, até mesmo a tolerância diária do horário.
- Horário Base: 8:00 às 12:00hs e das 13:30 às 18:00hs;
- Tolerâncias antes: 7:50hs e 17:50hs;
- Tolerâncias após: 8:10hs e 18:10hs.
Lembrando que, será considerada a hora de marcação do ponto e não a hora da apuração.
Já no acerto da apuração, a consistência do cálculo da interjornada do dia seguinte será feita, para que ao modificar ou excluir a última marcação efetuada pelo colaborador, caso haja a situação de interjornada ou o não cumprimento das horas de descanso, seja apresentada a mensagem "Houve alterações nas marcações no dia atual que podem influenciar o cálculo da interjornada. Favor avaliar o dia seguinte".
Ficou com dúvidas? Fale com a SARA! Esta tela possui acesso direto à Sara. A Sara é a assistente virtual criada pela Senior para responder perguntas sobre o eSocial. Ela foi desenvolvida com a tecnologia IBM Watson e está sob constante aprimoramento. Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas com ela. |