Movimento de Tesouraria
A tarefa Movimento de Tesouraria é utilizada para fazer a movimentação das contas de tesouraria do sistema, bem como realizar baixas de documentos a pagar/receber, baixa de vale compras e contra-vales, e registro de movimentação de cheques.
Para acessar a tarefa Movimento de Tesouraria, acesse Menu > Financeiro > Tesouraria > Movimento de Tesouraria, ou realize uma busca na barra de pesquisa pelo número 91.
O que você pode fazer:
A Tarefa Movimento de Tesouraria conta com uma Guia Principal e guias de Dados Mov. e Rateios, além de movimentações que podem ser feitas a partir de informações desta tarefa.
- Sequencial: sequencial do movimento de tesouraria gerado pelo sistema. Utilize o ícone de Lupa para pesquisas ou a tecla F9 para atalho da função;
- DB/CR: informe a natureza do movimento de tesouraria entre Débito ou Crédito;
- Tipo. Lanc: insira o código do Tipo de Lançamento de Tesouraria. Utilize o ícone de Lupa para pesquisas ou a tecla F9 como atalho da função;
- Conta: informe o código da conta de tesouraria que será feita a movimentação.
- Entidade: entidade dos documentos baixados no movimento;
- Observação: informe uma observação do cadastro da entidade;
- Situação: adicione o código da Situação de Documentos Financeiros. Utilize o ícone de Lupa para realizar buscas no sistema;
- Nominal: informe o nome de uma entidade cadastrada ou qualquer outro nome para identificar o movimento;
- Num. Docto.: número do recibo ou documento que identifica o movimento;
- Data Movto.*: adicione a data do movimento de tesouraria. Quando o movimento se refere a uma conta bancária, deve ser informada a data apresentada no extrato bancário;
- Val. Juros: valor total de juros da baixa;
- Taxas Banc.: informe o valor de taxas bancários, como DOC ou TED, utilizados para controle de baixa de documentos a receber de administradoras de crédito, configurado no Cadastro da Entidade;
- Valor Parcelas: adicione o valor total das parcelas ou documentos baixados;
- Valor Desc.: informe o valor do desconto do movimento;
- Val. Acres.: informe o valor do acréscimo do movimento;
- Valor Líquido: adicione o valor líquido do movimento;
- Conciliado?*: indique entre as opções Sim ou Não. Caso esteja selecionada a opção Sim, é indicado que o movimento está conciliado em comparação ao extrato bancário. Caso a contabilização vinculada ao tipo de lançamento de tesouraria estiver configurada com o evento de conciliação, será gerado os lançamentos contábeis conforme configurado;
- Observação: campo livre para outras observações a serem registradas para o movimento.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
Essa guia define o rateio dos Centros de Custo por Percentual ou Valor.
Na tarefa Tipo de Lançamento de Tesouraria, caso o sistema seja configurado para realizar transferência entre contas de tesouraria, será apresentado as seguintes opções:
- Tipo Lança.: informa o Tipo de Lançamento de Transferência. Utilize a tecla F9 para realizar buscas no sistema;
- Conta: insira a conta para o Tipo de Lançamento de Transferência. É possível utilizar a tecla F9 para buscas no sistema.
Se o tipo de lançamento de tesouraria for de Crédito, será considerado apenas documentos financeiros a receber para baixa. Em caso de Débito, será considerado apenas documentos financeiros a pagar.
Baixa de Documentos a Pagar
- Número A.P.: use o primeiro campo para realizar a Baixa de Documentos a Pagar. Ao pressionar ou inserir o número, o sistema abrirá novas configurações para serem preenchidas;
- Sequencial/Parcela: informe o número para sequencial e parcela;
- Núm. NF.: insira o Número da NF;
- Vencimento Inicial: informe a data de vencimento inicial do Documento a Pagar;
- Vencimento Final: informe a data de vencimento final do Documento a Pagar;
- Entrada Inicial: insira a data de entrada inicial do Documento a Pagar;
- Entrada Final: insira a data de entrada final do Documento a Pagar;
- Núm. Docto.: informe o número do Documento a Pagar;
- Filial: insira a Filial na qual pertence o Documento a Pagar. Utilize a tecla F9 para pesquisas de filiais no sistema;
- Grupo Filial: informe o grupo ao qual a filial pertence. Utilize a tecla F9 para pesquisas no sistema;
- Entidade: insira o número de cadastro da entidade ou realize uma pesquisa pelas entidades cadastradas através da tecla F9;
- Tipo Conta: informe o Tipo de Conta para a Baixa de Documentos a Pagar. Utilize a tecla F9 para a pesquisa de Tipo Conta inseridas no sistema;
- Convênio: caso a entidade pertença a um convênio, informe no campo ou realize uma pesquisa de convênios cadastrados através da tecla F9;
- Valor Mínimo: informe um valor mínimo para a Baixa de Documentos a Pagar;
- Valor Máximo: adicione um valor máximo para a Baixa de Documentos a Pagar;
- [F10] - Baixa indiv.: após preencher os Filtros para Pesquisa de Parcelas, utilize este campo ou a tecla F10 para realizar a Baixa Individual. Ao realizar a função, o sistema abrirá uma nova tela:
Informações da Parcela
Os dados cadastrais da parcela podem ser preenchidos através dos seguintes campos:
- Núm. Parcela: informe o número de parcelas relacionada ao documento a pagar;
- Dat. Vencimento: informe a data de vencimento da parcela;
- Juro: informe os valores para taxas de juros em relação a parcela do documento;
- Multa: informe os valores para as multas da parcela a pagar do documento;
- Desconto: insira valores de desconto de parcelas de documento a pagar;
- Índice Econômico: informe o índice econômico. Utilize o número 1 para selecionar Real;
- Cotação Índice: insira um valor de Cotação Índice para a baixa de parcelas a pagar.
Informações para Pagamento
Os dados para efetuação de pagamento serão preenchidos abaixo desta categoria. Para confirmar basta pressionar o botão [F10] - Finalizar ou a tecla de atalho F10.
- Tipo de Cobrança: informe o tipo de cobrança a serem baixados para o pagamento da parcela. Utilize a tecla de atalho F9 para realizar buscas no sistema. Esse campo também é utilizado para a Baixa de Parcelas em Lote;
- Banco: insira o nome do banco onde deve ser realizado o pagamento da parcela. Utilize a tecla F9 para buscar instituições bancárias cadastradas no sistema;
- Agência: informe a agência bancária do banco no qual deve ser realizado o pagamento da parcela. Use a tecla F9 para a busca de agências cadastradas no sistema;
- Data de Pagto.: informe a data de pagamento do documento atual;
- Juros Calculado: informe o valor de juros calculados para o documento;
- Desc. Calculado: insira o valor de desconto calculado no documento a pagar;
- Multa Calculada: informe a multa calculada no documento a pagar;
- Valor para Pagto.: insira o valor para pagamento do documento;
- Valor a ser pago: informe o valor que será pago na parcela do documento a pagar;
- Juro Contratual: informe o valor do Juros Contratual da parcela do documento;
- Tarifa: adicione um valor para a tarifa do pagamento da parcela a pagar;
- Índice Econômico: informe o índice econômico. Utilize o número 1 para selecionar Real;
- Cotação Índice: insira um valor de Cotação Índice para o pagamento de parcelas.
- Data Cotação: informe a data de cotação da parcela;
- Retenções: informe o valor caso haja retenções na parcela a pagar.
Caso seja selecionada mais de uma parcela, deve utilizar o próximo campo [F5] - Baixar Lote].
- [F5] - Baixar Lote:
Para realizar a Baixa de Parcelas em Lote, deve ser informado no campo Tipo de Cobrança as parcelas a serem baixadas através da tecla Barra de Espaço ou no botão [F7] Selec. Todos.
Todos os campos que possuem o símbolo * necessitam de preenchimento obrigatório.
- Tipo de Cobrança*: informe o Tipo de Cobrança para selecionar posteriormente as parcelas a serem baixadas;
- Banco: informe o Banco qual receberá as parcelas a pagar do lote;
- Agência: insira a agência bancária que receberá as parcelas a pagar do lote;
- Índice Econômico*: informe o índice de pagamento para a baixa de parcelas em lote;
- Cotação Índice*: informe o índice de cotação para o pagamento;
- Data Cotação: informe a data de cotação para a baixa de parcelas em lote;
- Data de Pagto.*: informe a data de pagamento para a baixa de parcelas em lote;
- Observação: campo para adicionar uma observação sobre a baixa de parcelas em lote;
- [ESPAÇO] - Selec.: utilize o campo para selecionar as parcelas a serem baixadas. Utilize a tecla Barra de Espaço como atalho da função;
- [F7] - Selec. Todos: o botão permite a seleção de todas as parcelas para a baixa de parcelas de lote. Utilize a tecla F7 como atalho para a função;
Esta guia poderá ainda ser configurada para que as parcelas sejam automaticamente selecionadas a partir do seguinte caminho: Menu > Financeiro > Configurações > Parâmetros Financeiro > Tesouraria > Baixa Lote Seleciona Todas, marcando a opção Sim.
- [ESPAÇO] - Selec.: utilize para selecionar um documento a pagar. Utilize a tecla Espaço como atalho da função;
- [F7] - Inverte Sel.: selecione todas as parcelas de documentos a pagar;
- Total Selecionado: o campo informa o valor total de um documento a pagar;
- Qtd. Selecionada: este campo informa a quantidade selecionada de campos em um documento a pagar;
- [F8] - Pesquisar: utilize este botão para realizar uma pesquisa na Baixa de Documentos a Pagar. Utilize a tecla F8 como atalho da função;
- [F11] - Confirmar: utilize este campo para confirmar as informações preenchidas no sistema. Use a tecla F11 como atalho da função;
- [ESC] - Saída: utilize o botão para fechar a guia ou pressione a tecla esc.
Caso haja a necessidade excluir um Movimento de Tesouraria por completo ou realizar um Estorno de Parcela, é possível promover as alterações na própria Tarefa 91 - Movimento de Tesouraria.
- [F11] - Estorna: utilize o botão para o estorno de todo o Movimento Tesouraria. Use a tecla F11 como atalho para a função;
- [DEL] - Estorna: para o estorno de uma ou mais parcela, selecione a parcela para estorno e utilze este botão ou a tecla de atalho delete.
Esta tela será apresentada caso a opção Sim esteja selecionada no campo Controle de Valores da guia Tipos de Lançamentos de Tesouraria do Menu > Cadastro > Financeiro.
Esta tela serve para controlar o montante de vale compras e contra-vales em poder dos clientes, permitindo ações gerenciais para encontrar fraudes ou falta de caixa.
Todo movimento de tesouraria é gerado no fechamento de caixa. Para estes lançamento, nesta tela, será possível apenas a visualização dos vale compras / contra-vales baixados, sem nenhuma função de manutenção do movimento.
Esta tela poderá ser configurada caso o tipo de lançamento esteja demarcado na opção desejada em Menu > Cadastro > Financeiro > Tipos de Lançamentos de Tesouraria no campo Seleciona Cheques.
A tela de Movimento de Tesouraria permite o controle de cheques, possibilitando o registro de movimento de cheques. Após o lançamento correto do campo Seleciona Cheques na Tarefa 72 - Tipos de Lançamento de Tesouraria, o usuário poderá preencher os seguintes campos:
- Sequencial: informe o número sequencial do chefe recebido para movimentação;
- DB/CR: informa se a operação é de débito ou crédito;
- Tipo Lança.: insira o tipo de lançamento par a movimentação de cheques. Utilize a tecla F9 para realizar buscas no sistema;
- Conta: informe a conta para a movimentação de cheque recebido. Pesquise contas já cadastradas ao pressionar a tecla F9;
- [INS] Inserir: insira um novo cheque ao grid. Utilize a tecla insert como atalho da função. Este mesmo campo abrirá a tela de leitura de cheques, onde deve ser selecionados os cheques para movimentação;
- [DEL] Exclui: exclui um dos cheques inseridos na movimentação. Utilize a tecla delete como atalho da função.
Após a seleção dos cheques, pode ser finalizado o movimento de tesouraria normalmente.
O sistema permite a movimentação de tesouraria através de opções com Boletos Bancários.
- Cód. Barra Boleto: adiciona filtro de código de barra do boleto;
- Seleção de parcela pertencente à boleto com mais parcelas: quando selecionado alguma parcela, que pertence a um boleto que tenha outras parcelas e, essas outras parcelas não forem selecionadas, o sistema apresentará uma mensagem perguntando se deseja carregar essas outras parcelas para o lote;
- Seleção de parcela pertencente à boleto com mais parcelas na baixa individual: quando for efetuado a baixa individual de alguma parcela que pertence a um boleto com mais parcelas, irá perguntar se deseja carregar as outras parcelas, caso sim, a baixa será feita em lote.

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