Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.67
23/02/2024
- 08/03/2024: Removemos a matéria Ajuste na rotina de geração do leiaute S-1210.
Atenção
A fim de manter as rotinas da Dirf funcionando corretamente, disponibilizamos versões Alfa no Portal do Cliente, conforme abaixo:
- Versão 6.10.3: senior/5103_6103/ALFA_DIRF_2024
O tratamento realizado nessa versão Alfa foca, especificamente, em alguns modelos de informe de rendimentos. Verifique a tabela abaixo para conferir as orientações referentes aos ajustes da Dirf 2024:
Versão | Orientações para a correção |
---|---|
6.10.3.62 |
1. Realizar o deploy dos web services; 2. Substituir os arquivos .jar da pasta vetorh pelos arquivos .jar da versão Alfa; 3. Substituir os arquivos .anu da pasta de modelos pelos arquivos .anu da versão Alfa; 4. Gerar novamente a Dirf. Observação: após a geração da Dirf, o usuário deverá verificar a necessidade de reenviar os relatórios de informe de rendimentos ao Governo. Sendo assim, é imprescindível se atentar aos processos orientados nas matérias Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano e Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf. |
6.10.3.63 |
1. Realizar o deploy dos web services; 2. Substituir os arquivos .jar da pasta vetorh pelos arquivos .jar da versão Alfa; 3. Substituir os arquivos .anu da pasta de modelos pelos arquivos .anu da versão Alfa; 4. Gerar novamente a Dirf. Observação: após a geração da Dirf, o usuário deverá verificar a necessidade de reenviar os relatórios de informe de rendimentos ao Governo. Sendo assim, é imprescindível se atentar aos processos orientados nas matérias Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano e Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf. |
6.10.3.64 |
1. Realizar o deploy dos web services; 2. Substituir os arquivos .jar da pasta vetorh pelos arquivos .jar da versão Alfa; 3. Substituir os arquivos .anu da pasta de modelos pelos arquivos .anu da versão Alfa; 4. Gerar novamente a Dirf. Observação: após a geração da Dirf, o usuário deverá verificar a necessidade de reenviar os relatórios de informe de rendimentos ao Governo. Sendo assim, é imprescindível se atentar aos processos orientados nas matérias Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano e Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf. |
6.10.3.65 |
1. Substituir os arquivos .jar da pasta vetorh pelos arquivos .jar da versão Alfa; 2. Substituir os arquivos .anu da pasta de modelos pelos arquivos .anu da versão Alfa; 3. Gerar novamente a Dirf. Observação: após a geração da Dirf, o usuário deverá verificar a necessidade de reenviar os relatórios de informe de rendimentos ao Governo. Sendo assim, é imprescindível se atentar aos processos orientados nas matérias Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano e Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf. |
6.10.3.66 |
1. Substituir os arquivos .jar da pasta vetorh pelos arquivos .jar da versão Alfa; 2. Substituir os arquivos .anu da pasta de modelos pelos arquivos .anu da versão Alfa; 3. Gerar novamente a Dirf. Observação: após a geração da Dirf, o usuário deverá verificar a necessidade de reenviar o relatório de informe de rendimentos ao Governo. Sendo assim, é imprescindível se atentar aos processos orientados nas matérias Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano e Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf. |
As matérias que tratam as correções referentes à Dirf são as seguintes:
- 6.10.3.65: Correção na geração da Dirf e web service de Calcular;
- 6.10.3.66: Correção na geração do Informe de Rendimentos e Correção na rotina da Dirf para não considerar colaboradores sem rendimentos durante o ano.
- 6.10.3.67: Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf.
Para maiores informações, consulte seu ticket.
Tarefas liberadas: 37
Administração de Pessoal
Atualização na documentação do campo indSimples
Na documentação do leiaute S-2299, campo indSimples, é possível acessar as informações de geração do campo. Alteramos a informação no campo Opção Simples de 3 - Optante - Faturamento anual superior a 1.200.000,00 para 2 - Optante.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2299 - Desligamento
Geração do leiaute S-2405 na tela de atualização de dependente eSocial
Problema: ao acessar a tela Atualizações de Dependentes eSocial, não estava disponível a opção de gerar para o leiaute S-2400, não gerando, assim, a pendência para o leiaute S-2405.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que seja possível processar o leiaute S-2405 referente ao colaboradores com envio do leiaute S-2400.
Local: eSocial > Utilitários > Atualizar Dependentes eSocial (FRGERADC)
Correção na geração do relatório FPAR007.ESO
Problema: ao emitir o relatório 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO), ocorria o seguinte erro de acesso:
Erro Reportado. Cursor CUR_R034FUN_COL não está aberto.
Correção: ajustamos o relatório para trazer corretamente as informações.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos Retorno > 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO)
Jurídico
Preenchimento de valores na grade Valores Não Retidos com o código de receita igual a 056152 - IRRF - CCP/NINTER
Problema: na tela Informações de Tributos (FR346TPT), não era possível informar valores das grades contidas na guia Valores Não Retidos quando o código de receita IRRF era igual a 056152 - IRRF - CCP/NINTER.
Correção efetuada: ajustamos para que seja possível informar valores para a grade supramencionada e suas dependentes quando o código de receita IRRF for igual a 056152 - IRRF - CCP/NINTER ou 593656 - IRRF - Decisão da Justiça do Trabalho.
Local: eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
Ajustes na tela Processo Trabalhista (FR346CPT)
Problema: na tela Processo Trabalhista (FR346CPT), ocorria o erro Cannot focus a disabled or invisible window ao pressionar a tecla F3 quando posicionado nas colunas Mudou Categ. e Categoria, da guia Base Cálculo, enquanto elas estavam desabilitadas.
Além disso, em certas situações, as colunas Categoria e Valor Remuneração estavam sendo habilitadas mesmo quando a opção N era especificado na coluna Mudou Categ.. E, em algumas situações, o valor das colunas Categoria e Valor Remuneração não estava sendo limpo ao alterar a coluna Mudou Categ. de S para N.
Correção efetuada: realizamos ajustes para que não ocorra o erro ao pressionar a tecla F3 nas colunas mencionadas, para habilitar as colunas apenas quando necessário e para limpar os campos Categoria e Valor Remuneração ao mudar o campo Mudou Categ. de S para N.
Local: eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Cadastros
Adicionada informação na documentação do campo Assumir Salário
Complementamos a documentação do campo Assumir Salário da tela Estrutura Salarial para informar que se a estrutura salarial for definida pelo posto, ela não será sugerida na alteração salarial a menos que ocorra uma alteração de posto.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Salários > Estrutura > Cadastro
Observação adicionada na documentação do campo Categoria
Acrescentamos uma nota de observação na documentação do campo Categoria, localizado na guia FGTS da tela Filiais, para informar que anteriormente essa informação era encaminhada ao Governo e afetava a emissão da GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social (antiga guia de recolhimento do INSS). Hoje em dia, essa informação só é utilizada se estiver relacionada a uma instituição filantrópica.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Melhoria na documentação de Sindicatos
Na documentação do campo Projeta Afast. Multa Dobro, temos uma Nota informando que será considerada a situação com a opção A - Perde Direito se > 180 Dias (Aux. Doença) no campo Perde direito de Férias, definido no cadastro de Situações (FR010SIT). No entanto, além da opção A - Perde Direito se > 180 Dias (Aux. Doença), também é considerada a opção L - Perde Direito se > 30 dias (Lic.Remunerada). Atualizamos o texto para incluir essa segunda opção.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Sindicatos > Cadastro
Cálculos
Melhoria na documentação do campo Participação nos Lucros
Adicionamos na documentação do campo Participação nos Lucros da tela Pensão Judicial a informação de que, no cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do tipo 11 - Mensal, este campo não é considerado. Portanto, se o evento de PLR estiver parametrizado na guia cálculo com o tipo 11 - mensal, o evento de Pensão Judicial sobre o PLR será calculado na ficha financeira mensal.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial
Melhoria na documentação sobre Composição Salarial
Complementamos a documentação da tela Composição Salarial com a informação de que esta rotina não gera histórico para os colaboradores demitidos na competência informada.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Salários > Composição Salarial (AP)
Reestruturação da documentação relacionada à Exigibilidade Suspensa
Reestruturamos toda a documentação relacionada à exigibilidade suspensa para que todas as informações relacionadas à rotina estejam atualizadas. Nessa documentação, dividimos as informações em diferentes tópicos, sendo:
- Para o eSocial: tópico que aborda as Informações Complementares de Imposto de Renda, descritas no Manual de Orientação do eSocial, e quais pontos devem ser considerados em relação a elas;
- Incidência de Rubrica: apresentando os códigos referentes à tabela 21 - Códigos de Incidência Tributária da Rubrica para o IRRF, relacionada à exigibilidade suspensa:
- No módulo Administração de Pessoal: com informações relacionadas às características de eventos, com as quais deverão ser criados novos eventos relacionados à exigibilidade suspensa, especificamente para atender à Dirf e ao eSocial;
- Cálculo da Exigibilidade Suspensa - Exemplos: com exemplos relacionados ao cálculo da exigibilidade na ficha financeira, Dirf e leiaute S-1200 do eSocial.
Para mais informações, confira a documentação sobre Suspensão do Crédito Tributário - Exigibilidade Suspensa.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Exigibilidade Suspensa
Ficha registro
Melhoria na documentação do botão Efetivação
Atualizamos a documentação do botão Efetivação, informando que para o botão ser exibido é necessário que o módulo Recrutamento e Seleção ou Gestão de Recrutamento e Seleção esteja presente na proprietária.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Ficha Cadastral - Empregados
Posto de Trabalho
Inclusão de Importante na documentação de Hierarquia de Postos
Incluímos uma nota de Importante na documentação de Hierarquia de Postos, informando que como esta é uma tela administrativa, é fundamental que ela exiba toda a hierarquia dos postos. Se for necessário, a permissão de acesso deve ser retirada do usuário.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Postos de Trabalho > Hierarquia > Hierarquia de Postos
Empresas
Melhoria da documentação do campo Tipo GPS
Melhoramos a documentação do campo Tipo GPS, da tela de cadastro de filiais, a fim de clarificar que, embora a lei 9.601 de 1998 e o tipo de GPS 2 - GPS Prazo Determinado Lei 9601 não tenham sido extintos, desde 01/2003 não há mais a redução de 50% nas alíquotas. Portanto, se o colaborador foi admitido com base nessa lei, a partir de 2002 não deverá mais ser o tipo de contrato 07 -Prazo Determinado - Lei 9.601/98, e sim o 01 - Empregado. A categoria eSocial correspondente permanece sendo a 105 - Empregado - Contrato a termo firmado nos termos da Lei 9601/98.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Colaboradores
Melhoria na mensagem apresentada durante exclusão de histórico de filial após cadastramento em lotes
Problema: a mensagem apresentada durante a exclusão de um histórico de filial após o cadastramento em lotes não estava clara o suficiente, o que poderia induzir o usuário ao erro.
Correção efetuada: melhoramos a mensagem retornada no contexto mencionado, sendo:
Não foi possível excluir este histórico de filial da admissão do colaborador porque há referências em lotes (FR034LOT - Colaboradores / Lotes).
Local: Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
Anuais
Ajuste no Informe de Rendimentos conforme Normativa IN 2060/2021
Problema: no Informe de Rendimentos, os valores de Previdência Complementar 13º estavam sendo listados indevidamente no quadro 7 - Informações Complementares, em desacordo com a normativa IN 2060/2021.
Correção efetuada: realizamos ajustes no Informe de Rendimentos, garantindo que os valores de Previdência Complementar 13º no quadro 7 - Informações Complementares estejam em conformidade com as obrigações legais estabelecidas pela normativa.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Ajuste na composição do valor líquido ao gerar Dirf
Problema: ao gerar o Informe de Rendimentos, o cálculo do valor líquido sobre o 13º estava considerando os valores da simplificação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar as informações de 13º e calcular corretamente os valores quando o colaborador entra na simplificação.
Importante
Essa correção afeta somente o Informe de Rendimentos, as informações enviadas na DIRF estão corretas. É necessário apenas regerar a Dirf e listar o informe para listar as informações corretamente.
Locais:
- Anuais > Informe/Dirf > Alterar - (FRALTANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Listar > Dirf > 004 - Dirf - Arquivo Texto (a partir ano base 2010) (FPDI004.ANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
Impostos
Aperfeiçoamento do preenchimento de Isenção de Imposto
Problema: ao preencher o limite de isenção, o sistema sugeria valores incorretos para desconto de dependentes e faixas de imposto.
Correção efetuada: realizamos uma modificação para aprimorar esse processo. Agora, o sistema não irá mais sugerir nenhum valor. Em vez disso, será exibido um alerta com a mensagem É necessário preencher a tela, fornecendo as informações/faixa e valores da tabela de imposto de renda do ano vigente.
Local: Tabelas > Valores > Imposto de Renda (FR026IRF)
Relatórios
Ajustes no modelo 002 - 5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Problema: ao listar o modelo 002 - 5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO) ocorria a mensagem O controle Sistema002 possui máscara XX inferior ao valor 100000 que está sendo atribuído neste momento. Para corrigir altere a máscara do controle Sistema002 e salve a alteração no modelo. Ao clicar no botão Ignorar, ocorria uma nova mensagem de Erro na execução do evento: Depois Imprimir do controle Subtotal_Por_FilEmp. Erro reportado. Stream write error, durante a execução do modelo, impedindo a conclusão do processo.
Correção efetuada: realizamos ajustes necessários para corrigir essa situação. Primeiramente, alteramos a máscara do modelo para suportar um maior número de caracteres. Além disso, corrigimos um loop que ocorria durante a listagem dos colaboradores, o que posteriormente gerava a mensagem de Erro na execução do evento: Depois Imprimir do controle Subtotal_Por_FilEmp. Erro reportado. Stream write error.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de retorno > 002 - 5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Organogramas
Correção na documentação sobre Locais do Organograma
Problema: na documentação de Locais do Organograma, mais especificamente, no campo Limitações, havia uma informação indicando que, caso o usuário precise utilizar esse campo, deveria entrar em contato com o executivo de contas da Senior. Porém, o correto é que o usuário entre em contato com o suporte Senior.
Correção efetuada: ajustamos a informação mencionada para instruir corretamente o usuário a entrar em contato com o suporte Senior, ao invés do executivo de contas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Organogramas > Locais > Locais do Organograma
Relatórios
Exibição de mensagem ao tentar gerar o relatório BSLO001.GER
Problema: no módulo Benefícios, ao tentar gerar o relatório 001 - Log dos Processamentos (BSLO001.GER) era apresentada a mensagem Nenhum Arquivo Encontrado.
Correção efetuada: realizamos ajuste para que a mensagem não seja exibida ao tentar gerar o relatório 001 - Log dos Processamentos (BSLO001.GER) no módulo Benefícios.
Local: Benefícios > Diversos > Log > Listar > 001 - Log dos Processamentos (BSLO001.GER)
Apuração do Ponto
Apuração do ponto não descontava horário de refeição
Problema: ao realizar a apuração do colaborador que utiliza rotina de escala de revezamento, o intervalo não era reduzido, gerando horas a mais.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o intervalo seja reduzido da jornada.
Local: Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador
Cálculos
Nova informação na documentação de Cálculos de Integração
Complementamos a documentação de Cálculos de Integração com a informação de que, quando houver uma exceção de código de cálculo cadastrado, os campos Período e Projetar até não serão habilitados.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Integração > Cálculos de Integração
Acerto do Ponto
Status incorreto na pendência de acerto
Problema: em alguns casos, a flag de verificação do dia estava sendo removida, mas a pendência ainda permanecia com o status de tratada.
Correção efetuada: ajustamos para que quando essa flag for removida, o status da pendência de acerto também seja atualizado.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Apuração do Ponto
Apuração do ponto com escala tipo Busca Automática
Problema: ao efetuar o cálculo de apuração do ponto de um colaborador com escala tipo Busca Automática, se o colaborador possuísse somente uma marcação e esta fosse entre a saída da jornada ou a entrada da jornada alternativa, o sistema estava alocando o horário incorreto para o dia.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o horário seja alocado corretamente quando o colaborador possuir somente uma marcação no momento do cálculo.
Local: Nova Interface > Apuração do Ponto
Incidentes do Ponto
Nota adicionada na documentação do campo Intervalo intrajornada
Na documentação sobre Geração de incidentes do ponto, adicionamos uma nota da documentação do campo Intervalo intrajornada para destacar que após as seis horas de trabalho consecutivo, se o colaborador já tiver realizado a pausa mínima conforme definido no sindicato, não será gerado nenhum incidente de intervalo intrajornada dentro sua jornada.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Gestão do Ponto > Gestão de incidentes do ponto > Geração de incidentes do ponto
Reclamatória trabalhista
Atualização da documentação do campo Possui Admissão eSocial
Melhoramos a documentação do campo Possuia Admissão eSocial, da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500, a fim de esclarecer que, quando o tipo de contrato for 2 - Trabalhador com vínculo formalizado, com alteração na data de admissão, o usuário deve:
- Definir este campo como N - Não, (mesmo que o colaborador tenha admissão enviada ao eSocial);
- Inserir o código de categoria eSocial; e
- Preencher os dados da guia Inf. Complementares.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Jurídico (JR) > Processo Trabalhista (JR)
Regras e Funções
Melhoria na documentação do campo E-mail do Responsável
Na documentação do campo E-mail do Responsável da tela Regras, adicionamos a informação de que somente é possível cadastrar um e-mail do responsável.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Recursos > Processos Automáticos > Regras
Rotinas de Banco de Dados
Ajuste na velocidade de resposta de rotina realizada no Gerador de Cubos
Problema: ao digitar um código de colaborador no campo Cadastro no gerador de cubos e sair do campo (ao clicar em outro campo ou pela tecla TAB), o sistema travava no SQL, demorando muito para validar o código informado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, ao digitar um código de colaborador no campo Cadastro e sair do campo, o sistema valide o comando quase instantaneamente.
Manual do Usuário
Atualização na documentação das Plataformas Homologadas
Problema: na documentação de Plataformas homologadas, ao verificar os detalhes do Banco de Dados Oracle, constava a informação de que o suporte do fabricante terminaria em Abril de 2024.
Correção efetuada: ajustamos a documentação, removendo a referida informação e deixando o campo em branco, pois a Oracle ainda não divulgou o término do suporte.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Plataformas homologadas
Web services
Alteração na rotina de identificação de web service interno ou externo
Problema: ao possuir um IP externo que respondia algumas chamadas de web service, quando utilizado a chamado pelo IP interno, o SchemaLocation do web service retornava como interno e, ao realizar o chamada com IP externo, retornava com IP externo. Porém, apenas um web service do ERP retornava com o SchemaLocation externo, mesmo chamado pela IP Interno e DNS.
Correção efetuada: Alteramos o processo da rotina no sistema para que a requisição seja sempre gerada com o SchemaLocation correto, de acordo com o próprio chamado.
Retorno de item ao utilizar o web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio
Problema: o web service Com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta Executar, não retornava o JPG corretamente no parâmetro prRetorno.
Correção efetuada: ajustamos a linha de código para retornar a informação correta no parâmetro prRetorno.
Cadastros
Documentação do campo Recrutamento
Enriquecemos a documentação do campo Recrutamento, localizado na guia Aperfeiçoamento da tela Requisitos, para informar que nessa coluna serão sugeridos, em um primeiro carregamento, apenas os cursos de aperfeiçoamento indicados com a opção Recrutamento igual a S - Sim.
Objetivando clarificar a informação, adicionamos exemplo na documentação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Cargos > Requisitos
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |