S-1207 - Benefícios - Entes Públicos

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"São as informações referentes aos valores devidos a beneficiários, segurados ou não, no mês de referência, abrangendo:

a) Aposentadorias, pensões e demais benefícios concedidos aos segurados dos RPPS;

b) Aposentadorias e pensões especiais e/ou graciosas concedidas pelos entes da administração pública direta, autárquica ou fundacional, por força de legislação específica ou benefícios indenizatórios concedidos por força de decisão judicial;

c) Complementação, pelos entes da administração pública direta, indireta e suas subsidiárias, de aposentadorias e pensões concedidas pelo RGPS;

d) Proventos e pensões concedidas aos militares, parlamentares e dependentes; e

e) Benefícios indenizatórios concedidos pelos entes da administração pública direta ou indireta e suas subsidiárias por força de legislação específica ou de decisão judicial.

Pré-requisitos

O envio anterior dos eventos S-1010 e S-2410.

Quem está obrigado

Todos os órgãos públicos responsáveis pela administração dos benefícios acima referidos.

Prazo de envio

Este evento deve ser transmitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao mês de referência do evento, exceto no caso de evento referente a período de apuração anual (13º salário), caso em que deve ser transmitido até o dia 20 do mês de dezembro do ano a que se refere. O envio deste evento deve ocorrer antes do envio do correspondente evento S-1299, observados os prazos acima. Caso na data do término do prazo de envio do evento não haja expediente bancário, deve-se antecipar esse envio para o dia útil imediatamente anterior

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Colaboradores que participam dos envios da folha

Para determinar quais colaboradores são enviados no leiaute S-1207, o sistema busca aqueles que se enquadram nestas situações:

Remuneração referente aos meses do desligamento e posteriores

Não são consideradas verbas calculadas em rescisão para os beneficiários. Caso existam, devem constar na folha de pagamento do beneficiário no cálculo do mês em questão.

Colaboradores que foram transferidos

Para colaboradores transferidos de empresa na competência de envio, ao processar o leiaute S-1207, será enviado na empresa em que o colaborador está na data de homologação do dissídio, quando se tratar dos cálculos:

Para os cálculos listados abaixo, será enviado na empresa em que o colaborador estiver na data de pagamento do cálculo:

No restante dos cálculos, o S-1207 será enviado na empresa em que o colaborador está na data final da competência do cálculo.

Processamento do S-1207 com benefício encerrado0

Com a entrada da Nota Técnica S-1.1 nº 01/2023, durante o processamento do leiaute S-1207, caso o benefício esteja encerrado, o sistema emitirá um alerta informando que o benefício em questão está encerrado. Porém, o leiaute poderá ser enviado normalmente ao eSocial.

Modelo de relatório

Não há modelos de relatório de conferência por não existir um leiaute totalizador para o leiaute S-1207.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o governo aceita apenas a versão S-1.2 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial