Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Transação no Recebimento

A transação de um recebimento de produtos no agronegócio serve para classificar o tipo de operação que será feita para as ordens de compra e notas fiscais, ela pode ser configurada de duas maneiras:

  1. Provenientes das informações configuradas nos Contratos, para os Fornecedores Participantes. Essa informação prevalece sobre as outras informações de transação;
  2. Do campo Transação, da tela Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC), para entradas sem contrato ou para quantidade excedentes ao contrato.

A transação preenchida será a utilizada para gerar a ordem de compra. A nota fiscal é gerada com a transação vinculada à transação da ordem de compra na tela de Parâmetros por Transação e Estado.

Pré-requisitos

A transação para a ordem de compra gerada no recebimento determina o tipo de entrada de produto: A Fixar, A Depósito ou Compra Imediata. Antes de informar a transação no recebimento, é preciso atentar-se ao seguinte:

  1. Elas podem ser configuradas no Recebimento, apenas se o campo Tipo de Recebimento, na guia Outros, em Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem Compra / NF Entrada / Fatura (F001TCP), estiver preenchido com 1, 2 ou 3.


    1. A transação da ordem de compra "A Deposito" e "A Fixar" não deve ter integração com o Contas a Pagar, apenas com o Estoque. Esta transação de estoque deve ter Forma Valorização Movimento igual a "M-Pelo Movimento" e Considera Quantidade para Movimento igual a "Sim", na tela de Transação de Estoques (F001TES). O contas a pagar será gerado ao Fixar o produto na tela F439FIX;
    2. A transação da ordem de compra de "Compra Imediata" deve integrar com o Contas a Pagar e com o Estoque. Esta transação de estoque deve ter Forma Valorização Movimento igual a "M-Pelo Movimento" e Considera Quantidade para Movimento igual a "Sim", na tela de Transação de Estoques (F001TES).
      Esta integração é feia na guia Integrações, campo Transação Integrada.
  2. Caso seja utilizado o conceito de preço pauta e seja necessário gerar uma fixação com preço menor do que o recebimento, é necessário que a transação do recebimento esteja parametrizada com Sim no campo Receb. preço pauta.
  3. A transação da Ordem de compra deve ser ligada a uma transação para gerar a nota fiscal em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Transação e Estado (F009PTE):
    1. No campo Trans. Produto deve ser preenchida a transação utilizada na geração da nota fiscal de entrada (tipo 6 ou 10);
    2. Esta transação precisa ter sido cadastrada na tela de Transações de Compras (F001TCP) e nesta tela o campo Compra de taxa, na guia Outros, deve estar preenchido com Não.
  4. Caso não haja este relacionamento na tela F009PTE, para a geração da nota fiscal do tipo 6 ou 10 é considerado o preenchimento da tela F009PPE, do campo Transação NFE Produtos Adquiridos (se pertencer ao estado selecionado).

Observação

A Transação também pode ser tratada através de regras configurar no identificador de regras CPR-440TNSDE01.

Este artigo ajudou você?