Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Tabelas/Eventos Iniciais > S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"O evento identifica os estabelecimentos e obras de construção civil próprias, detalhando as informações de cada estabelecimento (matriz e filiais) do declarante, como: informações relativas ao CNAE Preponderante, FAP, alíquota GILRAT, indicativo de substituição da contribuição patronal de obra de construção civil, dentre outras. As pessoas físicas devem cadastrar neste evento seus CAEPF. As informações prestadas no evento são utilizadas na apuração das contribuições incidentes sobre as remunerações dos trabalhadores dos referidos estabelecimentos, obras e CAEPF. O órgão público informa as suas respectivas unidades, individualizadas por CNPJ, como estabelecimento."

Pré-requisitos

O evento exige o cadastro completo das Informações do evento S-1000 e o envio do evento S-1070 caso haja processo administrativo ou judicial que altere as alíquotas do GILRAT ou do FAP.

Quem está obrigado

O declarante, na implantação do eSocial e toda vez que for criado um estabelecimento ou obra própria, ou ainda, quando for alterada uma determinada informação sobre um estabelecimento/obra própria. O estabelecimento matriz do declarante deve ser cadastrado neste para correta informação do CNAE Preponderante.

O cadastramento dos estabelecimentos, das obras próprias e das unidades dos órgãos públicos, inclusive fundos especiais de natureza contábil ou financeira no evento S-1005 somente é necessário e, portanto, obrigatório nos casos em que devam ser prestadas informações a eles relativos, porexemplo, quando houver trabalhadores a eles vinculados, ou sejam unidade pagadora de benefícios no âmbito de entes públicos.

Prazo de envio

Este evento deve ser enviado antes do evento S-2200 e dos eventos S-1200, S-1202 ou S-1207.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Resumo das informações do leiaute

Para geração deste leiaute, são consideradas informações do Estabelecimento eSocial (tela Filiais X Estabelecimento/Operador Portuário (FR030EST)) e as Filiais vinculadas em cada um dos estabelecimentos. Quando é informada uma data de encerramento das atividades no cadastro da filial (FR030FIL), ela deixará de ser considerada na geração do arquivo deste leiaute.

O arquivo S-1005 será informado no envio dos arquivos S-2200 - Admissão do Trabalhador, onde será informado o estabelecimento ao qual o trabalhador pertence.

Importante

Antes da geração deste leiaute é necessário gerar os estabelecimentos, através da tela Filiais X Estabelecimento/Operador Portuário (FR030EST).

Geração dos Estabelecimentos e Obras de Construção Civil

Dados de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil são gerados a partir do cadastro específico do Estabelecimento/Operador Portuário, localizado no menu Empresas > Filial > Filiais X Estabelecimento/Operador Portuário (FR030EST).

Como nem todas as filiais serão levadas neste leiaute, nesta tela será indicado quais as filiais serão enviadas com as respectivas informações de Inscrição no Cadastro Nacional de Obras (CNO) ou Inscrição no CAEPF. O CEI de Obra atual passa a ser tratado no CNO.

Ao cadastrar o trabalhador, é indicado o estabelecimento ou obra ao qual ele pertence. Também, ao enviar o arquivo S-1200 - Remuneração da Folha, os valores serão rateados para cada estabelecimento em que tenha trabalhado no decorrer do mês. 

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o governo aceita apenas a versão S-1.2 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial