Lançamento de Notas
O Gestão de Supermercados permite aos usuários o lançamento de notas para a facilidade de gestão, formalizando a venda de produtos e prestação de serviços dentro do sistema.
Através da Tarefa 27 - Movimento de Estoque, os usuários podem realizar a digitação de Notas Fiscais de Fornecedores para compra e devolução, Notas Fiscais de Transferência entre lojas através de emissão e recebimento, além de promover movimentações no estoque interno sem atrelar vínculos com Notas Fiscais.
Entre as possibilidades para o processo de Lançamento de Notas estão:
- Notas Fiscais de Entrada de Entidade;
- Notas Fiscais de Saída de Entidade;
- Notas Fiscais de Entrada de Transferência entre Lojas;
- Notas Fiscais de Saída de Transferência entre Lojas;
- Movimentos de Estoque Internos.
As opções de Lançamento de Notas citadas acima, estão detalhadas neste documento.
Funcionalidades
- Para o lançamento de Notas Fiscais e Movimentação de Estoque, o usuário deverá acessar a Tarefa 27 - Movimento de Estoque ou seguir pelo caminho: Menu Principal > Estoque > Movimento > Movimento de Estoque. O sistema ainda permite buscas por tarefas específicas digitando o número 27 no menu de buscas superior.
- A tarefa conta com três guias principais, onde o preenchimento permite a movimentação de estoque e os lançamentos de notas fiscais. São elas:
PrincipalA guia Principal disponibiliza os campos do cabeçalho do Movimento de Estoque. É através desta guia que o usuário informa o Tipo de Movimento de Estoque que deseja digitar, assim como suas principais informações.
Para Notas Fiscais de Entidade (Entrada/Saída), o Gestão de Supermercados permite a digitação da Entidade da Nota Fiscal, assim como o Modelo, Série e Número da NF.
Em relação às Notas Fiscais de Filial (Entrada/Saída), o sistema permite a digitação da Filial de Destino, Modelo, Série e Número da NF.
Já para os Movimentos de Estoque sem vínculo com Nota Fiscal, o Gestão de Supermercados permite ao usuário a digitação da Entidade do Movimento de Estoque, assim como o número do Movimento.
Importante
Após adicionar as informações principais desta guia, o sistema possibilitará ao usuário a digitação dos itens do Movimento de Estoque que serão vinculados à Nota Fiscal/Movimento.
ProdutosEsta guia permite ao usuário a digitação dos itens do Movimento de Estoque que serão vinculados à Nota Fiscal/Movimento.
Através do botão [F3] - Alterar, o sistema abrirá uma nova janela para o Produto selecionado quando se tratar de uma nota de entidade, exibindo detalhes do item como Quantidade, Fator de Conversação, Valor Unitário, Alíquota de ICMS, entre outros. Quando habilitada, a justificativa é obrigatória por item.
Se o local de armazenagem selecionado for o de Estoque, o sistema abrirá uma nova tela para preenchimentos.
Nota
A guia Produtos tem integração com a Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque. Alguns itens de lançamentos desta guia só serão habilitados com o preenchimento da Tarefa 50.Se o parâmetro Pesquisa por Código de Barras da Tarefa 50 estiver habilitado, o campo Produto realizará a consulta a partir do código de barras.
Caso a opção Sim esteja selecionada no campo Exibir Itens do Produto Composto da Tarefa 50, na tabela, serão discriminados os itens que pertencem ao produto composto selecionado. Por exemplo, caso já houver um produto composto em exibição na tabela, não será possível incluir um produto simples, e vice-versa.
Os campos Observação e Valor Acrésc. serão exibidos caso os parâmetros Digita Observação e Gera Acréscimo Automático da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque estiverem respectivamente habilitados.
Outro campo que só é possível de movimentação de acordo com a Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, é o parâmetro Justifica Movimento. Caso habilitado, ele ficará disponível para o usuário justificar qualquer movimento sem precisar ser de Sobra/Quebra.
TotaisA guia Totais mostrará os valores totais da Nota Fiscal/Movimento de Estoque, como Valor Total da Nota/Movimento, Impostos, Descontos, Despesas, entre outros.
Nesta guia, também serão exibidos os valores totais do Pedido de Compra Selecionado.
Lançamento de Notas Fiscais
Confira como realizar a configuração de Lançamento de Nota para cada tipo de NF permitidas no sistema do Gestão de Supermercados:
O sistema permite a digitação de Notas Fiscais de Compra de Fornecedores do Gestão de Supermercados. Para isto, na Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, alguns campos precisam ser configurados na guia Principal da Tarefa 50. No campo Tipo Movimento, deve ser selecionada a opção Entrada. Já o campo Origem/Destino deve ser configurado de acordo com a opção Entidade.
Além disso, na Guia Integrações da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, o usuário deverá selecionar a opção Sim no campo Emite NF e Compra/Venda no campo Tipo Operação para prosseguir com o lançamento de Nota Fiscal de Entrada de Entidade.
Importante
Ao selecionar a opção Sim no campo Emite NF, a Nota Fiscal de Entrada será emitida, independente se a entidade (Fornecedor) emitiu a nota. Este campo também é válido para nota de produtor rural.
Esta aba é somente ativada na tarefa quando a nota for de entrada e o arquivo .xml for importado.
Nesta aba, o sistema permite a alteração do NCM ou CEST de produtos selecionados no grid.
Na guia Produtos da Tarefa de Movimento de Estoque, é possível o preenchimento sobre o ICMS de Entrada, Frete, Seguro e Despesas para Notas Fiscais.
Caso um produto da NF não possua um limite de estoque, o sistema não irá mostrar um erro para o usuário, e sim um poup-up de aviso do porque ele não consegue terminar o processo de geração da NF com a seguinte mensagem: Um ou mais produtos não possuem limite de estoque, ou local de armazenagem.
- ICMS Entrada: habilitando o parâmetro de digitação de valor de ICMS de entrada na Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque, é possível informar o valor do ICMS de Entrada, destacado da nota e caso a entrada não se credite de ICMS. Inicialmente, este campo é utilizado para auxiliar o cálculo de valor de ICMS de Entrada na Recuperação de Crédito, realizado através da tarefa 50 - Tipos de Movimento. O valor do campo é carregado automaticamente também na tarefa 50;
- Frete, Seguro e Despesas: é possível informar o valor de Frete, Seguro e Despesas Acessórias nos produtos da Nota Fiscal, habilitando o parâmetro de Digitação de Frete, Seguro e Despesas do Item da Nota Fiscal ao acessar a Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque. Os valores informados nos produtos formarão o valor-frete, seguro ou despesas no total da Nota Fiscal. Caso algum dos valores seja informado no Total da NF, ele será rateado entre os itens. Estes valores são carregados automaticamente no processo de lançamento de nota em Recebimento Automático de Nota Fiscal Eletrônica.
Com a disponibilidade do campo Permite Produto Duplicado a partir da versão 5.1B6.1, é ativada a opção [SHIFT + INS] Ins. Prod. Duplic., que permite a inserção de mais itens com o mesmo código de produto.
Já quando o Tipo de Movimento estiver configurado para Perm. Leitura Rápida de Produtos na Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, é habilitado o botão [F5] Ins. Prod. Leitor, que permite a inserção de produtos de maneira mais rápida, através do leitor de código de barras. Assim, é possível ler vários produtos e gravá-los na nota fiscal.
Na guia Totais, é possível configurar para que, ao digitar uma Nota Fiscal de Entrada, que possua valor de ST, de Entidade de um estado diferente da filial logada e que não conte com a inscrição Estadual Substituta cadastrada, seja informado a guia DARE/GNRE ou o código de Tratamento Tributário Diferenciado.
Os campos Guia Dare/GNRE ou TTD possuem o preenchimento obrigatório. Para habilitar o parâmetro na guia Totais o usuário deverá configurar o campos DARE/GNRE ou TTD através da guia Integrações da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque.
O sistema possibilita a emissão de Notas Fiscais de Devolução de Compra para Fornecedores do Gestão de Supermercados.
Para realizar este movimento, o usuário deverá acessar a Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, e na guia Principal, o campo Tipo de Movimento* deve ser configurado com a opção Saída, e o campoOrigem/Destino como Entidade.
Além disso, na aba Integrações da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, deve-se configurar o campo Emite NF como Sim e o campo Tipo Operação como Compra/Venda.
Frete, Seguro e Despesas: a partir da versão 5.1B3.1, é possivel informar o valor de Frete, Seguro e Despesas Acessórias nos produtos da Nota Fiscal, habilitando o parâmetro de digitação de Frete, Seguro e Despesas no item da Nota Fiscal na Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque.
Os valores informados nos produtos formarão o valor Frete, Seguro ou Despesas no total da Nota Fiscal. Caso algum dos valores seja informado no Total da NF, ele será rateado entre os itens.
Com base na Nota Fiscal de Entrada para a devolução, esse tipo de Movimento possui algumas funções que facilitam a digitação dos itens que serão devolvidos.
Seleção de Notas Fiscais no Movimento de Devolução
Na guia principal da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, é possível configurar em Seleção de Notas Fiscais no Movimento de Devolução, para que carregue todos os produtos na Nota Fiscal de Compra selecionada, agilizando a digitação dos Produtos e suas quantidades que serão devolvidas, selecionando a(s) Nota(s) na tela, com a opção do campo Seleciona Notas? e a opção Sim.
Outra funcionalidade é o campo Insere Itens NF Selecionada, que permite inserir mais itens além dos que foram carregados da Nota de Origem.
No campo Alíquota de ICMS, é permitido configurar a alíquota que será usada no Movimento a partir das seguintes opções:
- Entrada: alíquota de ICMS de Entrada configurada no cadastro do Produto vinculado com a Entidade;
- Saída: alíquota de ICMS de Saída configurada no cadastro do Produto vinculado com a Entidade;
- Devolução: alíquota de ICMS de Devolução configurada no cadastro do Produto vinculado com a Entidade;
- NF Sel.: alíquota de ICMS usada na Nota Fiscal de Entrada selecionada para a Devolução.
Já o campo Destaca IPI e ST em Outras Despesas permite que, quando uma nota de Entrada selecionada para devolução possuir valor de ST e/ou IPI, esses valores sejam destacados em Outras Despesas no Documento Fiscal emitido, pois esses valores não devem ser informados nos campos próprios para o Movimento de Devolução.
Quando for emissão de Nota Fiscal de Devolução, a Nota Fiscal Origem será referenciada na Nota Fiscal gerada. No campo Informações Complementares será exibido o número da Nota Fiscal de Origem e ainda a sua data de emissão.
Através deste passo, é possível realizar a digitação de Notas Fiscais de Entrada recebidas de outras filiais pelo sistema.
Para a configuração, é preciso que na Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, o campo Tipo Movimento* deve ser configurado como Entrada, e o campo Origem/Destino deve estar com a seleção Outra Filial. Ambos os campos citados aqui estão disponíveis na guia Principal da tarefa.
Já na guia Integrações, no campo Emite NF, é possivel configurar o lançamento de Nota Fiscal de Transferência Interestaduais para outras filiais.
Desde a versão 5.1B7.1 está disponível a configuração de alíquotas diferenciadas para Notas Fiscais de Transferências Interestaduais entre Lojas.
Para a emissão, é importante a configuração de alguns parâmetros do sistema.
- Cadastro de Filiais: no cadastro de filiais, através da Tarefa 5 - Filiais, é preciso verificar os parâmetros dos campos Entidade NF e Calcula Imposto NF Transf.?;
- Parâmetros do Sistema: na Tarefa 6 - Parâmetros do Sistema, na guia Geral devem ser verificado os campos do Percentual das alíquotas dos produtos utilizados nas Transferências Interestaduais para produtos Nacionais e Importados, tanto para Filial que emitirá e a Filial que receberá a Nota Fiscal;
- Tipos de Movimentos de Estoque: nas configurações da Tarefa 50 - Tipos de Movimento de Estoque, deverá ser habilitado o campo Alíquota de Transferências Interestaduais.
Frete, Seguro e Despesas: a partir da versão 5.1B3.1, é possivel informar o valor de Frete, Seguro e Despesas Acessórias nos produtos da Nota Fiscal, habilitando o parâmetro de digitação de Frete, Seguro e Despesas no item da Nota Fiscal na Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque.
Os valores informados nos produtos formarão o valor Frete, Seguro ou Despesas no total da Nota Fiscal. Caso algum dos valores seja informado no Total da NF, ele será rateado entre os itens.
O sistema do Gestão de Supermercados permite a emissão de Notas Fiscais de Transferência para outras Filiais.
Para realizar esta configuração, acesse a guia principal da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque, nos campos Tipo Movimento* e Origem/Destino, devem ser selecionadas as opções Saída e Outra Filial respectivamente.
Já na guia Integrações, o campo Emite NF deve estar configurado como Sim para o lançamento de Nota Fiscal de Transferência Interestaduais para outras filiais.
Desde a versão 5.1B7.1 está disponível a configuração de alíquotas diferenciadas para Notas Fiscais de Transferências Interestaduais entre Lojas, com alíquotas diferenciadas.
Para a emissão, é importante a configuração de alguns parâmetros do sistema.
- Cadastro de Filiais: no cadastro de filiais, através da Tarefa 5 - Filiais, é preciso verificar os parâmetros dos campos Entidade NF e Calcula Imposto NF Transf.?;
- Parâmetros do Sistema: na Tarefa 6 - Parâmetros do Sistema, na guia Geral devem ser verificado os campos do Percentual das alíquotas dos produtos utilizados nas Transferências Interestaduais para produtos Nacionais e Importados, tanto para Filial que emitirá e a Filial que receberá a Nota Fiscal;
- Tipos de Movimentos de Estoque: nas configurações da Tarefa 50 - Tipos de Movimento de Estoque, deverá ser habilitado o campo Alíquota de Transferências Interestaduais.
Frete, Seguro e Despesas: a partir da versão 5.1B3.1, é possivel informar o valor de Frete, Seguro e Despesas Acessórias nos produtos da Nota Fiscal, habilitando o parâmetro de digitação de Frete, Seguro e Despesas no item da Nota Fiscal na Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque.
Os valores informados nos produtos formarão o valor Frete, Seguro ou Despesas no total da Nota Fiscal. Caso algum dos valores seja informado no Total da NF, ele será rateado entre os itens.
Na guia Serviços da Tarefa 27 - Movimentos de Estoque, é obrigatório o preenchimento da Natureza de Despesa em Notas Fiscais de Serviços, essa ação ocorre quando é utilizado os códigos 04, 05, 06, 07, 08 ou 09 no campo Código do Serviço.
Os campos para movimentação e conferência são:
- Código do Serviço: caixa de combinação que carrega a lista de todos os códigos de serviços, listados na Tarefa 468 - Códigos de Serviço de Notas Fiscais, de acordo com a Empresa e Filial conectadas;
- Alíquota ISS, Alíquota PIS e Alíquota COFINS: os valores deste campo serão carregados automaticamente de acordo com o cadastro preenchido na Tarefa 468 - Códigos de Serviço de Notas Fiscais, referenciado pelo código definido no campo Código do Serviço;
- Valor ISS: o valor será calculado de acordo com os valores preenchidos nos campos Valor Serviços, Base de Cálculo e Alíquota ISS;
- Valor PIS: o valor PIS será calculado de acordo com os valores preenchidos nos campos Valor Serviços, Base de Cálculo e Alíquota ISS;
- Valor COFINS: o valor do campo será calculado de acordo com os valores preenchidos nos campos Valor Serviços, Base de Cálculo e Alíquota ISS.
Observação
Para o correto lançamento de Entrada de Notas Fiscais de serviço, é necessário realizar os passos:
- Cadastrar um produto na tarefa 9 - Produtos e no campo Tipo, indicar a opção Serviço e completar o cadastro da tela;
- Vincular o produto cadastrado como serviço na tarefa 262 - Parâmetros do Estoque na seção "Produto padrão para Notas Fiscais de Serviço";
- Configurar na tarefa 378 - Parâmetros Fiscais, na sessão "Integração com o Financeiro - Documento Principal das Notas Fiscais de Serviço" e marcar ou não o ISS e ISS Retido. Quando marcados, o valor do financeiro será o total da NFS + Impostos.
O sistema do Gestão de Supermercados permite a emissão de Movimentos de Estoques Internos, sem vínculos com Nota Fiscal.
Estes movimentos podem ser configurados como Entidade, Outra Filial ou Interno na Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque.
Após informado o Tipo de Movimentos de Estoque, o sistema irá gerar um novo código sequencial do Movimento.
Seleção de Pedido de Compra
Através desta movimentação, é possível carregar Pedidos de Compra do Gestão de Supermercados previamente cadastrados no sistema.
Veja, como configurar e movimentar pedidos de compra:
Para configurar a Seleção de Pedido de Compra, utilize a Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque e através da guia Integrações, configure o campo Seleção Pedidos nas seguintes opções:
- Obrigatório: o sistema não permitirá que sejam digitados itens sem que tenha sido selecionado ao menos um Pedido de Compra;
- Opcional: o usuário poderá selecionar Pedidos de Compras ou digitar manualmente os itens da Nota Fiscal;
- Obrigatório não permite diferença: o sistema não permitirá que sejam digitados itens sem que tenha sido selecionado ao menos um Pedido de Compra. Além disso, as quantidades e valores dos itens da Nota Fiscal deverão obrigatoriamente ser idênticos às quantidades e valores do Pedido de Compra selecionado.
É possível configurar o Sistema para que, ao selecionar o Pedido de Compra, as quantidades de itens do pedido selecionado sejam carregadas automaticamente. Desta forma, não será necessário digitar estas quantidades, agilizando o processo de digitação da Nota Fiscal.
Para isto, é necessário configurar na Tarefa 262 - Parâmetros do Estoque o campo Carregar Qtd.? na opção Carregar Quantidade Automaticamente do Pedido para a Nota de Entrada como Sim.
Na Tarefa 27 - Movimento de Estoque, selecione a aba Produtos e no campo Número do Pedido, utilize a tecla F9 para abrir a tela de seleção de pedidos.
O sistema exibirá todos os pedidos da entidade em uma nova tela. Nela, será possível configurar para permitir produtos duplicados, que serão exibidos independente do seu tipo e destino.
Já para carregar o pedido no movimento de estoque, basta selecioná-lo no grid e finalizar utilizando a tecla F10 ou o botão [F10] - Confirmar.
Ao selecionar Pedidos de Compra na Entrada de Notas Fiscais, o Gestão de Supermercados realiza a comparação entre os itens do pedido selecionado e os itens digitados na Nota Fiscal.
Para facilitar a visualização por parte do usuário, o sistema mostrará os campos que estão com diferença com a cor amarela.
O Gestão de Supermercados permite que sejam configurados percentuais de tolerância no recebimento de Notas Fiscais. Desta forma, pequenas diferenças de centavos podem ser ignoradas pelo Sistema ne entrada de Notas Fiscais com Pedido de Compra selecionados.
Assim, a finalização da Nota Fiscal não será bloqueada caso haja diferenças de arredondamento ou casas decimais. Essas diferenças de configurações podem ser realizadas através da Tarefa 55 - Parâmetros de Tolerância.
Seleção de Requisição de Despesa
Ao selecionar a Requisição de Despesas na guia Produtos da Tarefa 27 - Movimento de Estoque, os itens serão automaticamente preenchidos.
Caso tente finalizar o movimento e o campo Requisição Despesa da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque estiver como Obrigatório não permite diferença e caso exista diferença do valor ou quantidade de qualquer item entre a nota fiscal e a requisição de despesas, só será possível finalizar o movimento se a diferença estiver dentro do limite máximo e mínimo definido na Tarefa 55 - Parâmetros de Tolerância.
Caso exista alguma diferença, o sistema exibirá a mensagem Há diferenças entre a requisição de despesas e a nota fiscal, com as opções Visualizar e [Esc] - Cancelar. Ao selecionar a opção Visualizar, o sistema exibirá uma nova tela mostrando os produtos e suas respectivas diferenças.
Esta validação também será feita para pedidos de compras em movimentos que não emitem nota fiscal.
Recebimento automático de Nota Fiscal Eletrônica
Através da Tarefa 27 - Movimento de Estoque, o Gestão de Supermercados disponibiliza duas formas de carregar automaticamente as Notas Ficais Eletrônicas recebidas através do AMNF-e.
Após informar o Tipo de Movimento de Estoque de Entrada, o usuário poderá informar a Chave da Nota Fiscal Eletrônica manualmente, ou através de um leitor de código de barras. Assim, o sistema carregará automaticamente todos os dados da Nota Fiscal recebida, incluindo Modelo, Série, Entidade e Número da Nota Fiscal.
Caso o usuário não possua a Chave da Nota Fiscal Eletrônica, deixando o campo da Chave em branco e informando a Entidade, Modelo, Série e Número da Nota, o sistema buscará a Nota Fiscal recebida por e-mail e carregará os dados da Nota Fiscal.
É possível ainda configurar o Tipo de Movimento de Estoque para carregar o financeiro da NF-E. Para isso, é configurada a documentação da Tarefa 50 - Tipos de Movimentos de Estoque.
Já as Notas Fiscais que forem carregadas automaticamente em movimentos de estoque que permitam a inserção de produtos duplicados e possuam itens duplicados na Nota Fiscal, serão importados separadamente, seguindo o padrão da Nota Fiscal Carregada.
Integração com o Financeiro
Para realizar a integração com o módulo Financeiro, utilize primeiramente a configuração da guia Principal. No campo Origem/Destino utilize as opções Entidade, Outra Filial ou Serviço.
Já na guia Integrações, no parâmetros Financeiro, selecione a opção Sim no campo Financeiro?. Ao finalizar o movimento de estoque, o sistema Gestão de Supermercados abrirá uma nova tela de Integração com o Financeiro.
Desde a versão 6.6B6.1, caso a nota fiscal seja uma nota fiscal conjugada (produtos e serviços), a tela de Integração com o Financeiro será exibida com a separação dos produtos e o valor dos serviços. Sendo assim, ao gravar, o sistema irá gerar 1 (um) lançamento para cada tipo - um para produtos, um para serviços e mais os lançamentos de impostos.
Esta tela carrega previamente as tarefas da tela pai de Integração com o Financeiro, com a particularidade de definir o parcelamento da nota. Parcelas estas que ficarão demarcadas no grid.
As Notas Fiscais que forem lançadas em movimentos de estoque que permitam inserção de produtos duplicados e possuam itens bonificados junto com itens não bonificados, o Gestão de Supermercados, no momento de gerar o financeiro, irá gerar o Documento Financeiro somente para produtos que não são bonificados. Os itens serão identificados pelo CFOP informado.
Na Tarefa 261 - Parâmetros de Compras, se as opções Tipo de conta à Receber Previsão e Tipo de conta à Receber Confirmado estiverem configuradas, e a Nota fiscal finalizado possuir pedidos relacionados com verbas de documentação, o Gestão de Supermercados irá gerar no final do movimento de estoque um Documento Financeiro com o valor total das verbas de cada item, utilizando a condição de pagamento informada no cadastro da Entidades e data base para o vencimento a data de emissão de Pedido. Um grid será exibido, mostrando o documento gerado a partir da tela Contas à receber - Verbas de Bonificação.
Emissão da Nota Fiscal
Na finalização da Tarefa 27 - Movimento de Estoque, o Gestão de Supermercados apresentará a tela de Emissão de Nota Fiscal.
Em destaque da tela, estão os seguintes campos:
- Tipo de Cobrança: permite que o usuário informe o tipo de cobrança conforme os dados do layout:
- 01 - Dinheiro;
- 02 - Cheque;
- 03 - Cartão de Crédito;
- 04 - Cartão de Débito;
- 05 - Crédito Loja;
- 10 - Vale Alimentação;
- 11 - Vale Refeição;
- 12 - Vale Presente;
- 13 - Vale Combustível;
- 14 - Duplicata Mercantil;
- 15 - Boleto Bancário;
- 90 - Sem pagamento;
- 99- Outros.
- Tipo do Frete: este campo possui a opção 09 - Sem Ocorrência de Transporte como valor padrão. As demais opções presentes atendem aos dados do layout:
- 00 - Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF);
- 01 - Contratação do Frete por Conta do Destinatário (FOB);
- 02 - Contratação do Frete por conta de Terceiros;
- 03 - Transporte Próprio por conta do Remetente;
- 04 - Transporte Próprio por conta do Destinatário;
- 09 - Sem Ocorrência de Transporte.
Ao informar um valor diferente de 09 - Sem Ocorrência de Transporte no campo Tipo do Frete, será obrigatório o preenchimento dos campos Transportadora e Num. Placa.
Tarefas atreladas
O processo de Lançamento de Notas do Gestão de Supermercados é atrelado a tarefas do próprio sistema, citadas em sua utilização neste documento. São elas:
- Movimento de Estoque;
- Tipos de Movimentos de Estoque;
- Parâmetros do Estoque;
- Entidades;
- Cadastro de Filiais;
- Parâmetros do Sistema;
- Códigos de Serviço de Notas Fiscais;
- Parâmetros de Tolerância.

English
Español


