Requisição
Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.
O Recrutamento e Seleção tem origem quando surge uma vaga na empresa. Assim se um colaborador é desligado ou a diretoria decide aumentar o quadro de colaboradores, ocorre a necessidade de contratar pessoal para estas vagas, abrindo-se uma Requisição de Pessoal que após autorizada é encaminhada ao RS para encontrar dentre os candidatos o melhor ocupante para o cargo.
É possível gerar uma requisição a partir da Solicitação de Abertura de Vaga, quando a mesma for aprovada.
O cadastramento da requisição poderá ser feito através das pastas: Requisição e Complemento.
Quando se tratar de uma requisição de substituição, é possível cadastrar os colaboradores que serão substituídos na pasta: Substituído.
No RS as vagas somente existirão se forem cadastradas as requisições, ou seja, só se contrata um novo colaborador ou se seleciona um candidato interno para outro cargo, através das requisições, onde é possível redefinir os requisitos do cargo, especificamente para esta determinada requisição.
Uma requisição poderá ter mais de uma vaga para o mesmo cargo, sendo que o RS irá controlar o saldo a medida que forem sendo admitidos os candidatos aprovados.
A pasta: Salário, será utilizada na seleção dos candidatos quando o RS estiver integrado ao CS ou Administração de Pessoal. Serão disponibilizados os campos Estrutura/Classe/Nível do Cargo e serão sugeridos estes valores conforme encontram-se já cadastrados no CS ou Administração de Pessoal. O tipo de salário que corresponde a tabela R076Des.InfSal (1=Normal, 2=Mensal, 3=Diário, 4=Hora, 5=Índice, 6=P/Habilidade-Normal) será sugerido da seguinte forma:
Os tipos 1, 2, 5 e 6 passarão na tela para o tipo 1. O tipo 3 permanecerá igual. O tipo 4 passa para 2.
O valor do salário respeitará o assinalamento do campo Assumir Salário(Administração de Pessoal) da tabela R076Des.AssSal. Se no campo estiver com Anterior, será sugerido na inclusão o salário estrutura/classe/nível, o mesmo se aplica para o tipo Estrutura. No caso de Zerado, não será sugerido nenhuma informação. Se informar T, no momento de incluir ou alterar o registro irá assumir o salário cadastrado na classe/nível informado, portanto, irá sempre atualizar o salário, trazendo as informações da estrutura, classe e nível, quando for uma alteração ou inclusão de registro. O campo Escala será disponibilizado somente se a empresa utiliza escala. Como sendo um campo opcional, ao deixá-lo com zero, serão desabilitados os campos Estrutura, Classe, Nível e Motivo. Se os campos Escala e Estrutura estiverem zerados, o valor do salário deverá ser cadastrado como mensalista.
Quando se tratar de agência de empregos, será exibido, a título de informativo, o número mínimo de candidatos que o cliente exige para o preenchimento de uma vaga. Não será feita checagem alguma com relação a esta informação. Para cadastrar este parâmetro, é preciso ir em Empresas/Outras Empresas/Cadastro.
Também possibilita atribuir requisitos específicos para o cargo desta vaga, não modificando aqueles cadastrados no cargo, servindo apenas para esta requisição. Para isto, temos na requisição os botões: Geral, Avaliação, Questionário, Curso, Experiência, Exame e Etapa.
No registro da requisição é possível utilizar as seguintes regras de processo:
Regra | Descrição |
---|---|
214 | Inserir requisição |
215 | Alterar requisição |
216 | Excluir requisição |
217 | Consistir requisição |
690 | Após Finalizar Requisição - Situação 3 |
789 | Valores Padrão para Cadastro da Requisição |
Ao triar uma requisição a um colaborador específico e um posto designado, assegure-se de que o processo de requisição seja totalmente seguido e concluído.
Durante a definição de uma requisição, no momento em que o Selecionador estiver entrando nesta opção pela primeira vez, serão apresentados os requisitos definidos em cada cargo sendo que podemos efetuar as alterações específicas para esta requisição.
O Selecionador necessita de que o ocupante do cargo desta vaga, tenha peso superior a 50 e inferior a 60 quilos. Neste caso, no requisito Peso, deverá informar da seguinte forma: 50-60, e serão selecionados apenas os candidatos que apresentarem o peso solicitado.
Permite a definição de respostas aceitáveis para cada item de avaliação, sendo que os candidatos que atribuíram respostas diferentes serão eliminados na seleção. Os itens de avaliação poderão ser inseridos por regra sem a necessidade de existir um grupo relacionado.
Definir quais são as respostas aceitáveis nos itens de questionário para cada requisição. Os itens de questionário poderão ser inseridos por regra sem a necessidade de existir um grupo relacionado.
Permite a definição do tempo de experiência necessário que o candidato deverá ter em um determinado cargo. Podemos definir um ou vários cargos, e ainda, com número de meses diferentes para cada cargo. Se for determinado um período de 10 a 20 meses de experiência, todos os candidatos com período inferior a 10 e superior a 20 meses, serão excluídos da seleção.
Já os candidatos que desempenharam a referida função em várias empresas, terão os períodos somados. O mesmo procedimento é adotado para o candidato interno, inclusive quando for o caso, considera-se o período na atual função.
Permite a definição de exame médico ou laboratorial como sendo requisito para preenchimento do cargo, os pareceres aceitáveis serão informados em uma abrangência. Se o RS estiver integrado com o SM, os exames do PCMSO serão herdados automaticamente ao cadastrar uma nova requisição.
Esta opção permite definir etapas no processo de recrutamento e seleção, dentro de um determinado período, no qual deve se encontrar o candidato. Através do botão Acomp. Etapa, permite visualizar em um gráfico a situação em que as etapas se encontram.
Ao incluir ou alterar uma requisição o sistema verifica a possibilidade de existência de vagas; para isso o sistema respeita os seguintes assinalamentos: Quando o módulo Recrutamento e Seleção estiver integrado com o Módulo Quadro de Lotação; é verificado a opção Empresas>Empresas, do módulo Quadro de Lotação o campo: Ver quadro Admissão. neste campo temos as opções: 1-Verifica vagas existentes e permite incluir, 2-Verifica vagas existentes e não permite incluir, 3 - Não verifica existência de vagas;
Ao cadastrar uma nova requisição, os requisitos do cargo serão transferidos para o da requisição, ou seja, qualquer seleção de candidatos que houver será considerado o que estiver no cadastro da requisição. Também serão transferidas as etapas que estiverem relacionadas ao grupo indicado no requisito do cargo.
A fim de facilitar a inclusão de requisições, pode-se usar o botão Nova Requis.
Temos a opção de consulta e manutenção das informações dos candidatos através dos botões Manutenção e Efetivação. Pelo botão Filtro, permite definir se a navegação pela tela será baseada nas requisições que estão em aberto, canceladas e ou finalizadas. Na primeira consulta, quando a tela é acessada, o filtro sempre terá as três opções habilitadas. Quando houver alteração sobre uma requisição de forma que ela fique com situação diferente da definição do filtro, será apresentado a mensagem de que a alteração aconteceu, mas a requisição deixará de ser visualizada porque não confere com a abrangência do filtro.
Se uma requisição estiver sendo reaberta a data limite será zerada, mas somente se estiver expirada. Isto para evitar que o sistema finalize automaticamente a requisição no próximo logon ou seja no próximo acesso ao sistema no dia seguinte. Se a situação da requisição não for Em andamento, serão desabilitados todos os campos da requisição, com exceção da própria situação e data de encerramento. Se a situação for cancelada estará ativo também o campo motivo do cancelamento. Não será permitido que seja cancelada uma requisição que tenha candidato selecionado desde que o assinalamento Cancelar Requisições com Efetivações nas Definições Geral, pasta Requisição estiver assinalado com Não.
Enquanto a requisição não estiver com a situação Em andamento, os requisitos não poderão ser alterados, apenas visualizados.
Quando o sistema estiver sendo carregado, antes de ser informado a identificação do usuário será verificado se existem requisições que tenham data de expiração vencida e estas terão a sua situação alterada para finalizada. Será considerado como data de encerramento, a data cadastrada como data limite da requisição.
Como este processo funciona baseado nas datas de limite das requisições, para os clientes que não cadastram esta data nas requisições o processo não terá efeito.
Esta verificação no logon acontecerá somente no primeiro acesso do dia ao sistema Gestão de Pessoas | HCM.
A data inicial da etapa é atribuída com a data da requisição;
A data final da etapa é atribuída com a data limite, data previsão ou data da requisição (nesta ordem).
Requisição
Corresponde ao ano em que foi realizado o concurso público. Este campo ficará habilitado somente quando a empresa utilizar a rotina de Concurso Público.
Corresponde ao número do concurso público. Este campo ficará habilitado somente quando a empresa utilizar a rotina de Concurso Público.
Este campo será disponibilizado somente quando a rotina de Agência Empregos estiver sendo utilizada, conforme parâmetro Empresa Agência Empregos em Diversos/Assinalamento.
Informar o código da empresa que possui as vagas desta requisição. Na triagem desta requisição serão selecionados os candidatos internos (colaboradores) desta empresa e os candidatos externos que tenham especificado preferência por esta empresa ou que não tenham indicado preferência alguma.
Informe o posto desejado. Quando não há vagas para o posto selecionado, a tela de Evolução do Saldo por Posto de Trabalho é mostrada.
Informar o código da filial quando diferente do atual. Utilizar este campo para identificar em que cidade o candidato será efetivado, quando a cópia for Web. Este campo poderá permanecer com zeros.
Indicar o cargo da vaga em aberto.
Uma requisição pode ter mais de uma vaga, não sendo necessário duplicar o cadastro de requisições para contratar dois ou mais colaboradores para o mesmo cargo, bastando informar a quantidade de vagas em um dado mais adiante.
Um ponto a ser considerado é o sistema deste cargo(administrativo, executivo, etc.). Os candidatos que tiverem indicado preferência por outro sistema que não o do cargo da requisição, não serão analisados para fins de triagem
Informar o cargo da vaga que está relacionado ao cargo.
Este campo ficará disponível somente se o RS estiver integrado com o módulo QL e neste, o assinalamento Cargo Vaga em Diversos/Assinalamentos estiver com Sim.
Este campo ficará disponível somente se o RS estiver integrado com o módulo QL e neste, o assinalamento Cargo Vaga em Diversos/Assinalamentos estiver com Sim.
Indicar o local do organograma que possui a vaga em aberto.
Na triagem desta requisição serão selecionados os candidatos internos (colaboradores) da empresa informada que tenham solicitação com o mesmo local do organograma indicado ou que não tenha informado nenhuma preferência quanto ao local nas solicitações. Caso não haja solicitação para este colaborador, o mesmo será selecionado por este quesito. Serão também selecionados os candidatos externos que tenham especificado preferência por este local ou que não tenham indicado preferência alguma.
Observação
Quando houver uma duplicação na estrutura de organograma da empresa, as requisições anteriores à duplicação se houver tentativa de reabri-las, não será possível pois o organograma vai utilizar a estrutura atual. Neste caso será necessário criar outra requisição para atender as vagas pendentes.
Este campo será obrigatório se estiver integrado ao módulo QL e houver o controle do quadro por centro de custo.
Esta informação é opcional.
Podemos ter casos em que a data limite definida é consideravelmente diferente da data possível, como por exemplo um candidato que já possui os exames médicos poderá adiantar o processo, nesta situação informamos como data prevista.
Cadastrar a data limite para preenchimento da requisição.
É comum nas empresas, verbalmente ou formalmente ter definido o período de tempo que o recrutador dispõe para admitir o novo colaborador.
Este campo é utilizado somente quando integrado com o módulo QL que permite definir se as vagas disponíveis pertencem a empregados, terceiros ou a qualquer outro tipo de vaga. Este campo estará visível somente quando estiver definido no cadastro da empresa(QL) que controla o quadro por tipo de vaga igual a Sim. Quando o controle do quadro não for por tipo de vaga, o campo ficará escondido e na requisição o campo tipo de vaga sempre será setado com 1. Na primeira inicialização do módulo o campo será preenchido com 1-Empregado. O cadastramento dos tipos de vagas deverá acontecer pelo módulo QL pelas opções Tabelas/Gerais/Tipos de Vagas.
Foram incluídos as consistências de vagas ao alterar o centro de custo(pois o controle de quadro da empresa pode ser por centro de custo) e também ao alterar o tipo de vaga.
No processo de verificação de saldo de vagas, será considerado:
- As características da vaga
- Local ou centro de custo (QL)
- Turno - quando o controle for por turno (QL)
- Tipo de vaga quando o controle for por tipo de vaga - permite que o campo Tipo de Vaga no cadastro da requisição fique zerado, desta forma as vagas não serão consideradas.
- Será verificado o número de admitidos para descontar das requisições com a mesma característica da requisição atual, conforme segue:
- Soma todos os candidatos externos que estiverem na tabela R126CPE (são os empregados que foram efetivados na tela de efetivação do RS) e que foram admitidos na R034FUN com data menor ou igual a data atual.
- Soma todos os candidatos internos que estiverem cadastrados na R126CPE e não estiverem cadastrados na tabela R126CIN (são os empregados que constam na tela de efetivação do Administração de Pessoal) e, com data de admissão da R126CPE menor ou igual a data atual.
- Soma os valores encontrados para candidatos internos e externos para termos a quantidades de admitidos da requisição que tem as mesmas características da atual e inclusive verifica-se da requisição atual. Isso para desconsiderar esses admitidos na consistência de vagas. Essa consistência de vagas somente será feita se o RS estiver integrado com o QL e tiver os seguintes assinalamentos:
- VerAdm = '1' ou '2' (também verifica esse assinalamento na tabela definições de usuário - R080UFU - QL).
- Se a requisição for de Aumento de Quadro.
- Se a empresa atualiza efetivo conforme o campo R030EMP.AutEfe = 'S' (QL).
Informar a quantidade de vagas que está sendo aberta na requisição.
Nota 1
Em requisições que estão canceladas ou finalizadas contará como vaga pendente os candidatos que foram admitidos pelo RS e não foram admitidos no Administração de Pessoal, pois estes ainda não constam no efetivo da empresa, mas serão atendidas. As demais vagas, não terão como ser preenchidas, pois a requisição foi encerrada. Portanto, ao consistir vagas em requisições com as mesmas características da que está sendo cadastrada e, que estão finalizadas ou canceladas, somente irá considerar vaga pendente/Em andamento aqueles candidatos que ainda estão na R126CIN(candidatos para integração) para serem efetivados no Administração de Pessoal. Se estiver finalizada/cancelada e, não possuir nenhum candidato pendente na tabela R126CIN não irá apresentar a mensagem de vagas em aberto. Para requisições que estão Em andamento, verificará os admitidos e diminuir da quantidade de vagas da requisição. Para considerar os admitidos o processo é o seguinte:
- Para candidatos externos: consulta a requisição na tabela R126CPE e verifica se o candidato na tabela R122CEX possui NUMEMP, TIPCOL, NUMCAD igual ao da tabela R034FUN.
- Para candidatos internos: consulta os candidatos internos da requisição que estão na tabela R126CPE e que não estão na tabela R126CIN.
Nota 2
No módulo QL serão verificados os seguintes campos ao informar a quantidade de vagas na requisição:
Em Empresas/Empresas, os campos "Atualizar Quadro Efetivo" e "Ver Quadro Admissão". Este último ficará em segundo plano se em Lotação x Local / Definições, o campo "Ver Quadro Admissão" estiver informado para o usuário correspondente.
Informar a situação para esta requisição:
- Em andamento - Significa que a requisição foi criada e caracteriza-se principalmente por não ter sido preenchido o seu número de vagas disponíveis. Ela encontra-se ainda em uso através de triagens/seletivas, alterações nos requisitos, etc..
- Cancelada - Esta situação é informada exclusivamente pelo usuário. Corresponde a uma situação que bloqueia a alteração de todas as informações da requisição.
- Finalizada - Esta situação pode ser informada pelo usuário de forma manual, automaticamente pela tela de efetivação de candidatos quando a quantidade de candidatos efetivados for igual à quantidade de vagas da requisição ou através do próximo logon ao módulo, pela rotina de atualização de requisições, quando houver uma data limite cadastrada na requisição.
- Proposta - Requisição aberta pelo Workflow. As requisições com esta situação somente ficarão disponíveis pelo Workflow.
- Suspensa - Esta situação é utilizada nos casos em que a requisição não será mais alterada. Possui o mesmo efeito da situação Cancelada.
Informar o código que corresponde o motivo de suspensão desta requisição. As requisições que estiverem nesta situação não ficarão disponíveis para triagem/seletiva ou outras alterações em seu cadastro.
Informar dia, mês e ano em que ocorreu a suspensão desta requisição.
Informar o código que corresponde ao motivo do cancelamento. As requisições que estiverem nesta situação não ficarão disponíveis para triagem/seletiva ou outras alterações em seu cadastro.
Cadastrar a data que corresponde ao encerramento desta requisição quando finalizada ou quando cancelada.
Este campo pode ser utilizado para gravar a data de aprovação da requisição de pessoal através do Workflow. Campo exclusivamente para consulta.
Permite definir quais os tipos de candidatos que serão considerados para a requisição. Seus reflexos serão percebidos nos processos de triagem e seleção e na tela de manutenção.
- A - Ambos os candidatos
- E - Candidatos Externos
- I - Candidatos Internos
Esse campo é considerado para a pesquisa (filtro), não impede que o candidato com a origem diferente da informada no campo seja incluído manualmente.
Este campo apenas está disponível quando a rotina do Antigo RS é utilizada.
Informações válidas:
- S - Sim, as requisições que estiverem com este assinalamento serão disponibilizadas na Web
- N - Não, as requisições não serão divulgadas na Web
Este parâmetro tem como objetivo manter o histórico de eliminação dos candidatos internos e externos que participaram de processos seletivos com interesse em determinadas vagas. Informações válidas:
- S - Sim, será disponibilizado no cadastro da requisição um campo homônimo, no qual será definido a sua utilização. A consulta dos históricos de eliminação poderá ser feita através do menu Colaboradores/Históricos/Requisições para candidatos internos e pela pasta Histórico, no cadastro dos candidatos externos, assim como através de relatórios, em Candidatos/Listar, modelo RSCA019 (Vagas disputadas pelo candidato) e em Colaboradores/Listar, modelo RSCL019 (Vagas disputadas pelo colaborador).
- N - Não, os motivos de eliminação dos candidatos pelo processo da Seletiva não serão mantidos. Serão mantidos somente aqueles eliminados pelo usuário (manualmente).
Os candidatos eliminados pela seletiva, cujo registro será mantido conforme o assinalamento 'S', poderão ser visualizados na tela de manutenção da requisição, porém, não constarão na tela de efetivação como acontece com os eliminados manualmente.
Informar a quantidade de pontos mínima que o candidato interno ou externo deverá atingir para ser considerado no ranking ou ser eliminado (pontuação de corte).
Grava o código do usuário que cadastrou a requisição.
Nesta pasta são cadastrados algumas informações adicionais que auxiliarão no processo.
Informar a data inicial que será considerada na triagem/seletiva em relação a data de cadastramento do candidato.
Informar a data final que será considerada na triagem/seletiva em relação a data de cadastramento do candidato.
Empresa Solicitante
Esta informação é opcional.
Tipo Solicitante
Esta informação é opcional.
Informar algum comentário que poderá ser utilizado na seleção de candidatos.
Nesta pasta serão registradas as informações relacionadas com a escala de horários, e dados salariais que serão utilizados no processo bem como na efetivação de candidatos, ou seja, poderá ser considerado o salário e escala informados nesta pasta.
Para facilitar o preenchimento dos campos Estrutura, Classe Salarial, Nível Salarial, Tipo Salário e Valor Salário Efetivo da tela, pode-se utilizar o botão [Salário] que trará automaticamente as informações salariais relacionadas ao cargo da requisição.
Escala
Informar o código da escala que será utilizado na efetivação do candidato. Esta informação é opcional.
Estrutura
Informar o código da estrutura salarial. Esta informação é opcional.
Classe Salarial
Informar o código da classe salarial. Este campo será disponibilizado quando o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal ou CS. Esta informação é opcional.
Nível Salarial: Informar o nível salarial. Este campo será disponibilizado quando o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal ou CS. Esta informação é opcional.
Quando o RS estiver integrado aos módulos Administração de Pessoal e/ou CS, esta informação será sugerida conforme segue:
- Se a filial for informada na requisição – as informações de Classe, Nível e Tipo Salarial serão sugeridas conforme informações salariais do posto de trabalho informado na requisição, quando esta rotina estiver ativa.
- Se a filial for informada na requisição - será considerado o tipo de salário da filial da requisição conforme consta no módulo CS em Cargos/Cargos/Cadastro, botão Estrutura, mas se não encontrar será considerado o tipo de salário para a filial zero. Se não encontrar, será considerado o tipo de salário do cargo no módulo CS em Cargos/Cargos/Cadastro, pasta Informações Salariais. Se não encontrar, será sugerido o tipo 1 - Mensalista.
- Se a filial não for informada na requisição - será considerado o tipo de salário informado no CS em Cargos/Cargos/Cadastro, pasta Informações Salariais. Se não encontrar será sugerir 1 - Mensalista.
- Se apenas o Administração de Pessoal estiver integrado, o tipo de salário será aquele informado no cadastro do cargo em Tabelas>Cargos>Cargos, pasta Informações Salariais.
Valor Salário Efetivo
Informar o valor do salário efetivo que poderá ser considerado no processo seletivo e também na efetivação dos candidatos. Quando o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal ou CS, este campo será preenchido automaticamente com base na estrutura, classe e nível informados. Poderá ser informado outro valor de salário desde que não seja indicado a escala e estrutura. Este salário será comparado com o último histórico salarial quando colaborador ou em relação a pretensão salarial quando candidato. Quando informado escala e estrutura, o valor do salário respeitará o assinalamento do campo Assumir Salário (Administração de Pessoal ou CS) da tabela R076Des.AssSal quando integrado. Se no campo estiver com Anterior, será sugerido na inclusão o salário estrutura/classe/nível, o mesmo se aplica para o tipo Estrutura. No caso de Zerado, não será sugerido nenhuma informação. Se informado T, no momento de incluir ou alterar o registro irá assumir o salário cadastrado na classe/nível informado, portanto, irá sempre atualizar o salário, trazendo as informações da estrutura, classe e nível, quando for uma alteração ou inclusão de registro.
Informar o(s) colaborador(es) que será(ão) substituído(s). Poderá ser utilizada a regra por processo 493 para consistir o(s) colaborador(es) inseridos na grid.
Salário
Nesta pasta serão registradas as informações relacionadas com a escala de horários, e dados salariais que serão utilizados no processo bem como na efetivação de candidatos, ou seja, poderá ser considerado o salário e escala informados nesta pasta.
Para facilitar o preenchimento dos campos Estrutura, Classe Salarial, Nível Salarial, Tipo Salário e Valor Salário Efetivo da tela, pode-se utilizar o botão [Salário] que trará automaticamente as informações salariais relacionadas ao cargo da requisição.
Observação
Quando o RS estiver integrado aos módulos Administração de Pessoal e/ou CS, esta informação será sugerida conforme segue:
- Se a filial for informada na requisição – as informações de Classe, Nível e Tipo Salarial serão sugeridas conforme informações salariais do posto de trabalho informado na requisição, quando esta rotina estiver ativa.
- Se a filial for informada na requisição - será considerado o tipo de salário da filial da requisição conforme consta no módulo CS em Cargos>Cargos>Cadastro, botão Estrutura, mas se não encontrar será considerado o tipo de salário para a filial zero. Se não encontrar, será considerado o tipo de salário do cargo no módulo CS em Cargos>Cargos>Cadastro, pasta Informações Salariais. Se não encontrar, será sugerido o tipo 1 - Mensalista.
- Se a filial não for informada na requisição - será considerado o tipo de salário informado no CS em Cargos>Cargos>Cadastro, pasta Informações Salariais. Se não encontrar será sugerir 1 - Mensalista.
- Se apenas o Administração de Pessoal estiver integrado, o tipo de salário será aquele informado no cadastro do cargo em Tabelas>Cargos>Cargos, pasta Informações Salariais.
Informar o valor do salário efetivo que poderá ser considerado no processo seletivo e também na efetivação dos candidatos.
Quando o RS estiver integrado com o Administração de Pessoal ou CS, este campo será preenchido automaticamente com base na estrutura, classe e nível informados. Poderá ser informado outro valor de salário desde que não seja indicado a escala e estrutura. Este salário será comparado com o último histórico salarial quando colaborador ou em relação a pretensão salarial quando candidato. Quando informado escala e estrutura, o valor do salário respeitará o assinalamento do campo Assumir Salário (Administração de Pessoal ou CS) da tabela R076Des.AssSal quando integrado.
Se no campo estiver com Anterior, será sugerido na inclusão o salário estrutura/classe/nível, o mesmo se aplica para o tipo Estrutura. No caso de Zerado, não será sugerido nenhuma informação. Se informado T, no momento de incluir ou alterar o registro irá assumir o salário cadastrado na classe/nível informado, portanto, irá sempre atualizar o salário, trazendo as informações da estrutura, classe e nível, quando for uma alteração ou inclusão de registro.
Substituído
Informar o(s) colaborador(es) que será(ão) substituído(s). Poderá ser utilizada a regra por processo 493 para consistir o(s) colaborador(es) inseridos na grid.
Este botão só tem este nome quando o Antigo RS é usado. Quando o Novo RS é usado, ele se chama Gerenciar. Através dele é possível visualizas as seguintes telas:
- Concurso Público - Manutenção de candidatos, quando o sistema está configurado para usar concurso público e o campo Ano Concurso está informado (tanto no Antigo como no Novo RS).
- Gerenciar Processo Seletivo, quando o sistema não está configurado para usar concurso público, o campo Ano Concurso não está informado e o Novo RS é usado.
- Manutenção, quando o sistema não está configurado para usar concurso público, o campo Ano Concurso não está informado e o Antigo RS é usado.
GHE
Esta guia contém uma grade onde são definidos os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) do quais o candidato fará parte após eventual efetivação. Esta informação serve para identificar e solicitar os exames admissionais necessários, os quais determinam se o empregado está ou não apto para desempenhar a função.
Ao aprovar uma solicitação de abertura de vaga (último nível do roteiro de aprovação), a requisição é criada considerando os GHEs informados nesta solicitação e os inclui na requisição gerada.
Observação
A guia GHE é habilitada somente quando todos os critérios a seguir são atendidos:
- Há integração com o módulo Segurança e Medicina;
- O campo Rotina de GHE está definido como "1 - Ativar somente GHE", "3 - Em implantação" ou "4 - Ativar e manter legado" na tela Configuração de Segurança do Trabalho (FR000SEG);
- O campo Ligação do Colaborador com GHE está definido como "1 - Diretamente pelo Colaborador" na tela de Configuração de Segurança do Trabalho (FR000SEG).
A busca pelo GHE é realizada considerando: a data de referência da requisição, o tipo de ligação do colaborador com o GHE e a data informada no campo Comp. Ativação GHE por Posto da tela Configuração de Segurança do Trabalho.
Informe o código do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). O sistema permite apenas a seleção de:
- PGRs vigentes ou futuros em relação à data da solicitação;
- GHEs do PGR informado;
- um PGR por solicitação.
A grade da guia GHE permite a consulta e alteração dos GHEs que compõem a solicitação de vaga, através dos seus códigos e descrições.
Ao clicar no botão Excluir, todas as informações do PGR e da grade dos GHEs são removidas. Para excluir somente linhas da grade, utilize o atalho padrão do sistema (CTRL + DEL).
Com o botão Sugerir GHE, o sistema sugere os GHEs e os exibe na grade, considerando: o PGR informado; o local e cargo da solicitação/requisitção. Para habilitar o botão, é preciso informar um PGR válido e posicionar-se na grade.