Produto
Esta tela exibe o cadastro de produtos utilizados pelo armazém. Possibilita o cadastro de produtos e embalagens, com suas diversas configurações de campos e parâmetros além das associações a um ou mais Depositantes.
A partir da versão 8.9.0.0, se ativado o parâmetro Utilizar motivo na alteração de produto na Configuração Geral, sub menu Parâmetros, para qualquer alteração realizada neste cadastro, é solicitado o Motivo da Alteração, com visualização na tela de Log de Segurança. Importante: no registro de Log de Segurança, o idOperação faz referência ao idProduto.
Menu: Cadastro > Produto > Produto
É responsável pelo cadastro e/ou manutenção dos produtos, onde são associados tipo, subtipo, marca, sub marca, família, se o registro está ou não ativo pra uso, e assim é possível ativar ou não os parâmetros com foco no produto, temos também o controle de validade, informações adicionais sobre a Nota Fiscal eletrônica, etc.
A partir da versão 8.0.0.0, foi adicionada validação no Cadastro do Produto para não deixar alterar o Tipo do Produto caso existam movimentações que utilizem o produto em questão. É considerado que um produto foi movimentado para esta validação quando houver exportação de Nota Fiscal de Remessa e/ou Retorno de Armazenagem, desde que o parâmetro Impedir alteração do tipo de produto após movimentação esteja habilitado na Configuração Geral.
- Código do Produto: código único editável. É utilizado para identificação do produto no armazém.
- Produto: nome do produto para melhor identificação no armazém.
- Descrição Voice Picking: campo inserido a partir da versão 8.7.2.0, não é obrigatório seu preenchimento, tem o tamanho de 120 caracteres. Dica de texto: "Quando informado, esta descrição é utilizada na identificação do aplicativo Voice Picking, ao invés da Descrição do Produto".
- Marca: definição de Marca do produto.
- Exemplo: Biscoito.
- Informação previamente cadastrada, a partir da tela Cadastro > Produto > Marca.
- SubMarca: subclassificação de marca para o produto
- Exemplo: Biscoito Maisena.
- Informação previamente cadastrada, a partir da tela Cadastro > Produto > SubMarca.
- Classificação Fiscal: faz referência a classificação fiscal do Produto, e é utilizado para emissão de NF-e.
- Classificação Material: utilizado para classificar o produto. Também pode ser utilizado como critério de divisão de palete no recebimento do material, definição no parâmetro Gerar Palete por Classificação do Produto localizado na Configuração do Armazém.
- Família: fornecedor ou fabricante do produto, pré-definido no Cadastro de Entidade.
- Exemplo: Nestlé.
- SubFamília: subdivisão da família do produto, ou seja, é utilizado caso o usuário queira determinar uma subfamília para o depositante.
- Exemplo: Nestlé seguimento Matinal.
- Informação pré cadastrada, a começar da tela Cadastro > Produto > SubFamília.
- Cód. Referência: código de referência do produto para o depositante, caso o produto esteja relacionado para vários depositantes, o campo que validado é a partir do botão Depositante x botão Informações Associadas x sub Menu: Informações do Produto: campo Código do Produto.
- Tipo do Produto: classificação do produto quanto a sua destinação.
- Exemplo: Higiene Pessoal.
- Informação previamente cadastrada, a partir da tela Cadastro > Produto > Tipo Produto.
- A começar das versões 8.11.23.1 e 8.11.24.0, o sistema valida este cadastro com o parâmetro: Produtos Especiais do Cadastro do Setor x Tipo de Produto. Para mais detalhes.
- SubTipo do Produto: classificação por categorias de produtos.
- Exemplo: Tipo de Produto: Higiene Pessoal
- SubTipo: Produto: Shampoo.
- Informação previamente cadastrada, a partir da tela Cadastro > Produto > SubTipo Produto.
- Código ONU: relaciona ao Cadastro de Produtos Perigosos. A impressão é informado na DANFE exibindo informações do Código ONU abaixo da linha da Descrição do Produto, quando for Nota Fiscal de Retorno de Armazenagem e Nota Fiscal que não movimenta estoque. Mais detalhes.
- Pré-Cadastro: indica que o cadastro precisa ser revisado. Produtos definidos como Pré-Cadastro não podem realizar recebimento de estoque no armazém, sendo que ao ser recebido em uma Ordem de Recebimento o sistema bloqueia sua entrada até que o cadastro seja revisado e desmarcado como Pré-Cadastro, mas tudo depende da opção setada na Configuração Geral / Sub Menu: Parâmetros / campo: Validar Pré-Cadastro:
- Não Validar: não é validado o cadastro de produto e/ou embalagem se um destes cadastros estiverem marcados com pré-cadastro.
- Validar na Conferência: é validado na Conferência de Entrada, se no cadastro de produto e/ou embalagem, se um destes cadastros estiverem marcados com pré-cadastro.
- Validar na Alocação: é validado na geração dos lotes, se no cadastro de produto e/ou embalagem se um destes cadastros estiverem marcados com pré-cadastro.
- Ativo: informa se o produto está disponível para uso.
- Ponto de Reabastecimento (un): define a quantidade (em unidades) mínima para estoque do produto no picking. Quando o estoque do sistema estiver igual ou menor ao ponto de reabastecimento o produto e seu local são exibidos na tela de Reabastecimento Planejado, ou seja, é a quantidade mínima que a operação necessita para um novo ressuprimento planejado, a quantidade é o alerta para o sistema gerar um remanejamento do Pulmão para o Picking.
- Descrição Ponto de Ressuprimento: exibe a descrição do maior Fator de Conversão da embalagem do produto.
- Limite de Ressuprimento: define a quantidade de unidades/caixas máxima para a geração do reabastecimento planejado, o qual é acionado pelo botão Gerar Reabastecimento do menu do Movimentação > Remanejamento > Reabastecimento Planejado, mas depende da Configuração Geral > Modelos >Tipo de Reabastecimento Planejado se é por Lastro ou Embalagem, ou seja, qual é a quantidade máxima para este ressuprimento. Normalmente utiliza-se por Lastro, que é quantidade do palete facilitando o operacional. Para mais detalhes.
- Movimenta Estoque: indica se o produto controla ou não o estoque. Geralmente é utilizado para produtos classificados como serviço, pois são recebidos em nota fiscal, sem o controle de estoque.
- Otimiza Separação: define se ao realizar a separação de um material ele é realizado de forma otimizada, ou seja, levando em consideração as embalagens cadastradas para o material ou a embalagem enviada em nota fiscal.
- Segregado: indica que o produto não é colocado no mesmo palete, ou seja, são produtos apartados. Utilizado somente em fluxo de Romaneio.
- Multi Endereço: (INUTILIZADO) indica se uma unidade do produto ocupa mais de um endereço por vez, ou seja, é utilizado para produtos grandes.
- Kit Explodido: ajustamos esta funcionalidade desde as versões 8.11.14.0 e 8.10.3.63, e indica que o produto é classificado como Kit e seus itens relacionados no botão Componentes do Kit tem participação na Conferência de Entrada ou na Separação da Onda de forma explodida, como pode ser visto abaixo:
- Exemplo que é considerado Kit Explodido:
- Se no Recebimento, vier na nota os itens (componentes) ou o produto kit;
- Se na Expedição, exibir o produto Kit.
- Observação: caso ocorra a expedição dos itens (componentes) o sistema baixa do estoque o saldo dos componentes e não o kit.
- A começar da versão 8.11.14.0 foi inserida trava: Não é permitido alterar o parâmetro Kit de Expedição Explodida para produto Kit Rastreado / Estojo, pois existe componente com o parâmetro Kit de Expedição Explodida ativado. Desative o parâmetro de todos os componentes e tente novamente. faz referência a Kit com Estojo (ver mais detalhes).
- Desde as versões 8.11.14.0 e 8.10.3.63, alteramos a descrição de Kit de Expedição Explodida pra Kit de Expedição, onde anteriormente a estas versões um produto classificado como Kit realizava a separação de forma explodida, ou seja, separava somente os seus componentes.
- Exemplo que é considerado Kit Explodido:
- Produto Crítico: a conferência de entrada é feita um a um.
- Auditoria de Entrada: indica se após a geração dos lotes de recebimento, os lotes do produto em questão passam por auditoria de recebimento no Coletor de Dados > Auditoria de Entrada.
- Fracionado: informa que o estoque do produto pode ser fracionado.
- Pesável: indica se o produto possui controle de medidas variáveis e o estoque dele pode ser fracionado. Utilizado para produtos geralmente controlados em litros, quilos, metros, etc.
- Possui Bateria de Lítio: aceita as opções (0-SIM; 1-NÃO), ou seja, possui ou não bateria de lítio. A partir da versão 8.7.0.0, se ativado obriga o preenchimento do campo "Fator de Lítio".
- Fator de Lítio: parâmetro disponibilizado a partir da versão 8.7.0.0, aceitava somente números inteiros, mas a partir da versão 8.8.0.3, 8.9.0.0, 8.8.4.1 passou a aceitar números inteiros e fracionados, é relacionamento com o Cadastro de Depositante > Informações Adicionais > Alertar Qtde. de Lítio em Volume, e caso o fator da bateria de lítio dentro do volume seja maior do que a que estiver no Cadastro do Depositante, exibe alerta visual na Montagem de Volumes no Packing ou Colmeia ou no Checkout Express.
- Bloquear cálculo automático do Ponto de Reabastecimento: parâmetro disponibilizado a partir da versão 8.8.3.0, retiramos o botão Recalcular o Reabastecimento da tela Reabastecimento Planejado, onde o sistema passa a calcular o ponto de reabastecimento no momento da inclusão, alteração e exclusão da embalagem do produto.
Detalhes:
- Caso o produto não esteja com o novo parâmetro Bloquear cálculo automático do Ponto de Reabastecimento marcado, o sistema recalcula o ponto de abastecimento no momento da inclusão, alteração ou exclusão da embalagem.
- Caso o produto esteja com o novo parâmetro Bloquear cálculo automático do Ponto de Reabastecimento marcado, o sistema não recalcula o ponto de abastecimento no momento da inclusão, alteração ou exclusão da embalagem.
- A rotina somente é disparada, caso o cliente utilize cálculo de reabastecimento.
- Produto Agrupador Combo Estojamento: inserimos este parâmetro desde as versões 8.11.2.9, 8.11.11.0 e 8.11.3.14, e influencia na seleção dos produtos no Cadastramento da Ordem de Serviço de Estojamento.(Fluxo de Estojamento/Desestojamento está em reconstrução). .
- Agrupar Armazenagem de Componente Kit: adicionamos este controle a começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, que controla o Kit de Expedição Explodida com Agrupamento, desde que o parâmetro Kit Explodido esteja marcado.Para mais detalhes.
- Ressalva ao marcar ou desmarcar o parâmetro: o sistema apresenta mensagem de advertência caso haja estoque do produto independente do depositante.
- Caso o kit tenha algum componente, não é possível alterar o valor do parâmetro Agrupar armazenagem dos componentes do kit, garantindo assim que as configurações na criação da receita do kit sejam respeitadas, com a mensagem de advertência: Não é possível alterar o parâmetro Agrupar armazenagem dos componentes do kit. Há componentes cadastrados para este kit.
- Caso haja a necessidade de marcar este parâmetro Agrupar armazenagem dos componentes do kit, exibe mensagem de advertência: Não é possível marcar o produto como "Agrupar armazenagem dos componentes do kit", pois o mesmo já participa como componente de kit marcado como "Agrupar armazenagem de componente kit".
- Caso o kit tenha algum componente, não é possível alterar o valor do parâmetroAgrupar armazenagem dos componentes do kit, garantindo assim que as configurações na criação da receita do kit sejam respeitadas, com a mensagem de advertência: Não é possível alterar o parâmetro Agrupar armazenagem dos componentes do kit. Há componentes cadastrados para este kit.
- As validações do Cadastro do Depositante também foram modificadas no Cadastro de Produto, garantindo que, caso qualquer Depositante do Produto tenha algum dos valores citados acima como marcados, não é possível marcar o parâmetro Agrupar armazenagem dos componentes do kit, e exibe mensagem de advertência:
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro Retorno de Faturamento Automático usa o modelo RICOH para depositante(s) desse produto.
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro Regime é diferente de Filial para depositante(s) desse produto.
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro Controle Fiscal de Kit apenas em componentes está marcado para depositante(s) desse produto.
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro Consistir Lote Indústria no Faturamento está marcado para depositante(s) desse produto.
- Prazo de Validade (meses): período fixado em meses, mediante a informação do recebimento, gerado na conferência de entrada, prazo máximo para o produto vencer.
- Prazo de Comercialização (meses): período fixado em meses, mediante a informação do recebimento, gerado na conferência de entrada, é o tempo que o produto tem para girar, isto é, receber o produto, deixar estocado no armazém e entregar/vender para o cliente final.
- Prazo Crítico(meses): período fixado em meses, mediante a informação do recebimento, gerado na conferência de entrada, e é usado como crítica / observação. O sistema apenas altera o campo Período de Validade, da tela Estoque Local por Lote para Crítico, não gera nenhum tipo de alerta.
- Tempo para Maturação em Dias: o produto fica indisponível para ser expedido até que a Data de Fabricação somada a quantidade de dias de maturação seja superior a data atual. Para mais detalhes.
Observação: Os parâmetros acima são utilizados na Conferência de Entrada e Inventário, e se no vínculo do Produto x Depositante > Informações Associadas > Coleta de Informações, o parâmetro Coletar Vencimento do Lote estiver setado para Coleta Data de Vencimento ou Coleta Data de Fabricação ou Coleta Data de Fabricação e Vencimento.
- Item Adicional
- Descrição do Item Adicional: descrição do item adicional.
- exemplo: manual windows (CD item adicional).
- Código CEST: desde a versão 8.5.0.0, foi adicionado este campo, ou seja, o Código Especificador de Substituição Tributária, conforme disposto no Diário Oficial, prorrogado para o dia 01/07/2017, e é obrigatório enviar para a SEFAZ o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) adequado e relacionado ao Cadastro do Produto. Tem a possibilidade de selecionar cadastro anteriormente realizado a partir do menu: Cadastro > Produto > Código Especificador de S.T. (CEST).
- NCM: preencher de acordo com a Tabela de Capítulos da NCM, é validado pela SEFAZ.
- Ex TIPI: preencher de acordo com o código EX da TIPI. Em caso de serviço, não incluir esta informação.
- Classe Enquadramento IPI: classe de enquadramento do IPI para Cigarros e Bebidas, preenchimento conforme Atos.
- Tipo Serviço: preenchimento do tipo de serviço para emissão de nota fiscal eletrônica.
- Código Selo IPI: preenchimento conforme Atos Normativos editados pela Receita Federal (Observação 3 do Manual_de_Integracao_Contribuinte_v3.00-2009-03-16.pdf).
- Quantidade Selo IPI: preenchimento conforme Atos Normativos editados pela Receita Federal (Observação 3 do Manual_de_Integracao_Contribuinte_v3.00-2009-03-16.pdf).
- Código INMETRO: campo adicionado na versão 8.11.4.0, cujo campo é inserido e alterado somente por Importação de Cadastro de Produto (via Banco a Banco, TXT e REST) e faz parte da etiqueta do INMETRO. Para mais detalhes.
Produto Medicamento: adicionamos este agrupamento a começar das versões 8.11.5.94, 8.11.8.21, 8.11.9.34 e a 8.11.19.0. As informações somente são editáveis caso o produto esteja setado para medicamento no campo: Tipo do Produto, ou seja, no Cadastro do Tipo de Produto o registro esteja com o parâmetro marcado Medicamento ou matérias-primas farmacêuticas, Para mais detalhes.
- Isento: se ativado, permitiremos inserir no campo: Motivo de Isenção a descrição adequada.
- Motivo Isenção: está habilitado para edição com tamanho máximo de 255 caracteres, se campo Isento estiver marcado.
- Código ANVISA: criamos com a obrigatoriedade de ser preenchido exatamente com os 13 caracteres, mas se o campo Isento estiver marcado, este campo fica desabilitado e tem o seu preenchimento: ISENTO.
- Preço Máximo Consumidor
Obs: A partir da versão 7.7.0.4, o parâmetro Código Enquadramento IPI foi movido para a Configuração do Armazém > Sub Menu: Armazém.
Utilizado para definir quais depositantes e suas particularidades trabalham com o produto selecionado.
Ao selecionar um Depositante ao produto, a começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, caso o parâmetro: Agrupar armazenagem dos componentes do kit está marcado para um produto / kit, com isso o sistema faz validações em alguns campos, parâmetros no Cadastro do Depositante, conforme demonstrado abaixo:
- Não é possível vincular o Depositante ao produto pois o parâmetro "Regime" é diferente de Filial para depositante(s) selecionado(s).
- Não é possível vincular o Depositante ao produto pois o parâmetro "Consistir Lote Indústria no Faturamento" está marcado para depositante(s) selecionado(s).
- Não é possível vincular o Depositante ao produto pois o parâmetro "Retorno de Faturamento Auto." (automático) usa o modelo RICOH para depositante(s) selecionado(s).
- Não é possível vincular o Depositante ao produto pois o parâmetro "Controle Fiscal de Kit apenas em componentes" está marcado para depositante(s) selecionado(s).
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro "Inventário" usa os modelos "XML - Modelo IAN" e "TXT - Modelo AS" para depositante(s) desse produto.
- Não é possível marcar essa opção pois o parâmetro "Retorno de Recebimento" usa os modelos "TXT - Separado por ponto e vírgula", "XML - Modelo IRN / Modelo TRN", "TXT - Modelo CE", "TXT - Modelo WMS Nota Fiscal", "REST - Modelo WMS Nota Fiscal" para depositante(s) desse produto.
A partir das versões 7.7.0.8, 8.1.0.5 e 8.5.0.0, criada integração INT_PRODUTODEPOSITANTE banco a banco, vinculado ao cadastro do produto por depositante, ao incluir vínculo do produto ao depositante.
Esta tela relaciona quais Informações Específicas do produto são coletadas para o depositante informado. Os depositantes podem controlar informações específicas distintas.
Botão: Depositante > Informação Específica > Cadastrar
- id Informação: identificador interno da aplicação.
- Informação: campo de pesquisa com cadastro realizado no menu Cadastro > Produto > Informações do Material.
- Imprime Etiqueta: indica se imprime ou não etiqueta de informação especifica.
- Valor Único: indica não permitir duplicar a Informação Específica por depositante. Um produto pode conter mais de uma informação específica associada, porém o sistema considera obrigatório que pelo menos uma delas seja considerada única.
- Controla Informação Específica Temporária: inserimos este parâmetro desde a versão 8.11.12.0, e está habilitado para marcar ou não se no campo Controle Informação Específica, do Produto x Depositante > Informações Associadas estiver setado para Coletar no Rec. e Rastrear na Mov e o campo Valor Único estiver marcado. Para mais detalhes.
- A ativação deste parâmetro modifica o momento de vínculo de Notas Fiscais a uma Ordem de Recebimento, o WMS gera de forma sequencial única no WMS as etiquetas da seguinte forma:
- Gerar uma etiqueta por unidade, por exemplo: produto A com o com o parâmetro ativo contém 350 unidades, geração de 350 etiquetas.
- A impressão da etiqueta acontece pela tela Gerenciar Ordem de Recebimento > botão Impressão e a reimpressão com solicitação de usuário e senha.
- A ativação deste parâmetro modifica o momento de vínculo de Notas Fiscais a uma Ordem de Recebimento, o WMS gera de forma sequencial única no WMS as etiquetas da seguinte forma:
- Não validar Padrão de Informação Específica: só está habilitado a partir do vínculo do Produto a Regra de Informação Específica, no menu Cadastro > Produto > Regras para Informações Específicas, e se deixar marcado este parâmetro, o sistema não valida o padrão de registro de informação especifica.
Botão: Depositante > Informação Específica > Remover Controle de Informação Específica
O sistema avalia se é possível ou não retirar o controle de informação específica do produto.
Define a lista de check list que é preenchida para o produto durante a Conferência de Entrada e/ou inventário, e que foi previamente cadastrado no Cadastro > Produto > Check List.
Botão: Depositante > Check List do Material > Cadastrar
- idCheckList Material: identificador interno da aplicação.
- Questão: questão do Check List que é preenchida no recebimento.
Define as configurações de uso do produto para o depositante selecionado, como por exemplo: quais embalagens de estoque e armazenagem são utilizadas, quais são as regras para alocação do Palete Completo, Sobra, Incompleto e Unidade, a Coleta de Informações, as regras de expedição, o Retorno de Armazenagem, a Tolerância na Pesagem, e demais parâmetros de controle.
- Código do Produto: este campo está vinculado ao Depositante, a partir das versões 7.7.0.8, 8.1.0.5 e 8.5.0.0, foi adicionando obrigatoriedade neste campo, restringindo o sistema para garantir que o mesmo código não seja usado em produtos diferentes para o mesmo depositante.
- Descrição: descrição do produto para o depositante.
- Fator de Estoque: quantidade que é informada ao ERP do estoque do item.
- Quantidade Mínima para produção de kit: relacionado a montagem de Kit, a partir do menu Serviços > Kit > Ordem de Serviço.
- Embalagem de Estoque: em alguns relatórios as embalagens são convertidas para o que estiver selecionado. A começar das versões 8.11.5.123 e 8.11.21.0, ajustamos a tela de Estoque Local por Lote para exibir a informação do estoque, pendência, adicionar e disponível da embalagem do lote.
- A exportação de estoque pela tela Exportar Estoque do Depositante ou pela tela Depositante > Exportar > Estoque, segue pela Embalagem de Estoque definida.
- Embalagem de Armazenagem: a ideia é que nos Mapa de Alocação e Mapa de Separação exiba a embalagem que estiver configurada como Embalagem de Armazenagem (exemplo: Tambor).
- Embalagem de Cobrança: ...
- Coletou Amostra no Recebimento: adicionamos este controle a começar da versão 8.11.17.0, e que durante a Conferência de Entrada, antes de finalizar a conferência das amostras por falha operacional, o Coletor de Dados permite coletar novamente a amostra. Para mais detalhes.
- Bloqueia Ordem de Serviço de Kit rastreável: inserimos este controle a começar da versão 8.11.14.0, e se este parâmetro estiver marcado, o sistema e bloqueia o uso de kit rastreável em Ordem de Serviço Rastreável. Este controle foi inserido para não perder a rastreabilidade do lote indústria gerado pelo nosso sistema se este parâmetro estiver desmarcado e se o produto fizer parte do fluxo de Ordem de Serviço Rastreável.
- Observação: o sistema não permite que o produto que participou alguma vez da Ordem de Serviço de Kit Rastreável, não participe de uma Ordem de Recebimento ou de uma Ordem de Serviço (simples), isso ocorre para não perder a rastreabilidade do lote indústria que foi gerado pelo nosso sistema, desde que também o parâmetro Bloqueia Ordem de Serviço de Kit Rastreável esteja desmarcado. Para mais detalhes.
- Etiqueta Lote por Caixa:
- A partir da versão 7.5.0.0, anteriormente existia na Configuração Geral > Parâmetros. Sempre que um único lote possuir varias caixas, o sistema agora, gera uma etiqueta para cada caixa.
- A contar da versão 7.7.0.0, este parâmetro foi modificado de ativar ou não, para poder escolher entre as opções:
- 0 – Não usa etiqueta: imprime a etiqueta que estiver configurada na Configuração Geral > Sub Menu Modelos > parâmetro Modelo de Etiqueta Lote.
- 1 – Modelo Lote: imprime a etiqueta por lotes gerados e que está configurada na Configuração Geral > Sub Menu Modelos > parâmetro Modelo de Etiqueta Lote.
- 2 – Modelo GS1-128 Para mais detalhes.
- A dimensão da segunda etiqueta é “70mm x 100mm”.
- A barra GS1-128 sempre é de fator 1, nunca é usado a barra da caixa. Houve mudança no layout da etiqueta a partir das versões 8.8.0.1, 8.8.1.0 e 8.7.2.6, mas desde as versões 8.11.8.0 e 8.10.5.2 o processo foi alterado se marcar o parâmetro Incluir Código do Produto na barra.
- O campo “Quantidade” mostra quantas unidades compõe, a caixa do lote gerado.
- Incluir Código do Produto na barra: parâmetro inserido desde as versões 8.11.8.0 e 8.10.5.2, para que seja possível composição com a etiqueta e a informação de Código Interno do Produto, adicionada na tag 240 do modelo GS1-128, possibilitando bipar na Conferência de Entrada os materiais caixa a caixa.
- Incluir quantidade unitária na barra: parâmetro adicionado a começar das versões 8.11.8.0 e 8.10.5.2, para compor a quantidade unitária na composição da etiqueta.
- Nesse caso são impressas duas etiquetas, a de lote configurada em informações gerais e a por caixa configurada por produto e depositante.
Exemplo:
- Alocação de palete completo: define qual é o direcionamento do produto dentro do armazém, no caso, quando a quantidade de lote for igual a norma de paletização da embalagem (lastro X quantidade de camadas).
- Pulmão Vazio: o sistema procura primeiro endereços de pulmão vazio para realizar a alocação.
- Pulmão Utilizado: o sistema procura primeiro os endereços de pulmão utilizado e que já tenham o produto, cubagem e peso disponível, não achando o sistema procura pulmão vazio, se no cadastro de setor está marcado o parâmetro Permite mais de um Produto no Pulmão, é permitido alocar produtos diferentes no mesmo endereço se a cubagem e peso permitir desde que os produtos estejam vinculados no mesmo setor.
- Picking: o sistema procura primeiro endereços de picking disponível.
- Alocação de palete incompleto: quando a quantidade do lote for menor que a norma de paletização da embalagem e divisível pelo lastro (camadas completas).
- Pulmão Vazio: o sistema procura primeiro endereços de pulmão vazio para realizar a alocação.
- Pulmão Utilizado: o sistema procura primeiro os endereços de pulmão utilizado e que já tenham o produto, cubagem e peso disponível, não achando o sistema procura pulmão vazio, se no cadastro de setor está marcado o parâmetro Permite mais de um Produto no Pulmão, é permitido alocar produtos diferentes no mesmo endereço se a cubagem e peso permitir desde que os produtos estejam vinculados no mesmo setor.
- Picking: o sistema procura primeiro endereços de picking disponível.
- Alocação de palete sobra: quando a quantidade do lote for menor que um lastro/camada da norma de paletização da embalagem e maior que uma caixa (maior fator de conversão).
- Pulmão Vazio: o sistema procura primeiro endereços de pulmão vazio para realizar a alocação.
- Pulmão Utilizado: o sistema procura primeiro os endereços de pulmão utilizado e que já tenham o produto, cubagem e peso disponível, não achando o sistema procura pulmão vazio, se no cadastro de setor está marcado o parâmetro Permite mais de um Produto no Pulmão, é permitido alocar produtos diferentes no mesmo endereço se a cubagem e peso permitir desde que os produtos estejam vinculados no mesmo setor.
- Picking: o sistema procura primeiro endereços de picking disponível.
- Alocação de palete unidade: quando a quantidade do lote for menor que uma caixa do produto (fator de conversão unitário).
- Pulmão Vazio: o sistema procura primeiro endereços de pulmão vazio para realizar a alocação.
- Pulmão Utilizado: o sistema procura primeiro os endereços de pulmão utilizado e que já tenham o produto, cubagem e peso disponível, não achando o sistema procura pulmão vazio, se no cadastro de setor está marcado o parâmetro Permite mais de um Produto no Pulmão, é permitido alocar produtos diferentes no mesmo endereço se a cubagem e peso permitir desde que os produtos estejam vinculados no mesmo setor.
- Picking: o sistema procura primeiro endereços de picking disponível.
- Picking Dinâmico: caso o produto não tenha endereço de picking (vazio) o sistema localiza um endereço de picking vazio somente para alocação, tem relacionamento com o parâmetro Utiliza Picking Dinâmico da Configuração do Armazém > sub menu Armazém durante o cadastro do produto e com o parâmetro Usa Picking do Cadastro do Depositante.
- A partir das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, adicionamos bloqueios da utilização de picking do produto quando houver o fluxo de Kit de Expedição Explodida com agrupamento. Para mais detalhes.
- Lote único no endereço: alteramos a forma de guardar os novos lotes, fazendo com que um determinado Lote Indústria e Vencimento nunca seja guardado no mesmo local que outro Lote Indústria e Vencimento. Isto não é aplicado para lotes danificados ou vencidos. Foi criado validação para todos os locais de estoque do produto, cujo local com estoque, possuir produto com estado BOM, com mais de um Lote Indústria e mais de uma data de Vencimento e caso isto ocorra exibe mensagem com as primeiras divergências encontradas.
- Quantidade Máxima de Picking: a começar da versão 7.5.0.0, este parâmetro foi transferido do Cadastro de Depositante > Dados do Depositante, com nova descrição: Define a quantidade máxima de endereços de picking que este produto pode ter.
- Tipo de Picking: criamos este parâmetro a partir da versão 8.8.3.0, que determina juntamente no Cadastro de Setor, quais Tipos de Embalagens (unidades, caixas, ambas) são armazenadas nos Locais de Picking, desde que utilize as opções Unidades ou Caixas ou Misto no parâmetro Permitir Picking.
- Misto: durante a Formação da Onda, a seleção dos endereços são mantidos, ou seja, caixas e unidades podem ser separadas de quaisquer setores que possuam estoque nos endereços.
- Segregado: a Formação da Onda, separa os produtos cujos setores estejam com os parâmetros Permitir Picking marcados para:
- Caixa e se não houve estoque suficiente é disparado reabastecimento, com caixas do mesmo fator de conversão,
- ou Unidades onde é reabastecido somente com o estoque de Picking de Caixa.
Houve mudança no comportamento:
- para a Formação da Onda;
- para o Reabastecimento sob demanda e no Reabastecimento Planejado;
- para a Gestão de Produto Recuperado, no Ajuste de Entrada, no Controle de Avaria, no Gerenciamento do Picking;
- para o Cadastro de Depositante > botão Padrão de Integração > sub Menu Embalagem houve a inclusão do campo Caixa Fechada e no sub Menu Produto a inserção do campo Tipo de Picking com os valores Misto e Segregado;
- para o Gerenciar Ordem de Recebimento referente a Geração de Mapa de Alocação e na Geração de Picking por OR e;
- também foi adequado o Cadastro do Picking, a Mudança de Picking e o Remanejamento do Coletor de Dados.
- Mais detalhes da nova funcionalidade.
- Material Perigoso (HAZMAT): a partir da versão 8.11.20.0, indica que o produto é um material perigoso e precisa estar em setor específico conforme os registros marcados na tela de Cadastro de Produto x Depositante > botão Informações de Preparação. Para mais detalhes.
- Classificação Material Perigoso: é um campo de pesquisa de tela de mesmo nome, com vínculo com o Material Perigoso (HAZMAT), a começar da versão 8.11.20.0. Para mais detalhes.
- Permite misturar Produto/Lote indústria/Vencimento no mesmo endereço, de acordo com a configuração do Setor: criado desde a versão 8.11.22.0, somente está habilitado para marcar ou não se o parâmetro: Lote único no Endereço estiver marcado. Permite misturar Lote indústria e Vencimento no mesmo endereço, desde que sejam produtos diferentes. Porém, é necessário configurar o parâmetro Permite misturar Produto/Lote indústria/Vencimento no mesmo endereço, apenas se forem produtos diferentes que consta no cadastro do Setor para que isto aconteça. Esta regra não se aplica para lotes danificados ou vencidos. Para mais detalhes.
Para acessar fluxo no sistema sobre Informação Específica
- Controle Informação Específica: escolha uma opção referente a forma de coletar informação específica.
- Importante: a partir da versão 7.3.0.0, foi modificado o sistema para que seja possível alterar o tipo de rastreabilidade de informação específica, onde é possível diminuir a rastreabilidade porém para aumentar a rastreabilidade ainda é obrigatório não possuir estoque do produto para poder alterar.
- Coletar no Rec. e Rastrear na Mov.;
- A informação específica é solicitada na Conferência de Entrada das mercadorias, via Coletor de Dados ou via importação no Gerenciador de Recebimento, isso depende do parâmetro Importar Informações Específicas localizado no Tipo de Recebimento.
- Na Separação de Onda via Coletor de Dados.
- Na Conferência de Saída pelo fluxo de Packing ou na Conferência Colmeia ou no CheckOut Express.
- A começar das versões 8.11.13.25, 8.11.24.0, modificamos a funcionalidade de Ajustes de Movimentação de Entrada, para o controle de Informação Específica. Para mais detalhes.
- Coletar no Rec. e Rastrear na Exp.;
- A informação específica é solicitada na Conferência de Entrada das mercadorias, via Coletor de Dados ou via importação no Gerenciador de Recebimento, dependendo do parâmetro Importar Informações Específicas localizado no Tipo de Recebimento.
- Na Conferência de Saída pelo fluxo de Packing ou na Conferência Colmeia ou no CheckOut Express.
- A começar das versões 8.11.13.25, 8.11.24.0, modificamos a funcionalidade de Ajustes de Movimentação de Entrada, para o controle de Informação Específica. Para mais detalhes.
- Coletar Somente na Conf. de Saída.
- A informação específica é solicitada somente na Conferência de Saída pelo fluxo de Packing ou na Conferência Colmeia ou no CheckOut Express.
- Coletar Lote Indústria: no Coletor de Dados na opção Conferência de Entrada e na opção Inventário é solicitada a digitação do lote indústria. A começar da versão 8.11.12.0, é solicitado também no Pedido Web, do Portal Web, se o parâmetro Obriga vínculo de Lote Indústria na adição do pedido no Cadastro do Depositante estiver marcado. Desde a versão 8.11.14.0 foi inserida trava: Não é permitido desmarcar o parâmetro Coletar Lote Indústria para Kit rastreado / Estojo que contém estoque com referência ao Kit Estojo. E é responsável pela formação de Ordem de Serviço de Estojamento. (Fluxo de Estojamento/Desestojamento está em reconstrução). (
- Coletar Lote Adicional: informações de lote extra controlado pelo produto que é informado no Coletor de Dados durante a Conferência de Entrada e é visualizado na tela do Gerenciar Ordem de Recebimento > Detalhes de Conferência.
- Utiliza Data da Conferência na Data de Fabricação: este parâmetro foi ajustado desde a versão 8.11.22.0, e indica se utiliza somente a Data da Conferência na Data de Fabricaçãoignorando o cálculo da fabricação baseado no Prazo de Validade do cadastro do produto, isto se, a opção Coleta Data de Vencimento do campo Coletar Vencimento do Lote estiver setado. Para mais detalhes. A começar das versões 8.11.23.2 e 8.11.24.0 ao informar ou alterar uma data de validade, a data de fabricação recebe a Data Atual, e ignora o valor informado em meses na tela do Cadastro do Produto. Para mais detalhes.
- Coletar Vencimento do Lote: no Coletor de Dados na opção Conferência de Entrada e na opção Inventário é solicitada a digitação da Data de Fabricação e/ou Data de Vencimento do lote. Este parâmetro está associado aos campos Prazo de Validade (meses), Prazo Crítico(meses) e Prazo de Comercialização (meses) localizados no Cadastro do Produto > Controle de Validade, conforme opção selecionada abaixo:
- Não Coleta: não solicita qualquer preenchimento de informação.
- Coleta Data de Vencimento: solicita no Coletor de Dados para coletar a Data de Vencimento, e busca a informação do prazo de validade no cadastro de produto, para a definir a Data de Fabricação. Valida se a Data de Fabricação é menor ou igual à data atual, bloqueando o recebimento do produto cuja data de fabricação calculada seja superior a data atual, e executa o bloqueio se o vencimento for menor que a data atual. A começar da versão 8.11.22.0 o parâmetro Utiliza Data da Conferência na Data de Fabricação fica habilitado e pode ser marcado. A começar das versões 8.11.23.2 e 8.11.24.0 e influencia na ativação do botão Alterar Data de Vencimento no Gerenciador de Lote. Para mais detalhes.
- Coleta Data de Fabricação: exibe no Coletor o campo Coletar Data de Fabricação, valida se a Data de Fabricação é anterior à data atual, rejeitando caso seja maior, busca a informação do prazo de validade do Cadastro de Produto para definição da Data de Vencimento. Valida se a Data de Vencimento é posterior à data atual, bloqueia o recebimento do produto vencido, como realizado hoje, e existe bloqueio se o vencimento for menor que a data atual. Desde as versões 8.11.23.2 e 8.11.24.0 e influencia na ativação do botão Alterar Data de Fabricação no Gerenciador de Lote. Para mais detalhes.
- Coleta Data de Fabricação e Vencimento: solicita ao usuário, no Coletor de Dados, para preencher a Data de Fabricação e a Data de Vencimento. Busca a informação do prazo de vencimento, campo: Prazo Validade no Cadastro do Produto, verificando se as datas coletadas são compatíveis, caso não sejam exibe mensagem de erro, não permitindo prosseguir com a conferência.
- Coletar Multi Volume: no Coletor de Dados na opção Conferência de Entrada, é exigido que informe a quantidade de volumes que estão vindo com o produto principal. Após a conferência da quantidade e da barra do produto, o sistema solicita quantidade de volumes para a quantidade conferida. Durante a geração do lote, o sistema gera um lote para cada multivolume informado.
- Validar apenas Mês e Ano do Vencimento: inserirmos este parâmetro a partir da versão 8.9.0.0, que se acionado, o sistema continua solicitando a data completa, mas internamente o sistema utiliza somente o Mês e Ano, desde que no campo Coletar vencimento do lote esteja setado para coletar Data de Vencimento ou Data Fabricação ou ambos, e não pode ter inventário em andamento ou uma Ordem de Recebimento do Produto x Depositante em questão. Observação: internamente a data coletada é gravada no campo Data Vencimento Original para efeito de backup. Muda a rotina de algumas funcionalidades:
- Geração de Lotes: caso haja Data de Vencimento, no campo Vencimento é gravado o vencimento com o último dia do mês, e no campo Vencimento Original a Data de Vencimento que foi coletada, tanto na Conferência de Entrada quanto no BackList.
- Cadastro de BackList: o dia não seja considerado na crítica. A validação é apenas entre o mês e ano, e é verificado se a conferência é ou não igual ao BackList.
- Inventário: ao salvar a Contagem Manual e/ou a Contagem via Coletor de Dados, o sistema altera para o último dia do mês/ano informado e nos dados do banco é gravada também a Data Original para manter o Log dos dados. A Rotina de Importação de Contagens de Inventário Terceirizado, e sumariza no campo Contagem do produto o último dia do mês no campo Data de Vencimento. Por exemplo: se houver duas linhas para o mesmo produto, mesmo lote indústria e datas diferentes, o sistema une as linhas, registrando a menor data no campo backup e no campo vencimento o último dia do mês.
- Geração de Retorno Simbólico ou Retorno de Armazenagem, os campos que utilizam Vencimento, como por exemplo: tagMed, Observações e infadprod, são informados os Vencimentos originais, dados recebidos de um sistema externo.
- As exportações E-09-Expo OR com Lote Indústria, E-23-Exp Movimentação Estoque, E-24-Expor Posição Estoque Lote, é informada a Data de Vencimento Original, ou seja, a Data de Vencimento informada no Cadastro do Lote.
- Coleta Amostra no Recebimento uma única vez: adicionamos este parâmetro a começar da versão 8.11.17.0, e que durante a Conferência de Entrada, o Coletor de Dados permite coletar apenas uma vez a coleta de amostra. Para mais detalhes.
- Remover o produto da crítica de Backlist: a partir das versões 8.11.8.21 e 8.11.19.0, ajustamos a forma de controlar o Backlist, que quando estiver marcado este parâmetro, não exista crítica de Backlist para este produto. Para mais detalhes.
- Cadastro Revisado: a começar da versão 8.11.20.0 este parâmetro controla se houve a inserção da quantidade de embalagens que estão vinculadas a partir do botão Informações de Preparação, e só permite continuar com a Conferência de Entrada, se o cadastro do produto foi revisado, obrigando o usuário a marcar este parâmetro. (por padrão este cadastro vem desmarcado). Para mais detalhes.
- Coleta Número de Série (IS_SN_REQUIRED): desde a versão 8.11.20.0, obriga o usuário a informar o número de série durante a Conferência de Entrada. Para mais detalhes.
- Rastrear Lote Durante a Separação: durante a separação é solicitado o Lote Indústria do produto.
- Reabastecer picking na onda
- Caixa: reabastecimento do picking durante a formação da onda é por caixa / unidade da embalagem.
- Lote Interno: reabastecimento do picking durante a formação da onda é por Lote Interno.
- Lastro: reabastecimento do picking durante a formação da onda é por lastro da embalagem.
- Limite de Ressuprimento: reabastecimento do picking durante a Formação da Onda é pela quantidade informada no Limite de Ressuprimento do Cadastro do Produto.
- Endereço: desde a versão 8.6.3.6, os lotes inseridos no Reabastecimento por Endereço ficam marcados como Conferidos = 'S', onde desce todo o pulmão para o picking, dispensando scanear todos os lotes, faltando somente Finalizar o Remanejamento. A partir da versão 8.1.0.0, o reabastecimento do picking durante a formação da onda é por Endereço, ou seja, o picking recebe a quantidade total do endereço de origem do produto da onda.
- Cadastro Automático de Picking: adicionamos um bloqueio de alteração desta opção com a seguinte mensagem: Não é possível alterar o parâmetro pois o produto está em uma onda com pendência de picking, para o comportamento de executar o Faturamento em Expedição com Limitação de Picking e que possibilita formar a onda com pendência de criação dos pickings dinâmicos e reabastecimentos. Para mais detalhes.
- O sistema também permite descer toda a demanda para novos endereços de picking, com isso é gerado o reabastecimento de todos os produtos da origem (somatória dos produtos iguais do endereço), ou seja, todos os lotes do mesmo produto são reabastecidos para o endereço de picking, com checagem da capacidade física do endereço (volumétrica e peso); com a geração de quantos remanejamentos forem necessários dentro do setor configurado para o produto e depositante até o limite da disponibilidade de endereços de picking disponíveis, restrito a Quantidade Máxima de Picking, ou seja, é quantidade máxima de endereços de picking configurados para o produto e depositante.
- Lote único no volume: faz com que nenhum volume gerado no packing ou colmeia possua produtos em seu conteúdo com Lote Industria e Vencimento diferentes. Isto não é aplicado para produtos Danificado ou Vencido.
- Regra Personalizada de Expedição do Produto: esta regra é utilizada na expedição de produtos durante a Formação da Onda.
- FIFO: produto com Data da Geração do Lote mais antiga que entrou é o primeiro que sai, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Data de Entrada e Lote Interno mais antigos.
- Data de Vencimento próximo de expirar.
- Menores números de Rua, Prédio, Andar e Apartamento.
- LIFO: produto com Data da Geração do Lote recente que entrou é o primeiro que sai, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Data de Alocação e Lote Interno recentes.
- Data de Vencimento futura.
- Menores números de Rua, Prédio, Andar e Apartamento.
- FEFO: produto com Data de Vencimento que está próximo de expirar que é o primeiro que sai, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Data de Vencimento próximo de expirar.
- Data de Alocação e Lote Interno mais antigos.
- Menores números de Rua, Prédio, Andar e Apartamento.
- LEFO: produto com Data de Vencimento futura que entrou é o primeiro que sai, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Data de Vencimento futura.
- Data de Alocação e Lote Interno mais novos.
- Menores números de Rua, Prédio, Andar e Apartamento.
- Sequência de Locais: o sistema busca o local / endereço com lotes internos mais antigos, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Menores números de Rua, Prédio, Andar e Apartamento.
- Data de Vencimento próximo de expirar.
- Data de Alocação e Lote Interno mais antigos.
- FIFO: produto com Data da Geração do Lote mais antiga que entrou é o primeiro que sai, exatamente na sequência de filtros utilizados pelo sistema:
- Controlar Tempo de Maturação: a começar das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, se estiver marcado controla o tempo de maturação dos produtos. Para mais detalhes.
- Utiliza Caixa Recomendada (SIOC): desde a versão 8.11.20.0, o sistema obriga o usuário a utilizar a mesma caixa do produto para expedição do Material Perigoso (Hazmat). Alteramos o sistema, a começar das versões 8.11.23.4 e 8.11.25.0, a requisição da etiqueta AWS, para que quando a Ordem de Separação vier com SIOC (Caixa Recomendada), as dimensões da caixa enviadas para a requisição da etiqueta são da Caixa Recomendada(SIOC) e não da caixa que foi utilizado para montagem de volume. Para mais detalhes.
- Reabastecer Picking com Maior Disponibilidade / Menor Ocupação: a começar das versões 8.10.3.125 e 8.11.20.0, faz com que seja selecionado um picking para reabastecimento com maior disponibilidade ou com menor ocupação no local.
- Considerações: alteramos a rotina de criar reabastecimentos automáticos durante formação de ondas para que, caso esta configuração esteja marcada, o sistema busque os pickings seguindo as novas regras na ordem descrita abaixo, de forma a balancear a utilização dos pickings quando existe mais de um picking para o produto.
- Picking com maior capacidade de peso.
- Picking com maior capacidade de cubagem.
- Picking com menor ocupação de peso.
- Picking com menor ocupação de cubagem.
- Observação: a utilização da configuração pode gerar maior número de reabastecimentos (utilização de empilhadeira) e maior visitação de picking. Recomenda-se o uso apenas quando utilizado: picking com posição fixa, ou seja, quando não utiliza picking dinâmico, mais de um picking para o produto, e que a regra de reabastecer seja por palete completo: Configuração: Reabastecer picking na onda com a opção Endereço.
- Considerações: alteramos a rotina de criar reabastecimentos automáticos durante formação de ondas para que, caso esta configuração esteja marcada, o sistema busque os pickings seguindo as novas regras na ordem descrita abaixo, de forma a balancear a utilização dos pickings quando existe mais de um picking para o produto.
- Validar Capacidade do Destino Picking CX no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking de caixas, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência. Para mais detalhes.
- Validar Capacidade do Destino Picking Misto no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking misto, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo: Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência. Para mais detalhes.
- Aceitar Qualquer Barra do Produto no Remanejamento planejado: desde as versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.16, faz com que durante o remanejamento, mesmo o lote sendo de barra de caixa, é possível conferir o produto informando qualquer barra do produto, como por exemplo a unitária (para casos onde o material não possui barra da caixa). Para mais detalhes.
- Validar Capacidade do Destino Picking UN no Remanejamento Planejado: ao iniciar a execução do remanejamento planejado pelo coletor de dados, em casos onde o destino seja um picking de unidades, o sistema valida se o material cabe no destino considerando a mesma validação do campo Pode Exec. citado anteriormente. Caso o destino não suporte o remanejamento, exibe mensagem de advertência. Para mais detalhes.
- Tipo de Validação de Capacidade do Primeiro Reabastecimento para o Local de Picking de Unidade: para mais detalhes.
- Total da capacidade do picking
- Capacidade disponível no picking: o primeiro reabastecimento do picking de unidade gerado pela onda, terá a quantidade que cabe no picking de unidade no momento da formação da onda (Capacidade de peso e cubagem do picking - Peso e Cubagem em estoque no picking). A partir do segundo reabastecimento gerado para o picking de unidades, o sistema considerará a capacidade total do picking. Essa opção funciona dessa forma por considerar que, quando o segundo reabastecimento for executado, o picking já estará vazio, pois será executado um de cada vez, à medida que a operação necessite do produto durante a separação.
- Percentual considerado da capacidade do picking de unidade para determinar a quantidade dos reabastecimentos: faz com que a capacidade do cadastro de picking de unidade seja considerada conforme esse percentual definido. Sendo assim, é possível por exemplo fazer com que reabastecimentos em um picking que tenha capacidade para 10 caixas, receba os reabastecimentos de 9 em 9 caixas, configurando seu percentual para 90 (90%).
- Utiliza Embalagem Padrão no Retorno de Armazenagem: ... a embalagem do produto foi realizada em fator de conversão maior, isto é, em caixa, mas o Retorno Simbólico das embalagens dos produtos é em unidade.
- Percentual de Entrada: percentual de tolerância para conferência de entrada dos produtos pesáveis, o sistema valida se o produto foi ou não conferido com sucesso.
- Percentual de Saída: percentual de tolerância para conferência de saída dos produtos pesáveis, o sistema valida se o produto foi ou não conferido com sucesso.
- Participação de Montagem: deve escolher uma opção, referente ao processo realizado no recebimento de um material no qual os mesmos são montados antes de serem alocados.
- P – Agrupador: ESTA OPÇÃO FOI DESCONTINUADA
- Otimiza espaço, pois os materiais são alocados juntamente, com isso ocupando menos locais de armazenagem.
- Exemplo: ao receber um gabinete de computador, um HD, duas memórias, uma placa mãe, um cooler e seus respectivos cabos, ao invés de alocar cada um dos materiais em uma posição palete são montados computadores juntamente de seus componentes e alocados , ao invés de alocar várias peças e alocar o gabinete com seus componentes. O sistema efetua cálculos para o melhor local a ser armazenado não considera a cubagem de todos os materiais, mas sim a cubagem do agrupador que no exemplo é o gabinete, mas é considerado o peso de todos os componentes envolvidos na montagem. - F – Componente: ao gerar o Mapa de Alocação o sistema efetua cálculos para o melhor local a ser armazenado considerando a cubagem e peso somente do material (individualmente), este campo é defaut, ou seja, este campo é marcado no vínculo do Produto ao Depositante.
- P – Agrupador: ESTA OPÇÃO FOI DESCONTINUADA
- Genérico: produtos similares que são enviados como genérico.
- exemplo :
- Id produto 10 computador (deixar marcado como genérico).
- Id produto 20 dell core due (no campo Associação ao Produto Genérico selecionar o id produto 10 computador, na nota fiscal é informado o computador, mas na Conferência de Entrada é permitido informar o produto 20 que faz referência ao id produto 10.
- Id produto 25 dell celeron (no campo Associação ao Produto Genérico selecionar o id produto 10 computador, na nota fiscal é informado o computador, mas na Conferência de Entrada é permitido informar o produto 25 que faz referência ao id produto 10.
- exemplo :
- Produto Genérico: a partir do momento que um outro produto tenha a flag marcada como Genérico, é exibido nesta tela a relação de produtos para vincular.
Exemplo: deixar marcado o parâmetro Genérico e no campo Associação ao Produto Genérico escreva um texto, localize outro produto e no campo Associação ao Produto Genérico localize o registro que no caso foi o primeiro produto.
- Exportar Arquivo Produto e Embalagem: exporta arquivo de produto e embalagem com novas inserções ou alterações de produto ou embalagem. Por default o parâmetro está ativo.
A começar da versão 8.11.20.0, podemos vincular os itens de preparação, conforme o cadastro realizado na tela Informações de Preparação. Para mais detalhes.
- IS_HAZMAT: alocar em setor específico para esse tipo.
- SIOC: caixa recomendada na expedição do produto.
- BAGGING: colocar Saco Plástico.
- BOXING: colocar em Caixa.
- BUBBLE_WRAP: plástico Bolha.
- SET_CREATION: montagem de Kit.
- SHARP_LBL_STICKERING: colocar Etiqueta de Produto Cortante.
- SHRINKWRAP: embalar em Plástico Filme.
- STUFFING: preenchimento de Caixa.
- SUFFOCATION_STICKERING: colocar Etiqueta de Risco de Sufocamento.
- IS_SN_REQUIRED: coleta Número de Série.
- IS_DATELOT_REQUIRED: coleta Data de Vencimento.
Associa um setor ao produto, este cadastro é verificado na Geração do Mapa de Alocação no Gerenciador de OR, valida a cubagem, peso e local disponível dentro do setor selecionado.
Observação: quando é utilizado Volume de Agrupamento, o lote PAI NÃO possui IDPRODUTO (pode possuir UM ou MAIS IDPRODUTO FILHO), desta forma não é possível que seja realizada ordenação por setor de produto utilizando priorização.
A começar das versões 8.11.23.1 e 8.11.24.0, o sistema valida este vínculo com o parâmetro: Produtos Especiais do Cadastro do Setor x Tipo de Produto, e pode apresentar a mensagem: O produto 999 não possui Tipo de Produto cadastrado no setor yyy, pois o Setor está configurado para produtos especiais.Para mais detalhes.
É possível inserir uma foto/imagem ao produto, com o formato de arquivo PNG, JPG ou GIF.
Agruparemos vários produtos, ao produto selecionado. Pode estar vinculado ao Kit Explodido.
Kit é uma palavra inglesa que significa conjunto de objetos ou materiais agregados para uma finalidade específica, como por exemplo um kit de material escolar, um kit de manicure, um kit de costura, etc., e a começar da versão 8.11.14.0 é possível também montar um estojo. (Para mais detalhes)
- A partir das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, podemos vincular componentes de produtos a um produto. Para mais detalhes.
- Caso a quantidade informada não seja um valor múltiplo do que há em estoque ou, caso a quantidade não forme o mesmo número de kits completos, é exibido mensagem de crítica: Não foi possível incluir ou alterar o produto do kit. A quantidade informada não forma kit(s) completos(s).
- Bloqueio: o sistema não permite vincular o mesmo componente a mais de um agrupamento.
- Se houver configuração de Informações Específicas com Kits de Agrupamento, exibe a mensagem de advertência: Não foi possível incluir ou alterar o produto do kit. O produto: idProduto: 13 possui informação específica para os id(s) depositante(s) 12.
- Particularidade dos campos abaixo informados, desde que o parâmetro Agrupar Armazenagem de Componente Kit está marcado para este produto:
- Código do Agrupamento: preencher este campo é obrigatório.
- Quantidade Agrupamento: indica a quantidade de kits que o agrupamento consegue atender.
A partir da versão 8.10.1.0, inserimos este botão para melhorar o controle de vencimento do produto por destinatário. Facilita a montagem dos produtos x data vencimento durante a Formação da Onda.
Botão Destinatário > Shelf-Life
- Controle de Shelf-Life: define a forma de utilização de Shelf-Life para expedição dos produtos. Para mais detalhes.
- 0 – Não controla, é marcado como default / padrão.
- 1 – Em dias corridos para o vencimento, o valor informado é a quantidade de dias antes da data final de vencimento que poderá ser utilizado para expedição.
- Exemplo: data de vencimento em 16/12/2017 e o valor informado foi de 60 dias corridos, logo, a data final de expedição será em 17/10/2017 pois, 16/12/2017-60 é igual a 17/10/2017.
- 2 – Percentual da vida útil, o valor informado é o percentual de vida útil que você deseja que o produto tenha.
- Exemplo: percentual de 90% e a data de vencimento se dá em 01/12/2015. Considerando que o produto tem 12 meses para vencimento, a data de fabricação se dá em 06/12/2014, logo, o prazo para utilização se dá em 11/01/2015 pois o cálculo é feito da seguinte maneira: Vencimento-(vida útil corrente * (90/100)).
- A começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.20.6, adicionamos esta etiqueta com as dimensões altura 100mm X largura 50mm: Para mais detalhes.
Vincular embalagens aos produtos, com diversos fatores de conversão, com lastro camada, cubagem, peso, podendo ativar ou não um parâmetro para controle da embalagem.
Importante: Caso exista o código de barras, basta clicar no botão Cadastrar, caso não possua clique no botão Gerar Código de Barras.
As definições dos campos estão informadas no link Embalagem.
Botão: Embalagens > Cadastrar
Sub Menu: Informações Adicionais
Basta clicar no link Embalagem para acessar os cadastros de embalagem do agrupamento Funções.
A partir das versões 7.7.0.8, 8.1.0.5 e 8.5.0.0, foi criada integração INT_PRODUTOEMITENTE (Banco a Banco) para realizar o cadastro do Código do Produto por Emitente quando as informações forem inseridas.
É possível vincular um novo código de produto a um cadastro de entidade. Funcionalidade que é utilizada na importação de arquivo XML, quando no arquivo, na tag prod, referente ao produto, não possuir o Código de Barras e somente código de referência do fornecedor, mas para que isto ocorra se faz necessário realizar algumas configurações no Cadastro de Depositante > sub Menu Integração / quando o parâmetro Importação NF Utilizando estiver setado para Código de Barras do Produto e ativado também o parâmetro Importar NF utilizando Código do Produto do Emitente.
Ao clicar no botão Cadastrar abre subtela cadastrar Código Produto por Emitente, onde o usuário pesquisa a entidade do Emitente e informa o Código do Produto.
- Regras:
- Não é possível cadastrar dois códigos de produto para o mesmo conjunto Produto/Emitente;
- Não é possível cadastrar o mesmo código de produto para produtos distintos do mesmo emitente. Caso ocorra, exibe mensagem de advertência ao usuário: “Não foi possível cadastrar o código XXXX para o Produto: XXX e Emitente XXXXX, pois este código está atribuído ao produto XXXXX deste emitente.”
Este botão é acionado se caso na tabela da Configuração Geral estiver acionado o campo codigointernoprodutosequencial, referente ao parâmetro Código Interno do Produto Sequencial, a ativação é realizada pela equipe de suporte Senior-RP.
Desde a versão 8.11.4.0, é visualizada e impressa a etiqueta do INMETRO, caso o campo Código INMETRO esteja preenchido via integração. O sistema solicita a quantidade de etiquetas a serem impressas. Para mais detalhes.
Etiqueta com as dimensões altura 24 mm X largura 57 mm.
A começar da versão 8.11.4.0, teremos a possibilidade de selecionar uma impressora para a impressão de etiquetas. Para mais detalhes.
Caso não esteja exibindo a lista de impressoras, instale no computador o WMS Connector.
A partir das versões 8.9.4.11, 8.11.8.0 e 8.10.3.20 selecionaremos os arquivos que são importados (no formato JPG ou JPEG) e não apenas a pasta.
Para realizar a importação das imagens dos produtos, os mesmos devem constar no nome do arquivo o idproduto ou Código Interno, ao selecionar o agrupamento de imagens, e depois o sistema questiona se a informação que consta no nome do produto faz referência ao idproduto ou Código Interno para fazer os devidos vínculos.