Realize a operação de entrada e/ou atualização de dados de títulos financeiros do contas a pagar pelo arquivo eletrônico DDA através da tela de recebimento de títulos do DDA (F510DDA). Este processo substitui a digitação/leitura do código de barras dos boletos nos títulos ou o cadastro dos boletos enviados pelos bancos manualmente no sistema.
No processamento deste arquivo, disponibilizado pelo banco, poderá ser gerado um novo título específico com o respectivo código de barras, se não existir na base de dados. Também pode ser atualizado o código de barras e dados de vencimento, valor, entre outros, para os títulos que já constam em aberto no contas a pagar, se houver alguma inconsistência de lançamento.
Para realizar este procedimento de entrada de títulos, prossiga da seguinte maneira:
- Acesse Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Débito Direto Autorizado por Série (F510DDA);
- Informe o Portador (banco) do título;
- Em Nome Arquivo carregue o arquivo eletrônico, referente ao DDA, disponibilizado pelo banco, que está salvo no diretório em seu computador;
- Clique em Mostrar para carregar os dados do arquivo e, em seguida, em Processar para executar a rotina:
- quando já existir o título na base de dados, a rotina apenas atualizará o código de barras. Se acontecer de um título que já estar no sistema com seu código de barras, porém desejar que na importação os códigos de barras sejam atualizados pelo arquivo DDA do banco, ative o identificador de regras CPA-510DDATI02 para que seja feita a atualização do código de barras quando o título já estiver cadastrado no sistema.
- se o título ainda não estiver cadastrado no sistema, a rotina vai inseri-lo na base de dados, já dando entrada no título com o seu código de barras;
- se não tiver cadastrado o fornecedor do título, este não será inserido no sistema e aparecerá na grade Retorno - Títulos Não Encontrados;
- se houver alguma diferença no vencimento do título do arquivo a ser associado ao título cadastrado no sistema, o sistema irá emitir uma mensagem de erro. Para que esta situação não aconteça e o sistema atualize as informações, ative o identificador de regras CPA-510DDATI01 para que seja feita a atualização da data de vencimento do título no DDA).
Ao importar o arquivo DDA, os títulos aparecem na grade como não existentes, mas ao clicar em Processar eles serão inseridos.
Os títulos poderão ser inseridos como efetivos ou previstos, dependendo da parametrização selecionada ao importar o arquivo DDA. Para esta definição, após importar o arquivo através do campo Nome Arquivo, clique em Seleção e, na tela F510SDD, parametrize o campo Buscar Transação de Previsão:
- Ao informar "S- Sim" os títulos inexistentes na base serão carregados e gerados como títulos previstos;
- Ao informar "N - Não" os títulos inexistentes na base serão carregados e gerados como títulos efetivos.
Quando os títulos são importados na modalidade previstos, é possível utilizar o recurso de um parâmetro global ao dar entrada nas notas fiscais, que permite que os títulos sejam encontrados e efetivados no fechamento da nota fiscal. Para isso acesse Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS) e ative o parâmetro global IndTitPre. Desta forma, ao fechar a nota fiscal, o sistema irá questionar se o usuário deseja efetivar o título em vez de gerar um novo.
Desmembramento do código de barras
Receber os arquivos DDA do banco e associar os códigos de barras ao
respectivos títulos.
Quando desmembrado o código de barras do título do banco através da regra no
modelo, se obtém informações como valor e vencimento. Estas informações podem
então ser atribuídas aos campos correspondentes. Assim a procura será feita pela
combinação do fornecedor, valor e vencimento original.
Os títulos que não encontrados poderão ser associados aos títulos já
existentes na base, onde as combinações de Fornecedor e
Valor Original ou Fornecedor e Vencimento Original sejam
iguais. Encontrado e
selecionado, o título irá para os títulos associados.