Setor
O Cadastro de Setor é responsável por organizar a alocação dos produtos no Armazém.
Menu: Cadastro > Armazém > Setor
Informaremos o nome do setor, associando ao Tipo de Setor, ou seja a classificação se o setor é do tipo Bom, Danificado, Vencido e/ou Truncando e com as demais configurações que são necessárias a armazenagem do produto no endereço.
- Id Setor: identificador interno da aplicação.
- Setor de Armazenagem: descrição do setor.
- Código Integração: código utilizado pelo ERP. Este código é utilizado pelas rotinas de importação e exportação.
- Permitir Picking: criamos este parâmetro a partir da versão 8.8.3.0, para controlar endereços diferentes para picking de unidades e múltiplos, ou seja, para determinado produto versus tipo de Embalagem.
- Misto: desde que esteja ativado o parâmetro Permitir Picking no Cadastro de Setor, juntamente com a configuração no Cadastro do Produto x Depositante, botão Informações associadas, sub Menu Regras para Alocação, parâmetro Tipo de Picking. (ver configuração no Cadastro de Produto)
- Unidades: armazenagem nos locais de Picking.
- Caixas: armazenagem nos locais de Picking.
Houve mudança no comportamento:
- da Formação da Onda;
- do Reabastecimento sob demanda e no Reabastecimento Planejado;
- da Gestão de Produto Recuperado, no Ajuste de Entrada, no Controle de Avaria, no Gerenciamento do Picking;
- do Cadastro de Depositante > botão Padrão de Integração > sub Menu Embalagem houve a inclusão do campo Caixa Fechada e no sub Menu Produto a inserção do campo Tipo de Picking com os valores Misto e Segregado;
- do Gerenciar Ordem de Recebimento referente a Geração de Mapa de Alocação e na Geração de Picking por OR e
- também foi adequado o Cadastro do Picking, a Mudança de Picking e o Remanejamento do Coletor de Dados.
- Mais detalhes da funcionalidade sobre Picking de unidades e múltiplos.
- Área do Setor: campo pesquisa, faz referência a reunião de setores. Deve estar previamente cadastrado no menu Cadastro > Armazém > Área.
- Tipo do Setor: campo pesquisa que deve ser selecionado, e que foi previamente cadastrado no menu Cadastro > Armazém > Tipo Setor, fazendo referência ao estado (Bom, Truncado, Danificado e/ou Vencido) do produto para alocação.
- Cor do Setor na Operação: seleciona a cor de fundo que é apresentada na Conferência de Entrada no Coletor de Dados.
- Cor da Fonte na Operação: seleciona a cor da fonte que é apresentada na Conferência de Entrada no Coletor de Dados.
- Tipo de Endereços: obriga selecionar qual tipo de endereço que o produto é alocado.
- Todos: permite associar ao setor os tipos de endereço (pulmão e/ou picking)
- Pulmão: permite associar somente ao setor o tipo de endereço pulmão.
- Picking: permite associar somente ao setor o tipo de endereço picking.
- Permite mais de um Produto no Pulmão: o sistema direciona diferentes produtos vinculados no local de pulmão.
- Recebe Sobra de Materiais da Amostragem no Recebimento: indica se o setor recebe alocação sobra de amostra de produto durante o recebimento.
- Recebe Perda de Corte Físico: indica se o setor recebe perdas provenientes de Corte Físico realizada na Separação do Romaneio / Onda. Caso o setor seja de perda não permite Expedição, nem recebe Amostras, e nem recebe Sobras, somente permite locais do tipo pulmão e não permite associar tipos de recebimento ao local.
- Devolução a Fornecedores foi criado a partir da versão 6.7.5.0 e 7.2.0.0, e se estiver ativado não habilita a opção Permite Expedição de Produto.
- Uso exclusivo Picking to Light: a partir das versões 6.7.3.1, 6.7.4.1, 6.7.5.0, 6.8.0.1 e 7.0.0.1, foi implementado funcionalidade para não gerar Mapa de Alocação.
- Se parâmetro ativado, o botão Tipo de Recebimento fica desabilitado e desvincula todos os Tipos de Recebimentos, e precisa de senha de usuário supervisor para finalizar a alteração.
- Se parâmetro ativado e depois desativado, o botão Tipo de Recebimento fica habilitado e é necessário vincular os Tipos de Recebimento novamente.
- Permite Expedição de Produto: caso não esteja desmarcado o sistema não separa o materiais deste setor.
- Recebe Amostra de Materiais: faz referência ao setor de amostra, por exemplo: Fotografia, Marketing; são setores responsáveis pela divulgação do produto. As embalagens dos produtos são direcionados para um setor de amostra e não são considerados na Saída de Expedição. Na Conferência de Entrada via Coletor de Dados abre uma janela para cada produto, quantidade que é informada e direciona ao setor de amostra.
- Devolução / Insucesso de Entrega: faz referência ao setor criado quando houver integração para o sistema da importação do CRN, ou seja, quando houver Devolução de Clientes ou Insucesso de Entregas. O sistema dá entrada no estoque no setor Customer-Return, sem precisar realizar conferência de entrada, pois os produtos já foram conferidos através do sistema do ERP, o Setor Customer-Return não permite expedição dos produtos, pois esse setor é um setor intermediário, após a entrada dos produtos no Setor Customer-Return, o operador remaneja os produtos para os Setores definitivos.
- Permitir alocar produtos de depositantes diferentes no mesmo Setor/Local: a partir da versão 7.1.0.0, este parâmetro pode ser alterado livremente.
- O sistema foi modificado para compartilhar ou não locais de estoque de mais de um depositante no momento da geração dos Lotes e Mapa de Alocação, localizado na tela Movimentação > Entrada > Gerenciador de Ordem de Recebimento. Antes da modificação o sistema procurava por endereços para direcionar todos os produtos recebidos, isto é, onde houvesse local compatível com a guarda do material conferido no recebimento, podendo ser compartilhado com outro depositante, ou seja, podendo desta forma direcionar os produtos recebidos de depositantes diferentes para o mesmo local.
- Importante: mesmo que os dois parâmetros no Cadastro Depositante Permitir Alocar produtos de Depositantes diferentes no mesmo Local e no Cadastro de Setor Permitir alocar produtos de depositantes diferentes no mesmo Local estejam marcados. O sistema verifica se o local está configurado para uso de outros depositantes. Caso afirmativo, todos os depositantes devem estar marcado o parâmetro Permitir Alocar produtos de Depositantes diferentes no mesmo Local.
- Caso o setor não permita alocar produtos de múltiplos depositantes no mesmo endereço, o sistema não direciona nenhum Mapa de Alocação de Endereços com estoque de outro depositante, ou seja, o primeiro depositante que usar o endereço é o dono dele enquanto houver estoque.
- Impedir Bloqueio de Lotes: criamos este controle desde a versão 8.11.4.0, impedindo bloquear novos lotes via Integração e pela tela de Gerenciador de Lote, porém se houver lotes já bloqueados, o sistema não impede remanejamentos para este local.
- Materiais Perigosos (HAZMAT): a começar da versão 8.11.20.0, adicionamos este parâmetro que controla se o produto associado ao setor é de um depositante que controla produto perigoso. Para mais detalhes.
- Permite misturar Produto/Lote indústria/Vencimento no mesmo endereço, apenas se forem produtos diferentes: adicionamos este controle desde a versão 8.11.22.0. Os endereços deste Setor permitem apenas o mesmo Lote indústria e Vencimento para o mesmo produto. Se for um produto diferente, então este pode ter o mesmo lote indústria e Vencimento do outro produto alocado no mesmo endereço. Para que esta regra seja aplicada, é necessário que o parâmetro Permite misturar Produto/Lote indústria/Vencimento no mesmo endereço, de acordo com a configuração do Setor esteja marcado no Cadastro do Produto x Depositante. Esta regra não se aplica para lotes danificados ou vencidos. Para mais detalhes.
- Produtos Especiais: a começar das versões 8.11.23.1 e 8.11.24.0, este parâmetro indica que neste setor é permitido apenas tipos de produtos especiais, ou seja, somente vincula Produtos cujo seu Tipo de Produto esteja vinculado ao Setor, a partir do botão: Tipos de Produtos. Para mais detalhes.
- Código de Integração com a Esteira: parâmetro criado a partir da versão 7.9.0.0, e faz com que o setor se comunique com o SORTER / esteira usando o código definido.
- Uso exclusivo Caixa de Movimentação: desde a versão 7.9.0.0, define quais endereços do setor que são considerados como Caixa de Movimentação. As caixas de movimentação são usadas para colocar e retirar produtos da esteira.
- Ao definir o setor como uso exclusivo para caixa de movimentação, os parâmetros abaixo são reconfigurado. Deseja continuar?
- Os campos ficam Bloqueados e Desmarcados
- Tipo de endereço: Deixa setado para “Pulmão”
- Permite expedição de produtos
- Recebe Amostra de Materiais
- Recebe Sobra de Materiais da Amostragem no Recebimento
- Devolução/Insucesso de Entrega
- Recebe perda de Corte Físico
- Devolução a Fornecedores
- Uso exclusivo Picking to Light
- Não pode desativar o parâmetro “Uso exclusivo Caixa de Movimentação” caso algum local que estiver associado ao setor, possuir estoque.
Ao selecionar o registro de setor e este estiver Desativado é trocado para o botão Ativar para deixar o Setor pronto pra uso.
Ao selecionar o registro de setor e este estiver Ativado é trocado para o botão Desativar para deixar o Setor desabilitado.
Abre janela para vincular o Depositante ao Setor selecionado.
Botão: Definir Código de Integração inserimos este botão a começar das versões 8.11.20.3 e 8.11.21.0, para definir o código de Integração do Depositante no Setor para quando ocorrer a comparação e integração dos remanejamentos entre setores diferentes no sub menu: Exportação no Cadastro de Depositante.
Abre janela para vincular os Locais de Armazenagem ao Setor selecionado.
Nesta tela é possível vincular os Produtos que estão relacionados ao Depositante, e que por sua vez está associado ao Setor.
A começar das versões 8.11.23.1 e 8.11.24.0, se no botão Tipo de Produto estiver setado algum tipo de produto, o sistema permite apenas setar produtos cadastrados com o mesmo tipo de Produto. Para mais detalhes.
São exibidos todos os Tipos de Recebimento, e ao marcar a flag do início do registro, o Tipo de Recebimento está associado ao Setor selecionado.
Abre janela para vincular os Usuários ao Setor selecionado, caso não vincule nenhum usuário, todos os usuários do sistema podem realizar atividades neste setor.
A partir da versão 8.11.20.0, o sistema permite vincular a Classificação de Materiais Perigosos ao Setor.
A começar das versões 8.11.23.1 e 8.11.24.0, só está habilitado este botão se o parâmetro Produtos Especiais está marcado neste cadastro. Após selecionar um ou mais Tipos de Produtos, o botão Produtos foi adaptado para permitir selecionar o mesmo Tipo de Produto. Para mais detalhes.