Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar

F001TPA - Transações de Contas a Pagar

Esta tela permite o cadastro de transações para o contas a pagar.

Transação
Código da transação. A transações do Contas a Pagar podem ser cadastradas do código 90500 até o 90579.

Descrição Transação
Descrição da transação. O conteúdo deste campo é aplicado às consultas e relatórios, portando, sugere-se preenchê-lo com um texto relacionado à finalidade da transação.

Módulo
O código do módulo da transação é o módulo que define se a transação será uma transação de entrada de títulos normais, uma transação de entrada de títulos previstos ou uma transação de baixa de títulos. Os módulos disponíveis para seleção durante o cadastro das transações são:

A forma de definição deste campo é muito importante para as entradas e baixas de títulos. Nos movimentos de baixa de títulos será possível definir apenas as transações do módulo "CPB". Nas telas de entrada de títulos, será possível definir as transações dos módulos "CPE", para títulos efetivos e "CPP", para títulos previstos.

Pagar 1

Detalhes Transação
Detalhes sobre a transação.

Aceita Manual
Este campo tem influência direta no filtro das transações nas telas de entrada e baixa de títulos. Quando este campo estiver como Sim, a transação poderá ser utilizada em processos que tenham interação com o usuário. Caso este campo esteja preenchido com Não, em muitos dos processos de entrada e baixa de títulos a transação não poderá ser utilizada.

Ao ser digitada uma transação com este campo igual a Não, durante a inclusão de um título, será apresentada a mensagem Registro não existe. Selecione outro.

Forma Contabilização
Código da forma de contabilização da transação. Este código é utilizado pela Contabilidade para contabilização dos movimentos do contas a pagar.

Forma Rateio
Define-se a forma de rateio da transação.

Critério Rateio
Define-se o critério de rateio da transação.

É o critério de rateio que define de onde que o rateio será buscado, quando a forma de rateio for igual a "1 - Pré-definido c/ Confirmação" e "2 - Pré-definido s/ Confirmação". Por exemplo, na inclusão de um título, o rateio pode ser buscado do fornecedor, do tipo de título e do portador, entre outras opções. A tabela 01 apresenta a lista com todos os critérios de rateio disponíveis:

Observação

Para a formação do rateio no movimento do título, o sistema busca em cada um dos critérios de rateio, um rateio cadastrado. Fazendo isso do primeiro critério cadastrado ao último.

Código Regra
Vincula uma regra à transação. Uma transação pode ter um código de regra associado à mesma. A regra associada será executada no momento da inclusão/alteração no Contas a Pagar onde esta transação estiver sendo utilizada. Este campo pode ser nulo(não preenchido).

Natureza Gasto
Código natureza de gasto. A natureza de gasto informada na transação de entrada será sugerida ao incluir um novo título. As naturezas de gasto são cadastradas a partir da tela "F047NTG"(Tabelas > Naturezas de Gasto).

Conta Contábil - 1
Define a conta contábil - 1 da transação.

Conta Contábil - 2
Define a conta contábil - 2 da transação.

Conta Contábil - 3
Define a conta contábil - 3 da transação.

Conta Contábil - 4
Define a conta contábil - 4 da transação.

Atualiza Projetos
Define se a transação atualiza projetos.

Somar ou Subtrair
Define de que forma o valor do movimento será atualizado no plano financeiro. Para saber mais sobre as opções e o comportamento do campo, acesse a respectiva documentação.

Situação
Define a situação da transação. Serão apresentadas nos campos de filtro de transação apenas aquelas que estiverem ativas.

Adiciona ou Subtrai
Este campo especifica a forma de atualização da transação. Informa se atualiza e como atualiza os valores de duplicadas, créditos ou outros. É um campo de extrema importância para a atualização dos saldos dos fornecedores, gerando informações gerenciais.

O valor deste campo também é considerado para o filtro aplicado nos campos para definição da transação nas telas de entrada e baixa de títulos. Este filtro é relacionado com o tipo de título informado nas tela de entrada e baixa de títulos. Segue a tabela apresentando a compatibilidade entre o critério "Soma C. Pagar" do tipo de título e o critério definido neste campo:

Soma C. Pagar - Tipo Título Adiciona ou subtrai - Transação
Código Descrição Código Descrição
D Soma Duplicatas 1 Adiciona Duplicatas/Outros
D Soma Duplicatas 3 Subtrai Duplicatas/Outros
D Soma Duplicatas 5 Não Considerar
O Soma Outros Títulos 1 Adiciona Duplicatas/Outros
O Soma Outros Títulos 3 Subtrai Duplicatas/Outros
O Soma Outros Títulos 5 Não Considerar
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 2 Adiciona Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções)
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 4 Subtrai Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções)
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 5 Não Considerar

A tabela acima apresenta como é feito o filtro nas telas de entrada e baixa de títulos para as transações conforme o tipo de título informado. Onde a primeira coluna código representa os campos Soma C. Receber e Soma C. Pagar da tela F002TPT(Tabelas > Tipos de Títulos > Cadastro) e a segunda coluna representa este campo.

Serão apresentadas nos campos de filtro de transação apenas aquelas que estiverem ativas.

Crédito Fornecedor
Define se a transação é um crédito de fornecedor.

Nota

Também pode ser utilizado na contabilização dos títulos do contas a pagar, diferenciando os títulos normais dos créditos a fornecedores.

Tipo de Baixa
Define o tipo de baixa da transação. Através deste campo define-se o tipo de baixa da transação. Para as transações de entrada, que pertençam ao módulo "CPE"(Contas Pagar - Entrada de Títulos), deve-se definir a opção "NA"(NÃO É BAIXA).

Segue a tabela com informações sobre cada um dos tipos existentes neste campo:

Tipo de baixa Finalidade Calcula juros e multa Permite baixa parciais Sugestões
PG - Pagamento Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde a quitação do título gera uma movimentação na Tesouraria
DV - Devolução Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações nas quais o título esteja sendo devolvido. Exemplo: Devolução de uma nota fiscal com devolução do título
AB - Abatimento Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde houve um abatimento obtido, devido a negociações com o fornecedor. Assim baixa-se parcialmente somente o valor do abatimento
CA - Cancelamento Baixa de Títulos N N Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde o título foi cancelado. Exemplo: cancelamento de contrato
CR - Baixa Crédito Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa somente em baixas de títulos de crédito
CP - Compensação Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo quando baixado um título no Contas a Pagar com um título no Contas a Receber, compensando o valor que tem a pagar com aquele que tem a receber
LP - Lucros e Perdas Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo para baixar títulos cuja obrigação de pagamento cessou-se não havendo cancelamento ou devolução do objeto gerador da obrigação
SU - Substituição Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde esteja baixando o título substituindo-o por um novo título(incluindo um novo título no lugar do baixado)
NA - Não é baixa Entrada de Títulos Não é baixa Não é baixa Transação utilizada apenas para entrada de títulos

A tabela acima apresenta alguns detalhes sobre os tipos de baixa. Ressalta-se que o texto da coluna "Sugestões" não deve ser considerado como regra.

Atualiza Saldos Históricos Fornecedor
Atualiza ou não os saldos históricos do fornecedor. Ao informar Sim, os históricos referentes a saldo de valores são atualizados, sendo:

Atualiza Outros Históricos Fornecedor
Atualiza ou não os outros históricos do fornecedor. Ao informar Sim, são atualizados os históricos, como:

Gera Título de IRF
Parâmetro necessário para a geração de título de IRF.

Nota

Ele deve estar como Sim  somente para transações de baixa que sejam do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de imposto de renda, desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

É Transação IRF
Define se é uma transação de IRF. É informado "S - Sim" quando utilizada a transação para a entrada de títulos de imposto de renda.

Conta Financeira a Classificar
Define uma conta financeira a classificar.

Conta Contábil a Classificar
Define uma conta contábil a classificar.

Centro Custo a Classificar
Define um centro de custo a classificar.

Observação

Quando o módulo CPA estiver selecionado, serão desabilitados os campos: 

Pagar 2

Gerar título INSS
Parâmetro necessário para a geração de título de INSS. Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sejam do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de "INSS", desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Gerar título ISS
Parâmetro necessário para a geração de título de ISS. Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sejam do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de "ISS", desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Gerar título Cofins
Parâmetro necessário para a geração de título de COFINS. Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sejam do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de "Cofins", desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Gerar título PIS
Parâmetro necessário para a geração de título de PIS. Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sejam do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de "PIS", desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Gerar título CSLL
Parâmetro necessário para a geração de título de CSLL. Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sem do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de "CSLL", desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Gerar título Out.Ret.
Parâmetro necessário para a geração de título de "Outras Retenções". Deve estar com o parâmetro "S - Sim"  somente para transações de baixa que sem do tipo "PG"(Pagamento). Ao efetuar um pagamento para o fornecedor, será gerado um título de Outras Retenções, desde que preenchidos todos os demais parâmetros necessários para isso.

Herda Rateio Origem
Define se o rateio será herdado da origem.

Tipo Título Frete
Tipo de título para geração do título de frete.

Reduz Base IRRF
Parâmetro necessário para a redução de base para fornecedor do tipo Pessoa Física. Ele possui as opções 'S' (sim) e 'N' (não).

% Redução
Este campo é habilitado apenas se o campo Reduz Base IRRF estiver parametrizado com 'S' (sim). Ele deve ser preenchido com a percentagem de IRRF a deduzir.

Observação

Quando o módulo CPA estiver selecionado serão desabilitados todos os campos, menos o campo Herda Rateio Origem.

Considerar Correção e Deflação na Base IRRF
Defina neste campo se o valor de correção e deflação serão considerados ao valor do imposto de renda.

Nota

Na baixa dos títulos a pagar, se este campo estiver definido com "Sim", o sistema considera os campos Valor da correção e deflação (Outros Descontos) monetária do título, que são calculados automaticamente quando o título está em outra moeda e existe variação cambial.

Natureza Rendimentos
Tem por finalidade a vinculação de transações financeiras com a natureza de rendimentos, para a exportação da EFD-Reinf.

Tipo de lançamento para LCDPR
Este campo permite informar o tipo de lançamento para LCDPR no contas a pagar. Há quatro opções disponíveis para seleção, sendo elas:

Operação tributável sem retenção - REINF
Indica que o título deve ser integrado à EFD-Reinf (F690ILA), mesmo não havendo valor de retenção.

Guia Integrações

As transações do contas a pagar não possuem integração com transações de outros módulos.

Botões

Alterar
Grava as informações alteradas.

Cancelar
Cancela a operação.

Excluir
Exclui o registro. A exclusão é possível somente enquanto a transação não ser utilizada.

Duplicar
Duplica o registro, sendo necessário apenas alterar o código da nova transação. Esse botão só funciona para duplicação na guia Pagar 1.

Ajuda
Abre o arquivo de "Ajuda" do sistema. O arquivo de Ajuda também abre com a tecla "F1" do teclado.

Rateio
Cadastra-se um rateio para a transação. Acessa a tela "F000DRF"(Tabelas > Transações > Rateios > Definição).

Sair
Fecha a tela.

Observação

Quando o módulo CPA estiver selecionado, todos os campos serão desabilitados.

Veja também:

Este artigo ajudou você?