Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Finanças > Fundos de Investimentos

Fundos de Investimentos

Os fundos de investimentos são um dos tipos de aplicações financeiras, que reúnem recursos de um conjunto de investidores (cotistas). Desta forma, é possível investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados. Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros.

Ao participar de um fundo de investimento, o investidor aporta um montante em dinheiro, onde ele adquire uma quantidade de cotas baseadas no valor da cota (valor investido/valor de uma cota = quantidade de cotas). Desta forma o rendimento da aplicação em fundos de investimento é obtido pela valorização/desvalorização do valor unitário da cota do fundo.

Sobre os rendimentos do fundo, há incidência de IRRF e IOF. O IRRF pode ou não seguir conceito de come cotas, ou seja, quando o tributo consome uma quantidade de cotas que o investidor possui no fundo para fins de desconto do valor.

Parametrizações

Para o acompanhamento de aplicações em fundos de investimento pelo sistema, as seguintes parametrizações são necessárias:

  1. Na tela Tipo de produto bancário (F606TPB), cadastre um novo tipo de produto de bancário, que deve ser referente ao fundo de investimento. Para isso, no campo Tipo Operação, informe a opção "4 - Fundo de investimento";
  2. Após o cadastro do tipo do produto bancário, acesse a tela Produtos Bancários (F606PBC) e cadastre um novo produto bancário para o fundo de investimento. Se desejado, informe a forma de tributação na guia Tributação, como por exemplo, o IRRF.

Utilizando a rotina de fundos de investimento

  1. Depois de realizar as parametrizações acima, acesse a tela Extrato de Fundos de Investimento (F606EFI). Nela você deve cadastrar os valores dos extratos recebidos sobre os fundos de investimento;
  2. Posteriormente, utilize a guia Cadastros da tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento (F606CCR), incluindo os dados do fundo de investimento no contrato:
    • Informe o Produto Bancário cadastrado para o fundo do investimento;
    • Defina a Data Aplicação/Captação, de acordo com o extrato bancário;
    • Informe a Conta Interna e Conta Aplicação/Captação;
    • Informe a Quantidade Cotas que foi adquirida. Automaticamente o sistema preenche o Valor Aplicação/Captação, de acordo com o campo Data Aplicação/Captação e o valor calculado no cadastro do extrato para a cota (o sistema busca o extrato mais atual para o produto bancário, cuja data é menor ou igual a data de aplicação/captação, e multiplica o valor de cada cota existente no extrato pelo valor informado no campo Quantidade Cotas).
  3. Após o fechamento do contrato, os botões Atualizar Cálc. e Resgate ficam disponíveis na tela Cadastro Contrato da Aplicação e Financiamento:
    • Atualizar Cálc.: ao clicar neste botão, a tela Tesouraria – Atualização Cálculo Contrato da Aplicação e Financiamento (F606ATC) é aberta, sendo possível consultar os valores do fundo de investimento. Quando há mais de um extrato bancário cadastrado, as informações dessa tela são atualizadas automaticamente, realizando uma comparação entre cada extrato (sempre entre o último e o primeiro índice cadastrado).

      A coluna Rentabilidade % apresenta o percentual de rentabilidade até o ciclo atual, ou seja, em comparação com o valor inicial do contrato. A coluna Valor Cálc. Diário traz o valor do rendimento do contrato até aquele período. A coluna Valor Cálc. Acumulado apresenta o valor atual aplicado no fundo. Já a coluna Índice apresenta o valor da cota cadastrado no extrato, assim como a coluna Quantidade Cota. Também nesta tela, ao marcar a opção Mostrar lançamentos diários, são exibidos os lançamentos diários referentes ao fundo de investimento.

      Caso não exista extrato cadastrado para a data, o último extrato válido é considerado. Ao clicar em Processar, são gravadas todas as atualizações do fundo de investimento, independente se houve ou não alteração no extrato.
    • Resgate: ao clicar neste botão, a tela Resgate de Aplicação e Financiamento (F606CRG) é exibida, possibilitando o resgate do investimento no fundo. O sistema exibe o valor líquido para resgate, como também os impostos relacionados a ele, como por exemplo, o IRRF (se houver).

Este artigo ajudou você?