Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.54
24/11/2023
Tarefas liberadas: 22
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-2205
Problema: quando um colaborador tinha dois contratos em empresas diferentes, a informação do sexo do dependente não era incluída no leiaute S-2205 e ao realizar o envio ao eSocial ocorria a mensagem 1 - Campo de preenchimento obrigatório: Sexo do Dependente.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2205 para incluir a informação de sexo do dependente.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-2205 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na tela de definições do eSocial para evitar conflito de versionamento dos leiautes
Problema: em Definições do eSocial, quando realizado o cadastro de uma empresa utilizando o Tipo de Ambiente eSocial como 1 - Produção, o sistema trazia no campo Data Inicio Versão Simplif. 1.2 uma data preenchida automaticamente, criando um conflito nas versões do leiaute S-1000. Ao realizar o envio para o eSocial, havia o retorno da crítica 102- O Evento informado não foi reconhecido pelo sistema. Ação Sugerida: Verificar se o evento informado e a versão do leiaute estão de acordo com a Tabela 9 (Tipos de Arquivo do eSocial) do eSocial.
Correção efetuada: ajustamos a tela de definições do eSocial, fazendo com que o campo Data Inicio Versão Simplif. 1.2 não traga informações automaticamente, evitando o conflito de versionamento dos leiautes.
Local: Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
Jurídico
Ajuste no processamento de pendência do leiaute S-1070 na geração de tabelas do eSocial
Problema: na geração do leiaute S-1070 o sistema apresentava o erro JSONObject["DATINI"] not found.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que esse erro não seja mais exibido.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Atribuição de valores nas tags vrBcFgts e vrBcFgts13 do leiaute S-2500 da versão 1.1 do eSocial
Problema: após a liberação das versões 6.10.1.120 e 6.10.3.52, verificou-se que não estava sendo atribuído valor para as tags vrBcFgts e vrBcFgts13 no grupo baseCalculo do leiaute S-2500 da versão 1.1 do eSocial.
Correção efetuada: realizamos a correção para que valores sejam devidamente atribuídos na geração das tags.
Local: eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Medicina Ocupacional
Ajuste no campo Início SST do eSocial
Problema: nas Definições do eSocial, quando o campo Gerar Eventos é alterado para a opção 5 - Eventos da folha e Reclamatória, e em seguida alterado para outra opção que contenha envio de SST, o sistema permitia que a alteração fosse concluída com o campo Início SST vazio.
Correção efetuada: ajustamos o sistema de forma que se selecionadas as opções 1 - Eventos da folha e de SST, 3 - Somente eventos de SST ou 4 - Eventos da folha, SST e Reclamatória no campo Gerar Eventos, o sistema não permitirá a alteração dos dados sem que o campo Início SST seja preenchido.
Local: Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
Cálculos
Nota de observação adicionada na documentação do campo Saldo Conta FGTS
Atualizamos a documentação referente ao campo Saldo Conta FGTS da tela Rescisão do Contrato de Trabalho para incluir a informação de que, ao especificar a empresa como Simples por filial na tela Empresas (FR030EMP), é possível que o valor do saldo de FGTS no cálculo da rescisão sofra variações.
Destacamos ainda que, nesse caso, o controle do Simples e os percentuais de FGTS referente a Contribuição Social, por Filial, devem ser realizados através da guia Simples/FGTS da tela Filiais (FR030FIL).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Rescisões (AP) > Calcular
Cadastros
Ajuste na Rotina de Consistir Pessoas
Problema: ao utilizar a rotina de consistir pessoas, o sistema apresentava uma lentidão excessiva no processamento, e o processo nunca concluía, impossibilitando a consistência do cadastro de pessoas por causa da grande quantidade de registros.
Correção efetuada: realizamos alguns ajustes no sistema, como:
- Criação de um índice para a tabela Pessoas - Cadastro de Pessoas (FR033PES) para o campo CPF;
- Inclusão de um filtro em tela para filtrar faixas de CPF; e
- Inclusão de um check na grade de CPFs a serem processados, dessa forma, o sistema processará apenas os registros selecionados.
Local: Pessoas > Consistir Pessoas (FRCONPES)
Melhoria na documentação de Pagamentos
Complementamos a documentação da tela Pagamentos para informar que as rotinas para consultar os pagamentos efetuados e listar as informações dos históricos de pagamentos ficarão habilitadas quando, no cadastro da empresa, o campo Controla Pagamentos estiver parametrizado como S - Sim.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Administração de Pessoal > Pagamentos
Melhoraria na documentação de Histórico Afastamento
Na documentação da tela Histórico Afastamento, aprimoramos a descrição do campo Origem do Motivo da Alteração e Processo Judicial/Benefício para proporcionar uma compreensão mais clara de seu funcionamento no sistema. Salientamos que, no caso de a alteração originar-se de uma revisão administrativa (origem 2) ou de uma determinação judicial (origem 3), será necessário incluir o número do processo judicial responsável por essa modificação.
Além disso, ressaltamos que essa orientação está igualmente presente na documentação do leiaute S-2230, o qual especifica que o preenchimento do número do processo é obrigatório quando a origem da retificação for 2 ou 3.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Históricos > Afastamentos
Vale-transporte
Geração indevida de vale-transporte em dia de feriado
Problema: ao transferir um colaborador de filial com troca de cadastro, ocorre a geração indevida de vale-transporte em feriado ao processar o mês da transferência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de vale-transporte para buscar corretamente a tabela de feriados alocada para o colaborador no período processado.
Local: Administração de Pessoal > Colaboradores > Vale Transporte
Empresas
CIPA | Ajuste nas informações referentes ao tópico Designar responsáveis pelo cumprimento dos objetivos
Ajustamos a documentação referente à Gestão da CIPA, removendo a informação que menciona que, após o cadastro de Designados, em Segurança > CIPA > Designados, para empresas que já estão com os envios obrigatórios para o eSocial, serão gerados os leiautes S-2360 e S-2365. Essa informação foi removida do tópico Empresas com designados da CIPA porque os leiautes mencionados não são mais utilizados pelo eSocial.
Local: Manual do Usuário > Manual por processos > Qualidade de Vida > Segurança do Trabalho > Gestão da CIPA
Relatórios
Ajuste no relatório FP005ES.OPE
Problema: ao listar o relatório 005 - Custos Folha (FP005ES.OPE), o sistema considerava indevidamente valores de médias de maternidade para o cálculo do INSS Empresa.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para considerar todo o valor de maternidade para cálculo de INSS Empresa.
Local: Administração de Pessoal > Cálculos > Relatórios > Estatísticos > 005 - Custos Folha (FP005ES.OPE)
Ajuste na descrição do modelo 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FPEN004.ENV)
Ajustamos a descrição do modelo 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FPEN004.ENV) para assegurar a consistência da data com o restante da descrição.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Envelope > Gráficos > 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FPEN004.ENV)
Relatórios
Ajuste no relatório BSIM00005.SCF para a integração correta de parcela importada no empréstimo consignado
Problema: na integração de empréstimo consignado através do relatório 005 - Empréstimos Consignados - Banco Itaú (BSIM00005.SCF), apenas a primeira parcela era importada corretamente, enquanto as demais ficavam nulas e eram desconsideradas.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para que a importação dos valores de todas as parcelas seja feita corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Gerador Importação Exportação > Executar > 005 - Empréstimos Consignados - Banco Itaú (BSIM00005.SCF)
Acerto do Ponto
Ajustes relacionados às pendências do Acerto do Ponto
Problema: ao efetuar a verificação de todos colaboradores com pendência pela guia Pendentes, em Acertos da Minha Equipe, e após verificar novamente todos colaboradores pela aba Todos, o colaborador continuava como verificado. Porém, as pendências do ponto eram novamente geradas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que uma vez verificado o colaborador, em uma nova verificação, não sejam geradas novas pendências para quem já teve as suas pendências tratadas.
Local: Nova Interface > Acerto do Ponto
Apuração do Ponto
Lançamento em banco de horas via regra
Problema: no Gestão do Ponto, quando utilizada a função inserirLancamento a apuração de ponto não estava gerando lançamento de banco de horas para colaboradores demitidos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para inserir o lançamento quando utilizada essa função para colaboradores demitidos.
Local: Apuração > Processos > Cálculo
Ajuste na apuração do ponto para considerar afastamentos
Problema: apuração de ponto, no Gestão de Ponto, não considerava o afastamento quando era utilizado um horário móvel na refeição, com duas saídas realizadas pelo colaborador dentro do período de mobilidade de refeição e uma dessas saídas estivesse dentro de um afastamento.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular corretamente as situações no cenário descrito.
Local: Apuração > Processos > Cálculo
Reclamatória trabalhista
Ajuste na documentação dos campos de competência inicial e final da tela S-2500 - Processo Trabalhista
Adicionamos mais informações à documentação dos campos Competência Inicial e Competência Final da tela S-2500 - Processo Trabalhista. Foram adicionadas notas para esclarecer as condições específicas para a definição de cada um desses campos, considerando também as particularidades das versões S-1.1 e S.1.2 do eSocial.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Jurídico (JR) > Processo Trabalhista (JR)
Empresas
Correção na alteração de cadastro de empresa
Problema: ao alterar qualquer informação dos campos editáveis da tela de cadastro de empresas, o sistema apresentava o erro Não é possível alterar o campo 'Data Início Histórico de Vales Gerados' pois já existem históricos de vales gerados/cadastrados neste período, impedindo qualquer alteração.
Correção efetuada: ajustamos o sistema de forma que o erro em questão não seja mais apresentado e as alterações válidas sejam permitidas normalmente.
Local: Empresas > Empresas (FR030EMP)
Rotinas de Banco de Dados
Atualização do campo na guia Competências, após atualizar um registro na tela Grupo de requisitos
Problema: ao atualizar um registro na tela Grupo de requisitos (FR530GRQ), apresentava a mensagem de erro 2. na guia Competências com a base de dados Oracle.
Correção: atualizamos o método de validação do campo ordenado para que o registro seja realizado sem erros.
Local: JDBC Monitor
Middleware
Atualização de documentação sobre funcionamento de web services escaláveis
Atualizamos a documentação relacionada a alterações de configurações no Glassfish, onde fornecemos a documentação completa para permitir maior entendimento sobre funcionamento de web services escaláveis e configuração de quantidade de threads a serem processadas.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Servidor Java EE > GlassFish > Configurações > Filas de aplicações
Relatórios
Atualização de documentação sobre configuração de DPI
Atualizamos a documentação sobre geração de relatórios e esclarecemos que, para edição e geração de modelos, é necessário que a configuração de DPI (ou também conhecido como escala/zoom) no Windows esteja em 100% para que não hajam reposicionamentos de acordo com a nova escala.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |