Tratamento de erros: consulta de pendências e arquivos XML
Na tela de consulta de pendências
Cada pendência gera um arquivo XML contendo as informações que serão enviadas para o ambiente do Governo. Quando uma dessas pendências retorna com algum tipo de erro ou inconsistência no arquivo, existem meios identificar a causa e a solução para cada situação.
Para identificar a causa e a solução para um erro retornado na tela de pendências, você precisa de duas coisas: o arquivo XML gerado e a documentação do leiaute.
Notas
- Esta documentação orienta sobre as pendências que retornam com a situação 1 - Erro retornado. Note que as situações 10 - Erro tratado e 11 - Erro tratado (Evento Excluído) indicam que o erro da pendência já foi solucionado, portanto não precisam ser tratadas.
- Devido ao volume de leiautes e de informações exigidas pelo eSocial, as combinações de erros que podem retornar do ambiente do Governo são muitas e variadas. O objetivo desta documentação não é detalhar individualmente cada possível erro de cada leiaute. Este conteúdo serve para exemplificar o processo de identificação de um erro retornado, e mostrar onde buscar a informação para tratá-lo.
- Muitos erros podem ser antecipados e resolvidos ao executar a ferramenta de Análise de Impacto (Robô) com regularidade.
- Para o leiaute com a situação 1 - Erro retornado, onde o erro é com o código 301, consulte os procedimentos para tratamento de erros 301 no eSocial.
Exemplo de tratamento de erros no arquivo XML
Suponha que o sistema gerou uma pendência para o arquivo XML do leiaute S-2299 (Desligamento) e, ao tentar enviá-lo, ocorre o seguinte erro:
"679 - Desligamento inválido: Ação Sugerida: Se o motivo de rescisão foi por término de contrato a termo (06) o tipo de contrato indicado no evento de admissão/cadastro inicial deve ser igual a (2) prazo determinado, e a data de desligamento deve ser igual a data do termino prevista no contrato de trabalho."
Estes são os passos para tratar o erro:
- Abra o arquivo XML do leiaute que causou o erro
- Identifique a causa do erro através da documentação do leiaute
- Verifique onde a situação deve ser ajustada no sistema
- Faça o ajuste e gere o leiaute novamente
Abra o arquivo XML:
O primeiro passo é salvar os arquivos XML envolvidos para fazer uma análise. Para isso:
- Acesse a tela de consulta de pendências no módulo Administração de Pessoal, em eSocial > Consulta de Pendências (FR350STA).
- Na linha da pendência que retornou com erro (neste exemplo seria o S-2299), clique com o botão direito sobre o link da coluna Resumo, e escolha a opção "Salvar XML":
- Utilize um software editor de texto, como o Bloco de Notas ou o Notepad++, para abrir o arquivo XML que você salvou.
Identificando a causa do erro:
- Analise a mensagem de erro apresentada. No nosso exemplo, repare que o erro está relacionado ao motivo da rescisão do colaborador:
"679 - Desligamento inválido: Ação Sugerida: Se o motivo de rescisão foi por término de contrato a termo (06) o tipo de contrato indicado no evento de admissão/cadastro inicial deve ser igual a (2) prazo determinado, e a data de desligamento deve ser igual a data do termino prevista no contrato de trabalho." - Com esta informação, acesse a documentação do leiaute no manual do eSocial da Senior e veja a tabela do "de/para", iniciando a comparação. Neste exemplo, usaremos a documentação do leiaute S-2299.
- Conforme consta no manual, o motivo de desligamento no eSocial é identificado no arquivo XML pelo registro mtvDeslig, que identifica o código do motivo do desligamento conforme os motivos da Tabela 19 do eSocial:
- No arquivo XML que foi salvo, identifique qual informação foi gerada no campo que causou o problema. No nosso exemplo, veja que foi gerado o valor "06" no registro mtvDeslig:
- Segundo a Tabela 19, o motivo de desligamento "06" refere-se a contrato de trabalho com prazo determinado.
Conforme apontado pela mensagem de erro que vimos antes, o motivo de desligamento "06" foi considerado inválido porque o tipo de contrato indicado no evento de admissão (S-2200) deveria ser igual a "02" (prazo determinado):
"679 - Desligamento inválido: Ação Sugerida: Se o motivo de rescisão foi por término de contrato a termo (06) o tipo de contrato indicado no evento de admissão/cadastro inicial deve ser igual a (2) prazo determinado, e a data de desligamento deve ser igual a data do termino prevista no contrato de trabalho."
Com isso concluímos que: o motivo de desligamento que tentamos enviar no leiaute S-2299 (Desligamento) não condiz o tipo de contrato informado no leiaute S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).
Verifique onde a situação deve ser ajustada:
- Acesse a documentação do leiaute mencionado (S-2200) e procure o campo que identifica o tipo de contrato (tpContr):
- Abra o XML do leiaute S-2200 para o mesmo colaborador, e veja o que foi enviado no registro tpContr na sua admissão:
- Veja na documentação do leiaute que o valor "1" é usado somente para contratos com prazo indeterminado, portanto este valor deveria ser "2" (pois o motivo do desligamento enviado no S-2299 exigia este tipo de contrato, como vimos anteriormente).
Com isso, identificamos que a informação que precisa ser ajustada para solucionar o erro é o tipo de contrato do colaborador.
Ajuste a situação com base nas informações encontradas:
- Na documentação do leiaute S-2200, veja o local de onde o sistema busca a informação para o registro que causou o erro (tpContr):
Como pode ver, o ajuste deve ser feito no campo Duração Contrato, da Ficha Complementar. - Acesse a Ficha Complementar e informe a duração para o contrato. Isto indica que o contrato tem prazo determinado:
- Gere novamente os leiautes não periódicos e veja que agora o leiaute S-2200 será gerado com o tipo de contrato (tpContr) correto:
Não conseguiu solucionar o seu erro com o exemplo acima?
Pergunte para a SARA ou tente fazer uma pesquisa nestes locais:
- Banco de Soluções - eSocial
- Notas da Versão - Gestão de Pessoas | HCM
- Manual do Usuário - Gestão de Pessoas | HCM
- Fórum do eSocial
Se ainda não conseguir solucionar o seu problema, busque ajuda com o seu canal de atendimento/suporte.
Procedimentos para tratamento de Erros 301 no eSocial
Em época de fechamento de folha, diversos eventos acabam sendo retornados com a crítica 301. Este código de erro é utilizado pelo eSocial para tratar situações inesperadas, sendo elas:
- Falha temporária: normalmente causada por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial. Para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.
- Falha não catalogada: erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção. Neste caso, será necessária a atuação da equipe técnica do eSocial para solucionar o problema.
A pendência que possui este erro deverá ser reenviada utilizando o botão Enviar da tela de Consulta de Pendências (FR350STA).
Caso o erro persista, entre em contato com o eSocial para que a equipe técnica possa solucionar o problema. Para mais informações, acesse o portal do eSocial através do link: Erro 301.