Monitoramento da saúde do trabalhador (S-2220)
Este evento é usado para prestar informações de avaliações clínicas que foram realizadas durante o vínculo laboral do colaborador. Também envia informações dos exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões.
O evento S-2220 deve ser enviado até o dia 15 do mês seguinte ao da realização do exame. Isto não altera o prazo legal para a realização dos exames, que deve seguir o previsto na legislação.
Fluxo do processo
Cadastre a ficha médica com as informações médicas dos colaboradores, terceiros ou parceiros atendidos pelo ambulatório da empresa.
A ficha médica compreende o cadastro de todas as informações médicas dos pacientes atendidos pelo ambulatório da empresa. Nela são disponibilizados os registros relacionados ao atendido, que ficam gravados no sistema e disponíveis para consulta.
Clique aqui para ver a documentação completa de como gerar fichas médicas no sistema.
Efetue os seguintes cadastros:
- Resultados dos exames: cadastre o resultado dos exames médicos e laboratoriais que foram executados por laboratórios de análise clínica, a pedido do médico, visando um diagnóstico ou confirmação para uma doença do colaborador.
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): cadastre o resultado do ASO informando os dados que atestam se o colaborador está apto ou inapto para realizar suas funções dentro da empresa.
Depois certifique-se de vincular os resultados de exames com o ASO. Isto é obrigatório para que o evento S-2220 seja gerado. Para fazer isso use o botão Exames da tela de cadastro do ASO, onde é possível selecionar os resultados de exames que foram lançados e vinculá-los ao ASO.
Acesse a documentação dos processos de PCMSO e de gestão dos atestados para saber mais sobre o cadastro de exames e os atestados/atendimentos no Segurança e Medicina.
Se um colaborador está sendo admitido ou foi desligado, é necessário executar os seguintes processos:
- Fechamento de admissão (FRFECADM): passo somente para novos colaboradores cadastrados no sistema. Faça o processo de fechamento de admissão e envie os eventos não periódicos do novo colaborador, para registrar seu vínculo no eSocial.
- Fechamento de demissão (FRFECDEM): passo somente para colaboradores demitidos pelo sistema. Faça o processo de fechamento de demissão e envie os eventos não periódicos do colaborador demitido, para registrar o término do seu vínculo no eSocial.
- Acesse o menu eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE).
- Se desejar, faça alguns filtros para restringir os leiautes apresentados. No campo Leiaute (+), por exemplo, você pode selecionar apenas o leiaute referente a este processo (S-2220).
- Clique em Carregar para listar as pendências de leiautes, de acordo com os filtros definidos.
- Selecione na grade os itens que deseja processar. Clique em Processar para iniciar a geração dos arquivos dos leiautes selecionados na grade.
- Após o término do processamento, acesse o menu eSocial > Consulta Pendências (FR350STA).
- Verifique as pendências geradas para os leiautes e faça o envio.
Se tudo estiver correto, o ambiente do eSocial retornará o número do recibo indicando o sucesso e o envio estará concluído.
Se o retorno apresentar erros ou críticas, faça os ajustes necessários e gere os não periódicos novamente para enviar as correções.