Dicas do Suporte Nº02 - 10/02/2025
Gestão de Pessoas | HCM

Mensagem de erro:
Nome Social do Trabalhador está diferente do valor encontrado no Sistema da RFB. Valor no Sistema = Indefinido. Ação sugerida: Procure unidade conveniada da RFB e efetue a regularização.
O nome informado no campo Nome Social é usado exclusivamente para enviar essa informação ao eSocial. Sendo assim, caso seja preenchido indevidamente, irá retornar com inconsistência.
Este campo deve ser preenchido apenas para travesti ou transexual que tenha registrado o Nome Social na Receita Federal.
Caso possua um leiaute S-2200 com nome social preenchido, efetue o processo descrito no artigo HCM – S-2200 – O Nome Social do Trabalhador está diferente do valor encontrado no Sistema da RFB. Valor no Sistema = Indefinido.
Importante
Esse cenário foi corrigido.
Para mais informações, verifique a matéria Nome Social preenchido indevidamente ao gerar o leiaute S-2200 e S-2300 publicada no dia 07/02/2025, nas versões:
- 6.10.3.117; e
- 6.10.4.54.

Mensagem de erro:
Nome Social do Trabalhador está diferente do valor encontrado no Sistema da RFB. Valor no Sistema = Indefinido. Ação sugerida: Procure unidade conveniada da RFB e efetue a regularização.
O nome informado no campo Nome Social é usado exclusivamente para enviar essa informação ao eSocial. Sendo assim, caso seja preenchido indevidamente, irá retornar com inconsistência.
Este campo deve ser preenchido apenas para travesti ou transexual que tenha registrado o Nome Social na Receita Federal.
Caso possua um leiaute S-2200 com nome social preenchido, efetue o processo descrito no artigo HCM – S-2205 – O Nome Social do Trabalhador está diferente do valor encontrado no Sistema da RFB. Valor no Sistema = Indefinido.
Importante
Esse cenário foi corrigido.
Para mais informações, verifique a matéria Ajuste no preenchimento do Nome Social ao gerar o leiaute S-2205 publicada no dia 07/02/2025, nas versões:
- 6.10.3.117; e
- 6.10.4.54.

Mensagem de erro:
Grupo ‘Plano de Saúde coletivo’ deve ser preenchido.
Para solucionar esse cenário:
- Caso utilize o módulo Benefícios, efetue o procedimento indicado no artigo HCM – S-1210 – Como enviar os dados de plano de saúde no S-1210, quando o beneficio é importado pelo módulo de Benefícios.
- Caso não utilize o módulo Benefícios, efetue o procedimento indicado no artigo HCM – S-1210 – Como enviar os dados de plano de saúde no S-1210 quando não tem o módulo de Benefícios.

Ao gerar a relação de INSS para os tipos de desoneração 3 - Outras Atividades (Indústria), 5 - Outras Atividades (Serviços) e 6 - Outras Atividades (Verifica limite de 95%), caso o cadastro de Receita de Desoneração esteja cadastrado para 2025 com valor de Receita Bruta, mas sem valor de Receita de Serviços/Outras Atividades, o sistema não considerava o percentual correto da receita, não desonerando o valor correto.
Importante
Esse cenário foi corrigido.
Para mais informações, verifique a matéria Valor de Desoneração agora considera a proporcionalidade da receita para os tipos 3, 5 e 6 publicada no dia 07/02/2025, nas versões:
- 6.10.3.117; e
- 6.10.4.54.

Nota
A mensagem de erro pode variar dependendo da versão do banco de dados.
Mensagem de erro (1):
NullPointerException
Mensagem de erro (2):
Não foi possível salvar alterações. Motivo:
Esse incidente ocorre quando a competência informada na base de cálculo é anterior à data informada no empregador eSocial.
Para corrigir esse cenário, verifique o artigo HCM – Processo trabalhista – NullPointerException.

Mensagem de erro:
Não encontrou nada para Processar. Verifique se as ações estão bem definidas
Após atualizar a versão do sistema, é importante renovar o certificado digital no SeniorconfigCenter, conforme o artigo TECNOLOGIA - RENOVAR CERTIFICADO - Como renovar o certificado digital no SeniorConfigCenter.
Importante
Esse cenário foi corrigido.
Para mais informações, verifique a matéria Geração de certificação válida da XPlatform publicada no dia 31/01/2025, nas versões:
- 6.10.3.116; e
- 6.10.4.53.