Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.55
01/12/2023
Tarefas liberadas: 26
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Medicina Ocupacional
Atualizações para controle de envio de ASOs ao eSocial
Com o objetivo de otimizar a eficiência na administração dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASOs) e aprimorar o controle das informações a serem enviadas ao eSocial, implementamos melhorias significativas no sistema. Estas incluem:
- Inclusão do campo Enviar eSocial na tela Atestado de Saúde Ocupacional. Esse campo determina se o atestado deve ser encaminhado ao eSocial por meio do leiaute S-2220 e estará disponível apenas quando o ASO estiver vinculado à ficha médica de um colaborador.
- Modificação na condição para gerar pendências no leiaute S-2220 durante o encerramento da admissão de um novo colaborador. Pendências serão criadas exclusivamente para ASOs do tipo Admissional, com o campo Enviar eSocial marcado como S - Sim. Quando o campo Enviar eSocial estiver marcado como N - Não, não será gerada uma pendência do leiaute S-2220.
- Implementação de controle para geração de pendência no leiaute S-2220 quando o campo Enviar eSocial for alterado de N - Não para S - Sim e geração de pendência no leiaute S-3000, para a exclusão do respectivo ASO, quando ocorrer a alteração desse campo de S - Sim para N - Não.
- Atualização no controle de alterações para incluir o novo campo Enviar eSocial no Cadastro de ASO, garantindo um registro preciso das alterações relacionadas a esse campo.
- Adição do campo Enviar eSocial tanto no web service com.senior.g5.rh.sm.asoexterno quanto na rotina de importação das informações do ASO (modelo 034 - Atestado/ASO (SMIM034.SFC)). Este campo define se o atestado deve ser enviado ao eSocial, proporcionando um controle mais preciso sobre o fluxo de dados.
Locais:
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- Medicina > Atendimentos > ASO Externo (FR110MAM_1)
- Medicina > Atendimentos > Atestado Externo (FR110MAM)
- Recursos > Histórico de Alteração > Configuração (FRAUDITLOGCONFIG)
- Recursos > Histórico de Alteração > Consulta (FRAUDITLOGPESQ)
- Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Executar > 034 - Atestado/ASO (SMIM034.SFC)
- Medicina > PCMSO > Resultados (FR108RES)
- Medicina > PCMSO > Solicitação (FR108SOL)
Administração de Pessoal
Tag indApuIR | Ajustes relacionados ao tratamento do rendimento pago devido a colaborador falecido
O Manual de Orientação do eSocial (MOS) foi modificado, resultando na alteração do texto relacionado ao tratamento do rendimento pago devido a colaborador falecido. Sendo assim, realizamos os seguintes ajustes no sistema relacionados à tag indApuIR:
Fichas financeiras vinculadas às rescisões com data de pagamento posterior à atualização do sistema para a versão 6.10.1.123 ou 6.10.3.55 (ou superiores) e que tenham como motivo de desligamento no eSocial a rescisão de contrato por falecimento do colaborador, serão enviadas para o eSocial com o indicativo de apuração do IR 0 - Normal, e não mais como 1 - Situação especial de apuração de IR.
Rescisões com data de pagamento posterior à atualização do sistema para a versão 6.10.1.123 ou 6.10.3.55 (ou superiores) e que tenham como motivo de desligamento no eSocial a rescisão de contrato por falecimento do colaborador, serão enviadas para o eSocial com o indicativo de apuração do IR 0 - Normal, e não mais como 1 - Situação especial de apuração de IR.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste na geração do leiaute S-1200 com Código de IR de Base Isenta
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 - Remuneração do Trabalhador para colaboradores com categoria 711 - CONTRIBUINTE_INDIVIDUAL_TRANSPORTADOR_AUTONOMO_PASSAGEIROS ou 712 - CONTRIBUINTE_INDIVIDUAL_TRANSPORTADOR_AUTONOMO_CARGA, onde há valor de base isenta, o sistema gerava a rubrica com o código de IRRF 79 - ISENCOES_IRRF_OUTRAS_ISENCOES, sendo esta incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para as categorias citadas acima, de forma a gerar a rubrica correta, fazendo com que o campo Código de IRRF seja igual a 701 - ISENCOES_IRRF_PARTE_NAO_TRIBUTAVEL_VALOR_TRANSPORTE.
Importante
Após atualizar a versão do sistema, é necessário gerar tabelas antes de executar a rotina de periódicos.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Segurança do Trabalho
Alteração no comportamento das validações na rotina de distribuição de EPIs
Realizamos uma alteração na geração do leiaute S-2240 para que não seja mais necessário que o colaborador tenha distribuição para todos EPIs definidos no(s) GHE(s) associado(s) ao colaborador quando utilizar as opções D - Fornecedor - Considerando Distribuição de EPI e C - Distribuição - Considerando CA informado na distribuição do EPI no campo Apresentação CA, nas Definições do PPP. Com isso, caso haja pelo menos um EPI distribuído e um CA definido na distribuição ou no(s) fornecedor(es) do EPI, será gerado o leiaute S-2240, mesmo que estejam previstos outros EPIs que não foram distribuídos. Nesses casos, aparecerá no log como advertências, avisando que não foi encontrado o CA de determinados EPIs.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Jurídico
Geração de pendência do leiaute S-2501 quando há alteração nas colunas Período e/ou Código Receita
Problema: na guia Informações Períodos, ao modificar a coluna Período de um registro da grade Identificação do período e da base de cálculo dos tributos e/ou a coluna Código Receita de um registro da grade Informações das contribuições sociais devidas à Previdência Social e Outras Entidades e Fundo por Código de Receita - CR, o sistema não gerava pendência do leiaute S-2501.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar pendência do leiaute S-2501 quando houver alteração nestes campos de um registro já cadastrado.
Local: eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
Rescisões
Complementação da documentação de Rescisão Simulada Coletiva
Atualizamos a documentação referente à recisão simulada coletiva, adicionando a informação da necessidade de atualização da tabela de índices ITRD, em virtude do saldo do FGTS, e que a consulta à tabela pode ser realizada em Tabelas > Valores > Índices (FR026IND).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Rescisões (AP) > Simuladas > Coletivas
Web services
Nova informação na documentação Chamar um web service via Regra
Complementamos a documentação sobre Chamar um web service via Regra, adicionando uma nota de destaque informando que, para que não ocorra conflito nas chamadas de web service, caso existam regras que utilizem o mesmo web service, a variável declarada deve ser uma diferente das já existentes.
Além disso, objetivando clarificar a informação, adicionamos exemplos na documentação.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Chamando um web service via Regra
Relatórios
Ajustes e implementações no relatório FPAR054.CRE
- Implementamos tratamento de chave Pix do tipo telefone para quando houver menos de 11 dígitos, retornando a mensagem Informe o Número de Telefone com DDD. Verifique!. Além disso, sempre será incluído o prefixo +55 (código do país) quando o telefone informado possuir 11 dígitos. Em casos onde haja mais de 11 dígitos, será adicionado como prefixo somente o sinal +.
- Para CPF/CNPJ, adicionamos tratamento para formatar a quantidade de dígitos; 11 para CPF e 14 para CNPJ.
Locais:
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Bancários > Crédito Bancário > 054 - Padrão FEBRABAN CNAB 240 - Pix (FPAR054.CRE)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial (FR036PJU)
- Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES)
Gestão Pública
e-Sfinge v.3.0 | Ajustes referentes às alterações nas tabelas 59, 95 e 104
A fim de mantermos o sistema em concordância com a versão 3.00 do e-Sfinge, atualizamos os seguintes campos para contemplarem as novas opções de seleção inseridas nas tabelas 104 - Tipo de Movimentação, 59 - Natureza do Arquivo Texto e 95 - Tipo de Carga Horária:
Tela | Campo | Opções |
---|---|---|
Dados Funcionais do Agente Público Ativo |
Tipo Movimentação |
Alterada a descrição da opção. De: 30 - Reforma Administrativa Para: 30 - Enquadramento/Reforma Administrativa |
Documento do Concurso |
Natureza do Arquivo |
Adicionadas as opções:
|
Documento de Atualização do Cargo ou Função |
Natureza do Arquivo |
|
Atualização do Cargo ou Função |
Tipo Carga Horária |
Adicionada a opção 4 - Não especificado |
Ingresso Emprego Público |
Tipo da Carga Horária |
|
Ingresso Estatutário |
Tipo da Carga Horária |
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Planos de Cargos > Documento de Atualização do Cargo ou Função (FR304ACD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Planos de Cargos > Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Documento do Concurso (FR304COD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Emprego Público (FR304EMP)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Estatutário (FR304EST)
Cadastros
Atualização dos dados da chave Pix
Problema: ao efetuar uma alteração no cadastro do Pix da tela de cadastro de pessoas, o sistema efetuava o update das informações em uma tabela errada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para efetuar o update corretamente no cenário descrito.
Local: Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES)
Relatórios
Ajuste na descrição do relatório BS00005.VAL
Adicionamos o seguinte texto na descrição do relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS00005.VAL) para esclarecer que, caso haja mais de um vale com o mesmo produto, os valors serão agrupados:
É preciso ter um "Produto Kit Benefício" para cada vale ou ele irá agrupar os valores, o que pode gerar um valor negativo ou zerado e não gerar o vale no txt para o colaborador.
Exemplo:
Como o colaborador teve o valor de Vale Alimentação no valor de 1.246,74 de faltas à descontar multiplica por -1 e fica -1.246,74, sendo maior que o valor de vale entregue da cesta básica de 400,91, na qual o sistema entende que não deve gerar o arquivo txt do vale (-1.246,74 + 400,91 = -845,83).
Porém ao listar o relatório 001 - Relação de Vales por Local (BS00001.VAL) é listado corretamente o direito ao vale de cesta básica para esses colaboradores.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS00005.VAL)
Recursos
Ajuste na importação de colaboradores para o mobilidade
Problema: ao realizar o processo de importação de colaboradores para o mobilidade, ocorria erro na importação informando que o CPF do responsável legal era inválido. Este erro acontecia apenas com alguns CPFs.
Correção: realizamos ajuste para que, ao executar o processo, ele ocorra corretamente sem retornar erro.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Consultas > Envio de Colaboradores Mobilidade
Atualização/Instalação
Ajuste na documentação de instalação da nova interface do Gestão do Ponto
No tópico Pré-requisitos > Criação das conexões JDBC no Glassfish > Connection Pool da documentação de Instalação da nova interface do Gestão do Ponto, foi modificado o conteúdo do item 2 - Para que a senha não fique em aberto, crie uma criptografada.
Acesse Instalação da nova interface do Gestão do Ponto e consulte a documentação completa.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Instalação > Passo a passo para a instalação do Servidor de Aplicativos > Configurações de Produto > Gestão de Pessoas > Configurações de instalação da nova interface do Gestão do Ponto
Login
Ajuste em select que causava indisponibilidade no sistema
Problema: de maneira intermitente, ocorria erro em um select feito pelo sistema para verificar se havia acerto retroativo no período. O erro exibia a mensagem An expression of non-boolean type specified in a context where a condition is expected, near 'THEN', causando indisponibilidade no sistema.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não ocorra mais o erro citado acima.
Local: Nova interface > Login
Cadastro
Complementação da documentação sobre Gerar Provisão
Atualizamos a documentação referente à geração de provisão, adicionando a informação da necessidade de informar quais verbas estão relacionadas a quais tipos de valores de provisão, impedindo qualquer cálculo incorreto de provisão.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Jurídico > Jurídico > Gerar Provisão
Atendimentos
Aumento de tamanho do campo Número do atestado complementar
Problema: houve um aumento no tamanho do campo Número Atestado (tabela R110MAM.NumAte), bem como em campos relacionados em outras tabelas. No entanto, durante essa atualização, não foi considerado o aumento no tamanho do campo Número do atestado complementar (tabela R110MAT.NatCpl).
Correção efetuada: ajustamos o tamanho do campo Número do atestado complementar (tabela R110MAT.NatCpl), para ficar de acordo com o tamanho de 9 posições do campo Número Atestado no cadastro de ASO/Atestado (tabela R110MAM.NumAte).
Local: Medicina > Atendimentos > Atendimento (FR110MAT)
Relatórios
Modelo QLCE008.CEN não respeitava abrangência de centro de custo
Problema: o relatório Quadro Comparativo - Posto Trabalho (QLCE008.CEN) não realizava o filtro de abrangência de Centro de Custo informado na tela de entrada.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para aplicar e considerar a abrangência dos filtros da tela de entrada.
Local: Quadro de Vagas > Orçamento > Cenário > Listar > 008 - Quadro Comparativo - Posto Trabalho (QLCE008.CEN)
Web services
Ajuste de informação na nota de observação do campo Nome
Problema: o segundo item da nota de observação no campo Nome da tela Parâmetros erroneamente indicava duas alterações na primeira letra, quando deveria especificar alterações na primeira e segunda letras.
Correção efetuada: ajustamos a informação garantindo que ela indique corretamente que, caso o nome possua a segunda letra maiúscula e a primeira minúscula, a primeira letra permanecerá minúscula e a segunda será maiúscula.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de web services > Parâmetros
Implementação de autenticação ao utilizar web service de terceiros
Implementado novo tipo de autenticação que passa no cabeçalho (header) a informação da chave referente ao atributo Authorization para requisições SOAP que utilizam webservice-factory.
Local: Editor de web service
Implementação de autenticação ao utilizar web service de terceiros
Implementado novo tipo de autenticação que passa no cabeçalho (header) a informação da chave referente ao atributo Authorization para requisições SOAP que utilizam webservice-factory.
Local: Editor de web service
Importação e Exportação
Rotina de exportação de layout com Registro vazio
Problema: log de exportação apresentava o erro List Index Out of Bounds ao exportar layout com um Registro vazio.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exportação para não apresentar erro quando um Registro estiver vazio no layout.
Middleware
Alteração nos processos agendados do middleware (Critical Section)
Problema: em alguns ambientes, o agendamento dos processos automáticos não era executado corretamente.
Correção efetuada: corrigimos o controle de critical section das rotinas do middleware.
Componentes Visuais
Captura de foto na tela de entrada de visitantes
Problema: em alguns dispositivos de câmera, o sistema não capturava corretamente a foto ao clicar no botão correspondente para obter a imagem.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de funcionamento para que a captura de imagem ocorra normalmente.
Local: Recursos de Interface
Administração de treinamentos
Ajuste em validação de participantes para vagas
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.rh.tr.turma.DefinicaoTurma, era retornada a seguinte mensagem de erro ao tentar inserir um participante: Ocorreu um erro ao executar o serviço "TR - Turmas - Definir": Quantidade de Participantes não pode ser maior que a Quantidade de Vagas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que realize a validação da quantidade de participantes de forma correta. Agora, a validação ocorrerá quando o usuário clicar em Salvar, e não mais em cada nova linha criada na grade.
Local: Treinamentos > Turmas > Definir (FR134DTU)
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |