Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Tabelas/Eventos Iniciais > S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Atenção!

O cronograma de implantação da versão S-1.2 do eSocial segue conforme as seguintes datas:

Os eventos S-1210 (com seu respectivo retorno S-5002), S-2500 (com o seu respectivo retorno S-5503) e S-2501 (com seu respectivo retorno S-5501) devem ser enviados exclusivamente na versão S-1.2 a partir do período de apuração 01/2024, em virtude da substituição da captação das informações da DIRF pelo eSocial e da implantação do FGTS Digital. É importante ressaltar que os eventos remuneratórios referenciados pelo S-1210 devem ter sido enviados na versão S-1.1 ou posterior.

Para mais informações sobre o comportamento do sistema em relação à nova versão do eSocial, verifique o tópico Versionamento da matéria Ajustes e implementações gerais referentes à versão S-1.2 do eSocial.

Conceitos

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

"Evento utilizado para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de Processos Administrativos/Judiciais do declarante, de entidade patronal com representação coletiva, de trabalhador contra a administração pública e que tenha influência no cálculo das contribuições, dos impostos ou do FGTS, quando influenciem no cumprimento das suas obrigações principais e acessórias. As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação de outros eventos do eSocial e influenciam na forma e no cálculo dos tributos devidos e FGTS.

Não devem ser informados neste evento os processos judiciais que envolvam matéria trabalhista, sejam reclamatórias trabalhistas, sejam processos que envolvam servidores públicos e seus correspondentes órgãos públicos."

Pré-requisitos

O evento exige o cadastro completo das Informações do evento S-1000.

Importante

No Administração de Pessoal da Senior, é pré-requisito para o envio deste evento que, na guia Hist. Detalhes da tela Processos Judiciais (FR030PRO), o processo tenha um valor definido no campo Susp. Exigib. da grade Suspensão de Exigibilidade de Tributos e FGTS.

Quem está obrigado

O declarante, quando houver decisão em processo administrativo/judicial, que tenha como parte a administração pública e influencie a apuração das contribuições, dos impostos ou do FGTS e quando houver alteração da decisão durante o andamento do processo.

Prazo de envio

Deve ser transmitido até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao do mês de referência informado no evento ou antes do envio de qualquer evento de remuneração que a decisão venha afetar.

Informações adicionais do leiaute

O Manual de Orientação do eSocial (MoS) apresenta informações adicionais sobre este leiaute, com regras, orientações e definições que precisam ser considerados nos processos das empresas.

Estas informações adicionais estão disponíveis no portal oficial do eSocial. Recomendamos acessar a página de documentação técnica no site do eSocial e fazer o download da versão mais atual do MoS e buscar pelas informações adicionais deste leiaute.

Administração de Pessoal da Senior

Geração de informações para o evento S-1070

Para geração deste leiaute, são considerados os processos 1, 2 e 4, cadastrados em Empresas > Processos Judiciais (FR030PRO), cujos detalhes cadastrados no processo serão levados para o eSocial de forma histórica.

As informações relacionadas aos processos judiciais podem ser cadastradas tanto no módulo Jurídico, quanto no módulo Administração de Pessoal. Quando ocorrer alguma inclusão ou alteração pelo módulo Jurídico, o sistema atualiza o cadastro do mesmo processo no módulo de Administração de Pessoal. A tabela abaixo relaciona todas as correspondências de campos entre os módulos:

Campo cadastrado no Jurídico Campo alimentado no Administração de Pessoal (FR030PRO)
Número (Jurídico > Ações, guia Cadastro) Nº Processo (guia Geral)
Início Ação (Jurídico > Ações, guia Cadastro) quando for inclusão. Na alteração, assume a data em que ocorreu a ação de alteração. Data Alteração (guia Hist. Detalhes)
Término Ação (Jurídico > Ações, guia Cadastro) Data de Encerramento (guia Hist. Detalhes)
Suspensão da Exigibilidade (Jurídico > Ações, guia eSocial) Suspensão da Exigibilidade (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Data Decisão (Jurídico > Ações, guia eSocial) Data Decisão (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Depósito do Montante Integral (Jurídico > Ações, guia eSocial) Depósito Montante Integral (guia Hist. Detalhes, grade Suspensão da Exigibilidade de Tributos e FGTS)
Matéria (Jurídico > Ações, guia eSocial) Matéria (guia Hist. Detalhes)
Autoria (Jurídico > Ações, guia eSocial) Autoria (guia Hist. Detalhes)
Tipo eSocial (Tabelas > Jurídico > Tipo de Ação) Tipo (guia Geral)
Identificação Vara (Tabelas > Jurídico > Varas) Identificação Vara (guia Hist. Detalhes)
Estado (Tabelas > Jurídico > Varas) UF Vara (guia Hist. Detalhes)
Cidade (Tabelas > Jurídico > Varas) Cidade (guia Hist. Detalhes)

Origem das informações no sistema (de/para)

A documentação abaixo lista as informações exigidas pelo leiaute do eSocial e o local (menus e campos) correspondentes em nossa solução (de/para).

Os leiautes do eSocial estão em constante evolução, portanto as informações estão divididas por versão e pela sua fase atual, identificando se a versão é recepcionada pelo ambiente de produção restrita (homologação/testes) ou produção real.

Atualmente, o Governo aceita apenas a versão S-1.1 dos leiautes do eSocial.

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA sobre o eSocial