Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.69
08/03/2024
- 18/03/2024: Adicionamos a matéria Regras do gerador de relatórios.
Tarefas liberadas: 42
Segurança do Trabalho
Correção nas informações do campo dscAtivDes do leiaute S-2240
Retiramos as informações relacionadas ao campo codAtiv, presentes no link que se encontra na documentação do campo dscAtivDes, do leiaute S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos, uma vez que o campo codAtiv não existe na versão S-1.2 do eSocial.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos SST > S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco
Administração de Pessoal
Mais informações sobre a parametrização dos envios ao eSocial na documentação do leiaute S-1000
Criamos o tópico Parametrização para envios ao eSocial na documentação referente ao leiaute S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público para esclarecer quais são ações devem ser realizadas para parametrizar o fundo público como base descentralizada.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Tabelas/Eventos Iniciais > S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público
Resolução de Violação de Chave no processamento do leiaute S-2299
Problema: ao processar o leiaute S-2299 de demissão, quando na mesma competência o colaborador possui um recibo de férias e um pagamento de folha complementar referente à competência anterior, o sistema apresentava a mensagem Violação de chave.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do S-2299 para garantir a geração correta das sequências, verificando todos os envios relacionados no leiaute S-2299.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Melhoria da documentação sobre gerar tabelas
Melhoramos a documentação relacionada à geração de tabelas para o eSocial. Esclarecemos que a seguinte mensagem de erro pode ser retornada para empresas com cenário de filial empregadora quando há alguma inconsistência no campo EnvVal da tabela R350EMP:
Empresa xx possui as seguintes filiais sem definições eSocial preenchidas, verifique a guia Filial Empregadora nas Definições do eSocial: XX"
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Gerar Tabelas
Regras e Funções
Melhoria na documentação Regra de sistema 50 - Adicional noturno
Complementamos a documentação Regra de sistema 50 - Adicional noturno com a seguinte informação: quando utilizado o tratamento de faltas como desconto, para que as horas falta sejam deduzidas do adicional noturno, os eventos que compõem/deduzem a base devem ser informados com tipo 1 e também com tipo 21, em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, guia Base.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras do Sistema > Regra de sistema 50 - Adicional noturno
Integrações
Melhoria na documentação da tela Definições Gerais - Novo RS
Na documentação Definições Gerais - Novo RS, complementamos a informação do tópico Integração com a Colabbe - Admissão Digital para informar que, se um candidato já estiver cadastrado no Recrutamento e Seleção e for posteriormente importado pela Colabbe - Admissão Digital (com o mesmo CPF), o sistema reutilizará seus dados, incluindo os dados dos dependentes. O sistema sempre verifica pelo CPF: se já existir, os dados serão atualizados; caso contrário, um novo dependente será inserido.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Definições > Gerais > Definições Gerais - Novo RS
Posto de Trabalho
Nova informação na documentação da guia Características
Incluímos uma nova informação na nota de destaque da guia Características da tela Postos de Trabalho, enfatizando que, ao preencher o campo Centro de Custo, ele será automaticamente associado a uma empresa, pois trata-se de um cadastramento por empresa. Assim, caso haja a necessidade de utilizar o mesmo Posto de Trabalho em diversas empresas, os dados de empresa, filial ou centro de custo não devem estar vinculados às características que compõem o posto.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Postos de Trabalho > Postos
Documentação do campo Pesquisar também pelo nome dos ocupantes
Atualizamos a documentação do campo Pesquisar também pelo nome dos ocupantes da tela Hierarquia de Postos. Agora, a descrição desse campo está da seguinte forma: quando esta opção é marcada, ao informar uma palavra (ou parte dela) a pesquisa também será feita pelo nome dos ocupantes dos postos de trabalho. Desta forma, serão apresentados ao usuário todos os postos que tenham ocupantes com o nome/expressão informada, inclusive todos os postos que o colaborador já ocupou com sua data inicial e data final da ocupação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Postos de Trabalho > Hierarquia > Hierarquia de Postos
Cadastros
Cancelamento de cadastro de bairro
Problema: durante o cadastro de cidades, ao tentar incluir um novo bairro e, em seguida, clicar em Cancelar, ocorria a mensagem É necessário informar o bairro. Ao clicar em OK, a mensagem era apresentada novamente, resultando em duplicidade.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para exibir uma mensagem de confirmação ao cancelar o cadastro de um novo bairro, permitindo ao usuário cancelar o processo.
Local: Tabelas > Gerais > Cidades (FR047CID)
Relatórios
Informações de deduções no Arquivo de Retorno S-5011
Problema: ao listar o modelo 003 - S-5011 - Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO) para várias empresas, resultava em deduções indevidas de Salário Família/Salário Maternidade, mesmo para empresas sem valores a deduzir.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para calcular corretamente as deduções.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos Retorno > 003 - S-5011 - Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO)
Correção no Arquivo de Retorno do eSocial
Problema: ao listar o arquivo de retorno do eSocial, ocorria a mensagem de Erro na Execução do Evento: Na Impressão do Controle: FNomFun. Erro Reportado. Cursor CUR_R034FUN não está aberto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar corretamente os modelos.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001 contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
- eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
- eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 007 - S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador (FPAR007.ESO)
Correção na geração do relatório FPAR047.CRE
Problema: o valor de pensão judicial não é listado no modelo 047 - Crédito Bancário Santander (CNAB 240) (FPAR047.CRE) quando possui Diferença de Pensão Jud. Férias no cálculo.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o modelo com o valor correto da Pensão Judicial calculada na folha de pagamento.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Bancários > Crédito Bancário > 047 - Crédito Bancário Santander (CNAB 240) (FPAR047.CRE)
Ajuste das informações duplicadas das receitas 1889 e 3562
Problema: o sistema gerava dois arquivos para colaboradores demitidos ou afastados com informações duplicadas referentes às receitas 1889 - IRRF - Rendimentos Acumulados - Art. 12-A da Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988 e 3562 - IRRF - Participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados (PLR) objeto de negociação entre a empresa e seus empregados.
Correção efetuada: ajustamos o relatório 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU) para que gere apenas um arquivo, levando o valor de ambas as receitas (1889 e 3562) e tendo como Natureza do Rendimento a receita 3562.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
Anuais
Ajuste para validar início da dedução simplificada ao processar a Dirf
Problema: o sistema permitia processar a Dirf sem informar a data de início da dedução simplificada quando o ano base era igual ou superior a 2023.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que bloqueie o processo e a seguinte mensagem seja emitida quando o ano base for igual ou superior a 2023:
É necessário informar o início da utilização da Dedução Simplificada. quando o ano base for igual ou superior a 2023.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Relatório FPIN005.ANU gerava informações incorretas em relação ao campo de Endereço Fonte Pagadora
Problema: ao listar o relatório 005 - Comprovante de Rendimentos Legal - Portal (FPIN005.ANU), as informações do campo Endereço Fonte Pagadora não eram respeitadas quando informado o tipo 1 - Última Filial Ano Base, gerando incorretamente o endereço da filial centralizadora.
Correção efetuada: ajustamos a geração do relatório 005 - Comprovante de Rendimentos Legal - Portal (FPIN005.ANU) para gerar corretamente as informações do campo Endereço Fonte Pagadora.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 005 - Comprovante de Rendimentos Legal - Portal (FPIN005.ANU)
Relatório FPDI004.ANU agora lista corretamente os colaboradores
Problema: ao emitir o relatório 004 - Dirf - Arquivo Texto (a partir ano-base 2010) (FPDI004.ANU) com a opção Considerar Limites definida como N - Não, eram listados os colaboradores sem rendimentos durante o ano, mas com desconto em plano de saúde. Porém, o validador da Dirf não aceita declarações sem rendimentos durante o ano.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para não considerar colaboradores que não tiveram rendimentos durante o ano.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Web services
Ajuste na documentação do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica
Ajustamos a documentação do parâmetro codFicFmd da porta FichaBasica_6, do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica, a fim de esclarecer em quais cenários determinadas strings devem ser informadas no parâmetro codFicFmd.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica
Eventos
Ajuste na duplicação de eventos
Problema: ao duplicar um evento, a guia Órgão Público não era duplicada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para garantir que a guia Órgão Público seja duplicada.
Local: Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Colaboradores
Ajuste na pesquisa de postos de trabalho na readmissão de colaboradores
Problema: ao readmitir um colaborador, a pesquisa dos postos de trabalho considerava apenas a data atual, resultando na ausência de registros.
Correção efetuada: a rotina foi ajustada para levar em conta a data de readmissão do colaborador, garantindo a exibição dos registros.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Empresas
Mais informações sobre a parametrização do campo Tipo Filial
Adicionamos mais informações sobre a parametrização do campo Tipo Filial, localizado na guia Cadastro da tela de cadastro de filiais. Informamos que não pode haver informações de filial Matriz e Empregador eSocial dentro da mesma empresa, uma vez que o Empregador eSocial é justamente para representar a Filial Matriz. Além disso, essa duplicidade pode gerar impactos na base, como o não processamento do leiaute S-1000.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Abrangências
Documentação do filtro Evento
Na documentação do filtro Evento da tela Abrangência, acrescentamos a informação de que esse filtro também possui utilização no cálculo da folha de pagamento, permitindo a seleção de colaboradores que possuem um determinado evento já calculado. Com o objetivo de tornar a informação mais clara, adicionamos um exemplo à documentação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Usuários > Abrangências > Seleção de abrangências
Web services
Execução do web service Com.senior.g5.rh.hr.fichaBasicaParceiros.FichaBasicaParceiros
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.rh.hr.fichaBasicaParceiros.FichaBasicaParceiros, com o campo Turn Over preenchido na guia Local, o sistema ficava em looping e não terminava a execução do web service.
Correção efetuada: ajustamos o web service para ser executado corretamente, sem permanecer em looping.
Local: Recursos > Web services
Integrações
Melhoria na documentação do campo Gerar Demitidos no Período
Complementamos a documentação do campo Gerar Demitidos no Período da tela Definição Integração com a informação de que, quando este campo estiver definido como S e a base não estiver integrada com o módulo Administração de Pessoal (AP), para os colaboradores com data de demissão dentro do período de competência, mas após o período de apuração, o último cálculo será considerado pelo período de competência da demissão, pois não existe mais folha de pagamento no mês posterior. Portanto, a integração ocorrerá somente na competência da demissão.
Adicionalmente, acrescentamos um exemplo na documentação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Integração > Definições
Apuração do Ponto
Melhoria na documentação do campo Acerto Retroativo
Enriquecemos a documentação do campo Acerto Retroativo da tela Definições Apuração com a informação de que, para considerar se um acerto é retroativo, ou não, o sistema verifica se data do acerto é superior à data de pagamento ou se já foi gerado o evento de integração com a folha, e se a data do acerto é superior à data de apuração.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Apuração > Definições > Gerais
Cálculos
Ajuste de performance da tela Autorização de Hora Extra
Problema: o sistema apresentava lentidão ao abrir a tela de Autorização de Hora Extra através da tela de Acertos Colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para abrir a tela de Autorização de Hora Extra imediatamente.
Locais:
- Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
- Colaboradores > Programações > Autorização de Hora Extra (FR064EXT)
Relatórios
Ajuste nas máscaras dos relatórios do Controle de Ponto
Problema: ao listar os relatórios de Apuração e do Cartão Ponto, quando havia um grande número de registros, uma mensagem era apresentada devido ao limite da máscara do campo referente ao número da página ter sido ultrapassado.
Correção efetuada: ajustamos o tamanho da máscara do campo referente ao número da página para comportar uma quantidade maior de registros.
Locais:
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 001 - Cartão Ponto Simples (HRCP001.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 003 - Cartão Ponto c/ Geração de Eventos Simulada (HRCP003.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 006 - Cartão Ponto Simples (Com até três situações) (HRCP006.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 007 - Cartão Ponto - Batidas Originais (HRCP007.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 009 - Cartão Ponto Simples por Competência (HRCP009.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 012 - Cartão Ponto - Portaria 671/2021 (HRCP012.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 001 - Apuração Colaborador (HRAP001.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 002 - Apuração Colaborador - com Rateio (HRAP002.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 004 - Relatório de Apuração - por Centro de Custo (HRAP004.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 005 - Dias Alternados Após Cálculo (HRAP005.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 007 - Apuração Colaborador - com Motivos de Acerto (HRAP007.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 008 - Apuração Colaborador - Observações por Situações (HRAP008.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > Apuração > 009 - Apuração Colaborador por Competência (HRAP009.APU)
Atualização/Instalação
Novo tópico na documentação de Instalação da nova interface do Gestão do Ponto
Complementamos a documentação de Instalação da nova interface do Gestão do Ponto acrescentando um novo tópico com informações sobre a aplicação do patch TZUpdater.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Instalação > Passo a passo para a instalação do Servidor de Aplicativos > Configurações de Produto > Gestão de Pessoas > Configurações de instalação da nova interface do Gestão do Ponto
Acerto do Ponto
Ajuste de performance ao carregar ações de acertos
Problema: ocorria uma lentidão ao acessar a tela de ações de acerto.
Correção efetuada: foram realizados ajustes de performance na rotina que carrega os registros dessa tela.
Local: Nova interface > Configurações > Ações de acerto
Ajuste em query ao acessar tela de acertos do colaborador
Problema: ocasionalmente, ao acessar a tela de acertos do colaborador, ocorria o erro An expression of non-boolean type specified in a context where a condition is expected em uma das queries executadas pela tela.
Correção efetuada: ajustamos a query para evitar a ocorrência do erro mencionado anteriormente.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Ajuste gramatical na tela Meus acertos de ponto
Problema: ao acessar a tela do menu Meus acertos de ponto, ao clicar no botão Ações e expandir o menu Programações, uma das opções estava escrita de maneira incorreta.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para que o título das opções seja exibido conforme o esperado.
Local: Nova interface > Meus acertos de Ponto
Abrangências
Abrangência por local não era considerada ao selecionar registro na tela de solicitação de crachá
Problema: quando um usuário que possui abrangência de local consultava os colaboradores na tela de solicitação de crachá, a abrangência era considerada para listar os registros, porém, não era considerada ao selecionar um deles.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a abrangência por local seja considerada ao selecionar um registro.
Local: Colaboradores > Históricos > Crachás > Solicitação de Crachá
Analytics
Diferença do total de horas no Analytics
Problema: ao desmarcar um colaborador do módulo Gestão do Ponto no Controle de Ponto, as horas faltas do colaborador removido eram exibidas na tela do Analytics do Gestão do Ponto.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para exibir no Analytics apenas as horas faltas dos colaboradores que pertencem ao módulo Gestão do Ponto.
Local: Nova interface > Analytics
Ficha Médica
Ficha médica agora é gerada corretamente
Problema: ao realizar a troca de ficha médica, ocorria o seguinte erro:
Não Foi Possível Gravar as Informações. Erro : R110MAM: Erro de acesso ao banco de dados: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados. R110IAT(NumEmp;CodAte;NumAte) -> R110MAM(NumEmp;CodAte;NumAte)
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao realizar a troca de ficha médica, a ficha médica seja gerada normalmente.
Local: Medicina > Ficha Médica > Trocar (FRFICCOL)
Gestão de processo seletivo
Documentação do botão Gerar Etapas
Acrescentamos informações sobre o botão Gerar Etapas nas documentações da telas Geração de Etapas e Gerenciar Processo Seletivo. Informamos que este botão desempenha a função de atualizar as situações das etapas da requisição e, ao ser acionado, ele analisa os critérios de notas informadas no Cadastro da Requisição. Com base nesses critérios, determina a situação atual de cada etapa e procede com a atualização delas, alimentando as cores conforme legenda associada à tela.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Gerar Etapas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Seleção > Gerenciar Processo Seletivo
EPI
Atualização na documentação de Distribuição Coletiva de EPI
Atualizamos a documentação de Distribuição Coletiva de EPI (por Colaborador) informando que a tela de distribuição coletiva foi criada para a distribuição automática dos EPIs. Caso seja necessário incluir algum EPI não previsto manualmente, é preciso utilizar a rotina de distribuição de EPI individual. Além disso, complementamos as informações do campo CA, indicando que é editável apenas quando é gerado automaticamente pelo sistema. Se o sistema não gerar automaticamente o EPI, ou seja, se ele não estiver previsto pelo GHE do colaborador ou se o EPI já distribuído ainda for válido na data e o desejo for inserir manualmente, inclusive o CA, será necessário incluir essa informação em Segurança > EPI > Distribuição > Individual (FR096DIE), pois o sistema não encontrará essa informação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador
Formas de Acesso
Atualização de biblioteca Grizzly utilizada pelo Glassfish e tratativa de codepoints
Problema: ao requisitar uma url da web 5.0 com um caractere hexadecimal, o Glassfish retornava uma mensagem isHexDigit, podendo causar instabilidade nas execuções das threads de processamento, afetando a experiência do usuário.
Correção efetuada: ajustamos a biblioteca Grizzly utilizada pelo Glassfish e melhoramos a tratativa de codepoints trafegados entre aplicação e servidor Java EE.
Local: Formas de Acesso > Web 5.0
Web services
Tratamento de campos Texto nulos em web services via Bridge
Problema: ocorria erro ao recuperar valor de parâmetro Texto opcional quando está vazio em web services via Bridge.
Correção efetuada: atualizamos tratamento na Bridge para preencher parâmetros Texto com a opção isbase64='1' quando estão vazios. Feito o mesmo tratamento no XML de entrada exportado pela tela de execução do Editor de Web Services.
Ajuste de ordenação de elementos XML de resposta com bridge habilitada
Problema: alguns elementos no XML de resposta dos serviços não eram ordenados corretamente em ambientes com a bridge habilitada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de ordenação dos elementos do XML de retorno.
Gerenciamento de Usuários
Ajuste na apresentação das permissões do submenu Implementações
Problema: identificamos que algumas opções de permissão eram apresentadas de forma incorreta dentro dos itens do menu Implementações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para apresentar apenas as opções corretas de Acesso permitido e Alterar permissões.
Relatórios
Regras do gerador de relatórios
Problema: ao listar o valor de uma variável Alfa, o sistema retornava os valores com caracteres incorretos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores das variáveis sejam retornados corretamente e as regras e relatórios tenham o comportamento esperado.
Local: Gerador de Relatórios
Organogramas
Ajustadas as datas para trazer o local do organograma corretamente e automaticamente
Problema: o local não era carregado na definição de turmas após o usuário efetuar uma mudança de organograma.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o local carregue automaticamente após uma mudança de organograma.
Local: Treinamento e Pesquisa > Treinamento > TLT > Definir (FR134DTU)
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |