Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Retornos > S-5001 - Informações das contribuições sociais consolidadas por trabalhador

S-5001 - Informações das contribuições sociais consolidadas por trabalhador

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Trata-se de um retorno do eSocial para cada um dos eventos de remuneração – S-1200 ou S-2299 ou S-2399 – validados e recepcionados pelo Ambiente Nacional ou excluídos dele pelo declarante por meio do envio do evento S-3000. Nele consta a totalização da base de cálculo (Salário de Contribuição) da contribuição previdenciária de cada trabalhador (CPF), e o cálculo do valor da contribuição devida pelo segurado ao RGPS. Retorna também o valor da contribuição efetivamente descontada pelo declarante, conforme informado em rubrica específica no evento de remuneração."

Pré-requisitos

Envio de um dos eventos de remuneração: S-1200, S-2299 ou S-2399 ou do evento de exclusão S-3000 de um desses eventos.

Quem está obrigado

Não aplicável ao declarante.

Prazo de envio

O retorno ocorre na medida em que os eventos de remuneração são transmitidos ou excluídos. Assim, esse retorno não depende de solicitação de fechamento de eventos periódicos.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Quando retorna

O leiaute S-5001 retorna um arquivo XML do ambiente do Governo após o envio dos leiautes S-1200 e S-1202 para o eSocial.

Como visualizar as informações

Depois de enviados os leiautes que resultam no arquivo de retorno, as informações ficam disponíveis para consulta. Para vê-las, siga estes passos:

  1. Acesse a tela de Consulta de Pendências (FR350STA).
  2. Nos leiautes que já retornaram, clique com o botão direito no Número do Recibo.
  3. Em "Visualizar retorno(s)", selecione o retorno que deseja visualizar.

Alguns leiautes podem resultar no retorno de mais de um arquivo. Os arquivos visualizados podem ser salvos ou impressos.

Observação

Os valores totalizadores dos leiautes de retorno serão recalculados ao selecionar a opção 2 - Total (Reenvia todos colaboradores sem verificar se houve alteração) no campo Tipo Envio (eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)). Isto pois esta opção faz com que todas as informações sejam geradas e reenviadas, mesmo que não tenham sofrido nenhuma alteração.

Assim quando são alteradas informações em leiautes de tabelas (como o S-1005 e S-1020), por exemplo, que afetam os totalizadores mas que não irão gerar uma pendência para a folha, os leiautes de retorno serão recalculados e atualizados no eSocial.

Os leiautes de retorno são originados pelo ambiente do Governo, portanto não possuem uma origem de informações (de/para) no sistema. Para saber quais informações são recebidas neste arquivo, consulte a Documentação Técnica do eSocial.

Modelo de relatório

Você pode listar um modelo de relatório com as informações retornadas pelo leiaute S-5001, através do menu eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > S-5001 Contribuições Sociais por trabalhador (FPAR001.ESO).

A tela de entrada de valores possui filtros por tipo de apuração, competência, ano e abrangência de tipo de colaborador e de cadastro do colaborador.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial