Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos SST > S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador

S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Atenção!

O cronograma de implantação da versão S-1.2 do eSocial segue conforme as seguintes datas:

Os eventos S-1210 (com seu respectivo retorno S-5002), S-2500 (com o seu respectivo retorno S-5503) e S-2501 (com seu respectivo retorno S-5501) devem ser enviados exclusivamente na versão S-1.2 a partir do período de apuração 01/2024, em virtude da substituição da captação das informações da DIRF pelo eSocial e da implantação do FGTS Digital. É importante ressaltar que os eventos remuneratórios referenciados pelo S-1210 devem ter sido enviados na versão S-1.1 ou posterior.

Para mais informações sobre o comportamento do sistema em relação à nova versão do eSocial, verifique o tópico Versionamento da matéria Ajustes e implementações gerais referentes à versão S-1.2 do eSocial.

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"O evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas), durante todo o vínculo laboral com o declarante, por trabalhador, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões."

Pré-requisitos

Envio do evento S-2190 (ou, alternativamente, do S-2200) ou do S-2300.

Quem está obrigado

O empregador e os órgãos públicos em relação aos seus empregados contratados pelo regime da CLT. No caso de servidores públicos não celetistas o envio da informação não é obrigatório.

Prazo de envio

O evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da emissão do correspondente ASO, salvo para o relativo à ASO admissional {tpExameOcup} = [0], hipótese em que o evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da admissão. Essa regra não altera o prazo legal para a realização dos exames, que deve seguir o previsto na legislação, sendo que somente o registro da informação no eSocial é permitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Segurança e Medicina da Senior

Este leiaute trata um evento de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). O Gestão de Pessoas | HCM gera os leiautes de SST somente a partir da versão 6.2.34.

A versão 6.2.33 permite apenas cadastrar a origem das informações. Eventos que não são de SST podem ser gerados normalmente em ambas as versões.

O leiaute é gerado ao incluir, alterar (campos Ficha Médica, Emissão Atestado, Tipo ASO, Parecer) ou excluir um ASO nas telas:

É gerada a retificação do leiaute ao vincular ou desvincular um exame ao ASO, através do botão Exames das telas abaixo:

É gerada a retificação do leiaute ao alterar alguma informação (campos Situação, Data Resultado, Resultado e Evolução) de algum exame vinculado ao ASO:

Ao preencher o campo Início SST (Fase 1), na tela Definições do eSocial, o sistema irá considerar (entre a data de admissão do colaborador e o início do envio dos eventos de SST) a data mais recente para criar a pendência dos eventos de SST, caso exista alguma informação a ser enviada.

Por exemplo, se o colaborador for admitido no mês de janeiro e o envio dos eventos de SST começar no mês de fevereiro, o sistema irá olhar para o mês de fevereiro.

Fluxo do processo

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial