Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Pagamento eletrônico

Pagamento eletrônico é qualquer tipo de pagamento feito eletronicamente, que não utiliza dinheiro em espécie ou cheque físico. Os métodos de pagamentos eletrônicos incluem cartões de crédito, cartões de débito e a rede de ACH (Câmara de Compensação Bancária Automatizada).

O sistema ACH compreende o depósito direto, débito direto e os cheques eletrônicos (e-cheques). Com este sistema de pagamento eletrônico, os arquivos podem ser remetidos para múltiplos bancos de forma eletrônica. O banco cumpre as instruções de pagamento e retorna o arquivo autenticado contendo a informação de que o débito foi efetuado.

Esta rotina, é executada através do processo de geração, exportação de arquivos, denominados remessa, contendo informações dos títulos a pagar e o envio deste para banco. O objetivo destes arquivos é intercambiar informações digitalmente entre o sistema do banco e o do cliente. Dentre as informações podemos citar: cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta e custódia de cheques. Cada uma destas informações tem seu fluxo de informação e, portanto, um layout.

O arquivo contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN. Cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão. Ao receber o arquivo, o banco inicia o processo de importação, leitura e processamento do mesmo para então efetuar a baixa dos títulos enviados no arquivo, completando o pagamento de forma eletrônica.

Os bancos usam o padrão "CNAB 400 bytes" ou "CNAB 240 bytes" homologados pela FEBRABAN, para receber (remessa) e enviar (retorno) informações para as empresas clientes usando arquivos. O objetivo destes arquivos é intercambiar informações digitalmente entre o sistema de informática do banco e o do cliente. Dentre as informações, estão: cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta e custódia de cheques.

Cada uma destas informações tem seu fluxo de informação e portanto um layout. O arquivo contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN, cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, tem suas variações que são previstas dentro do padrão. O Pagamento Eletrônico do Gestão Empresarial | ERP foi desenvolvido com base no padrão "CNAB 240".

Importante

A rotina de Pagamento Eletrônico somente pode ser realizada se houver títulos na Gestão de Contas a Pagar.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?