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Separação originada por Pedido

Este é macroprocesso da integração de separação entre Gestão Empresarial | ERPe WMS WIS quando originada por pedido:

Para gerar ordens de separação no WMS WIS a partir de pedidos registrados no Gestão Empresarial | ERP:

  1. Desde que o pedido não esteja bloqueado, o Gestão Empresarial | ERP vai preparar seu envio para o WMS WIS. O envio ocorre conforme configuração previamente realizada no campo Exportar documento ao fechar da tela F070INT - Cadastros > Integrações > Parâmetros de Integração:
    • A opção "Sim" selecionada caracteriza um envio automático que inicia quando o botão Fechar for acionado na tela de Pedido. Já que os itens do pedido saem por um depósito integrado com o WMS WIS, isso não fecha o pedido, mas modifica seu status para "6 - Aguardando integração".
      Observações

      • Quando um pedido é fechado e possui um motivo de bloqueio para separação, o sistema exibe a seguinte mensagem: "Pedido fechado com sucesso. O pedido não será enviado ao WMS para separação devido ao seguinte motivo: [...]".
      • Enquanto um pedido está bloqueado, a ordem de separação não é gerada e o pedido permanece com o status "6 - Aguardando integração".
      • Quando esta configuração de exportar o pedido ao fechar está feita e o pedido está bloqueado, assim que ele é desbloqueado, a ordem de separação é gerada automaticamente. Isso também acontece quando o pedido é liberado através da tela F120LIB - Liberação de Pedidos bloqueados - esta tela pode ser usada para desbloquear pedidos que tenham restrições comerciais ou financeiras. Não pode ser usada para desbloquear por motivos relacionados ao WMS. Para desbloquear um pedido cujo bloqueio tenha relação com o WMS WIS:
        1. Acesse a tela de pedido.
        2. Clique no botão Diversos.
        3. Vá à guia WMS e apague o motivo que consta no campo Motivo bloqueio separação.

    • A opção "Não" selecionada caracteriza o envio manual e inicia quando a tela F000GOW - Geração de ordens de separação/recebimento é utilizada.

    Depois que o pedido é lançado no Gestão Empresarial | ERP, ele só pode ser faturado após receber a confirmação de separação do WMS WIS.
  2. As ordens de separação geradas a partir dos pedidos serão exportadas para o WMS WIS quando o processo automático 84 - WMS Senior for executado.
    • A mercadoria será despachada para o endereço de entrega informado no pedido de venda, caso esse dado não tenha sido informado no pedido de venda será considerado o endereço de entrega informado no cadastro do cliente, e ainda, caso esse dado também não tenha sido cadastrado, será utilizado o endereço do cliente.
  3. Depois que o pedido for exportado do Gestão Empresarial | ERP, é necessário prosseguir com o processo no WMS WIS.

    Observações

    • Somente na integração com WMS WIS Full: No caso de produtos do tipo kit, o WMS Full aceita separar quantidades parciais daquelas necessárias para compor o kit (dependendo de como está configurado no WMS WIS). A ordem de separação é gerada contendo somente os componentes do kit.
    • Somente na integração com WMS WIS Express: é necessário atender completamente o pedido, não havendo a possibilidade de atendimento parcial.
    • O WMS WIS não aceita separar uma quantidade de mercadorias maior do que aquela que consta no pedido.

  1. Quando o processo de expedição é finalizado, o Gestão Empresarial | ERP estará apto para importar o retorno da separação. Isso ocorrerá quando o processo automático 84 - WMS Senior for executado.
    Importante

    Para receber notificações do Gestão de Armazenagem | WMS WIS no Gestão Empresarial | ERP, é necessário configurar corretamente a interface de saída, seguindo as instruções abaixo:

    • Certifique-se de marcar a caixa de seleção no campo Aguarda Interf. Faturamento, conforme ilustrado no exemplo de imagem abaixo:

    • Verifique se o campo Tp. Envio Interf Separação não está definido como "Caminhão fechado".
  2. Caso o parâmetro "FATURAR_PEDIDO" do processo automático esteja configurado com "SIM", o ERP gera uma nota fiscal de saída e altera a situação do pedido para "Liquidado". Caso o parâmetro "FATURAR_PEDIDO" do processo automático esteja configurado com "NÃO" ou não tenha sido informado, a mercadoria não pode ser embarcada para entrega até que a nota seja emitida e autorizada pela SEFAZ.
    O mesmo pode ser feito através do campo Faturar após retorno de separação(tela Parâmetros da Integração - F070INT) - se definido como "Sim", faz com que o ERP gere uma nota fiscal de saída a partir do pedido.
  3. Se o campo Emite NF-e automática separação (tela Parâmetros da Integração - F070INT) estiver parametrizado como "Sim", o sistema emite a nota fiscal eletrônica após o retorno da separação.

    Importante

    O identificador de regras EST-210CRIFE01 poderá ser utilizado para garantir que Faturamentos Automáticos de Pedidos oriundos do retorno da separação enviado pelo WMS WIS tenham validação de um critério de formação de Estoques específico.

    A simples ativação do identificador (sem definição de regra), fará com que o Gestão Empresarial | ERP utilize como critério de formação de Estoque 8 (Estoque - Analise/Carga - Bloqueio - Reserva).

    Caso haja necessidade de tratativa diferenciada entre processos de integração, onde haja necessidade de tratativa de critério de formação de estoque em pontos diferentes da integração, é possível fazer diferenciação na regra do identificador através da variável VsCodTns, que recebe como valor durante o processamento a transação de estoque atrelada ao processo que está sendo executado.

  4. Depois de faturado o pedido, a mercadoria pode ser embarcada. Porém, o Gestão Empresarial | ERP precisa notificar o faturamento através de um processo automático configurado com o parâmetro EXPORTAFATURAMENTO .

Notas

Importante:

Tabela WIS que armazena os dados da embalagem: INT_S_PEDIDO_VOLUME

Tabelas do ERP alimentadas com dados da embalagem no retorno da separação:

  • E120EMB -> Quando for separação por pedido.
  • E135EMB -> Quando for separação por pré-fatura.

A importação das embalagens ocorre na execução do processo agendado:

  • Rotina: 84
  • Tipo: RETORNOEXPEDIÇÃO

Observação:
Para análise da integração será necessário verificar log do processo agendado.

Separação parcial originada por pedido (integração com versão Full)

Somente na integração com WMS WIS Full: é possível realizar a separação de produtos em quantidades inferiores às solicitadas na ordem de separação.

A separação parcial resultante de um pedido funciona assim:

  1. O ERP exporta a ordem de separação para o WMS.
  2. Depois que finaliza a separação, o WMS fornece ao ERP as quantidades reais separadas.
  3. O ERP importa este retorno e fecha o pedido com as quantidades informadas pelo WMS. As quantidades não separadas são automaticamente canceladas. Quando o pedido é faturado (quer seja de forma automática ou manual), a situação é alterada para "Liquidado".

Separação por pedido somente quando há estoque

É possível configurar o Gestão Empresarial | ERP para que os pedidos somente sejam enviados para separação pelo WMS WIS quando há estoque para todos os produtos do pedido. Para isso:

  1. Na tela F070INT - Cadastros > Integrações > Parâmetros de Integração, guia Logística WMS :
    1. Configure o campo Exige estoque para separação como "Sim";
    2. Defina para o campo Motivo bloqueio por falta de estoque o valor que será exibido sempre que um pedido for bloqueado por falta de estoque.
    Notas
    • Se um pedido foi bloqueado por falta de estoque e mais tarde é dada entrada no estoque do produto, é necessário ir manualmente no pedido e remover o código de motivo de bloqueio. Para isso:
      1. Acesse a tela de pedido.
      2. Clique no botão Diversos.
      3. Vá à guia WMS e apague o motivo que consta no campo Motivo bloqueio separação.
    • Nas telas de pedido, caso o motivo de bloqueio seja removido e o ERP identifique que não há estoque, preenche novamente o campo Motivo de bloqueio WMS do pedido. Da mesma forma, se o campo Motivo de bloqueio WMS for limpo e for identificado que o lote é obrigatório, mas não há lote informado, o sistema irá preencher o campo Motivo de bloqueio WMS do pedido com o código do Motivo bloqueio por falta de lote, configurado na tela Parâmetros de Integração - F070INT .
    • Depois que ordem de separação já foi gerada para um pedido no Gestão Empresarial | ERP, o sistema não controla mais a existência de estoque para gerar a ordem de separação no WMS WIS.
    • Quando um produto é controlado por lote , o Gestão Empresarial | ERP avalia o estoque desprezando o número do lote - já que ele só pode ser informado após fechar o pedido. Caso o Gestão Empresarial | ERP esteja configurado para exigir lote, primeiro o sistema irá gravar o motivo de bloqueio "por falta de lote" e depois que os lotes forem informados, avaliará se existe estoque dos lotes informados. Se não existir, trocará o motivo de bloqueio de "falta de lote" para "falta de estoque".

Separação de produtos controlados por lote

Se desejar indicar ao WMS quais lotes devem ser separados:

  1. Na tela de Parâmetros da Filial para Integração (F070INT) , guia Logística WMS, marque o campo Obrigar WMS separar lote do pedido como "Sim".
  2. Na mesma tela, defina um valor para o campo Motivo bloqueio por falta de lote.
  3. Durante a exportação de separação, o Gestão Empresarial | ERP envia os lotes de fabricação para o WMS WIS.
  4. WMS WIS somente separa os lotes informados pelo ERP.

Comportamento do sistema quando os pedidos são controlados por lote

Quando a opção de separar produtos controlados por lote é usada, o sistema se comporta assim:

  1. Quando o pedido é fechado, o sistema verifica se deve exportar os lotes para o WMS (campo Obrigar lote separação igual a “Sim”, na tela F070INT ).
  2. Se quer obrigar separar os produtos com os lotes informados no ERP e algum item do pedido não possui lote, o sistema informa o motivo no campo Motivo bloqueio separação (telas F120DIV ou F120DIS ) e com isso não é gerada a ordem de separação para o pedido.

    Nota

    Se desejar, o próprio usuário que estiver digitando o pedido pode informar um motivo diferente daquele que consta no campo Motivo bloqueio separação e ele não será sobrescrito pelo sistema.

  3. Depois que o pedido é fechado, o botão Dist.Lote deve ser usado para definir os lotes dos itens do pedido. Nessa hora, o motivo de bloqueio é removido e a ordem de separação pode ser gerada.

    Nota

    Caso o motivo tenha sido informado pelo próprio usuário e por isso seja diferente daquele informado no campo Motivo bloqueio separação, ainda que passe a ter lote em todos os seus itens, o pedido continua bloqueado até que o motivo seja apagado.

Separação de produtos controlados por série

Se o pedido contiver produto controlado por série:

  1. O Gestão Empresarial | ERP não envia as séries para o WMS WIS.
  2. Ao importar o retorno da separação, o Gestão Empresarial | ERP considera as séries fornecidas pelo WMS WIS.

Separação de depósito diferente daquele informado no pedido

WMS WIS pode separar mercadorias de depósitos diferentes daqueles informados no pedido enviado pelo Gestão Empresarial | ERP. Neste caso:

  1. Gestão Empresarial | ERP envia o pedido solicitando que as mercadorias sejam separadas do depósito A.
  2. WMS WIS separa as mercadorias no depósito B.
  3. Ao importar o retorno da separação, o Gestão Empresarial | ERP transfere as mercadorias do depósito retornado pelo WMS WIS (B) para o depósito que consta no pedido (A). Assim, quando o pedido é fechado, a baixa de mercadoria é feita no depósito que consta no pedido.

Observações na ordem de separação

Para algumas situações, é útil inserir informações adicionais na ordem de separação, como por exemplo: que o produto a ser separado tenha ou não determinada procedência.

Se deseja enviar alguma observação relacionada a separação para o WMS:

  1. Informe nas observações do pedido as informações desejadas, com Tipo de informação igual a "3 - Instrução WMS".
  2. Durante a exportação da separação, o Gestão Empresarial | ERP envia os primeiros 500 caracteres dessa informação para o WMS WIS.
  3. A informação aparece na ordem de separação gerado no WMS, permitindo ao operador o acesso a essa informação.

Nota

Mesmo após o faturamento da ordem de separação, é possível incluir novas observações com Tipo de informação igual a "3 - Instrução WMS" diretamente na nota fiscal de saída. Essas observações serão enviadas ao WMS WIS juntamente com a notificação de faturamento.

Cancelamento

Caso a separação de um pedido seja cancelada no WMS WIS, o Gestão Empresarial | ERP importa a operação, cancelando o pedido.

Cancelamento a partir do ERP

Os pedidos integrados com o WMS WIS podem ser cancelados através das telas de emissão de pedido, desde que já tenham retornado do WMS e estejam com as situações “Aberto Total” e “Aberto Parcial”. Após processar o cancelamento, o Gestão Empresarial | ERP envia o cancelamento da ordem de separação existente no WMS. O cancelamento do pedido deverá ser total, caso contrário, não será enviado ao WMS.

Cancelamento de nota fiscal de venda

Se a nota fiscal de venda cancelada foi gerada a partir de um pedido:

  1. O ERP verifica se o pedido também deve ser cancelado.
    • Se o pedido for cancelado, o ERP envia uma ordem de cancelamento de separação para o WMS.
    • Se o pedido não for cancelado, o ERP envia uma notificação de cancelamento da respectiva nota permitindo que o WMS remova o vínculo da nota com a ordem de separação.

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