Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho

S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho/ Relação Estatutária

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Este evento registra as alterações do contrato de trabalho, tais como: remuneração e periodicidade de pagamento, duração do contrato, local, cargo ou função, jornada, entre outros."

Pré-requisitos

Os dados originais do Contrato de Trabalho do vínculo já devem ter sido enviados através do evento S-2200.

Quem está obrigado

Todo declarante em relação ao vínculo do empregado/servidor, ou a empresa de trabalho temporário em relação ao trabalhador temporário cujo contrato de trabalho seja objeto de alteração

Prazo de envio

a) deve ser transmitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da competência informada no evento ou até o envio dos eventos mensais de folha de pagamento da competência em que ocorreu a alteração contratual quando essa alteração puder ter impacto nos totalizadores. b) no dia útil seguinte ao da prorrogação de contrato por prazo determinado definido em dias.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Geração da alteração de contrato de trabalho

A geração deste leiaute ocorre através do monitoramento das tabelas que possuem informações referente aos dados contratuais do trabalhador, onde cada alteração detectada poderá gerar um envio. As alterações realizadas em históricos retroativos poderão provocar a geração de mais envios, já as alterações de dados cadastrais originais do trabalhador já devem ter sido enviadas através dos evento S-2200.

Os colaboradores identificados com os seguintes códigos no campo Categoria eSocial (Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados > guia Cadastro) são enviados através deste leiaute:

Geração do leiaute para Redução de Jornada (MP 936)

A geração deste leiaute referente à redução de jornada do colaborador ocorre através do monitoramento de um novo histórico de redução cadastrado na tela (Colaboradores > Covid - 19 > Redução Jornada). Considerando o salário e horas semanais corretamente e aplicando a redução sobre estes valores.

Além disso, o sistema irá levar a informação do percentual de redução através da tag <dscTpJorn>, onde será buscado do sistema o campo Descrição Tipo Jornada da tela Histórico de Redução Jornada (FR038HRJ).

O tempo do acordo firmado entre o trabalhador e empresa, será levado na tag <observacao> de acordo com as informações cadastradas na tela Histórico de Redução Jornada (FR038HRJ).

Após a data fim do período de redução de jornada, o sistema irá gerar o leiaute novamente, alterando as informações para os valores anteriores ao acordo.

Condições para geração do leiaute

A geração deste leiaute ocorrerá quando for alterada alguma informação referente aos dados contratuais dos trabalhadores que possuem vínculo empregatício com a empresa. Alterações nos dados pessoais do trabalhador devem ser feitas através do evento S-2205.

Quando a alteração acontecer em alguma tabela histórica, a data de alteração será a data do histórico criado. Neste caso, deve ser verificado se já foi enviado um S-2206 entre a data do histórico criado e o término do mesmo (representado pelo dia anterior ao início do próximo histórico) e para cada envio encontrado deverá ser enviado uma retificação.

Quando a alteração acontecer em uma tabela não histórica, a data de alteração será a própria data em que a pendência foi gerada.

Os leiautes não periódicos, incluindo este evento, devem ser enviados antes das informações mensais da folha de pagamento. Assim evitando inconsistências entre folhas, tabelas e leiautes não periódicos.

Gerando o leiaute S-2206 referente à duração do contrato

Há algumas formas de gerar a notificação do leiaute com a prorrogação de contrato determinado e indeterminado no módulo Administração de Pessoal (AP), sendo:

Importante

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial