S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Identifica a classificação da atividade para fins de atribuição do código FPAS quando uma determinada unidade do declarante possui código de FPAS/Outras Entidades e Fundos distintos e identifica ainda a obra de construção civil, o contratante de serviço ou outra condição diferenciada de tributação.

Lotação tem conceito estritamente tributário. Influi no método de cálculo da contribuição previdenciária para um grupo de segurados específicos. Não se confunde, por conseguinte, com o local de trabalho do empregado."

Pré-requisitos

Cadastro completo das Informações do evento S-1000.

Quem está obrigado

O declarante na primeira vez que utilizar o eSocial e toda vez que for criada, alterada ou excluída uma determinada lotação.

Prazo de envio

Este evento deve ser enviado antes dos eventos que utilizem essa informação.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Geração das informações de lotação

As lotações geradas para o eSocial podem ser por filial ou por rateio, dependendo do que está definido no campo Geração Lotação da tela Definições do eSocial (FR030DES). Dependendo do tipo de lotação definida, as informações enviadas para o eSocial têm diferentes origens no sistema:

Se a geração da lotação é por... O sistema busca para enviar para o eSocial...
Filial Todas as filiais (Empresas > Filiais > Cadastro > guia Cadastro) com Tipo Filial diferente de "E - Empregador eSocial".
Rateio Todos os rateios vinculados às filiais da empresa, sendo gerada uma lotação para cada rateio.

Formação do código da Lotação

Toda lotação enviada para o eSocial recebe um código criado pelo sistema que é formado da seguinte forma:

A identificação da empresa usa os 8 primeiros caracteres cadastrados no campo Identificador empresa, na tela de Definições do eSocial.

Alteração do tipo de lotação tributária no eSocial

O tipo de lotação, definido no cadastro da filial (FR030FIL), só poderá ser modificado no eSocial se no ambiente do Governo não houver nenhum destes leiautes usando esta informação:

A alteração do tipo de lotação deve atender a estes critérios:

Situação Alteração do tipo de lotação tributária
O tipo de lotação tributária está no eSocial (S-1020) e existem leiautes utilizando a lotação (S-1200, S-1270, S-2299, S-2399).

Permite alterar.

O tipo de lotação tributária está no eSocial (S-1020) e nenhum leiaute está utilizando a lotação.

Permite alterar e a lotação já existente no eSocial será desconsiderada, portanto, será preciso gerar e enviar o leiaute S-1020 novamente.

O tipo de lotação tributária não está no eSocial. Permite alterar.

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial