Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Periódicos > S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho

S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"São as informações prestadas relativas aos pagamentos feitos a trabalhadores, com ou sem vínculo empregatício. Aplica-se também aos benefícios pagos por entes públicos."

Pré-requisitos

Envio dos eventos S-1000 e, conforme o caso, do S-1200, S-1202, S-1207, S-2299 ou do S-2399.

Quem está obrigado

O declarante que efetuou pagamento a trabalhadores e entes públicos que efetuaram pagamento de benefícios.

Prazo de envio

Deve ser transmitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao mês de referência do evento.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Confira este post no Blog da Senior, onde reunimos alguns pontos importantes sobre o leiaute S-1210 e o que mudou para atender a DIRF:

Administração de Pessoal da Senior

Modelo de relatório

Você pode listar um modelo de relatório com as informações do S-1210, através do menu eSocial > Eventos Periódicos > Listar.

O relatório pode ser usado para consulta e conferência das informações dos envios de pagamentos de rendimentos do trabalho. A tela de entrada de valores possui filtros por indicativo de apuração, período, empresa e cadastro do colaborador.

Caso utilize o filtro de cadastro dos colaboradores, o sistema listará apenas os CPFs pertencentes aos cadastros contidos no filtro. Isto poderá fazer com que o relatório apresente cadastros que não estejam contidos na abrangência do usuário, uma vez que os valores são listados por CPF.

Informações de dependentes não cadastrados pelo S-2200/S-2205/S-2300/S-2400/S-2405

Para o grupo infoDep, serão levadas as informações de dependentes nos seguintes casos:

  1. Dependentes de plano de saúde, pensão judicial ou IR de colaboradores com categoria opcional (gerados no grupo infoComplem do S-1200 ou S-1202);
  2. Dependentes de plano de saúde, pensão judicial ou IR de colaboradores com categoria “9997 - Demitido com data anterior à sucessão (categoria exclusiva Senior)”;
  3. Dependentes cadastrados como dependente de plano de saúde ou pensão judicial no pagamento de Terceiro (Cálculos > Terceiros > Pagtos Física (FR032TPG) > guias Plano Saúde e Pensão Judicial > grade Dependentes) e que não possuem cadastro prévio na tela de cadastro de Dependentes;
  4. Dependentes de plano de saúde cadastrados na tela de cadastro de Dependentes com o campo Tipo de Dependente eSocial igual a “0 - Não Levar Dependente para eSocial”;
  5. Dependentes de pensão judicial/alimentandos cadastrados na tela de cadastro de Dependentes com o campo Tipo de Dependente eSocial igual a “0 - Não Levar Dependente para eSocial”.

Os dependentes de IR precisam ter o campo Tipo de Dependente eSocial informado, pois é uma informação obrigatória para o eSocial nesta situação.

Nos casos 4 e 5 citados acima, se o dependente é também um dependente de IR, o cadastro deverá ser ajustado informando o campo Tipo de Dependente eSocial, sendo considerado no leiaute S-2200/S-2205/S-2300/S-2400/S-2405, não sendo gerado no S-1210 no grupo infoDep.

Planos de Previdência Complementar

O grupo previdCompl será gerado quando existir rubrica (S-1010) com o campo codIncIRRF conforme abaixo, considerando o Tipo de Previdência Complementar:

Nota

Embora as rubricas com codIncIRRF “47”, “62” e “64” (previdência referente ao 13º salário) estejam informadas no leiaute do eSocial, seus valores serão desconsiderados na geração desse grupo, devido à nova definição do Governo.

Entende-se que o IR de 13º salário possui retenção exclusiva na fonte e não deve ser somado ao desconto do IR mensal. Porém, o leiaute não possui campo específico para que seja enviada essa informação.

Os eventos que geram as rubricas mencionadas acima são configurados da seguinte forma:

Evento Configuração
"46 - Previdência complementar - Salário mensal"
  • Evento cadastrado com característica "49E - Previdência Privada" e campo IR Mensal definido com um valor diferente de "N”;
  • Evento cadastrado com característica 35J - Devolução Previdência Privada e campo IR Mensal igual a “+”.
"47 - Previdência complementar - 13º salário"
  • Evento cadastrado com característica "40V - Previdência Privada s/ 13.Salário" e campo IR 13º Salário definido com um valor diferente de “N”;
  • Evento cadastrado com característica "35K - Devolução Prev. Privada 13º Salário" e campo IR 13º Salário igual a “+”.
"48 - Previdência complementar - Férias"
  • Evento cadastrado com característica “40U - Previdência Privada s/ Férias” e campo IR Férias informado diferente de “N”;
  • Evento cadastrado com característica "35L - Devolução Prev. Privada Férias” e campo IR Férias informado igual a “+”.
"61 - Fundo de Aposentadoria Programada Individual - FAPI - Remuneração mensal" Evento cadastrado com característica "48H - Fundo Aposentadoria Programada Individual - FAPI".
"62 - Fundo de Aposentadoria Programada Individual - FAPI - 13º salário" Evento cadastrado com característica “48J - Fundo Aposentadoria Programada Individual - FAPI s/ 13º”.
"66 - Fundo de Aposentadoria Programada Individual - FAPI - Férias” Evento cadastrado com característica “48I - Fundo Aposentadoria Programada Individual - FAPI s/Férias”
"63 - Fundação de previdência complementar do servidor público - Remuneração mensal” Evento cadastrado com característica “48K - Fundação Prev. Compl. Serv. Público Federal - Funpresp”
"64 - Fundação de previdência complementar do servidor público - 13º salário" Evento cadastrado com característica “48M - Fundação Prev. Compl. Serv. Público Federal - Funpresp s/13º”.
"65 - Fundação de previdência complementar do servidor público - Férias" Evento cadastrado com característica “48L - Fundação Prev. Compl. Serv. Público Federal - Funpresp s/Férias.

Geração de informações de Exigibilidade Suspensa

Quando forem informados valores de Exigibilidade Suspensa na Dedução de Dependentes, Pensão Alimentícia, Previdência Privada, FAPI e/ou Funpresp, esses valores serão deduzidos do valor informado nos grupos dedDepen, penAlim e previdCompl.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o governo aceita apenas a versão S-1.2 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial